Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

É possível ter um parto normal depois de duas cesarianas?

O risco de rompimento do útero se torna maior após cesarianas, e mesmo de outras intervenções cirúrgicas nesse órgão
 
Por Dr. Cláudio Basbaum Ginecologista e Obstetra - CRM 11665/SP
 
A cesariana é o procedimento cirúrgico que, quando bem indicado e tecnicamente bem realizado, reduz significativamente a morbidade (possibilidade de agravamentos da saúde) assim como os índices de mortalidade da mãe e do bebê. 
 
O que é potencialmente prejudicial em nosso meio é a elevada incidência, indiscriminada e desnecessária, desta forma de parto cirúrgico sem justificativa obstétrica, cujos riscos são sabidamente maiores que no parto vaginal. Devemos sempre lembrar que o antigo conceito de "uma vez cesárea, sempre cesárea", mencionado há um século, atualmente deve ser sempre questionado e reavaliado com todo critério, analisando cada caso individualmente. Vem crescendo na literatura médica trabalhos evidenciando a tendência a pratica do parto vaginal após uma, duas ou mesmo três cesáreas (conhecidos pelas siglas: PVAC1, PVAC2 e PVAC3). 
 
O histórico de apenas uma cesárea anterior tecnicamente bem realizada, em princípio, não eleva o risco de complicações materno-fetais, girando em torno de menos de 0.5%. Além de ser mais seguro, previne a ocorrência de problemas consequentes às cesáreas de repetição, como por exemplo, a inserção baixa da placenta e o acretismo placentário (condição na qual a placenta se implanta e adere ao músculo uterino, impedindo sua separação do útero no pós-parto, tanto vaginal quanto cesariano), causa de grandes hemorragias que expõe a parturiente até mesmo a uma histerectomia (retirada do útero) no pós-parto imediato; ato de grande complexidade e com elevada incidência de óbito materno. Tanto mais cicatrizes uterinas, maior a possibilidade de ocorrer a placenta acreta e com grande probabilidade de repetição, numa gestação futura.                           
 
Há mais de 20 anos, pesquisas já destacavam que uma rotina cuidadosa no acompanhamento do trabalho de parto através do partograma, em mulheres com uma cesárea prévia, reduzia pela metade o índice de intervenções cirúrgicas com esta indicação. Observações mais recentes mencionam até mesmo 70-80% de sucesso para parto vaginal, inclusive após uma segunda cesárea, embora com um percentual de rotura uterina até cinco vezes maior.                             
 
Mas temos que enfatizar que toda incisão realizada num útero, seja para retirada de mioma uterino (miomectomia) ou para uma cesariana, pode fragilizar a parede uterina naquele local e predispor a uma ruptura uterina, mesmo antes do trabalho de parto. Isto pode levar a uma condição dramática e com elevado risco de morte materna e fetal. Fica sempre a questão: a parede uterina ficou bem restaurada e suficientemente elástica para exercer sua função de contenção? E após duas ou três cesáreas?                            
 
Desta forma, pretender um parto vaginal após uma segunda ou terceira cesárea prévia e, portanto, com um útero já dupla ou triplamente manipulado e cicatrizado, sim, é possível, mas questiona-se se é suficientemente seguro e se é prática obstétrica rotineira recomendável, pelos motivos expostos.                             
 
Embora não se possa garantir o sucesso, já é consenso, de acordo com os mais variados autores, que o antecedente de uma cesárea anterior não impede o trabalho de parto em uma futura gestação (PVAC1), desde que obedecidos certos princípios tais como: paciente estar em início de trabalho de parto espontâneo (ou responder positivamente à "prova de trabalho de parto"), manter sob atenta e constante vigilância a evolução do trabalho de parto e o monitoramento das condições fetais, saber qual a técnica prévia utilizada (por exemplo, cesárea com incisão anterior segmentar transversa oferece menor risco para uma ruptura uterina num parto subsequente) ou mesmo ter tido um parto vaginal prévio anterior à cesárea.                             
 
O músculo uterino bem suturado desde a primeira vez, com uma remodelação anatômica eficiente (menor área de fragilidade) permite que possamos abrir as possibilidades para que a mulher tente o parto vaginal, até mesmo numa segunda ou terceira gestação; entretanto, dentro da perspectiva da medicina baseada em evidências disponíveis e os dados sobre as consequências a curto e longo prazo ainda sejam escassos, a abertura de discussões sobre o PVAC, principalmente PVAC2 e PVAC3, deverá ser estimulada, objetivando a redução do exagerado número de cesarianas realizadas em muitos países e em particular no Brasil.                             
 
Particularmente, não recomendo um parto normal após duas ou mais cesáreas anteriores.          
 
Para oferecer um parto vaginal com maior segurança, em particular após a primeira cesárea (PVAC1), são recomendados alguns requisitos indispensáveis tais como:                             
 
- Histórico da primeira cesárea
 
- Avaliação obstétrica e fetal detalhada
 
- Ambiente hospitalar adequado
 
- Equipe obstétrica, de neonatologia e anestésica, competente disponível todo o tempo
 
- Condições clínicas e obstétricas satisfatórias, sobretudo com o Índice de Bishop favorável - índice que avalia o status do colo uterino e que sinaliza a probabilidade de um parto vaginal, através de dados como dilatação, apagamento, consistência e posição
 
- Peso fetal e bacia materna compatíveis e controle evolutivo meticuloso através do partograma com monitoragem fetal.
 
A ultrassonografia pélvica transvaginal pode ser usada para avaliação das condições do colo uterino bem como da cicatriz da cesárea anterior e do segmento uterino atual, local onde será realizada a abertura para retirada do feto.                            
 
Após duas cesarianas anteriores, os requisitos e cuidados mencionados deverão ser redobrados, pelo maior aumento no risco de rotura do útero, mesmo antes de entrar em trabalho de parto; se a gestante com este antecedente, já tiver dado a luz uma vez por parto normal, as perspectivas são um pouco melhores. Importante mencionar que a cesárea de repetição também é uma condição de maior risco, além de predispor a maiores dificuldades cirúrgicas em razão das aderências locais.                             
 
A ocitocina é a substância mais utilizada para condução e indução do parto. Nas cesáreas anteriores seu uso para tentar um parto normal após cesárea deve ser visto sempre com cautela, avaliando riscos e benefícios. Sabe-se que mesmo em partos vaginais espontâneos, a incidência de rotura uterina é de 0,4%, com o uso da ocitocina para indução de casos com cesárea anterior é duas vezes e meia maior (cerca de 1%) em função da maior fragilidade da zona de abertura uterina da cesárea anterior (cicatriz cirúrgica). 
 
Minha Vida

Estudo encontra no café proteína com efeito analgésico

Os efeitos da substância duraram seis vezes mais do que o da morfina
 
Sob a coordenação do pesquisador Carlos Bloch Júnior, o estudante Felipe Vinecky descreveu as propriedades das moléculas em sua tese de doutorado, desenvolvida no Departamento de Biologia Molecular da Universidade de Brasília (UnB) e na Embrapa.
 
Ele identificou os peptídeos quando procurava genes de café associados à melhora na qualidade do produto, num projeto da Embrapa com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad, na sigla em francês).
 
Os fragmentos de proteína peptídeos presente no café tem efeito similar ao da morfina, apresentando qualidades analgésicas e ansiolíticas. Os efeitos da substância duraram seis vezes mais.
 
Os experimentos foram feitos com camundongos e durante os testes não foram registrados efeitos colaterais, enquanto a morfina pode causar, entre outros problemas, a dependência, de acordo com Vinecky.
 
Os fragmentos da proteína podem ser usados não só para evitar dor, como também regulam a ansiedade, ajudando até a emagrecer — acrescenta o especialista.
 
O Globo

Pela primeira vez, doença de Alzheimer é revertida em pacientes

doença de Alzheimer é revertida em pacientes pela primeira vez
Estudiosos canadenses reverteram doença de Alzheimer em
 seis pacientes, fato inédito em tratamentos até então
Uma equipe de estudiosos canadenses da Universidade de Toronto, liderada por Andres Lozano, conseguiu reverter o Mal de Alzheimer em seis pacientes, segundo estudo publicado na Annals of Neurology
 
O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa, mais comum após os 65 anos de idade, e caracteriza-se pela perda progressiva de células neurais, o que leva a demência.
 
Atualmente a doença é responsável por 50% a 80% dos casos de demência no mundo. Existem vários tipos de demência e elas comprometem o funcionamento cognitivo como atenção, memória, linguagem, raciocínio, pensamento, percepção, entre outras funções neurais, além da capacidade físico-espacial.
 
Em dois dos casos citados, a deterioração da área do cérebro relacionada à memória parou de encolher, mas não somente, também voltou a crescer. Nos outros quatro, o processo de deterioração estagnou-se completamente.
 
As pessoas que têm o Alzheimer perdem a memória recente e é comum a desorientação. Isso acontece porque uma das primeiras regiões afetadas pela doença é a do hipocampo, responsável pela memória. A região sofre um processo de encolhimento.
 
Imagens do cérebro revelaram que o lobo temporal, região onde se encontram o hipocampo e o cingulado posterior, passam a usar menos glicose que o normal como se estivessem “desligadas,” e como ambas desempenham um papel importante na memória, elas têm o seu funcionamento comprometido.
 
A fim de reverter o quadro, a equipe de Lozano passou a estimular o cérebro dos pacientes enviando impulsos elétricos através de eletrodos implantados. Sua equipe instalou os dispositivos numa região próxima a do fórnix (um conjunto de neurônios que são responsáveis por transmitir sinais ao hipocampo) dos pacientes com a doença. Os pequenos impulsos elétricos eram enviados 130 vezes por segundo.
 
O resultado dos testes após o período de um ano mostraram que a redução da glicose foi revertida nas seis pessoas.
 
Embora pareça pouco, a descoberta é surpreendente e estimulante, uma vez que pode contribuir para os novos caminhos do tratamento do Alzheimer,. Esta foi a primeira vez em que se viu este tipo de resultados.
 
Para avançar nos estudos, os cientistas iniciaram uma nova etapa na pesquisa, que contará com 50 pessoas.
 

Surto de sarampo no Ceará atinge quase 700 pessoas

Tomaz Silva/Agência Brasil
A vacina é o único preventivo contra o sarampo
Casos estão espalhados em 29 cidades do Estado, de acordo com secretaria
 
Um surto de sarampo no Ceará já atingiu 691 pessoas, de acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará. Os casos estão espalhados em 29 cidades do Estado.
 
De acordo com a secretaria, dos 691 casos, 187 são em crianças com menos de um ano de idade. E 64 casos são de bebês com menos de seis meses de vida.
 
 O Ceará ficou 15 anos sem registro da doença até ter um caso registrado no fim de 2013.
 
A vacinação é a única maneira de prevenir o sarampo, e é recomendável que a primeira dose da vacina seja realizada assim que a criança complete seis meses.
 
A vacina preventiva é realizada em três estágios, chamada tríplice viral, e depois das três doses, a criança já esta protegida contra o vírus do sarampo. As vacinas são de fácil acesso em qualquer posto de saúde.
 
Sintomas do sarampo
O sarampo é uma doença viral grave, infecciosa e contagiosa. É mais comum na infância, especialmente em crianças com menos de 1 ano de idade.
 
Febre alta acima de 38°C, tosse, coriza, conjuntivite são os principais sintomas da doença.
 
R7

Porque devo comer de 3 em 3 horas?

Porque devo comer de 3 em 3 horas?Não importa qual o seu objetivo. Seja ganhar massa muscular ou perder gordura, comer de 3 em 3 horas os alimentos corretos de maneira bem distribuída é peça-chave para o sucesso da hipertrofia muscular
 
De nada adianta malhar de forma intensa ou correr 1 hora por dia, se a alimentação não está adequada.
 
Há muito tempo que o mito de que parar de comer faz perder peso já caiu por terra. Na verdade, esse tipo de dieta acaba tendo o efeito inverso, é como dar um tiro no próprio pé. O corpo entende que não há comida e começa a poupar energia. Então você passar a gastar menos calorias do que realmente precisa.
 
Os benefícios de comer de 3 em 3 horas
 
As vantagens de se comer de 3 em 3 horas são muitas:
 
Acelera o metabolismo
Quando o organismo sente que há sempre comida disponível, ele gasta o máximo de energia que pode para que qualquer tarefa no corpo seja feita da melhor forma possível.
 
Evita comer besteiras
Ficar muitas horas sem comer é um grande risco porque quando você finalmente para em frente a um restaurante pede a comida mais calórica, menos nutritiva e em grande quantidade. Assim, você vai engordar facilmente.
 
Disposição por 24 horas
Comendo nos horários certos e os alimentos certos, você tem sempre energia pronta para ser consumida, mesmo que seja para treinos intensos ou apenas para trabalhar. Dessa maneira você pode malhar a qualquer hora. Deu uma folga na agenda e já pode correr para a academia sem se preocupar.
 
Evita o catabolismo
Quem trabalha duro para conseguir músculos quer evitar, a todo custo, que ocorra o catabolismo (perda de massa magra). Para desenvolver e manter os músculos é necessário escolher os alimentos que te ajudem nessa construção muscular: muitas proteínas, carboidratos complexos, vitaminas e outros nutrientes.
 
Regula a insulina
Comer de 3 em 3 horas faz com que a quantidade de insulina excretada pelo pâncreas seja na medida correta. Ou seja, não haverá uma grande quantidade dessa substância circulando na corrente sanguínea, e assim, não haverá um volume significativo de gordura sendo acumulada no tecido adiposo.
 
Agora que você já sabe a importância de se comer de 3 em 3 horas não tem porque fazer as coisas da forma errada. É claro que não é só comer no horário certo, é também comer os alimentos corretos, que lhe ajudarão a desenvolver bons músculos. Comer os alimentos certos, na quantidade adequada e na hora marcada.
 
Malhar Bem

Banco Mundial diz que planeta está 'perigosamente despreparado' para combater pandemias

Alerta também foi feito por Bill Gates, que pediu para que países façam planos semelhantes aos de guerra
 
Rio - O presidente do Banco Mundial (Bird), Jim Yong Kim, fez um alerta nesta terça-feira (27) que o mundo está "perigosamente despreparado" para futuras pandemias mortais como a de ebola na África Ocidental. Em um discurso em Washington D.C., sede da instituição, Kim disse que era vital que governos, empresas, agências de auxílio e as companhias de seguros trabalhassem juntos para futuros surtos.
 
Mais de 8,5 mil pessoas morreram por conta do ebola em todo o planeta, sendo a grande maioria em Serra Leoa, Guiné e Libéria. Segundo o presidente do Bird, o mundo precisa impor uma “meta zero” de casos para o futuro.
 
- O surto de ebola foi devastador em termos de vidas perdidas e da perda de crescimento econômico.
 
Precisamos ter certeza de que vamos zerar os casos daqui para frente. Ao mesmo tempo, precisamos nos preparar para futuras pandemias que poderiam se tornar muito mais mortais e infecciosas. Temos de aprender as lições com o ebola, porque não há dúvida de que seremos confrontado com outras pandemias nos próximos anos.
 
Kim disse também que o Grupo Banco Mundial trabalha em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS), outras agências da ONU, além de acadêmicos e funcionários de empresas de seguros para desenvolver o conceito de "mecanismo financeiro para pandemias". Uma proposta sobre o assunto deve ser apresentada aos países-membro do Bird nos próximos meses.
 
A ideia provavelmente envolveria uma combinação entre obrigações de países e planos de seguro, sendo semelhante a apólice mantida pelo proprietário – no caso, os países da comunidade internacional. Kim afirmou que o resultado seria o aumento da capacidade de contenção de epidemias por parte da OMS, além das agências de controle de doenças nos países em desenvolvimento.
 
- Quanto mais os países, instituições multilaterais, corporações e doadores trabalhem juntos para se preparar para futuras pandemias - através da construção de sistemas mais fortes de saúde, melhoria da vigilância e cadeias de fornecimento e transporte, e as equipes de resposta médica de ação rápida - menor será o risco para utilizar esse 'seguro' – disse o presidente do Bird.
 
Bill Gates também alerta
O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, também alertou nesta terça-feira (27), em um discurso em Berlim para a Aliança Global para Vacinas e Imunização, que a epidemia de ebola foi apenas “o começo”. O bilionário fez um pedido para que a comunidade internacional faça um plano de ação baseado em tecnologia semelhantes à forma como nos "preparamos para a guerra."
 
Gates, cuja caridade Bill & Melinda Gates Foundation desembolsa quase US$ 4 bilhões no mundo, apelou ao mundo para aplicar as lições aprendidas com o ebola e desenvolver um plano para futuros surtos. Uma estratégia seria a criação de equipes de voluntários capazes de responder rapidamente a uma emergência de saúde pública, segundo noticiou a Agence France-Presse (AFP).
 
- Um agente patogênico mais difícil [do que o ebola] poderia chegar num futuro próximo, talvez em uma forma de gripe, em SARS, ou algum tipo de vírus que não vimos antes - disse Gates à AFP.
 
O Globo

Nova injeção promete acabar com queixo duplo

Divulgação/ ‘Vovó Zona’
Procedimento dispensaria a necessidade de cirurgia ou dieta 
Tratamento ainda precisa ser aprovado para chegar ao mercado
 
Rio - Uma nova injeção para curar o queixo duplo poderá em breve estar no mercado. O tratamento pioneiro significaria que bolsas de gordura ao redor da mandíbula poderiam ser banidas sem cirurgia ou sem a necessidade de uma dieta, dizem os cientistas.
 
O tratamento envolve a injeção de um químico especialmente formulado - conhecido como ATX-101 - na pele para matar as células de gordura sob o queixo, conhecidas como “gordura submental” ou o queixo duplo. Reguladores estão prontos para considerar uma droga experimental que promete contornar a área sem afetar o tecido circundante.
 
Se os EUA aprovarem o tratamento, os reguladores europeus poderiam seguir para também trazer as primeiras injeções destinadas a papadas para o mercado. Enquanto as drogas injetáveis, como o Botox e os preenchedores dérmicos podem engordar e suavizar o rosto, acabar com um queixo duplo geralmente significa a realização uma cirurgia mais radical.
 
A droga é uma versão de ácido deoxicólico, uma molécula que ocorre naturalmente no corpo para ajudar a destruir gordura. Ele reduz a gordura submental por romper irreversivelmente as membranas das células de gordura, causando a destruição delas.
 
Assessores agendaram palestras para decidir os conselhos antes de uma decisão da FDA em maio.
 
As injeções foram testadas em 1.600 doentes em ensaios clínicos em toda a Europa e os Estados Unidos. Fabricantes Kythera Biopharmaceuticals Inc disseram que mais de 90% das pessoas que experimentaram a droga mantinham uma redução significativa da gordura após dois anos.
 
No momento, aqueles que estão descontentes com um queixo duplo podem tentar a lipoaspiração ou lifting facil e de pescoço para se livrar do excesso. Mas os tratamentos invasivos não são adequados para todos, e requer anestesia, uma sala de operação e uma equipe qualificada, aumentando os riscos e custos.
 
O Globo

Cientistas detectam morte provocada por ameba 'comedora de cérebro' nos EUA

Wikipédia
Infecções provocadas pela ameba têm alto índice de fatalidade
Menino de cinco anos ingeriu micro-organismo a partir de água de torneira
 
Rio - Cientistas detectaram a primeira morte causada por uma ameba “comedora de cérebro” que invadiu o organismo humano via água de torneira. O caso da vítima, um menino americano de cinco anos, foi descrito em uma pesquisa publicada na revista Clinical Infectious Diseases deste mês.
 
O estudo conta a criança, moradora do estado de Louisiana, faleceu duas semanas após beber o líquido contaminado, em 2013, por conta de uma infecção conhecida como meningoencefalite amebiana primária (PAM). A ameba em questão, chamada “Naegleria fowleri”, tem o apelido de “comedora de cérebro” por conta de sua capacidade de digestão de tecidos neurais.
 
Ao entrar no corpo através das passagens nasais, o micro-organismo penetra na medula óssea e cria uma infecção, quebrando células nervosas. Ocorre em seguida um inchaço do cérebro, dando início à PAM, que geralmente é fatal. A doença mata até oito pessoas por ano nos EUA, geralmente do sexo masculino, com uma idade média de 12 anos.
 
O menino Louisiana foi levado para um hospital em julho de 2013 depois de ter mais de 40°C de febre e com fortes dores de cabeça, além de crises de vômitos. Médicos perceberam ainda momentos em que o menino não respondia a sinais gestuais dados por enfermeiros. A infecção, no entanto, não pode ser identificada mesmo após vários testes e antibióticos. O menino acabou desenvolvendo convulsões, com consequente morte cerebral.
 
Seu caso foi o primeiro a ter sido desencadeado por água de torneira, e não de imersão em água doce, situação mais comum de contágio da doença.
 
O Globo

Campanha: Hanseníase 2015

Manchas no corpo, com diminuição ou perda de sensibilidade, podem ser sinais de hanseníase

Procure uma unidade de saúde. O tratamento é de graça.

 
Portal da Saúde

Concurso Prefeitura de Dracena - SP

A Prefeitura de Dracena, no estado de São Paulo, através da empresa Consesp, divulgou o edital de concurso público nº 001/2015. O objetivo é a contratação de 16 profissionais de níveis fundamental completo/incompleto, médio e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 992,97 mensais, em jornadas de 40 a 44 horas semanais, de acordo com o cargo pretendido. 
 
As chances são para os cargos de Ajudante de Serviços Gerais, Coletor de Lixo, Motorista, Operador de Máquina Pesada, Padeiro, Visitador Sanitário, Cuidador de Aluno de Educação Especial, Operador de Raio X, Técnico em Enfermagem e Médicos (Clínico Geral, Cardiologista, Geriatra, Oftalmologista, Pediatra e Ortopedista).     
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de fevereiro de 2015, através do site www.consesp.com.br.  
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 21,00 para candidatos a cargos de nível fundamental, R$ 29,00 para os de nível médio e R$ 39,00 para os de nível superior. 
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 15 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente. 
 
Haverá prova prática para os cargos de motorista e operador de máquina pesada. O local e horário da sua realização serão divulgados antecipadamente. 
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período.
 
Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Arroio Trinta - SC

A Prefeitura de Arroio Trinta, no estado de Santa Catarina, através do IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal, divulgou o edital de concurso público nº 01/2015. O objetivo é preencher 15 vagas imediatas e ainda formar cadastro reserva para futuras admissões em diversos cargos do quadro de efetivos. Têm chances candidatos com escolaridade nos ensinos fundamental, médio e superior. A remuneração prevista vai de R$ 800,00 a R$ 13.140,00, em jornadas de 20 e 40 horas semanais. 
 
As chances são para os cargos de agente administrativo/financeiro, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, médico clínico geral, professor de língua estrangeira - inglês, agente administrativo, auxiliar administrativo e de comunicação, técnico em enfermagem, técnico em higiene bucal, mecânico, motorista, operador de máquinas agrícolas, operador de máquinas pesadas, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de obras e serviços públicos e pedreiro. 
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 30 de janeiro até o dia 26 de fevereiro de 2015, pelo site www.ibam-concursos.org.br
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 30,00, cargos de nível médio R$ 50,00 e cargos de nível superior R$ 80,00. 
 
Os inscritos serão submetidos a provas objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido. 
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente. 
 
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Prefeitura de Belém do Piauí - PI abre concurso público

A Prefeitura de Belém do Piauí lançou o edital nº 001/2015, referente à realização de concurso público, através do qual pretende suprir 37 vagas em diversas funções do seu quadro efetivo. Podem concorrer aos cargos profissionais de todos os níveis de escolaridade. A remuneração chega até R$ 4.600,00, a depender da vaga assumida. Já as jornadas de trabalho variam entre 20 e 40 horas semanais.
 
As funções a serem preenchidas são: agente comunitário de saúde, assistente social, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviço administrativo, enfermeiro, engenheiro civil, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gari, médico pediatra, motorista, nutricionista, odontólogo, orientador social, professor (ensino infantil, inglês, matemática e português), psicólogo e técnico de enfermagem.
 
As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 25 de fevereiro de 2015, através do site da organizadora (Instituto Machado de Assis): www.instmachadodeassis.com.br. Será cobrada taxa de R$ 40,00 a 80,00, de acordo com o cargo pleiteado.
 
Todos os participantes serão submetidos à prova escrita, programada para ocorrer no dia 8 de março de 2015, em local a ser informado. Estima-se que o gabarito seja disponibilizado em até 48 horas após a prova. Aos cargos de professor haverá análise de títulos, com entrega prevista para os dias 13 e 14 de abril de 2015. Provavelmente o resultado final seja publicado no dia 14 de maio de 2015.
 
O concurso público será válido por dois anos, a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por período semelhante, a critério da Administração Pública.
 
Mais informações podem ser extraídas do edital, publicado no site do Diário Oficial dos Municípios: http://www.diarioficialdosmunicipios.org/intranet/_lib/file/doc/pdfs/2769%20/DM_2769_081_Belem_do_Pi_Edital_01-15_%28Concurso_Publico%29_pag_48-59.pdf.

Prefeitura de Cachoeira Dourada - MG abre vagas em seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Minas Gerais. A Prefeitura de Cachoeira Dourada divulgou o edital nº 001/2015 de processo seletivo, oferecendo 13 vagas de emprego temporário para candidatos de todos os níveis de escolaridade. A oferta salarial pode chegar a R$ 9.500,00, a depender da função pretendida.
 
Cargos: médico, cirurgião dentista, enfermeiro, técnico (higiene dental e de enfermagem), agente comunitário de saúde, atendente de consultório dentário e assistente de administração.
 
As inscrições serão efetuadas nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro de 2015, no horário das 08h às 11h e das 13h às 16h30min, na sede da Prefeitura de Cachoeira Dourada, na sala da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, situada na Avenida das Nações, nº 400, Bairro Vila Nova, em Cachoeira Dourada, CEP 38370-000.
 
O processo seletivo será realizado mediante a confecção de uma redação de natureza dissertativa, prevista para 22 de fevereiro de 2015, com início às 9h e término às 11h, na Escola Municipal Marechal Rondon, localizada na Rua Vinte e Cinco de Junho, nº 63, Vila Nova, em Cachoeira Dourada, CEP 38370-000.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da sua publicação, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração pública.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros do dia 27 de janeiro de 2015.

Prefeitura de Patrocínio Paulista - SP realiza processo seletivo

Destinado à contratação de um profissional de nível superior, a Prefeitura de Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo, divulgou a realização de uma seleção pública. O anúncio foi feito através do edital de processo seletivo nº 001/2015, recém publicado pelo executivo municipal.  
 
A chance é para farmacêutico, cargo que exige a graduação no curso de Farmácia. O contratado será remunerado em R$ 3.001,85, para exercer jornadas de 30 horas semanais. 
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de janeiro de 2015, na secretaria da Prefeitura de Patrocínio Paulista/SP, das 8h as 16h. 
 
Os inscritos serão avaliados através de títulos, os quais devem ser apresentados no ato da inscrição, a avaliação está prevista para o dia 30 de janeiro de 2015, às 9h, na Secretaria da Prefeitura. 
 
O contrato terá validade pelo prazo de 06 meses.

Prefeitura de Regeneração - PI lança processo seletivo

De 28 a 30 de janeiro de 2015, a Prefeitura de Regeneração, no estado do Piauí, realizará as inscrições para o processo seletivo, que visa a admissão de 29 profissionais de todos os níveis de escolaridade. O anúncio foi feito através do edital nº 01/2015, publicado no site do Diário Oficial dos Municípios.
 
As vagas são para os cargos de assistente social, psicólogo, orientador social, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais e agente de portaria. A remuneração é de R$ 788,00 e R$ 1.500,00, conforme cargo pleiteado.
 
Os interessados deverão comparecer ao setor de Protocolo da Prefeitura, situada na Praça São Gonçalo, nº 217-B, Centro, munidos de cópia autenticada de documento de identidade oficial, documento comprobatório de escolaridade e currículo vitae, conforme modelo exposto no edital. As inscrições e entrega de documentos deverão ocorrer das 7h30 às 13h30. A análise será realizada do dia 9 ao dia 11 de fevereiro de 2015.
 
O resultado será publicado no painel de publicações da Prefeitura e em seu site: www.regeneracao.pi.gov.br. A relação final está prevista para ser publicada no dia 17 de fevereiro de 2015. A contratação será pelo prazo de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.
 

Concurso Prefeitura de Nova Olímpia - PR

Sob a organização da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL, a Prefeitura de Nova Olímpia, no estado do Paraná, abriu o edital n° 001/2015 de concurso público, com a finalidade de preencher 70 vagas e ainda formar cadastro de reserva. Podem concorrer aos diversos cargos profissionais de todos os níveis de escolaridade. As remunerações variam de R$ 788,00 a R$ 8.104,58, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.

As chances são para os empregos de agente de combate às endemias, agente de saúde, agente tributário II, analista de recursos humanos, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, cirurgião dentista, contador, coveiro, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gari, inspetor de alunos, jardineiro, médico (clinico geral, ginecologista, ortopedista e pediatra), veterinário, motorista, nutricionista, operador de máquinas I e II, pedreiro, professor (educação infantil e ensino fundamental), psicólogo, recepcionista, secretário escolar, técnico (agrícola, em contabilidade, em enfermagem, em radiologia e em vigilância sanitária), telefonista, tesoureiro, tratorista e vigia.

O pedido de inscrição poderá ser efetuado até as 23h59min do dia 26 de fevereiro de 2015, somente via internet, através dos seguintes endereços eletrônicos: www.fauel.org.br e www.novaolimpia.pr.gov.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 90,00, de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva será realizada na cidade de Nova Olímpia, estado do Paraná, na data provável de 29 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados em edital específico. A divulgação do gabarito provisório da prova objetiva sairá na data prevista de 30 de março de 2015, a partir das 19h.
 
A prova prática será realizada na data provável de 25 de abril de 2015, em local e horário estabelecido no edital de convocação que será divulgado nos sites prefeitura e da organizadora do certame, além de publicado no Órgão Oficial do Município e edital da Prefeitura Municipal.
 
O resultado da prova prática será divulgado no dia 05 de maio de 2015, nos sites www.fauel.org.br e www.novaolimpia.pr.gov.br, no Órgão Oficial do Município e edital da Prefeitura Municipal.

O concurso público tem validade de dois anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Milagres - BA divulga edital de processo seletivo

Na Bahia, a Prefeitura de Milagres lançou o edital nº 001/2015 de processo seletivo destinado à contratação de dez profissionais, mais formação de cadastro de reserva para compor os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias. Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 1.014,00, em jornadas de 40 horas semanais.
 
A organização do seletivo está por conta da empresa Planejar Consultoria e Planejamento LTDA. EPP.
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de janeiro de 2015, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), situado na Avenida João leal Sales, s/n, Centro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, mediante a importância de R$ 25,00.
 
O seletivo será composto por prova objetiva e avaliação de títulos, previsto para serem aplicadas no dia 8 de fevereiro de 2015. É provável que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte ao da prova e que o resultado final saia no dia 23 de fevereiro de 2015.
 
O processo seletivo, para fins de convocação dos aprovados, será válido por dois anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração.
 
Já a duração dos contratos de trabalho terá validade enquanto o programa federal existir, podendo o referido contrato ser rescindido a qualquer momento, por interesse das partes.

Concurso Prefeitura de Vera - MT

Foi divulgado o resumo do edital nº 001/2015, que trata da realização do concurso público da Prefeitura de Vera, no estado do Mato Grosso. São ofertadas 23 vagas, distribuídas entre os cargos de analista de controle interno, médico clínico geral, enfermeiro, engenheiro civil, assistente controle administrativo, técnico (administrativo, em enfermagem e em vigilância sanitária), motorista, operador de máquinas II (retro e esteira) e fiscal (tributos/arrecadação e obras).
 
Os aptos habilitados atuarão em regime de 40 horas semanais e receberão salários de até R$ 6.156,48.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 02 a 13 de fevereiro de 2015, das 8h às 11h e das 14h às 17h, de forma presencial na sede da Prefeitura de Vera, situada na Av. Otawa, nº 799, esperança - Vera/MT, CEP: 78.880-000, ou virtualmente, através do site www.vera.mt.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (nível fundamental), R$ 50,00 (nível médio) e R$ 120,00 (nível superior).
 
Prova
O concurso público será constituído de provas objetivas e práticas, previstas para o dia 08 de março de 2015. O local e horário de realização das provas será informado através de publicação do edital complementar, no mural e no site da prefeitura.
 
O resumo do edital  foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 27 de janeiro de 2015.

HCFMUSP promove grande concurso

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) publicou dois editais de concurso público (n°s 01 e 02/2015), visando o preenchimento de 953 cargos, sendo 365 para ocupação imediato e 588 para cadastro reserva. Há vagas de níveis médio e técnico. O salário poderá chegar a R$ 1.751,74, em carga horária de 30 ou 40 horas semanais. Haverá ainda benefícios como auxílio alimentação, vale transporte entre outros.

O concurso será organizado e coordenado pelo Instituto Quadrix e destina cerca de 5% das vagas aos candidatos portadores de deficiência.

O edital n° 01/2015, oferece 333 vagas em cargo de Técnico de Enfermagem, função que exige diploma ou certificado registrado, de conclusão de curso de ensino médio, certificado ou atestado de conclusão do curso Técnico em Enfermagem, expedido por escola oficial ou reconhecida e registro no Coren. Já o edital n° 02/2015, dispõe de 620 vagas em cargos de Oficial Administrativo e Motorista "D".
 
Será admitida inscrição realizada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, solicitada até as 23h59min do dia 12 de fevereiro de 2015. O valor da inscrição está fixado em R$ 42,00.

O concurso será composto de provas objetivas, aplicadas a todos os candidatos, mais prova prática para os que disputam às vagas de motorista. A prova objetiva será realizada na cidade de São Paulo/SP, na data prevista de 01 de março de 2015, em locais e horários comunicados oportunamente no edital de convocação para a prova.

O gabarito provisório será publicado na data prevista para 02 de março e o gabarito definitivo no dia 16 de março de 2015.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Taió - SC

A Prefeitura de Taió, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de concurso público nº 01/2015, que está sob a responsabilidade da empresa Click Soluções. O objetivo é a contratação imediata de 23 profissionais mais a formação de cadastro de reservas. Podem concorrer às vagas candidatos com formação nos ensinos fundamental, médio/técnico e superior, ou ainda que tenha sido apenas alfabetizado, pois há funções que contemplam a todos. A remuneração prevista pode chegar até R$ 10.017,61, em carga horária que vai de 20 a 40 horas semanais 
 
Os cargos a serem preenchidos são os de advogado, agente de serviços gerais, agente de serviços gerais I, agente em vigilância ambiental, agente técnico I, assistente social, auxiliar de dentista, enfermeiro, engenheiro civil, fiscal de tributos, médico clínico, farmacêutico, médico veterinário, motorista, operador de máquinas britador, operador de escavadeira hidráulica, professor de nível II (pedagogo), químico industrial de alimentos e técnico em enfermagem. 
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 30 de janeiro até o dia 01 de março de 2015, através do site www.clicksolucoesinteligentes.com.br
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental ou alfabetizado é de R$ 41,00, cargos de ensino médio/técnico é de R$ 62,00 e cargos de ensino superior R$ 82,00. 
 
Os candidatos serão avaliados através de provas objetiva, prática e de títulos, de acordo com os métodos de avaliação do cargo pretendido. 
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação dos inscritos. 
 
Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no sítio www.clicksolucoesinteligentes.com.br, no dia 22 de março de 2015 após as 18h. 
 
O concurso público terá validade de dois anos, com possibilidade de ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Orleans - SC

A Prefeitura de Orleans, no Estado de Santa Catarina, publicou o edital nº 001/2015 de concurso público, visando à contratação de 4 profissionais mais cadastro reserva de níveis fundamental e superior.
 
As chances são para auxiliar de serviços gerais feminino, cozinheiro, médico da saúde da família e motorista, com vencimentos de R$ 964,22 a R$ 10.901,15 e jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas no período de 28 de janeiro a 27 de fevereiro de 2015, das 12h30min às 18h00min, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, no Departamento de Gestão Pessoas, localizado à Rua XV de Novembro, 282, centro, Orleans/SC.
 
A taxa de inscrição para o cargo de nível superior será de R$ 100,00 e para os cargos nível de ensino fundamental incompleto será R$ 30,00, que deverá ser recolhida por meio de depósito bancário, na conta corrente 8036-5, agência 955-5/Orleans/SC, Banco do Brasil.
 
A prova escrita será realizada na data provável de 8 de março de 2015, das 9h às 12h, no centro administrativo, situado na Praça Celso Ramos nº192 – centro, Orleans/SC.
 
O gabarito das provas será disponibilizado no site www.orleans.sc.gov.br, a partir das 18h30min do dia 09 de março de 2015, no mural da Prefeitura de Orleans.
 
A prova prática será realizada após a divulgação do resultado dos classificados na prova escrita. A data e local serão divulgados no site www.orleans.sc.gov.br e comunicado aos candidatos endereço informado no ato da inscrição.
 
O concurso público terá o prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
O edital encontra-se disponível no site www.orleans.sc.gov.br.

Concurso Prefeitura de Pirapó - RS

A Prefeitura de Pirapó, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital n° 001/2015 de concurso público, com o objetivo de preencher cinco vagas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.146,40 em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Combate a Endemias, Monitor de Creche, Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais, Psicólogo, Tesoureiro, Vigilante e Servente.

As inscrições serão realizadas exclusivamente na Prefeitura Municipal de Pirapó, situada na Rua Afonso de Medeiros, 562, Centro - Pirapó - RS - CEP 97.885-000, até o dia 13 de fevereiro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h, ou das 08h às 11:30h e das 13:30h às 16h entre os dias 26 de janeiro à 13 de fevereiro de 2015. A taxa é de R$ 45,66.

As provas escritas serão realizadas na data provável de 08 de março de 2015, salvo a ocorrência de fatos supervenientes de modo a impossibilitar a realização nesta data ou se houver número de inscritos superior à capacidade dos locais de prova, caso em que poderá ser designada mais de um período na mesma data ou até mais de uma data para a realização das mesmas. O gabarito será divulgado na data prevista de 09 de março de 2015.

O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Pedranópolis - SP

A Prefeitura de Pedranópolis, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 001/2015, destinado a contratação de 43 profissionais mais cadastro de reservas, em cargos de níveis fundamental e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 7.000,00, em carga horária que vai de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde (I e II), assistente social, auxiliar de dentista, controlador interno, dentista, engenheiro agrônomo, escriturário, fisioterapeuta, lavador de autos, médico atendente, clínico geral, pediatra, veterinário, monitor de transporte escolar/agente escolar (I e II), motorista, motorista de ambulância, nutricionista, operador de máquina agrícola, orientador social, pedreiro, procurador jurídico, professor PEB I, psicólogo, serviços gerais, técnico de enfermagem, trabalhador braçal e zelador de prainha.
 
As inscrições serão aceitas até às 22h do dia 20 fevereiro de 2015, pelo site www.personacapacitacao.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 20,00 e cargos de nível superior R$ 50,00.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva e prática, de acordo com o cargo.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 15 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria EIRELI, terá validade pelo período de 02 anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Administração Municipal.

Desidratação é um dos principais riscos do verão, alerta cardiologista

O calor intenso registrado na maior parte do país, com sensação términa superior a 40 graus Celsius no Rio de Janeiro, nas últimas semanas, é um alerta para o perigo da desidratação nesta época do ano, disse ontem (27) à Agência Brasil o diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Cláudio Tinoco
 
Segundo o cardiologista, as pessoas têm que evitar fazer atividades físicas ao ar livre, expostas ao sol, no período das 10h às 15h, “que são os horários de pico de incidência de raios ultravioleta e de maior calor. A pessoa deve se hidratar antes, durante e após as atividades físicas, preferencialmente com água”.
 
Quando a atividade física se prolonga por mais de uma hora e ocorre perda substancial de líquido, a recomendação é que a pessoa faça reposição de água e também dos sais minerais perdidos. Suco de laranja e de abacaxi, água de coco, além das bebidas isotônicas, que têm mistura de sais minerais e carboidratos, são algumas opções para a reposição dos sais minerais.
 
Cláudio Tinoco destacou, contudo, que as bebidas isotônicas não substituem a hidratação convencional. Ele advertiu que, devido à presença de carboidratos, elas podem causar aumento de peso, quando a pessoa toma em excesso, sem realizar exercícios físicos. Os isotônicos, acrescentou o especialista, são indicados para situações específicas, quando ocorre perda substancial de água e de sais minerais. O principal isotônico conhecido pela população é o soro caseiro, que resulta da mistura de água e sal.
 
Se a pessoa não teve sudorese importante e praticou atividade física de curta duração, “não tem necessidade disso”, salientou Tinoco. O médico lembrou também que pessoas com hipertensão arterial não devem fazer uso excessivo de bebidas isotônicas porque, pela presença do sal  e do sódio, podem contribuir até para o aumento da pressão arterial. “Pedimos parcimônia no uso do isotônico e para não confundi-lo com energético, uma confusão que se faz com bebidas estimulantes, que têm uma quantidade grande de substâncias que aceleram  o metabolismo, o sistema nervoso central, como as bebidas que apresentam quantidade grande de cafeína”, explicou.
 
Antes de começar a praticar exercícios físicos, é preciso passar por uma avaliação médica, ressaltou o cardiologista. Uma série de doenças cardiovasculares tem como prevenção o uso regular de exercícios físicos, que contribuem para o controle do peso, a redução da pressão arterial, o controle da glicose no indivíduo com diabete, a redução do colesterol e dos triglicerídeos no sangue, e para a melhora do funcionamento do coração em doenças que comprometam a circulação das artérias coronárias. “Tem muitas indicações, mas, como tudo o que se faz para melhorar a saúde humana, existe uma dose. E, quando se usa de modo exagerado ou sem os cuidados adequados, pode gerar risco”, adverte.
 
No verão, um dos principais riscos está associado à hidratação. Segundo Tinoco, quando a pessoa tem uma desidratação acima de 2% do volume de líquidos do corpo, o sistema cardiovascular já começa a sofrer uma sobrecarga, com aumento do número de batimentos cardíacos e estresse sobre o coração. Quando a desidratação atinge 6%, que é uma perda substancial de líquidos, o estresse sobre o sistema cardíaco é ainda maior. “Em pessoas que têm  problemas cardíacos, como história de infarto, angina de peito, obstrução na artéria coronária, isso pode ser um risco maior de complicações cardíacas. Essas pessoas têm que ser avaliadas por um médico antes de fazer atividades físicas.”
 
A frequente variação da pressão arterial das grávidas durante o verão, com tendência baixa, também preocupa médicos e especialistas. O problema pode se acentuar em períodos de intenso calor, destacou  o ginecologista obstetra Antonio Paulo Stockler, do Hospital Universitário Antonio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (UFF). “Nesta época de calor intenso, [a variação da pressão arterial] pode se acentuar ainda mais. O calor provoca uma vasodilatação, e isso faz com que a pressão caia ainda mais.”
 
Mestre em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Stockler recomendou que as grávidas se protejam adequadamente contra o sol e se hidratem bastante para se prevenir contra as temperaturas elevadas.
 
O presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, Pedro Pablo Komlós, alertou para outro problema que pode afetar mulheres grávidas, além de idosos e pessoas obesas e sedentárias, que é o inchaço nos membros inferiores. Segundo Komlós, é normal que, no verão, as veias se dilatem.
 
“O calor é um elemento vasodilatador. Todas as veias no verão se dilatam. Com isso, há um aumento do sangue venoso, uma diminuição do retorno e um acúmulo de líquido nas extremidades. É normal que dentro de um determinado grau, para diferentes pessoas, haja um edema.” A preocupação, acrescentou o médico, é quando esse inchaço é súbito e nas extremidades.  "[Nesses casos,], nós podemos estar falando de uma doença, que é a trombose”, alertou.
 
Agência Brasil

Vigilância Sanitária do Rio capacita ambulantes para trabalho durante o carnaval

A Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro promoveu ontem (27) um curso de noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos, destinado a vendedores ambulantes que trabalharão durante o carnaval deste ano
 
Todos os proprietários e empregados de barracas que serão instaladas em 174 pontos fixos nesse período foram obrigados a participar da capacitação.
 
Ministrado por técnicos da Vigilância Sanitária, o curso tem o objetivo impedir a transmissão de doenças pelo consumo de alimentos manuseados de forma incorreta.
 
Foram duas turmas, uma de manhã e outra à tarde, que tiveram três horas de aula sobre normas para higiene e controle de alimentos e como ocorrem contaminações microbianas, além de consequências da manipulação inadequada. Os técnicos também ensinaram cuidados com os alimentos, de acordo com sua origem (carnes, frios e embutidos, pescados, aves, ovos e produtos lácteos, entre outros), e de conservação e armazenamento.
 
Para a técnica Marissol Figueiredo de Souza, o curso é importante para a saúde, pois ensina os vendedores a combater a contaminação alimentar. "O curso faz parte das ações prévias para o carnaval 2015 e busca ensinar boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. Por meio da instrução aos vendedores, podemos evitar doenças como a hepatite A e a salmonela" disse Marissol.
 
O ambiente de trabalho foi outro tema das aulas. Os vendedores receberam informações sobre regras de asseio, higiene pessoal, lavagem, desinfecção e controle de insetos e roedores. A legislação sobre normas higiênicas e sanitárias também foi apresentada e discutida com os participantes.
 
A Secretaria de Ordem Pública participou com palestras sobre posturas municipais e alertas relativos ao que é proibido no período de carnaval, como comercialização de bebidas em garrafas de vidro, churrasqueiras e equipamentos de som.
 
Os comerciantes que desejam treinar seus funcionários podem solicitar o serviço gratuito durante todo o ano, pelo telefone 1746, central de atendimento da prefeitura.
 
Agência Brasil

Campanha mostrará que uma vida saudável pode combater o câncer

A partir de hoje (28), a Fundação do Câncer desenvolve no Brasil campanha mundial com alertas que podem ajudar a combater um terço dos casos da doença
 
O movimento, que vai ocorrer nas redes sociais, tem como tema “Está ao nosso alcance”. Ele precede o Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado em 4 de fevereiro.
 
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, 576 mil brasileiros descobriram estar com a doença em 2015.
 
Segundo Celso Rotstein, oncologista consultor da Fundação do Câncer, a doença é um fenômeno complexo causado pela junção de diversos fatores, inclusive genéticos, mas as pessoas podem fazer muito para evitá-la. Entre esses fatores estão o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo, que podem ser contornados por cada um.
 
Criada pela União Internacional de Controle do Câncer, a campanha vai ressaltar que pelo menos um terço dos casos mais comuns da doença pode ser prevenido por meio da redução do consumo de álcool, de dietas mais saudáveis e do aumento da atividade física. O índice de cânceres que podem ser prevenidos ao parar de fumar chega a 50%.
 
Rotstein conta que estudos já relacionam o consumo de gordura, por exemplo, em carnes e frituras aos cânceres de próstata, do reto e do intestino. Também existe a relação entre o câncer de mama e a obesidade.
 
Até o dia 4 de fevereiro, a  página da fundação no Facebook vai publicar informações para estimular uma vida saudável, a detecção precoce da doença, o alcance do tratamento para todos e a potencialização da qualidade de vida.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, no mundo, 22 milhões de pessoas deverão descobrir que têm câncer em 2022 – quase o dobro dos 14,1 milhões diagnosticados em 2012. As mortes, que chegam a 8,2 milhões por ano, devem subir para 13 milhões. A OMS prevê ainda que as nações em desenvolvimento, incluindo o Brasil, serão as mais afetadas.
 
Agência Brasil

Aplicativo ajuda a identificar vetores da doença de Chagas

Pesquisadores da Fiocruz Minas acabam de criar um aplicativo para celulares que vai ajudar a identificar espécimes de triatomídeos – vetores para doença de Chagas
 
A demanda surgiu quando, há cerca de dois anos, a doutora e pesquisadora Rita de Cássia Moreira de Souza, do Laboratório de Triatomíneos do Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas), constatou que havia um problema no treinamento dos agentes de saúde. “Percebi que havia uma grande rotatividade dos agentes. Quando um sai do cargo, o município fica sem uma pessoa capacitada, o que atrapalha o programa de controle da doença”, disse Rita.
 
Pensando em solucionar esse problema, a doutora se perguntou se não seria possível pegar os caracteres da chave dicotômica de identificação de triatomíneos e transformá-los em algo prático e interativo. Surgiu a ideia para desenvolver um aplicativo de celulares, inicialmente para o sistema Android. Assim começou o Triatokey.
 
O aplicativo, que pode ser usado sem conexão com a internet, funciona de forma simples. O usuário responde perguntas sobre características visíveis do inseto a ser identificado. Acontece um processo de eliminação, por meio das perguntas, que estreita as possibilidades. Para facilitar o processo, cada pergunta é acompanhada de fotos que podem ser ampliadas. A pergunta “O aparelho bucal é curvo ou reto?” traz, por exemplo, fotos que exemplificam os dois tipos de aparelho bucal. Ao fim do processo, chega-se ao gênero do animal e a um pequeno número de espécies dentro daquele gênero.
 
Agora o Triatokey tem sido usado em treinamentos e ensino, nos cursos do serviço de referência e nas aulas da pós-graduação da Fiocruz Minas. Segundo o doutor e também pesquisador da Fundação, Jerônimo Ruiz, principal programador do aplicativo: “O programa é portátil, sua capacidade de ajudar no combate à doença não tem preço. Não há outro software que faça isso”, diz Ruiz.
 
Atualmente as espécies que constam no acervo do software são as encontradas no Brasil. No futuro haverá uma expansão para abranger espécies de toda a América Latina. O software tem uma versão online, que pode ser acessada através do link . A versão para celulares e tablets estará disponível em breve para download gratuito na loja virtual Play Store.

Fonte: Ascom Fiocruz Minas

Anvisa cria grupo para investigar eventos adversos

Anvisa cria grupo para investigar eventos adversos Entre outras atribuições do grupo está assessorar e acompanhar a implementação do plano nas diferentes instâncias do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária
 
Portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União, institui um grupo de trabalho para monitorar e investigar eventos adversos em saúde pública.

De acordo com o texto, compete ao grupo: auxiliar na elaboração do Plano Integrado de Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária; assessorar e acompanhar a implementação do plano nas diferentes instâncias do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária; e auxiliar no monitoramento e na investigação de eventos adversos associados à assistência à saúde, entre outros.

A coordenação do grupo será exercida pela gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde da Anvisa. A participação será considerada atividade de relevância pública e não será remunerada. A portaria prevê ainda que a conclusão dos trabalhos deve ocorrer no prazo de 36 meses.

Saúde Web

Hanseníase ainda é uma doença invisível, afirmam pesquisadores

A hanseníase, popularmente conhecida como lepra, é uma das doenças mais longevas da História, identificada em relatos já no século 6 a.C..
 
E, apesar de erradicada na Europa e nos Estados Unidos, ainda é um dos grandes problemas nacionais de saúde pública. O Brasil é o segundo país do mundo com maior incidência da patologia — perde apenas para a Índia. Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam 24,6 mil novos casos em 2014. Mas esse número deve aumentar na contabilidade final, que só será divulgada em março. O que significa que o país ainda está muito longe de erradicar a doença, meta divulgada em 2012.
 
 
O motivo para que isso ocorra, na opinião dos profissionais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz) que conduzem a pesquisa e o atendimento ao agravo, resume-se numa frase: a hanseníase é uma doença invisível. “A sociedade não quer saber que ela existe. Não é uma doença que apareça na mídia. Não está na moda e não interessa aos epidemiologistas. É pouco estudada pela saúde coletiva.
 
Devido ao estigma, o doente tenta escondê-la a todo custo. Como não provoca mortes, suas estatísticas não chegam a alarmar. Por isso, é uma doença que não incomoda a ninguém, a não ser aos próprios doentes. E muitos desses sofrem por toda a vida, incapacitados e com dor, em silêncio”, define Euzenir Sarno, chefe do Laboratório de Hanseníase do IOC, que pesquisa o tema na Fiocruz desde 1986.
 
Desafio no diagnóstico
O Ambulatório Souza-Araújo, unidade assistencial do Laboratório de Hanseníase do IOC, é um dos principais centros de referência no Brasil. É o único, inclusive, a já ter recebido certificado de excelência internacional — teve sua acreditação concedida, em 2014, pela Joint Commission International (JCI) e pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). Seus números de atendimento ilustram um dos principais desafios no combate à doença no país: o diagnóstico correto. Em 2014, 805 pacientes recorreram ao ambulatório com suspeita de hanseníase. Mas, destes, apenas 115 realmente eram portadores do agravo. Ou seja: 85% das pessoas — a grande maioria encaminhada por outros serviços de saúde — não haviam passado por um processo eficaz de diagnóstico.
 
Apesar de não haver nenhum teste laboratorial que identifique com precisão a doença, o diagnóstico da hanseníase não é difícil. O problema é que, diferentemente da maioria das outras doenças, exige o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, com dermatologistas, neurologistas e fisioterapeutas.
 
Além de alguns testes simples, como o que avalia a sensibilidade das lesões, uma conversa aprofundada com o paciente é essencial para que o profissional de saúde possa respaldar a suspeita. “Mas o que percebemos é que os pacientes chegam ao Souza-Araújo sem terem sido devidamente examinados. Com isso, uma responsabilidade do atendimento básico acaba transferida para o centro de referência”, lamenta o médico José Augusto da Costa Nery, responsável clínico pelo ambulatório.
 
“O diagnóstico da hanseníase tem sido negligenciado pela própria classe médica. Os padrões para essa etapa precisam ser aprimorados, para que possamos enfrentar a doença de fato. É um equívoco imaginar que o paciente demora a procurar atendimento. Já recebemos casos de pessoas com hanseníase que passaram por 13 médicos diferentes, sem ter o diagnóstico”, completa.
 
Como as lesões iniciais da hanseníase podem ser confundidas com problemas dermatológicos, e as equipes de atenção primária pelo Brasil não costumam ter profissionais de muitas especialidades atuando de forma integrada no diagnóstico, muitas vezes o paciente demora a ter a doença identificada. E, quanto mais tempo fica sem o tratamento, maiores as probabilidades de contaminar parentes e amigos. “Cada caso não diagnosticado vai infectar pelo menos outras duas pessoas”, estima Euzenir.
 
Essa negligência, que começa no diagnóstico, também se manifesta nas demais etapas do atendimento. Uma delas diz respeito ao estigma, outro grande desafio. Isso porque não basta tratar, com remédios, a pessoa que procurou o serviço de saúde. A hanseníase ainda é uma doença com forte carga de preconceito na sociedade brasileira, e o paciente vai precisar do acompanhamento de um assistente social para lidar com esse problema. Além disso, a atuação de um assistente social é muito importante para identificar as pessoas que convivem de maneira próxima com o doente, e que podem estar, também, infectadas.
 
Preconceito e silêncio
No Ambulatório Souza-Araújo, todos os pacientes são atendidos pela assistência social tão logo recebem o diagnóstico. Assim podem tirar todas as suas dúvidas e são orientados a identificar, na família e no grupo de amigos, quais pessoas mais próximas podem ter sido contaminadas. Estas devem, então, agendar consultas no ambulatório. Todas as sextas-feiras, o atendimento é exclusivo para os parentes, que são examinados e encaminhados para tomar a vacina BCG. Apesar de usado originalmente contra a tuberculose, vários testes comprovam que o imunizante protege também da hanseníase.
 
Um problema, porém, é que muitos acabam escondendo a doença da família e dos amigos, por medo do preconceito. “No dia a dia do ambulatório, testemunhamos muitos casos de doentes que perdem o casamento. A mulher ou o marido vão embora, com medo do contágio”, relata Nery. “A hanseníase não provoca apenas lesões nos nervos e na pele. Ela é incapacitante, também, do ponto de vista moral e psicológico. E isso precisa ser levado em conta pelos serviços de saúde.”
 
Assim que começa o tratamento, diminuem muito as chances de o paciente contaminar outra pessoa. Mas, como a hanseníase tem um tempo de incubação muito extenso — pode levar anos até que apareçam os primeiros sinais — é fundamental que a família também seja examinada e orientada.
 
E esse é outro desafio. Porque, em geral, as estratégias de enfrentamento da doença não incluem a chamada “busca ativa”: o acolhimento das famílias dos pacientes, como faz o Ambulatório Souza-Araújo. “O sistema [de saúde] não está preparado para fazer exames num número grande pessoas que não estão doentes. Então a busca ativa acaba não acontecendo de forma abrangente. Com isso, se desenvolve uma cadeia que não conseguimos quebrar”, descreve Euzenir.
 
Atenção mesmo após a cura
Outra particularidade da hanseníase é que, durante o tratamento ou mesmo após a cura, é comum que os pacientes enfrentem os chamados “estados reacionais”. São reações do sistema imunológico, com o agravamento das lesões e da dor. “O estado reacional é um problema sério. O paciente começa o tratamento muito esperançoso e, um mês depois, retorna ao ambulatório com mais lesões, os nervos muito doloridos, febre. E então precisa ser internado. Essa é uma das complicações da lepra. Acomete de 30% a 40% dos casos”, afirma a pesquisadora.
 
Depois da cura, parte dos pacientes também pode continuar desenvolvendo problemas neurológicos. Como explica Euzenir: “Em não menos que 20% dos casos, os pacientes já curados desenvolvem neuropatias, tornam-se neuropatas crônicos. Mas as pessoas às vezes nem associam as incapacidades físicas e a dor à hanseníase, porque já estão curadas. Elas se acostumam à dor, e permanecem sem a atenção médica ideal.”
 
Por isso, o procedimento adotado pelo Souza-Araújo é que os pacientes permaneçam sendo acompanhados, mesmo após a cura. “A hanseníase tem grande potencial de provocar incapacidades e deformidades. Mesmo depois da alta, o paciente precisa de vigilância permanente da equipe, ao menos pelos próximos 10 anos seguintes”, explica a fisioterapeuta Lilian Pinheiro, também do ambulatório.
 
Educação e informação
A hanseníase é uma doença sub-reptícia, como define Euzenir. Segundo o dicionário Aulete, algo “disfarçado, escondido, dissimulado”. A mudança do nome, de lepra para hanseníase, foi feita na década de 1970 justamente como uma tentativa de afastar o preconceito associado à doença. Foi uma mudança, porém, controversa. “Basta olhar a epidemia que era, e a que ainda é hoje, para constatar: a mudança de nome não fez nenhum efeito. Muito mais importante do que mudar o nome é aceitar a doença, tornando-a visível em todas as suas facetas: fazendo com que as pessoas saibam, sobretudo, que tem cura”, defende a pesquisadora.
 
“Para enfrentar a hanseníase, o fundamental não é apenas a questão terapêutica”, completa Nery. “A educação em saúde, as estratégias de informação e a desmistificação da doença são parte primordial no tratamento.”
 

Coração impresso em 3D salva menina de 2 anos com problema cardíaco

Mina tem dois anos e teve de passar por cirurgia para corrigir problema no coração
BBC: Mina tem dois anos e teve de passar por cirurgia para
 corrigir problema no coração
Garota britânica foi diagnosticada com uma doença grave no coração e sofria com cansaço excessivo
 
Quando Mina nasceu, os médicos disseram que ela tinha apenas 50% de chance de sobreviver. A garota britânica, hoje com dois anos, foi diagnosticada com uma doença grave no coração ainda antes de vir ao mundo e, após seu nascimento, sofria com o cansaço excessivo – resultado de um coração que não funcionava 100%.
 
Mina tinha um buraco entre duas cavidades de seu coração e precisava passar por uma operação para corrigir o problema. A cirurgia, no entanto, era bastante delicada e o uso de um coração impresso em 3D foi fundamental para o seu sucesso.
 
Com fotos reais do órgão de Mina, o médico Tariq Hussain conseguiu reproduzir um coração artificial muito parecido usando softwares modernos no computador.
 
Coração impresso em 3D ajudou médicos na hora da cirurgia de Mina
BBC: Coração impresso em 3D ajudou médicos
 na hora da cirurgia de Mina
"Médicos de Manchester fizeram um trabalho excelente e conseguiram tirar fotos do coração de Mina. Eu segmentei o material e o deixei nesse formato especial usando um software especial que nos permitia imprimir o novo 'coração'. E aí eu poderia mostrá-lo para o cirurgião", explicou Hussain à BBC.
 
Tariq Hussain conseguiu "desenhar" o problema do coração de Mina com detalhes minuciosos do que precisava ser corrigido.
 
Com uma impressora 3D, os médicos imprimiram o coração "fabricado" no computador e puderam ter uma reprodução fiel do órgão de Mina para auxiliar os médicos na hora da cirurgia.
 
"Dá para ver o buraco que ele tinha que consertar. E quando o cirurgião está com isso na mão, ele consegue analisar e ver exatamente o que tem que fazer e tem mais confiança para a cirurgia. Ele pensa: 'eu sei o que é, sei o que estou procurando e realmente, eu consigo fazer isso'", prosseguiu o médico.
 
Hoje, Mina está bem melhor e já não sente os mesmos sintomas que a atrapalhavam antes.
 
BBC Brasil / iG