Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

'Insulina inteligente' demonstra importantes avanços em testes

O produto, conhecido como Ins-PBA-F, é desenvolvido
 por bioquímicos
Injeção que teria efeito por 14 horas teve bons resultados em roedores. Testes para tratar diabetes tipo 1 podem começar em até dois anos
 
Um tipo de insulina experimental "inteligente", que atua por 14 horas, demonstrou avanços em ratos de laboratório e pode ser aprovada para provas em pessoas com diabetes tipo 1 em dois anos, afirmaram pesquisadores nesta segunda-feira (9).
 
O produto, conhecido como Ins-PBA-F, e desenvolvido por bioquímicos da Universidade de Utah, se ativa sozinho mesmo quando os níveis de açúcar aumentam, segundo estudo publicado nas atas da Academia Nacional de Ciências americana.
 
Testes em ratos com diabetes tipo 1 demonstraram que uma injeção pode, 'repetida e automaticamente fazer diminuir o nível de açúcar no sangue depois de administrada aos ratos uma dose de açúcar comparável à que consomem na hora de comer', destaca o estudo.
 
A droga imita a forma como o organismo dos ratos comuns volta a níveis normais de glicemia (açúcar no sangue) após uma refeição. "É um avanço significativo na terapia com insulina", afirmou o coautor do estudo, Danny Chou, assistente do professor de bioquímica da Universidade de Utah.
 
"Nosso derivado de insulina parece controlar o açúcar no sangue melhor do que qualquer outra coisa disponível para pacientes com diabetes", afirmou.
 
As pessoas com diabetes tipo 1 precisam controlar estritamente seu nível de açúcar no sangue e aplicar manualmente injeções de insulina quando necessário. Qualquer erro ou lapso pode levar a complicações, que incluem doenças cardíacas, cegueira e, inclusive, a morte.
 
Diabetes - infográfico (Foto: G1)
 
O Ins-PBA-F é uma versão modificada quimicamente de um hormônio de origem natural. Diferencia-se de outros tipos de "insulina inteligente" em desenvolvimento, que usam barreiras baseadas em proteínas como géis ou revestimentos que inibem a insulina quando o nível de açúcar no sangue está baixo.
 
Os primeiros testes em humanos poderão começar entre dois e cinco anos, assim que forem realizados mais testes de segurança de longo prazo em animais de laboratório.

G1 / Foto: Fernando Vivas | Ag. A Tarde

O que é preciso saber sobre a vacina contra o sarampo

Pediatra segura dose de vacina contra sarampo-caxumba-rubéola em sua clínica em Northridge, no Estado da Califórnia. Os EUA já registraram casos de sarampo em 14 Estados
Pediatra segura dose de vacina contra sarampo-caxumba-rubéola
 em sua clínica em Northridge, no Estado da Califórnia.
Os EUA já registraram casos de sarampo em 14 Estados
O sarampo está se espalhando pelos Estados Unidos com uma velocidade que preocupa os oficiais de saúde, com 102 casos até agora só este ano, em pelo menos 14 estados
 
A maioria das infecções está ligada a um surto da doença que começou na Disneylândia, na Califórnia, em dezembro, quase com certeza trazida por alguém de outro país. Houve também alguns outros casos importados, segundo a doutora Anne Schuchat, diretora do Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
 
O sarampo foi erradicado dos Estados Unidos no ano 2000, o que significa que a infecção não se origina mais no país. Mas, no resto do mundo, ainda há por volta de 20 milhões de casos por ano. Em 2013, cerca de 145.700 pessoas morreram por causa de sarampo. Os viajantes podem levar o vírus para dentro dos Estados Unidos e transmiti-lo para pessoas que não foram vacinadas.
 
O sarampo se dissemina pelo ar e está entre os tipos de vírus mais contagiosos. Em epidemias anteriores, não era incomum que um paciente fosse responsável pela infecção de outros 20. Cerca de 90 por cento das pessoas expostas vai ficar doente (a não ser que estejam imunes por já terem tido a doença ou terem sido vacinados). O vírus pode ficar suspenso no ar por várias horas, por isso, é possível contrair sarampo apenas andando em uma sala onde uma pessoa infectada passou algum tempo. Respirar uma quantidade pequena de partículas virais já é suficiente para a contaminação.
 
A doença é motivo de preocupação porque tem a capacidade de resultar em complicações severas, incluindo pneumonia e encefalite, que podem ser fatais. Aqueles que sobrevivem à encefalite, correm o risco de ter danos cerebrais. O sarampo também pode causar surdez. E mesmo sem complicações, o vírus deixa as crianças muito doentes, com febres altas, erupções na pele e irritação nos olhos. Infecções de ouvido dolorosas também são comuns.
 
Aqui vão algumas perguntas sobre a doença e a vacina para preveni-la.
 
Os Estados Unidos foram afetados de maneira particularmente dura?
Muitos países relativamente saudáveis estão tendo surtos piores. Virtualmente toda Europa continental está passando por um surto grande desde 2008, com mais de 30 mil casos em vários anos.
A França, que recebe mais turistas do que qualquer outro país, teve 15 mil casos de sarampo em 2013, com pelo menos seis mortes. Cerca de 95 por cento dos casos eram de pessoas que nunca haviam sido vacinadas ou não tomaram as duas doses recomendadas.
 
Nos Estados Unidos, comunidades vulneráveis tiveram surtos nos últimos anos, incluindo judeus ortodoxos, no Brooklin, e integrantes da comunidade amish de Ohio. Mas a taxa de vacinação está relativamente baixa em algumas vizinhanças ricas e liberais. Vashon Island, um subúrbio de Seattle, tem possivelmente o menor índice de vacinação de todos os distritos saudáveis do país.
 
Quem corre mais risco de ficar seriamente doente por causa do sarampo?
Bebês e crianças pequenas que não foram vacinadas são os mais vulneráveis, e correm o risco de sofrer complicações perigosas.
 
"Mesmo em países desenvolvidos como os Estados Unidos, para cada mil crianças que pegam sarampo, de uma a três morrem, mesmo com os melhores tratamentos", avisou a doutora Anne Schuchat em uma teleconferência para a imprensa. Nos Estados Unidos, de 2001 a 2013, 20 por cento das crianças pequenas com sarampo precisaram ser tratadas em hospitais.
 
Em mulheres grávidas que nunca foram imunizadas ou que nunca tiveram sarampo, a doença aumenta a chance de parto prematuro, abortos e nascimento com peso abaixo do normal. Pessoas com leucemia e outras doenças que enfraquecem o sistema imunológico também correm risco de ter problemas graves por causa do sarampo.
 
A melhor proteção para grupos de alto risco, diz Anne, é que os índices de vacinação aumentem na população em geral, assim a doença não ganha espaço e não se espalha.
 
A vacina contra o sarampo é segura?
Não existe qualquer evidência de que a vacina cause danos. Já ficou provado que a pesquisa de 1998 que ligava a vacina ao autismo era fraudulenta e ela passou por uma retratação. Depois de tomar a vacina, as crianças podem ter uma febre baixa e passageira – um aumento de menos de 1 C – e desenvolver brotoejas.
 
Quando as crianças devem ser vacinadas contra sarampo?
Elas precisam de duas doses, uma entre os 12 e os 15 meses de idade e outra entre quatro e seis anos, de acordo com o CDC. As injeções combinam vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola.
 
Por que os bebês só podem tomar a vacina depois do primeiro ano de vida?
Durante o primeiro ano, as crianças carregam anticorpos de suas mães que podem impedir a vacina de funcionar, por isso é melhor adiar a vacinação. Mas se existe um risco de que ela seja exposta – por exemplo, uma viagem internacional – a primeira dose pode ser dada aos seis meses e possivelmente trará alguma proteção. Mas esses bebês vão precisar de mais duas doses, a segunda aos 12 meses e a terceira pelo menos 28 dias depois.
 
Quanto tempo demora para a vacina começar a funcionar?
A vacina normalmente leva de dez dias a duas semanas para começar a proteger.
 
Quão efetiva é a vacina de sarampo?
R: Mais de 95 por cento das pessoas vão ficar imunizadas depois de receber uma dose, de acordo com o CDC. Com duas doses a eficácia atinge cerca de 97 por cento. A vacina falha em uma pequena porcentagem de pessoas, não se sabe a razão. Uma das causas possíveis é a sua má utilização; se ela não é mantida resfriada pode se tornar inativa.
 
Quem não deve tomar a vacina?
Mulheres grávidas, pessoas com o sistema imunológico enfraquecido e com algumas doenças. No site do CDC há uma lista detalhada (em inglês) das condições em que a vacina deve ser adiada ou evitada.
 
Eu não sei se já tive sarampo ou tomei a vacina. O que devo fazer?
A solução mais fácil é ser vacinado. Mesmo que você já tenha sido, não há problema em tomar outra dose. A vacina de sarampo é sempre dada junto com a de caxumba e a de rubéola.
 
Todas as pessoas nascidas nos Estados Unidos antes de 1957 estão supostamente imunizadas contra sarampo, porque a doença era tão comum antes da vacina que virtualmente todo mundo já teve e se tornou imune.
 
É possível fazer um exame de sangue que checa os anticorpos para o sarampo, que pode indicar se você teve a doença ou foi vacinado e, assim, está imune. Mas para fazer o teste é preciso ir ao médico pelo menos duas vezes e esperar pelos resultados do laboratório. Tomar a vacina é mais simples, fácil e barato.
 
É seguro esticar o calendário de vacinação para que os bebês não recebam mais de uma ou duas vacinas de cada vez?
Alguns pais temem que tomar várias vacinas vai sobrecarregar o sistema imunológico da criança. Mas os especialistas em doenças infecciosas dizem que não há motivos para esticar o calendário de vacinação ou para se preocupar com a ideia de que o sistema imunológico da criança não conseguirá lidar com várias vacinas administradas ao mesmo tempo.
 
"Quando a criança vem para o mundo pelo canal de nascimento, seu sistema imunológico já está sendo estimulado por todos os tipos de bactéria", explica o doutor William Schaffner, especialista de doenças infecciosas da Universidade Vanderbilt. "A criança está sendo estimulada constantemente, e é assim que o sistema imunológico dos pequenos foi programado pela natureza para trabalhar e se tornar competente."
 
O sistema imunológico de uma criança pode facilmente responder a todas as vacinas dadas de acordo com o calendário normal recomendado nos Estados Unidos, diz Schaffner.
 
Ele avisa que esticar o calendário não apenas é desnecessário como pode colocar a criança em risco por aumentar o período em que ela fica suscetível às doenças que a vacinação pode prevenir.
 
As pessoas pegam sarampo de animais?
Não, ele é uma doença estritamente humana.
 
The New York Times / UOL

Surto de dengue cancela Carnaval em SC; gabinete de crise é criado

Nos 40 primeiros dias do ano, 104 casos de dengue foram confirmados em Santa Catarina. No ano passado foram 69 casos, segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), o que configuraria um surto da doença no Estado
 
Com maior incidência na zona portuária, a dengue levou a prefeitura de Itajaí a cancelar o Carnaval, com medo de uma iminente epidemia, e outras cidades já identificaram focos da doença. O governo criou ainda um Gabinete de Crise para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O que realmente preocupa os técnicos da Dive é que diferentemente dos outros anos, os mosquitos responsáveis pelo surto são catarinenses – portanto, autóctones. No ano passado, das 69 pessoas infectadas, apenas três foram picadas no Estado. Desde janeiro, ainda em período de testes, são 60 confirmações de casos.

 Até o momento foram monitorados 1.320 focos do mosquito em Santa Catarina. Apesar disso, a Dive declara que não se trata de uma epidemia.

"A diferença é que temos controle dos locais de proliferação do mosquito e estamos coordenando ações para eliminá-los", afirma a gerente de Vigilância de Zoonoses da Dive, Suzana Zeccer.

As medidas adotadas pelo Dive incluem bater de porta em porta para oferecer esclarecimento sobre a dengue nas cidades em zonas de risco, procurar ovos do inseto e, caso sejam encontrados, dedetizar as residências.

Determinadas a agir com mais pressa, municípios do Vale contrataram equipes para realização deste trabalho. A Prefeitura de Itajaí usou a verba de R$ 400 mil que seriam utilizados para o Carnaval para contratar agentes temporários. As prefeituras de Ituporanga e Gaspar também anteciparam as visitas da Dive.
 
UOL

SP: Saúde convoca população a doar sangue antes do Carnaval

 O tipo “O negativo” é o menos ofertado e também o mais
utilizado, por ser universal
Em feriados, pode ocorrer queda de 30% a 50% nos estoques e aumento da demanda
 
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar a população para doar sangue no período pré-Carnaval, com o objetivo de reforçar os estoques dos hemocentros e hemonúcleos.
 
A medida tem caráter preventivo. No momento, os bancos de sangue estão estáveis, mas em feriados costuma haver aumento de demanda por transfusões nos hospitais, em razão de acidentes, com consequente queda nos estoques.
 
As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 kg, com qualquer fator sanguíneo. O tipo “O negativo” é o menos ofertado e também o mais utilizado, por ser universal.
 
Para doar, basta comparecer a um dos 120 postos de coleta, hemonúcleos ou hemocentros espalhados pelo estado, munidos de documento original com foto. É preciso estar bem alimentado e evitar tanto a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação, quanto o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta.
 
Na ocasião, é realizado um teste rápido de anemia, além da verificação dos sinais vitais e do peso. Na sequência, ocorre uma triagem clínica por meio de entrevista confidencial sobre o estado de saúde, para evitar riscos ao doador e ao receptor. Nesse momento, é fundamental prestar informações verdadeiras.
 
Para ser um doador regular, é importante comparecer ao posto de coleta de duas a três vezes por ano, com a perspectiva de fidelizar esse compromisso.
 
O coordenador da Hemorrede da Secretaria, Dante Langhi, lembra que “todos podem precisar de sangue em algum momento e somente a doação pode salvar vidas".
 
— Trata-se de um ato simples, de solidariedade e cidadania, que pode e deve ser realizado rotineiramente.
 
R7

Buchinha do norte: Benefícios e propriedades

Buchinha do norte - Benefícios e propriedades
Foto: Reprodução - Luffa operculata
A buchinha do norte, de nome científico Luffa operculata, é uma planta medicinal nativa do Brasil, sendo também conhecida como abobrinha-do-norte, cabacinha, buchinha, purga e outros nomes
 
Trata-se de uma trepadeira de caule anguloso, com folhas longo-pecioladas e as suas flores são amarelas, campanuladas, pequenas e axilares; os seus frutos são pequenos, ovóides e ásperos.
 
A parte utilizada desta planta são os seus frutos e servem para auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, como rinites e sinusite, dentre outras condições de saúde. A planta pode ser encontrada à venda em alguns mercados, lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação. Os frutos da buchinha do norte devem ser usados de forma externa, apenas em inalações.
 
As propriedades e as indicações de uso
A buchinha do norte possui ação anti-herpética, adstringente, antisséptica, expectorante e vermífuga. As indicações de uso da planta incluem o tratamento de rinite, sinusite, bronquite, nariz entupido, amenorreia, inflamações genito-urinárias e oftálmicas, feridas, ascite, dor de cabeça e herpes.
 
Como utilizar a buchinha do norte?
Deve-se ter cautela para utilizar a buchinha do norte, pois a planta é altamente tóxica e o seu uso é exclusivamente externo em inalações.
 
Para inalações em casos de sinusites e rinites, basta seguir os seguintes procedimentos:
 
– Coloque uma colher de café de sal em uma xícara de chá de água. Descasque a buchinha e corte um pedaço (1 ou 2 cm) e coloque na xícara de água e sal, deixando em maceração por um período de 5 dias. Após isso, coe e pingue 1 ou 2 gotas na narinas, pela manhã e à noite, sem assoar o nariz, deixando escorrer naturalmente.
 
– Divida a buchinha em 4 partes, coloque uma dessas partes de molho em água mineral durante uma noite e, no dia seguinte, pingue essa água nas narinas, duas vezes ao dia, inspirando bem.
 
Efeitos colaterais e contraindicações
Quando usada em excesso e sem orientação médica, a buchinha do norte pode provocar irritação na mucosa e hemorragias. A buchinha do norte é contraindicada para mulheres grávidas e no uso interno. É importante ressaltar, também, que os frutos da buchinha do norte devem ser utilizados sem ferver, pois possuem substâncias que podem provocar hemorragias nasais. Lembre-se da importância de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento!

Remédio Caseiro

Mercado ganha 15 novos medicamentos genéricos em 2015

Remédios para hipertensão, câncer e disfunção erétil terão versão econômica
 
A indústria de medicamentos genéricos vai ampliar a oferta de produtos este ano, quando 15 moléculas perdem a patente, abrindo espaço para o lançamento de cópias dos medicamentos de referência. As drogas compreendem medicamentos para tratamento hipertensão, osteoporose, disfunção erétil, antibióticos e anti-inflamatórios, entre outras indicações terapêuticas, incluindo tratamentos de alta complexidade como câncer de próstata, cérebro, pele e de mama.
 
Os novos genéricos chegam ao mercado com preços 35% menores que os praticados pelos medicamentos de referência. O índice de desconto é preconizado pela Lei 9.787, de 1999, que institui os genéricos. Na prática, os descontos podem chegar a 60%. "Como os genéricos funcionam como um regulador de mercado, os preços tendem a cair significativamente após os lançamentos, beneficiando o consumidor", diz Telma Salles, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos).
 
Lista dos medicamentos
 
Confira os princípios ativos que ganharão versões genéricas em 2015:
 
- Candesartana cilexetila, hidroclorotiazida (anti-hipertensivo)
 
- Ertapenem (antibiótico)
 
- Etoricoxibe (anti-inflamatório)
 
- Everolimo (imunosupressor)
 
- Flutamida (oncológico/câncer de próstata)
 
- Fulvestranto (oncológico/câncer de mama)
 
- Nalbufina (analgésico)
 
- Raloxifeno (osteoporose)
 
- Tadalafila (disfunção erétil)
 
- Voriconazol (antifúngico)
 
- Hidroclorotiazida, irbesartana (anti-hipertensivo)
 
- Mebeverina (antiespasmódico - intestino irritado)
 
- Nitazoxanida (antiparasitário)
 
- Estradiol, acetato nomegestrol (anticoncepcional)
 
- Temozolomida (câncer de pele, cérebro, entre outros)
 
Minha Vida

Como ajudar quem sofre de desmaios?

Saber identificar alguns sintomas pode evitar problemas futuros
 
Por Dr. Bruno Valdigem Cardiologista - CRM 118535/SP
 
Desmaio é o momento em que uma pessoa perde a consciência. Existem muitas causas para desmaios, sendo que os efeitos vão desde o estresse emocional causado pela situação até morte súbita. Síncope é um tipo especial de desmaio na verdade, o tipo mais comum, onde a pessoa acorda rápido geralmente em alguns segundos podendo durar minutos.
 
Desmaios podem ser mais demorados, em especial se a causa for neurológica, como acidentes vasculares cerebrais- ou AVC- e convulsões. A história de como aconteceu o desmaio geralmente é melhor informada pelos acompanhantes do que pelo próprio paciente, e não raro fornece dados que permitem acertar o diagnóstico em grande parte dos casos ainda no primeiro contato. 
 
Quando a pessoa desmaia pela primeira vez, é necessário visita a serviço de emergência para avaliação. Alguns dados são fundamentais para facilitar o atendimento no pronto socorro. Ao levar uma pessoa que perdeu a consciência ao hospital, tente lembrar desses fatos e avisar ao médico: 
 
- Quanto tempo durou o desmaio.
 
- O estado em que o paciente acordou (confuso, com algum membro fraco ou dormência localizada, tinha urina ou fezes nas suas roupas, fez algum machucado.)
 
- O que quem sofreu o desmaio estava fazendo antes de perder os sentidos. Alguns sintomas como palpitações, dor no peito, suor frio, se estava fazendo esforço ou parado.
 
- Alguém viu paciente se debatendo desacordado.
 
- Leve de casa a lista de remédios que a pessoa toma, já que alguns remédios em quantidades inadequadas podem ser os causadores do desmaio.
 
- Aqui seguem alguns tipos de desmaios e como são tratados. É bom lembrar que o diagnóstico correto só pode ser garantido após avaliação de um médico.
 
Síndrome vaso-vagal
É de longe o tipo mais comum de desmaio. O quadro mais comum é o de mulheres que passaram muito tempo de pé, no ponto de ônibus por exemplo, debaixo de sol forte. Suor frio, mal estar, visão turva, palidez são sintomas que precedem a perda de sentido. Normalmente, poucos segundos depois de cair, a pessoa acorda como se não tivesse acontecido nada. 
 
Isso acontece porque parte do sangue do corpo fica nas pernas quando estamos de pé. O cérebro entende que estamos desidratados ou sangrando e ocorre um reflexo que diminui a pressão. Quando o corpo toca o chão, o sangue que estava nas pernas volta a circular. Assim, a pessoa acorda. Apesar do susto, esse tipo de desmaio raramente causa danos físicos ao paciente. O tratamento para quem sofre com esse tipo de desmaio com frequencia costuma ser orientação a tomar mais líquidos e fazer alguns tipos de exercícios. Para casos como este raramente medicações são indicadas.                              
 
Causas Cardíacas
Uma das causas mais perigosas de desmaio são as arritmias cardíacas. A perda de sentidos causada por arritmias pode ser um anúncio de problemas sérios que devem ser avaliados muito rápido, e a demora no atendimento pode levar ao óbito. Os pacientes com arritmias geralmente referem palpitações aceleradas ou dor no peito antes do desmaio. Ás vezes acontece um tipo de desmaio chamado "desliga-liga", onde o paciente não sente nenhum sinal de que vai desmaiar e acorda no chão.
 
Dependendo do tipo de arritmia a forma de tratamento muda:
 
- Taquicardias: É quando o coração bate mais rápido do que deveria. Algumas delas são reversíveis, causadas por remédios ou problemas de tireóide, infarto do miocárdio ou doenças genéticas. É mais comum em pessoas que já têm problemas cardíacos(coração aumentado, sopros ou angina/infarto) ou em pessoas cujos pais ou tios já apresentaram problemas cardíacos. A maioria delas pode ser tratada com medicações ou procedimentos cirúrgicos.
 
- Bradicardias: É quando o coração atrasa algumas palpitações. O tratamento pode ser instalação de marca-passo. O marca-passo é um aparelho que fica embaixo da pele, com um ou mais fios que vão até o coração. Este "avisa" quando o coração tem de bater, caso ele fique muito lento, e libera uma descarga elétrica para haver uma contração dos músculos cardíacos. A instalação do marca-passo é feita em cerca de duas horas e o paciente pode receber alta no dia seguinte.
 
Quando o paciente tem um quadro neurológico, as características mais comuns são a liberação espontânea de fezes e urina, convulsões e confusão após a retomada dos sentidos. Além disso, os desmaios causados por causas neurológicas normalmente são os mais longos, demorando mais do que cinco minutos. Uma das causas que mais preocupam os pacientes e os médicos é o AVC.
 
A pessoa que sofre um desmaio causado por esse problema acorda confusa, sonolenta e pode apresentar fraquezas em perna ou braço, ou fala arrastada. Mesmo que a pessoa volte ao normal em algumas horas, sempre é indicado procurar ajuda, já que um evento como esse serve de aviso para um problema mais grave.
 
Hoje o AVC pode ter um tratamento ótimo se a pessoa chegar no pronto socorro em até três horas após início dos sintomas. Alguns tipos de AVC podem receber medicações que restauram o fluxo sanguíneo na área em perigo e podem reverter até totalmente as sequelas. Por isso, se houver dúvida, corra até um pronto-socorro tão rápido quanto possível. Mesmo que essas informações possam ser úteis para um diagnóstico mais rápido e preciso, é importante lembrar que todo desmaio deve ser avaliado por um profissional.
 
Em caso de dúvidas quanto a seu tratamento e sua doença, tome a liberdade de conversar com seu médico, e ele o orientará sobre qual material ler e como funcionam seus remédios e sua doença. Só assim o tratamento pode ser eficaz, com conhecimento e disciplina.  
 
Minha Vida

No Sudeste, 46% das pessoas não usaram camisinha em relações sexuais

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, distribui camisinhas no lançamento da campanha Foto: Adriana Lorete/O Globo
Adriana Lorete/O Globo: O ministro da Saúde, Arthur Chioro, distribui
camisinhas no lançamento da campanha
Dados regionais de pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostram que 93% sabem que o preservativo é a melhor forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis e Aids
 
Rio - Quase todos os moradores da Região Sudeste do Brasil, ou 93%, sabem que a camisinha é a melhor forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a Aids, mas, mesmo assim, 46% dessas pessoas responderam a um questionário afirmando que não usaram o preservativo em relações sexuais nos últimos 12 meses. Os dados constam da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), realizada em 2013 com 12 mil pessoas de 15 a 64 anos, cujos dados regionais foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda.
 
Os dados regionais comparativos com pesquisas anteriores mostram que o uso do preservativo nas relações sexuais com parceiros casuais, ocorrida nos último ano, tem se mantido estável com pequena tendência de crescimento: 48% em 2004, 47% em 2008 e 54% em 2013. Tudo isso apesar das campanhas de estímulo ao sexo seguro. Também houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de 10 parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 18%, em 2004, para 26% em 2008, chegando a 49% no ano de 2013. Trata-se do maior percentual do Brasil.
 
No final de janeiro, o Ministério da Saúde já havia divulgado que 45% de todos os entrevistados no Brasil disseram não ter usado o preservativo em 2013. A mesma pesquisa mostrou que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor formas de evitar DSTs.
 
Além da divulgação dos dados, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve presente na Quadra da Mangueira nesta segunda-feira, para lançar a Campanha de Prevenção às DSTs e Aids do Carnaval 2015. Ao vestir a camisa com o slogan "#partiuteste" ("Não é sempre que eu coloco a camisa na Mangueira"), Chioro rebateu as críticas de que a pasta se concentra apenas no feriado dos foliões para realizar as ações e ressaltou que a iniciativa vai se estender aos outros meses:
 
- Vai seguir o ano inteiro. Vamos ter ações no Oktoberfest, nas festas juninas, e por aí vai.
 
Nos aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Salvador e Recife serão instalados 34 displays para a retirada de camisinhas. Os equipamentos serão instalados, a partir de 1º de fevereiro, nos banheiros femininos e masculinos destes aeroportos. Inicialmente, serão abastecidos com 195 mil preservativos.
 
Já em todos os estados de todo país serão distribuídos durante o Carnaval 70 milhões de preservativos. O quantitativo de camisinhas é definido com base no consumo médio mensal, além da capacidade de armazenamento e o estoque presente no almoxarifado. Somente no Rio de Janeiro, mundialmente famoso pelo evento, foram distribuídos 8 milhões de preservativos. Nas outras festas populares, a campanha será adaptada.
 
Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde anunciou que começa a distribuir o teste oral para diagnóstico da doença à rede pública de saúde do país, que deve estar disponível em todo o país até o fim deste ano. Com uma haste, o fluido entre a gengiva e o começo da mucosa da bochecha é extraído, e o resultado sai em até 30 minutos. A vantagem seria, portanto, que a coleta de sangue se torna dispensável.
 
Em torno de 14 mil pessoas já realizaram o teste em um projeto-piloto chamado Viva Melhor Sabendo, abordagem feita nas populações com maior incidência de Aids, como transexuais, homossexuais, usuários de drogas injetáveis e profissionais do sexo. Em janeiro, foram distribuídos 140 mil testes para ONGs. Entre os testados, 381 deram positivo para o vírus. Segundo a pasta, cerca de 750 mil pessoas vivem com a doença no Brasil - 150 mil dessas não sabem que são portadoras.
 
Reconhecendo que os dados da pesquisa são preocupantes, Chioro acrescentou, ainda, que "é importante destacar o momento que estamos", 30 anos depois do surgimento da doença. Para ele, o fato de que os jovens de hoje não viveram o ano que "ídolos, artistas e amigos sofreram muito com o HIV" pode intensificar a falta de dimensão dos riscos e das consequências.
 
- Eles não viveram o impacto da epidemia da doença - afirmou.
 
Também presente no evento para divulgar a campanha, a cantora Preta Gil, que reuniu 350 mil pessoas no seu bloco nesse domingo, promovendo um "beijaço", concordou que "para essa geração nova parece que a Aids não existe":
 
- O HIV não atormenta eles. Isso assusta.
 
Em 2004, foram notificados 3.453 casos de Aids entre jovens de 15 a 24 anos, uma taxa de detecção de 9,6 por 100 mil habitantes. Já em 2013, essa taxa subiu para 12,7, com 4.414 casos.
 
Assim, o ministro informou que irá continuar insistindo que só a camisinha não é o suficiente para conter o avanço de doenças. A nova proposta da pasta seria, então, dividida em três principais eixos: unir a divulgação do sexo seguro com informações, realizar testes para a doença com regularidade e tratar - também como medida de prevenção.
 
- O tratamento é a grande novidade da resposta. Ao tratar, conseguimos reduzir a carga viral até que fique indetectável - explicou.

Ministério no Tinder  e Hornet
A forma de ação de prevenção do Ministério apostou, dessa vez, no cenário digital, como ressaltou o chefe da divisão de Publicidade e Institucional Bruno Botafogo, e invadiu o Tinder e o Hornet.
 
A estratégia inédita, que teve como público-alvo os jovens, a população gay e HSH (homens que fazem sexo com homens), levou em conta a ampla repercussão desses aplicativos para promover encontro casuais. O Tinder possui milhares de usuários no Brasil, onde é um dos líderes do aplicativo. O Hornet é voltado, especificamente, para o público gay masculino e reúne milhares de usuários no país.
 
Para atingir o objetivo de dialogar com o maior número de pessoas, foram criados cinco perfis fakes de personagens que se identificavam como pessoas à procura de sexo sem camisinhas. Alana, Gustavo, Paulo, Augusto e Nathália se apresentavam como pessoas que curtiam "transa sem camisinha". O intuito da ação foi de atingir as pessoas que estão adotando comportamento de risco ao aceitarem ter uma relação sexual sem o uso do preservativo. Ao interagir com esses personagens, as pessoas receberam, imediatamente, uma mensagem direta sobre a importância da prevenção e sexo seguro.
 
Segundo o Ministério da Saúde, essa é uma ação que atinge o público sem utilizar as mídias tradicionais - que tem atraído pouco o público jovem. Além disso, a ação preserva a identidade dos participantes, não havendo nenhum tipo de perfil público ou informação compartilhável fora do ambiente do aplicativo. Como afirmou Chioro, a grande maioria apoiou a a iniciativa e respondeu positivamente à mensagem, com reações como "Arrasou!" e "Gente, que maravilhoso. Botei muita fé". Já outros até chegaram a desconfiar que não era de fato uma ação do Ministério: "E quem é esse boy da foto?".
 
- Não teve praticamente ninguém que não entendeu o recado - relatou o ministro.
 
A ação contou com um projeto piloto nos dias 23 e 24 de janeiro em Brasília, sendo estendida para o Rio de Janeiro (30 e 31 de janeiro) e Salvador (31 de janeiro e 01 de fevereiro). Nessas ações foram realizadas mais de duas mil interações com o público-alvo. Os locais visitados foram bares, boates LGBT e shows.
 
#Partiuteste
Nas cidades com maior concentração de foliões (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, Florianópolis, Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rei e Alfenas) haverá um reforço das estratégias de comunicação da campanha, segundo a pasta. Além do rádio e da TV, a campanha também será divulgada pela internet e em revistas temáticas de carnaval e de comportamento LBGT.

O Globo

Energéticos e bebidas açucaradas aumentam risco de hiperatividade em pré-adolescentes

Tiothy A. Clary/AFP
Bebidas adoçadas com muito açúcar, como refrigerantes e
 energéticos, podem aumentar hiperatividade e déficit de atenção 
Com resultado de pesquisa em mãos, médicos recomendam que pais limitem consumo desses produtos por seus filhos
 
New Haven, Estados Unidos - Estudantes na pré-adolescência que consomem bebidas energéticas ou muito açucaradas estão 66% mais propensos a terem sintomas de hiperatividade e desatenção, segundo um novo estudo da Escola de Saúde Pública de Yale.
 
O estudo indica que o consumo desse tipo de bebida pode influenciar o desempenho escolar, e a descoberta respalda as recomendações já existentes de que a quantidade de bebidas com açúcar deve ser limitada para crianças e pré-adolescentes. Os autores também recomendam que as crianças evitem bebidas energéticas, que, além de altos níveis de açúcar, contém cafeína. A pesquisa foi publicada na revista científica “Academic Pediatrics”.
 
A equipe do laboratório — liderada pela professora Jeannette Ickovics, diretora da CARE (Aliança Comunitária de Pesquisa e Engajamento, na sigla em inglês), na Universidade de Yale — entrevistou 1.649 estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, selecionados aleatoriamente em um distrito escolar do estado de Connecticut.
 
Os pesquisadores descobriram que os meninos estão mais propensos a consumir bebidas energéticas do que as meninas, e que os garotos negros e hispânicos estão ainda mais suscetíveis ao hábito do que seus colegas brancos. A idade média dos participantes do levantamento foi de 12,4 anos de idade.
 
— Na medida em que o número total de bebidas adoçadas aumenta, também sobe o risco de sintomas de hiperatividade e desatenção entre os nossos alunos de ensino fundamental. E o mais importante: parece que as bebidas energéticas estão à frente dessa associação — disse Jeannette. — Nossos resultados reforçam a recomendação da Academia Americana de Pediatria de que os pais devem limitar o consumo de bebidas açucaradas dos filhos, e que as crianças não devem consumir quaisquer bebidas energéticas.
 
Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender melhor os mecanismos que ligam bebidas açucaradas a hiperatividade, estudos anteriores já tinham mostrado uma forte correlação entre crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) com um desempenho escolar ruim, dificuldade de se relacionar com os colegas e maior susceptibilidade a lesões. Essas associações ainda são pouco estudadas entre as crianças de minorias étnicas, de acordo com Jeannette. Pesquisas anteriores também já mostraram que há um problema de sub-diagnóstico de TDAH em crianças negras e hispânicas.
 
Algumas bebidas adoçadas e energéticos populares entre os alunos contém até 40 gramas de açúcar.
 
Especialistas da área de saúde recomendam que as crianças consumam um máximo de 21 a 33 gramas de açúcar por dia (dependendo da idade). Os alunos que participaram do estudo consumiram, em média, duas bebidas açucaradas por dia, com uma variação de zero a sete bebidas.
 
Além de hiperatividade e desatenção, bebidas açucaradas também têm uma forte relação com obesidade infantil, segundo Jeannette. Bebidas adoçadas com açúcar representam boa parte das calorias extras presentes nas dietas das crianças obesas. Atualmente, cerca de um terço dos estudantes americanos são considerados obesos ou tem sobrepeso.
 
O Globo

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, lançou edital de concurso público para preencher 1.399 vagas em níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 788 a R$ 3.872. O edital está disponível no Diário Oficial do município.

Há vagas para agente comunitário de saúde; auxiliar, técnico e analista em meio ambiente; arquiteto; engenheiro; assistente, técnico e analista em saúde; médico (em diversas áreas); assistente e analista em políticas sociais e econômicas; assistente e analista de suporte a gestão; auditor fiscal tributário; analista de controle interno; e professor. Às pessoas com deficiência, serão reservadas 5% do total de vagas.

As inscrições devem ser feitas no site do Instituto AOCP Concursos Públicos, entre 8h de 26 de janeiro e 23h59 de 4 de março. Também serão disponibilizados dois postos de inscrição presencial para os candidatos que não têm acesso à internet. Um deles ficará no prédio sede da Prefeitura e outro na Agência do Trabalhador de Jaboatão, funcionando das 8h às 14h.

O concurso terá prova objetiva, discursiva e de títulos, todas de caráter classificatório e eliminatório. As provas objetiva e discursiva devem ser aplicadas em 12 de abril de 2015. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Fortaleza - CE

A Prefeitura Municipal de Fortaleza divulgou edital de concurso público para contratação de 622 servidores públicos na área da saúde, do nível médio. Os cargos são de técnico de enfermagem, técnico em higiene dental e auxiliar de saúde bucal. O edital prevê 5% das vagas destinadas a pessoas com deficiência.

As inscrições podem ser feitas de 2 de fevereiro a 8 de março no site Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH).No site, o interessado deve imprimir o boleto bancário de inscrição no valor de R$ 100.

 A seleção será dividida em duas etapas, a primeira com a realização de uma prova objetiva de caráter eliminatório, em 12 de abril, contendo 40 questões de conhecimentos específicos. A segunda etapa consistirá numa análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório.

O vencimento base para os cargos técnicos será em torno de R$ 783,45 sendo acrescido de gratificações como: avaliação de desempenho, atendimento ao nível primário, insalubridade, vale alimentação e vale transporte. A carga horária de trabalho será de 40h semanais. A convocação terá duração de dois anos após a homologação do resultado final, podendo ser prorrogável por igual período, uma única vez.

Prefeitura de Carlos Barbosa - RS

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Carlos Barbosa, na Serra do Rio Grande do Sul. Os salários variam entre R$ 1.290 e R$ 9.794. O processo deve ser feito pela internet até o dia 20 de fevereiro. Os valores para cada inscrição ficam entre R$ 50 a R$ 90, de acordo com cada cargo.

A previsão é de que a prova seja aplicada no dia 22 de março. O edital do concurso está disponível no site da prefeitura.

 Há vagas para os cargos de agente administrativo, agente comunitário e saúde, agente de trânsito, agência fiscal, enfermeiro, engenheiro civil, médico, obstetra pediatra, motorista, entre outras.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3335-3370.

Concurso Prefeitura de Boa Viagem - CE: Farmacêutico e outros

A Prefeitura de Boa Viagem, no interior do Ceará, divulgou edital de concurso público com 543 vagas e salários que variam de R$ 1.009,81 a R$ 9 mil.

As inscrições podem ser feitas entre 10 de fevereiro e 8 de março no site da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A taxa de inscrição é de R$ 70 para os candidatos de nível fundamental, R$ 100 para os de nível médio e R$ 150 para os de nível superior.

Há vagas para cargos de assistente social, coordenador pedagógico, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, odontólogo, professor, psicólogo e terapeuta ocupacional.

A seleção será feita por meio de uma prova de múltipla escola em 12 de abril. As vagas para alguns cargos terão uma segunda etapa, de avaliação de títulos e currículo, em 7 e 8 de maio.

O gabarito deve ser divulgado em 13 de abril, e o resultado final com a lista de aprovados, em 27 de maio. O concurso tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por mais dois anos.

Prefeitura de Belo Horizonte (MG)

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou edital para concurso público. São 246 vagas para agentes comunitário de saúde. O salário é de R$ 795,44.

Para o cargo é preciso ter ensino médio completo e a carga horária de trabalho é de 8 horas diárias e 40 horas semanais, conforme escala a ser definida pela gerência imediata.

As inscrições poderão ser feitas do dia 3 de fevereiro a 19 março de 2015 e a taxa de inscrição tem o valor de R$ 20.

Prefeitura de Antônio Prado - RS

Até o dia 18 de fevereiro de 2015, a Prefeitura de Antônio Prado - RS recebe as inscrições do Processo Seletivo destinado ao preenchimento de 5 vagas, além da formação de cadastro reserva.

As oportunidades são para a função de Agente Comunitário de Saúde, dividido nas áreas 1, 2, 3, 4 e 5, sendo Centro, Colina, Planalto, Aparecida e Panorâmico respectivamente.

Podem concorrer os profissionais que possuem nível Fundamental Completo e curso específico de Formação Básica em Agente Comunitário de Saúde. Os aprovados farão jus à remuneração de R$ 792,92, correspondente a jornada de trabalho de 40h semanais.

Para os interessados, a taxa de participação é de R$ 35,00, e as inscrições são recebidas no site da organizadora Instituto Educacional Terra das Águas (www.ietaconcursos.com.br). Para os que não possuem acesso à internet, um computador está disponível no Sindicato dos Servidores Municipais, localizado na Rua Francisco Marcantônio, nº 57. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30 às 17h.

Esta seleção será efetivada por meio de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático e Conhecimentos Específicos.

O certame tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) abriu dois concursos públicos para um total de 953 vagas em cargos de nível médio/técnico, sendo 365 imediatas e 588 para formação de cadastro de reserva. Os salários vão de R$ 1.342 a R$ 1.751,74.

Do total das oportunidades, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros.
No edital nº 01 são 333 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. As oportunidades de nível médio/técnico são para técnico de enfermagem nas seguintes unidades: Instituto Central, Instituto da Criança, Instituto do Coração, Instituto de Ortopedia e Traumatologia, Instituto de Medicina Física e Reabilitação, Casa da Aids e Serviço de Assistência Médica e Social dos Servidores. O salário será de R$ 1.751,74 para jornada de 30 horas semanais.

No edital nº 02 são 32 vagas imediatas e 620 para cadastro de reserva. As oportunidades de nível médio são para oficial administrativo e oficial operacional. O salário será de R$ 1.342 para jornada de 40 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de fevereiro pelo site www.quadrix.org.br. A taxa é de R$ 42.

A prova será aplicada no dia 1º de março.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período. ... Continuar lendo. 

Mais informações: http://www.concursos.com.br

Concurso Prefeitura de Teodoro Sampaio - SP: Farmacêutico e outras vagas

Foi divulgado o edital n° 001/2015 referente à realização de concurso público para o suprimento de cargos na Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio, no estado de São Paulo. O certame visa preencher 15 vagas imediatas e formar cadastro reserva para futura contratação de profissionais com os ensinos médio e superior, ou que tenham sido ao menos alfabetizado. Os vencimentos ofertados variam de R$ 788,00 a R$ 2.890,92, em carga horária de 17 a 40 horas semanal.

Do total de vagas abertas, cerca de 5% serão reservadas às pessoas com necessidades especiais. A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

Cargos
- Nível alfabetizado: Gari, Servente e Operador de Trator Agrícola;

-Nível médio/técnico: Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia e Topógrafo;

- Nível superior: Professor de Língua Portuguesa, Professor Coordenador de Educação Infantil/Creche, Professor Coordenador de Educação Infantil, Professor de História e Farmacêutico.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 22 de fevereiro de 2015. A taxa de inscrição vai de R$ 26,00 a R$ 50,00.

Provas e Gabaritos
O concurso público terá provas objetivas, aplicadas a todos os candidatos; prova prática para os concorrentes ao cargo de Operador de Trator Agrícola; e avaliação de títulos para os cargos do magistério.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 15 de março de 2015, às 9h, em locais a serem divulgados com antecedência mínima de três dias. O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Floreal - SP realiza processo seletivo para Farmacêutico

A Prefeitura de Floreal, interior do estado de São Paulo, tornou público o edital de processo seletivo nº 001/2015, destinado a suprir uma vaga de nível superior, em seu quadro de funcionários.
 
A chance é para o cargo de farmacêutico, o salário previsto para o contratado é de R$ 2.700,89, e a carga horária a ser desempenhada é de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até as 22h de 27 de fevereiro de 2015, pelo site www.personacapacitacao.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 135,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 15 de março de 2015, em local e horário a serem definidos antecipadamente.
 
Os gabaritos da prova estarão disponíveis no dia seguinte a realização da prova, no seguinte endereço eletrônico: www.personacapacitacao.com.br.

A validade do Processo Seletivo, que está sob a responsabilidade da empresa Persona Capacitação, será de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Corupá - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Corupá, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo nº 01/2015, visando formar cadastro de reservas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. O salário previsto vai de R$ 1.128,82 a R$ 4.107,28, mais auxílio alimentação, que pode chegar até R$ 286,00, de acordo com a jornada de trabalho.
 
As oportunidades são para os cargos de fonoaudiólogo, médico ginecologista, pediatra, nutricionista, odontólogo, operador de máquina I (trator de esteira) e técnico em segurança do trabalho. A jornada de trabalho a ser desempenhada vai de 10 a 44 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 03 de março de 2015, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, das 8h às 12h.
 
Os inscritos serão classificados pela comprovação de escolaridade e comprovação do tempo de serviço na área.

Concurso Prefeitura de Embu das Artes - SP

Por meio do Instituto Zambini, a Prefeitura de Embu das Artes, no estado de São Paulo, abriu o edital de concurso público n° 01/2015, destinado ao provimento 765 vagas, sendo 55 imediatas e 710 para cadastro de reserva. As vagas são distribuídas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, contemplando candidatos de vários níveis e áreas. O salário ofertado pode chegar até R$ 3.614,06, a depender do grau de escolaridade do aspirante à vaga. 
 
As oportunidades são para agente municipal, enfermeiro, médico (clínico geral, do trabalho, ginecologista, infectologista, neurologista, pediatra, psiquiatra e socorrista), motorista, professor, sepultador e topógrafo. 
 
As inscrições serão realizadas pela internet, no período das 10h do dia 10 de fevereiro às 22h do dia 12 de março de 2015, no endereço eletrônico www.zambini.org.br. As taxas variam de R$ 25,90 a R$ 98,90, de acordo com a função escolhida. 
 
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 12 de abril de 2015. A convocação dos candidatos para as provas objetivas, indicando horário e local de provas poderá ser verificada nos sites www.zambini.org.br e www.embudasartes.sp.gov.br, afixadas no quadro de avisos da sede da Prefeitura e seu aviso será publicado no Diário Oficial do Estado – DOE. 
 
O gabarito sairá na data provável de 13 de abril de 2015, por meio do site www.zambini.org.br. A divulgação da classificação final será na data prevista de 05 de junho de 2015. 
 
O concurso terá validade de 2 anos, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura de Embu das Artes, a contar da data da homologação do certame.

Concurso FUSAM de Caçapava - SP

A Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava - FUSAM, estado de São Paulo, publicou o edital nº 001/2015 de concurso público. O concurso está sob a responsabilidade da Persona Capacitação e, de acordo o edital, o salário varia de R$ 1.122,00 a R$ 7.160,44, em carga horária que vai de 20 a 44 horas semanal.
 
São oferecidas cinco vagas para candidatos de níveis médio, técnico e superior, além de formar cadastro de reserva, nos cargos de Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Eletricista, Farmacêutico, Médicos (Angiologista, Cardiologista, Clínico Geral - Clínica Médica, Clínico Geral - Plantonista, Ginecologista/Obstetra - Plantonista, Hematologista, Infectologista, Intensivista - Plantonista, Nutrólogo, Ortopedista, Otorrino, Pediatra - Plantonista, Radiologista, Ultrassonografista, Urologista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática, Técnico de Nutrição e Técnico Imobilização Ortopédicas.
 
As inscrições serão aceitas exclusivamente pela internet, no site www.personacapacitacao.com.br, a partir do dia 10 de fevereiro até as 22h de 27 de fevereiro de 2015.
 
O valor da taxa de inscrição para empregos que exigirem nível fundamental é de R$ 20,00, já para os de nível médio e superior é de R$ 25,00 e R$ 28,00, respectivamente.
 
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 29 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados por meio de edital de convocação.
 
O gabarito oficial provavelmente será divulgado no dia 01 de abril de 2015, pelo site www.personacapacitacao.com.br.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da FUSAM - Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava.

Concurso Prefeitura de Nova Resende - MG

A Prefeitura de Nova Resende, no estado de Minas Gerais, publicou o edital n° 01/2015 de concurso público, destinado ao provimento de 46 vagas. Há chances para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 6.955,00 em carga horária de até 40 horas semanais.

Do total de vagas, três serão reservadas para pessoas com deficiência. O concurso público será organizado pela empresa Tendência Assessoria e Consultoria.
 
As funções a serem preenchidas são de borracheiro, motorista, padeiro, agente comunitário de saúde, agente de combate a vetores, auxiliar de consultório dentário, instrutor musical, técnico do bolsa família, auxiliar de enfermagem, auxiliar de secretaria escolar, monitor da educação básica, assistente social, enfermeiro - PSF, farmacêutico, médico para PSF, médico pediatra para ambulatório, professor de arte, professor de educação infantil, professor de língua estrangeira moderna – inglês, professor de língua portuguesa, psicólogo e supervisor pedagógico.

As inscrições serão realizadas no período de 02 a 31 de março de 2015, na sede da prefeitura, situada na Rua Coronel Jaime Gomes, Nº 58 - Centro - Nova Resende/MG (exceto sábados, domingos e feriados), no horário de 12h às 17h. As taxas variam de R$ 10,00 a R$ 250,00 de acordo com o emprego escolhido.

Será admitida também a inscrição via internet, no endereço www.tendenciaconcursos.com.br, desde que solicitada até as 23h59 do dia 31 de março de 2015 (horário oficial de Brasília/DF). O pagamento deverá ser efetuado até o dia 01 de abril de 2015.

As provas objetivas e práticas serão realizadas no município de Nova Resende, provavelmente no dia 26 de abril de 2015. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Nova Resende e disponíveis no site: www.tendenciaconcursos.com.br, a partir do dia 23 de abril de 2015, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas de múltipla escolha.

A divulgação do gabarito oficial sairá na data prevista de 27 de abril de 2015, no site: www.tendenciaconcursos.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Nova Resende. Já a homologação do resultado final será no dia 08 de junho de 2015, também na sede da Prefeitura.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, por ato do Chefe do Executivo, caso haja interesse.

Concurso Prefeitura de Saloá - PE

Com 134 vagas a cargos destinados a profissionais de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Saloá, no Pernambuco, fez saber que realizará um grande concurso público, organizado pelo Instituto ADM&TEC, a fim de compor o seu quadro de servidores.
 
As vagas são distribuídas em cargos de operador de máquinas, agente de serviços gerais, agente de limpeza urbana, coveiro, auxiliar de serviços gerais educacional, técnico de enfermagem, atendente de consultório dentário, técnico de laboratório, técnico de farmácia, recepcionista hospitalar, assistente administrativo, professor com magistério, assistente social, veterinário, odontólogo, farmacêutico, médico (pediatra, clinico geral, plantonista e generalista), nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, biomédico/citapatologista, enfermeiro e professor com licenciatura em diversas áreas.
Do total de vagas ofertadas, duas são destinadas à contratação de portadores de necessidades especiais. A proposta salarial varia de R$ 7,84 a hora até R$ 3.000,00 mensal, conforme cargo pleiteado. Já a jornada de trabalho é de 40 horas por semana.
 
Quem tiver interesse em concorrer a uma das vagas deve acessar os sites www.saloa.pe.gov.br ou www.admtec.org.br, até o dia 29 de março de 2015, para efetuar a inscrição. No entanto, a mesma só será confirmada após a confirmação do pagamento da taxa, que varia de R$ 40,00 a R$ 80,00.
 
O concurso será composto por avaliação de títulos e prova objetiva e prática. Os títulos serão recebidos durante o prazo de inscrição. A prova objetiva está agendada para ocorrer no dia 5 de abril de 2015, em local a ser informado brevemente. Quanto à prova prática, estima-se que sua aplicação seja no dia 8 de abril de 2015, a partir das 8h.
 
O gabarito preliminar provavelmente será disponibilizado ainda no dia de realização da prova escrita, já o resultado final, é aguardado para o dia 10 de abril de 2015.

Processo Seletivo CAISM Água Funda - SP

De 19 de fevereiro a 11 de março de 2015, o Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental Dr. David Capistrano da Costa Filho (CAISM), de Água Funda, em São Paulo, realizará inscrições para a seleção que resultará na contratação de dois médicos psiquiatras. O comunicado foi feito através do edital nº 001/2015 de processo seletivo simplificado.
 
Os interessados deverão efetuar inscrição junto à Gerência de Recursos Humanos, situada à Avenida Miguel Stéfano, nº 3030, em frente à entrada principal do Jardim Botânico de São Paulo.
 
A proposta salarial inicial é de R$ 1.590,00, valor que será acrescido de até R$ 2.010,00, em jornada semanal de 12 horas. A escolha dos profissionais se dará por análise curricular.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, improrrogável, a partir, ou até mesmo antes de seu vencimento, em razão da homologação de concurso público.
 
A íntegra do edital foi publicada no site do Diário Oficial da União, datada de 7 de fevereiro de 2015, seção I, páginas 133 e 134.

Ministério da Saúde alerta para riscos de fraturas no período do Carnaval

Grandes aglomerações de foliões e excessos no consumo de álcool podem resultar em lesões, escoriações, luxações e até graves fraturas
 
Época de alegria e de folia nas ruas, o carnaval também é um período de muitos excessos, do consumo exagerado de bebidas alcóolicas a brincadeiras desagradáveis. Atento a isso, o Ministério da Saúde alerta que essas situações podem contribuir para que ocorram brigas e confusões em blocos, bailes, escolas de samba, entre outros locais com aglomeração de pessoas. Especialista em trauma do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) explica que as consequências de uma briga de rua, por exemplo, são inúmeras, como lesões, escoriações, entorses, luxações e até graves fraturas.

“Nestas situações, a cabeça e o rosto são as áreas do corpo mais atingidas, podendo produzir fraturas no nariz ou nos ossos da face, deixando a vítima da agressão desacordada”, explica o chefe do Centro de Trauma do Into, o ortopedista Leonardo Rocha. Os ferimentos podem ser provocados por chutes, socos, cabeçadas e materiais contundentes ou perfurantes, como facas, garrafas, pedaços de madeira, entre outros objetos.

Segundo o médico, os agressores também podem não ficar ilesos ou ter sérias complicações e infecções; fraturas de mão, que são tratadas com imobilização; e de antebraço, devido ao movimento de defesa corporal. As fraturas nos ossos da perna ocorrem devido a chutes ou a objetos contusos. Há ainda lesões graves na pele provocadas por fratura exposta, que podem acarretar em infecção óssea e devem ser tratadas de emergência com cirurgia para descontaminação das feridas e estabilização da fratura.

“Os casos podem variar muito, mas todas as lesões produzem algum tipo de sequela, sejam cicatrizes físicas ou psicológicas, podendo gerar ainda limitações funcionais temporárias ou permanentes. O tratamento poderá ser simples, como os cuidados dos ferimentos ou até mesmo ter a necessidade de intervenções cirúrgicas”, destacou.

Para o especialista, as pessoas devem evitar, ao máximo, atitudes violentas e confusões nestes eventos. Não se envolver em brigas nem para separar, pois poderá se machucar. Mas se porventura a agressão acontecer, procure o atendimento médico de emergência mais próximo e não utilize produtos sem orientação de um profissional de saúde.

Por Maria Beatriz Fafiães - Into
Atendimento à Imprensa
(21) 2134 5145
 
Portal Saúde

CRF não pode fiscalizar produtos alheios ao ramo farmacêutico em drogarias

Decisão entende que a vigilância sanitária é responsável por verificar os padrões sanitários dos produtos

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) não é competente para fiscalizar a comercialização de produtos alheios ao ramo farmacêutico em drogarias. Com esse entendimento, a juíza federal da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Eliana Borges de Mello Marcelo, negou seguimento a agravo de instrumento interposto pela autarquia federal que pretendia realizar notificação a uma rede de farmácias referente a comércio de produtos não farmacêuticos.
 
A decisão, publicada em dezembro, está embasada em jurisprudência Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do TRF3 e acrescenta que é o órgão de vigilância sanitária que tem como atribuição licenciar e fiscalizar as condições de funcionamento das farmácias e drogarias, no que se refere à observância dos padrões sanitários relativos ao comércio exercido, especialmente, o controle sanitário da venda de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos.
 
Ao negar a concessão de efeito suspensivo e o provimento do agravo, a juíza federal convocada citou a jurisprudência pacificada que entende que o Conselho Regional de Farmácia é o órgão competente para fiscalização das farmácias e drogarias, somente quanto à verificação de manterem profissional legalmente habilitado durante todo o período de funcionamento dos estabelecimentos.
 
Tribunal Regional Federal da 3ª Região / Guia da Farmácia

Como ajudar pacientes com a dor causada pela diabetes

Cremes tópicos com capsaicina podem aliviar os sintomas

O diabetes tem tratamento, mas a dor da neuropatia diabética, consequência de glicemia elevada por anos, é de difícil solução. Ela diminui a sensibilidade nas pernas, provoca dormência e câimbras e é seguida da dor localizada causada por alterações nas fibras nervosas das extremidades.
 
Apesar da grave queda na qualidade de vida que provoca, a neuropatia diabética permanece subdiagnosticada e subtratada, relatam Saad Javed e colegas da Universidade de Manchester, Reino Unido, na revista "Therapeutic Advances in Chronic Disease". Tratamentos que restabelecem a rigidez dos nervos estão em testes, mas nenhum ainda é satisfatório, dizem os autores. O tratamento sintomático ainda é o grande desafio.
 
Medicamentos que atuam sobre o sistema nervosos central, como os antidepressivos e antiepilépticos, devem ser recomendados. Cremes tópicos com capsaicina, componente ativo da pimenta vermelha, podem diminuir a dor, mas também causam provocar irritação ou queimadura.
 
Folha de São Paulo

Para alertar sobre sexo seguro, ministério usa perfis falsos em aplicativos

Aplicativos de smartphones usados para marcar encontros casuais entraram neste ano na mira da campanha de prevenção do Ministério da Saúde contra doenças sexualmente transmissíveis (DST)
 
Para conscientizar usuários dispostos a ter relações sexuais sem camisinha, o ministério divulgou ontem (9) perfis falsos em dois aplicativos, alertando quem interagir com eles buscando um encontro desprotegido. 
 
Os aplicativos escolhidos foram o Tinder, que tem público de todas as orientações sexuais, e o Hornet, usado principalmente por homens que fazem sexo com outros homens.
 
"Precisamos chegar ao público jovem, tanto o heterossexual quanto o homossexual, em uma linguagem direta, informativa e esclarecedora, que convoque os adolescentes e jovens a fazerem sexo com segurança", disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ao participar hoje (9) da divulgação da campanha de prevenção às DST/aids, na quadra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, na zona norte do Rio.
 
Cinco perfis foram criados nos aplicativos, três de homens e dois de mulheres. Na descrição, os usuários fake, como são chamados na linguagem dos internautas, declaram-se dispostos a sexo "sem camisinha e sem frescura", o que atraiu outros usuários dos aplicativos. Quando os usuários interagiam, no entanto, o perfil se declarava falso e alertava para a necessidade de não abrir mão do sexo seguro.
 
O ministro destacou que a campanha faz parte de um conjunto de novas estratégias para combater o avanço da epidemia de aids. Desde 1º de dezembro, o ministério adotou uma política de também encarar como prevenção a execução de testes rápidos e o tratamento imediato assim que a presença do vírus é detectada.
 
"O tratamento também passa a ser prevenção", disse o ministro, ao explicar que, quando um soropositivo é diagnosticado e tratado, a transmissão do vírus é interrompida no momento em que a carga viral fica indetectável no sangue.
 
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro também lançou ontem (9) sua campanha de prevenção às DSTs, em parceria com a Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual (Ceds) da Prefeitura do Rio. Com o título de "A aids não tem cara e não tem cura – use camisinha", os órgãos querem conscientizar a população de que não existem grupos de risco, e, sim, comportamentos de risco, como deixar de usar a camisinha em relações sexuais.
 
Ele alertou a população para a necessidade de fazer a profilaxia pós-exposição a situações de risco.
Em caso de sexo sem camisinha, ou quando o preservativo estourar, é possível conter a infecção pelo vírus HIV procurando com urgência uma unidade de saúde e iniciando o tratamento com antiretrovirais, que dura cerca de um mês, disse Tufvesson.

Além disso, Tufvesson recomenda que se faça o teste para HIV com regularidade semestral para qualquer pessoa com vida sexualmente ativa: "A prevenção é responsabilidade de cada um."
 
"Isso nos fez muito mal, e pessoas deixaram de se prevenir por se achar fora do grupo de risco, pensando, 'eu não sou gay, e não uso drogas, então, não preciso me prevenir'", disse o coordenador da Ceds, Carlos Tufvesson.

Agência Brasil

Ministério da Saúde anuncia novo edital de residências em medicina de família

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou ontem (9), no Rio de Janeiro, novo edital que irá financiar cerca de 300 bolsas de residência na área de medicina geral de família e comunidade, pagas por instituições, estados e municípios com recursos próprios
 
“Sabemos como é difícil para algumas prefeituras, instituições e governos estaduais manter por conta própria, com qualidade, a oferta de  bolsas de residência. Vamos possibilitar que esses programas tenham financiamento bancado pelo Ministério da Saúde, permitindo a ampliação do número de vagas, tanto para aqueles que já atuam, como para quem tope ofertar residências”, comentou.
 
O secretário de Saúde municipal, Daniel Soranz, adiantou que pretende pleitear o financiamento das 40 vagas de residência em medicina de família que a prefeitura paga por conta própria. Ele explicou que a prefeitura oferece 730 bolsas de residência, sendo 100 vagas em medicina de família e comunidade, com salário de R$ 10 mil, para torná-la mais atrativa.
 
“Nenhuma outra residência tem dificuldade para prover candidatos. Precisamos de mais 800 profissionais na área de família e comunidade, que tem o maior déficit na rede. Essa complementação é um atrativo financeiro para que os médicos de família venham para o Rio de Janeiro”. O secretário explicou que espera com isso mudar a cultura brasileira de formação médica centrada no hospital, que causa a carência de médicos na atenção básica. O Rio tem 49% de cobertura do Saúde da Família, e a meta da prefeitura é chegar a 70% até 2016.
 
O edital será aberto hoje (10), no site do ministério, e ficará aberto durante o mês de fevereiro. Segundo Chioro, amanhã também será anunciado no site o resultado do edital do Programa Nacional de Bolsas para Residência em Área Profissional da Saúde (Pró-Residência em Saúde-2015) que ofereceu 1.048 bolsas para candidatos ao primeiro ano, sendo 25% delas para a área de família e comunidade. Até o momento foram disponibilizadas mais de 5,5 mil bolsas de residência em todo o país.
 
O secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Heider Pinto,  informou que todos os pedidos por bolsas na área de família e comunidade do edital Pró-Residência em Saúde foram aprovados. “Tanto as vagas novas como as de expansão. Além disso, todas as residências foram aprovadas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e, no caso do Sudeste, o Espírito Santo, onde temos um vazio de formação em residência”, disse ele. No restante do país foram aprovadas bolsas nas 27 áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde, como dermatologia e anestesia.
 
O edital aprovou mais dez bolsas para instituições na capital fluminense e 42 no estado. O financiamento federal em todo o Rio alcança 130 bolsas no primeiro ano. Os valores mensais são de aproximadamente R$ 3 mil por mês. Ao todo, o ministério investiu R$ 37,7 milhões para o pagamento das novas bolsas de residência médica.
 
O ministro da saúde ressaltou que investir na qualificação de novos cursos de medicina, de forma descentralizada, é uma das prioridades do governo. A meta do governo é criar 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina até 2017, com ênfase nas cidades sem faculdades com essa especialidade. Já foram autorizadas mais de 4,4 mil vagas desde a promulgação da Lei dos Mais Médicos, em outubro de 2013.
 
Agência Brasil

Cúrcuma pode reduzir sintomas da depressão

Cúrcuma pode reduzir sintomas da depressão Divulgação/DivulgaçãoA cúrcuma é uma planta asiática cuja principal característica é a forte cor amarela do pó obtido a partir da raiz
 
Pesquisadores da USP e da Unicamp associaram o consumo do pó de cúrcuma à redução da depressão. Também conhecida como açafrão-da-índia, a cúrcuma é uma planta asiática cuja principal característica é a forte cor amarela do pó obtido a partir da raiz.
 
— A cúrcuma, mostrou-se como um alimento promissor, capaz de reduzir alguns comportamentos análogos à depressão humana, em animais submetidos a um modelo experimental para avaliação de substâncias antidepressivas — conta Gizele Barankevicz, responsável pelo estudo.
 
A pesquisa foi realizada com ratos. Os cientistas aplicaram um teste de natação forçada nos animais — os roedores são colocados em um tanque de acrílico com água para avaliar a imobilidade.

Leia também:

Os benefícios dietéticos da cúrcuma

Componente do curry pode ajudar em tratamento contra câncer

Tempero Curry pode ajudar a matar células cancerosas

Saiba quais são os alimentos que queimam calorias e ajudam a emagrecer
 
De acordo com os resultados, os ratos que não consumiram cúrcuma apresentaram um comportamento típico deprimido, não tentando fugir da situação.
 
Já os que consumiram a especiaria tiveram uma redução do comportamento semelhante à depressão.
 
Ao receberem o tratamento, eles tentavam a todo momento nadar e fugir da situação de risco, indicando que o composto preveniu o comportamento depressivo.

Zero Hora