Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Polícia investiga grupo que transmite HIV de propósito

Grupo ensina técnicas para fazer sexo sem proteção ou
furar o preservativo
Secretário da Segurança Pública mobilizou a área de inteligência em internet da polícia 
 
A Polícia Civil vai abrir inquérito e fará investigações online de grupos de homossexuais que transmitem o vírus da Aids para parceiros sexuais propositalmente. A prática foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo no domingo. O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, mobilizou a área de inteligência em internet da polícia para tentar identificar donos dos blogs que compartilham dicas de como contaminar outras pessoas sem serem percebidos.

O pedido foi feito pelo secretário da Justiça e da Defesa e Cidadania, Aloísio de Toledo César. Em conversa com Moraes, ele pediu rigor nas investigações do que classifica como um "ato horrorizante".
 
— Entendo que a homossexualidade é uma opção pessoal que deve ser respeitada, mas não se pode admitir, em hipótese nenhuma, que pessoas de baixo nível moral se esforcem para transmitir o HIV a outras.

Disfarce
Segundo Toledo, Alexandre de Moraes orientou as equipes do Dipol (Departamento de Inteligência da Polícia Civil) para agirem disfarçadamente na identificação dos grupos. Serão analisados salas de bate-papo, páginas na internet, blogs e até clubes e saunas de sexo.

— Combinamos de estimular todas as ações que possam evitar que essas pessoas continuem a retransmitir o vírus de forma criminal. Quando a transmissão se aperfeiçoa dessa forma dolosa, o entendimento da Justiça é de que a figura jurídica configura como uma tentativa de homicídio, com pena mais grave.
 
Segundo o artigo 130 do Código Penal, a pena para quem transmite o vírus sem o consentimento do parceiro é de até quatro anos de prisão.

Dicas
A investigação da polícia começa depois que o Estado divulgou que adeptos da modalidade bareback, na qual homens gays transam com parceiros sem camisinha, têm compartilhado técnicas para fazer sexo sem proteção ou furar o preservativo. Conhecidos como o "clube do carimbo", divulgam fotos, vídeos e dicas com o "passo a passo" da contaminação.

Em uma das páginas, as frequentes postagens alertavam que o carnaval e as férias escolares são momentos propícios para "carimbar" (quando o soropositivo retransmite o vírus), principalmente os jovens. Para os secretários, os criminosos só serão identificados se as vítimas denunciarem, como avalia Toledo. 
 
— São casos complicados e muitas vezes são escondidos pelas próprias famílias. Para facilitar o processo de investigação, é necessária a denúncia dos casos à Polícia Civil.

J.S., de 67 anos, é moradora de São José dos Campos. O sobrinho, de 46, é soropositivo há mais de duas décadas. Segundo ela, a família inteira sabe que ele retransmite o vírus aos parceiros sexuais sem consentimento.
 
— Ele falsifica todos os exames e mantém sites de encontro na internet. A nossa família sabe, e é totalmente negligente nesse assunto. Meu desejo é denunciá-lo, porque não queria que um filho meu fosse infectado desse jeito.

Criminalização
Para as entidades que trabalham na prevenção da Aids, a criminalização não é a melhor solução. Para Salvador Pereira Correa Junior, coordenador executivo da Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids), criminalizar o ato da transmissão pode afastar as pessoas do teste e prejudicar a prevenção da doença.
 
— Seria quase impossível você conseguir provar que a pessoa transmitiu o HIV intencionalmente. Poderia, por exemplo, um ex-companheiro se vingar e dizer que foi intencional. Prender esse grupo causa muito mais pânico moral do que medida efetiva. O que não significa que nós somos a favor de qualquer tipo de transmissão intencional. Mas essa não é a saída.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
R7

Pela primeira vez, cientistas dos EUA conseguem, in vitro, alongar a ponta dos cromossomos humanos, estruturas cuja redução do tamanho está diretamente ligada ao envelhecimento

É assustador e intrigante, mas nunca a ciência esteve tão perto do que pode ser a fonte da juventude
 
Na literatura e na história, são incontáveis as expedições e as batalhas travadas na busca pela eternidade. Pouco sabiam eles que o segredo estava dentro de cada um, na pontinha dos 46 cromossomos que compõem o material genético de uma pessoa. Esse finalzinho que vai sendo consumido ao longo da vida é chamado de telômero.
 
De acordo com as mais recentes investigações, ao analisar o tamanho dele, seria possível descobrir quanto tempo um indivíduo está “programado” para viver. Mas, se tudo está terminado quando acabam os telômeros, por que não descobrir uma forma de estender esses pedacinhos e aumentar o tempo de vida de cada célula?

Essa foi a missão da cientista Helen Blau, diretora do Laboratório Baxter para Biologia de Células-Tronco do Departamento de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia. E, para ela, o ditado se confirma: missão dada é missão cumprida. Em laboratório, Blau aumentou a extensão de telômeros em células humanas in vitro. O método consiste na utilização de microRNA modificado capaz de penetrar no núcleo celular e codificar a produção da enzima telomerase transcriptase reversa (TERT), que aumenta o comprimento dos telômeros por adição de repetições de DNA.
 
Quatro grupos de células foram separados para o experimento. O primeiro recebeu micro-RNA modificado que codifica a TERT. Os outros três funcionaram como controle: um teve o micro-RNA que codifica uma forma inativa da TERT, outro recebeu uma solução na qual é entregue TERT e o último nenhum tratamento. Em alguns dias, os telômeros do primeiro grupo foram alongados rapidamente e os dos outros grupos não se alteraram. “Ficamos surpresos e satisfeitos com a rapidez que o micro-RNA/TERT estende telômeros”, comemorou Blau.

A estratégia, publicada na última edição do Jornal da Federação Americana de Sociedades de Biologia Experimental (Faseb), foi testada em alguns tipos de células, incluindo fibroblastos (sintetizadores de proteínas, colágeno e elastina) e mioblastos (célula percursora das fibras musculares). Agora, será avaliada em células-tronco pluripotentes com capacidade de se autorenovar, de se dividir indefinidamente e, principalmente, de se diferenciar em vários tipos de células. “Em fibroblastos, mais de uma década de encurtamento dos telômeros foi revertida em poucos dias, sugerindo que a terapia pode ser breve e excepcional”, completou.

Risco de câncer
Consequentemente, os que receberam o composto completo foram também capazes de sofrer mais divisões celulares. Esse é o ponto em que deve haver o maior cuidado. É importante para a segurança potencial dessa abordagem que os telômeros retomem o processo de encurtamento pela divisão celular após a extensão, garantindo, assim, que, devido ao tratamento curto, as células não sejam imortalizadas. Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, Lavinia Schuler-Faccini, esse é o processo que acontece no câncer. “As células tornam-se imortais por várias razões, já sabemos que a telomerase, por exemplo, continua funcionando muito bem. A célula cancerígena não envelhece, fica jovem para sempre.”

Ela lembra o exemplo clássico de um conjunto de células apelidadas de Hela, nome inspirado no nome da dona do material, Henrietta Lacks. As células da mulher foram recolhidas poucos meses antes de ela morrer, em 1951, e, por mais que seja difícil de acreditar, continuam vivas e se multiplicando. “E são importantíssimas para vários estudos”, ressalta Lavinia Schuler-Faccini. “Isso porque dois dos fatores envolvidos nessa imortalização das células do câncer são a telomerase e a manutenção infinita dos telômeros. Não é só isso, mas essa é uma etapa importante no envelhecimento da célula de qualquer indivíduo.”

Os telômeros servem como “tampas protetoras” para cromossomos, ajudando a manter o DNA saudável e funcionando enquanto se replica. Porém, essas terminações de proteção se tornam mais curtas e, com o tempo, não são mais capazes de proteger o DNA de sofrer danos e mutações. Em outras palavras, as células começam a apresentar erros que indicam o envelhecimento.

“É uma faca de dois gumes. Uma coisa é manter a longevidade e outra é não deixar elas se tornarem cancerígenas. Vamos imaginar, por exemplo, as células de colágeno, que são daquele tecido que vai ficando velhinho, tornando a pele molinha e com rugas. Se conseguirmos manter de forma controlada uma telomerase mais ativa só nessas células, pode ser que elas tenham mais longevidade ou mesmo não viver mais tempo, mas mais tempo sem rugas”, pondera Lavinia.
 
Para saber mais
Influência também dos bons hábitosUm pequeno estudo-piloto publicado na edição de 16 de setembro de 2013 da Lancet Oncology indicou, pela primeira vez, que mudanças na dieta, nos exercícios físicos, no controle do estresse e no apoio social podem resultar em telômeros mais longos. Esse foi o primeiro ensaio controlado para mostrar que qualquer intervenção pode alongar as pontas dos cromossomos ao longo do tempo. A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco e do Instituto de Pesquisa de Medicina Preventiva em Sausalito, na Califórnia. A equipe liderada por Peter Carroll investigou o efeito das escolhas sobre dieta e o estilo de vida com base em critérios de saúde e doença. Os pesquisadores acreditam que os resultados vão inspirar estudos maiores para testar a validade das conclusões.

Técnica tem efeito temporário
A técnica desenvolvida no laboratório de Helen Blau tem uma importante vantagem sobre outros métodos potenciais contra o envelhecimento: ela é temporária. O RNA modificado é projetado para reduzir a resposta imunológica da célula e permitir que a mensagem de codificação da enzima telomerase transcriptase reversa (TERT), que aumenta o comprimento dos telômeros, permaneça um pouco mais do que uma mensagem não modificada poderia ficar. Mas ele se dissipa e desaparece dentro de em média 48 horas.

Após esse período, os telômeros recém-alongados começam a diminuir progressivamente de novo, com cada divisão celular. “Ficamos surpresos e satisfeitos que a terapia funcionou porque a TERT é altamente regulada e deve se ligar a outro componente da telomerase”, diz John Ramunas, também da Universidade de Stanford.

Segundo ele, as tentativas anteriores de aumentar a longevidade dos cromossomos com a mesta técnica causou resposta imune à telomerase, o que poderia ser nocivo. “Em contraste, a nossa técnica é não imunogênica (não induz uma reação imunológica). ” Métodos transitórios de estender os telômeros atuam lentamente, ao passo que o desenvolvido em Stanford age apenas durante alguns dias para reverter o encurtamento do telômero. “Isso sugere que um tratamento usando o nosso método poderia ser breve e pouco frequente.”
 
Saúde Plena

Ir à sauna com frequência faz bem à saúde e prolonga a vida

Reprodução: Os homens que vão à sauna regularmente vivem
mais e têm uma saúde melhor.
Risco de infarto diminui 63% para quem frequenta sauna de quatro a sete vezes por semana
 
Os homens que vão à sauna regularmente vivem mais e têm uma saúde melhor, reduzindo os riscos de infartos, segundo um estudo realizado na Finlândia e publicado nesta segunda-feira (23) em uma revista americana especializada.
 
O estudo, que foi realizado com 2.315 homens entre os 42 e 60 anos, ao longo de 21 anos, mostra que o risco de morte súbita por infarto é 22% menor entre aqueles que vão à sauna duas ou três vezes por semana. O risco diminuiu para 63% entre aqueles que vão de quatro a sete vezes por semana, acrescentaram os autores da pesquisa publicada na revista médica americana JAMA.
 
No que se refere ao risco de morte por doenças coronárias, o percentual é de 23% a 48% inferior naqueles que vão à sauna com frequência.
 
O risco de morrer por infarto é 27% menor para os homem que vão às saunas entre duas e três vezes por semana, e 50% menor para quem vai quatro e sete vezes por semana, em comparação com quem vai uma vez por semana.
 
Segundo os pesquisadores, o risco de morrer por qualquer causa é de 24% para quem vai de duas a três vezes à sauna, e de 40% para quem vai de quatro a sete vezes.
 
A frequência entre as sessões também estabelece uma diferença, de acordo com o estudo. Para os homens que ficam menos de 11 minutos dentro da sauna, o risco de morrer por uma crise cardíaca é de 7% maior do que aqueles que passam entre 11 e 19 minutos. Quanto maior o tempo, menor o risco.
 
"Outros estudos são necessários para determinar o potencial mecanismo que relaciona a saúde cardiovascular e os banhos de sauna", afirmaram os autores da pesquisa.
 
A doutora Rita Redberg, da Universidade da Califórnia, em San Francisco, disse ignorar "por que os homens que vão com frequência à sauna vivem mais", mas "está claro que é uma boa forma de passar o tempo", comentou em um editorial publicado na revista.
 
AFP / Terra

Seu filho chupa o dedo? Saiba como combater esse hábito

O hábito de chupar o dedo, aparentemente inofensivo, pode trazer danos para a saúde bucal tão sérios quanto o uso da chupeta e da mamadeira.  Foto: Denniro / Shutterstock
O hábito de chupar o dedo, aparentemente inofensivo,
pode trazer danos para a saúde bucal tão sérios quanto o
uso da chupeta e da mamadeira
Especialista dá dicas para que pais e profissionais possam interromper esse hábito capaz de entortar os dentes e atrapalhar a fala das crianças
 
Durante os primeiros seis meses de vida, a criança começa a descobrir seu corpo e ter a capacidade de levar a mão à boca, e é aí que pode surgir a mania de chupar o dedo. Porém, esse hábito, aparentemente inofensivo, pode trazer danos para a saúde bucal tão sérios quanto o uso da chupeta e da mamadeira. 
 
“O hábito de chupar a mão ou do dedo costuma se intensificar por volta dos quatro meses. Isso acontece porque a criança tem necessidade de exercitar os músculos da face que muitas vezes, por a mãe ter leite em abundância, não são tão exigidos durante a amamentação e aí acaba “sobrando” uma necessidade a mais de sugar”, diz Rosana Possobon, odontopediatra e coordenadora do CEPAE (Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais). 
 
Segundo a especialista, assim que a mãe perceber esse hábito deve tentar interrompê-lo o mais rápido possível. “Quanto mais tempo e maior frequência de sucção, maiores serão os problemas bucais. Chupar o dedo altera os músculos da língua e da face, pode levar a alterações de fala, de deglutição e necessidades de correção ortodôntica”, diz Rosana. 
 
Mas como interromper esse hábito?
Rosana explica que as estratégias a serem seguidas pelo odontopediatra podem e devem ser diferentes em cada caso e em cada faixa etária. E elas também diferem quanto à prevenção ou interrupção do hábito. Com base nisso, a especialista listou algumas dicas gerais que podem ajudar pais e profissionais nessa batalha.
 
- A amamentação correta ajuda muito na diminuição da mão na boca, ato que pode iniciar a mania de chupar o dedo.

 - Não tente eliminar esse hábito oferecendo a chupeta ou a mamadeira para a criança. Segundo Rosana, fazendo isso a mãe apenas está trocando um problema pelo outro. “Muitas mães acreditam ser mais fácil interromper o hábito da chupeta, com os filhos maiores, do que o de chupar o dedo, mas nem sempre é assim”, diz a especialista. 

 - No caso das crianças que chupam o dedo enquanto dormem, os pais devem ficar atentos para tirar sutilmente a mão dela da boca. Uma boa dica é dar um bichinho que ela possa abraçar ou segurar enquanto dorme.

 - Diga à criança que ela deve tirar o dedo da boca para falar com você ou com qualquer outra pessoa alegando que não dá para entender o que ela fala desta forma. 

 - Motive a criança quando ela não estiver praticando o hábito com passeios, brincadeiras e parabenizações e reforce que ela fica muito mais bonita sem o dedo na boca. 

 - Distraia a criança com atividades que requerem o uso da fala (como cantar e soletrar) e da mão (como pintura, desenho, modelagem de massa).

 - Mostre que pessoas que ela admira não chupam o dedo, sem fazer comparações que humilhem a criança.

 - Brinque de pintar as unhas, colar adesivos, amarrar laços de fita ou fazer desenhos com caneta nas mãos. 

 - E por último, se a criança já for maiorzinha tente explicar, na linguagem dela, que as mãos, mesmo lavadas, possuem bichinhos que podem causar doenças e por isso, colocá-las na boca não é uma boa opção. 
 
Terra

Programa de Aids recruta ativistas, gays, travestis e usuários de drogas para fiscalizar ações do SUS

Governo quer formar lideranças dessas populações para acompanhar políticas no tratamento da doença
 
Brasília - O Ministério da Saúde, em parceria com três organismos da ONU, está recrutando 50 jovens, entre 18 e 26 anos, para atuarem no acompanhamento de ações nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e no controle social do tratamento de pacientes com HIV/Aids.

O Programa de Aids do ministério quer avaliar como está se dando esse atendimento. Os interessados precisam ser ativista, militante e fazer parte de populações consideradas chaves para essa tarefa, como pessoas vivendo com HIV/Aids, gays e outros homens que mantêm relações sexuais com homens, travestis e transexuais, profissionais do sexo e usuários de drogas e pessoas que atuam em políticas de redução de danos.
 
O curso foi batizado de "Formação de novas lideranças das populações-chaves visando o controle social do SUS no âmbito do HIV/Aids", que será realizado em Brasília em maio. O objetivo é que, depois de preparados, esses agentes acompanhem a execução e fiscalizem as políticas de saúde.
 
No formulário de inscrição, os jovens interessados, entre outros dados, preenchem qual seu sexo biológico - masculino, feminino ou intersexual -; a identidade de gênero - travesti, mulher transexual, homem transexual -; sua orientação sexual - heterossexual, homossexual, bissexual, pansexual, assexual; se faz uso da cadeira de roda, se apresenta alguma mobilidade reduzida e se tem alguma restrição alimentar.
 
O interessado também precisa comprovar habilidades potenciais de liderança para se tornar um ativista social em saúde. Anexo ao currículo, o candidato terá que entregar uma carta de motivação, detalhando as razões e suas qualidades para ser selecionado. Integram o projeto a Unaids, Unicef e Unesco, órgãos vinculados à Organização das Nações Unidas (ONU).
 
O Globo

Campanha pede tratado global para apoiar direito de ter alimentação saudável

Reprodução Pixabay: Entre os objetivos almejados, está a
redução do marketing de junk food para crianças
Consumers International e movimento dos consumidores cobram ações de OMS com ‘#foodtreatynow’
 
Rio- A organização Consumers International e o movimento global dos direitos dos consumidores estão realizando a campanha “#foodtreatynow” que tem como objetivo pedir para que a Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolva um tratado global para apoiar os direitos dos consumidores a uma alimentação saudável.
 
O acordo deverá ter como prioridades a redução de níveis muito altos de gordura, sal e açúcar em alimentos consumidos todos os dias, a redução do marketing de "junk food" para crianças, o fornecimento da rotulagem nutricional clara para ajudar os consumidores a escolher uma dieta saudável e a melhoria do nível de comida servida em instituições públicas, como escolas e hospitais.
 
De acordo com o site da organização, dietas pouco saudáveis ​​contribuem para mais de 11 milhões de mortes por ano. “Isso significa que a questão é agora um assassino maior que o tabaco”, escreveram.
 
“A obesidade por si só está orçada em dois trilhões de dólares por ano. E isso não é apenas um problema de ‘países ricos’ - alguns dos maiores aumentos de doenças relacionadas com a alimentação, como diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer estão em países em desenvolvimento.”

O Globo

Dois em cada três fumantes podem morrer por causa do tabagismo

Reprodução
Alerta é de estudo australiano realizado com mais de 200 mil pessoas
 
Rio - Um estudo australiano com mais de 200 mil pessoas daquele país mostrou que até dois em cada três fumantes morrerão por causa do hábito, caso continuem fumando.
 
A pesquisa, publicada esta terça-feira na revista “BMC Medicine”, é a primeira realizada com uma grande amostragem a mostrar que o número de mortes relacionadas com o tabagismo pode chegar a dois terços do total de fumantes.
 
— Sabíamos que fumar era ruim, mas agora temos uma prova direta e independente que confirma as conclusões perturbadoras que surgem no mundo inteiro — disse Emily Banks, diretora do Instituto Sax e pesquisadora da Universidade Nacional da Austrália. — Mesmo com um baixo índice de fumantes que temos no país, descobrimos que o risco de morte prematura entre eles é três vezes maior do que do resto da população. Eles morrem dez anos mais cedo do que os demais.
 
É comum ouvir um especialista dizer que cerca de metade dos fumantes morre de alguma doença relacionada ao tabagismo, mas estudos recentes com uma amostragem reduzida de mulheres britânicas mostraram que este percentual pode chegar a até 67%.
 
— Conseguimos mostrar exatamente o mesmo resultado em uma amostra muito grande da população — destacou Emily.
 
A pesquisa resulta de quatro anos de análise sobre dados de saúde de mais de 200 mil homens e mulheres. Pioneira em medidas restritivas à indústria do tabaco, a Austrália tem uma das menores taxas de fumantes no mundo (13% da população). Os dados também mostram que fumar 10 cigarros por dia dobra o risco de uma pessoa morrer, e fumar um maço por dia eleva esse risco em quatro ou até cinco vezes.
 
O Globo

Surto de sarampo na Alemanha mata criança

Felix Zhan AFP: Escola vazia em Berlim, na Alemanha,
devido a um caso de sarampo
São mais de 570 casos registrados desde outubro. Autoridades cogitam tornar vacina compulsória
 
Rio - Uma criança de 18 meses morreu de sarampo em Berlim. Esta foi a primeira vítima fatal de um surto que já contaminou mais de 570 pessoas desde outubro na Alemanha. Os médicos ainda não sabem informar onde ou como o menino, que morreu num hospital, contraiu a doença.
 
Assim como nos EUA, onde mais de 140 pessoas já foram contaminadas por sarampo desde janeiro, a epidemia na Alemanha levantou um debate sobre famílias que não vacinam seus filhos. No país europeu, cogita-se até mesmo tornar a vacinação compulsória.
 
"Levamos muito a sério essa situação", disse uma porta-voz do Ministério da Saúde, ressaltando que a divulgação sobre o surto pode incentivar famílias a vacinar. "Se isso não ajudar, então teremos que discutir outras formas"
 
O ministro da Saúde, Hermann Groehe, disse no fim de semana que "o medo irracional de algumas pessoas contra a vacinação é irresponsável. Famílias que negam a seus filhos a vacina estão não apenas deixando suas crianças sob risco mas também outros, e isso pode levar a sérios problemas de saúde."
 
O sarampo afeta cerca de 20 milhões de pessoas por ano, mas a doença está concentrada em países pobres da África e da Ásia. Porém, recentemente, surtos localizados chamam atenção em países onde o problema era considerado superado. Nos EUA, a doença chegou a ser declarada erradicada em 2000, mas, em 2014, o país registrou o maior número de casos em 20 anos. Autoridades responsabilizam as famílias que se recusam a vacinar seus filhos pela volta do problema.
 
No Brasil, o estado do Ceará enfrenta um grave surto de sarampo, que respondeu por 695 dos 729 casos em 2014.
 
O sarampo deixa a maioria das pessoas doente por algumas semanas. A enfermidade é tratável, mas enfraquece o sistema imunológico e causa infecções nos pulmões e no cérebro. Pode levar a morte.
 
Famílias que não protegem seus filhos alegam que a vacina tem efeitos colaterais perigosos, entre eles, um aumento no risco de autismo. Especialistas e governos, porém, afirmam e reafirmam que o medicamento é seguro e eficaz. E que depende da adesão de toda a sociedade para evitar a disseminação do sarampo.
 
O Globo

Concurso Prefeitura de Américo Brasiliense - SP

A Prefeitura de Américo Brasiliense, estado de São Paulo, publicou o edital n°001/2015 de concurso público, com a finalidade de ocupar uma vaga de enfermeiro. O interessado em concorrer precisa ter formação em nível superior, no curso de Enfermagem, e Registro no COREN. O contratado fará jus a um salário de R$ 1.396,85, por carga horária de 36 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 01 de março de 2015. A taxa é de R$ 50,00.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 14 de março de 2015, às 13h, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio, o qual será afixado no local de costume da Prefeitura, publicado no Diário Oficial do município, acessível através do site www.americobrasiliense.sp.gov.br e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de três dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
A validade do concurso público será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Prata - MG

A Prefeitura de Prata, no estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria da Administração, abriu o edital n° 001/2015 de concurso público, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA. Serão oferecidas 160 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.680,14, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As oportunidades são para as funções de Agente Fiscal do Serviço de Inspeção Municipal, Assistente Social, Analista Administrativo de Vigilância Sanitária/ Engenheiro Sanitário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços, Auxiliar de Serviços da Educação, Biomédico, Carpinteiro, Cirurgião Dentista, entre outros.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até as 23h59min do dia 15 de março de 2015, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00, de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva, para todos os inscritos, será aplicada provavelmente em 12 de abril de 2015, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições.

O concurso terá validade por 2 anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério da Prefeitura Municipal de Prata/MG.

Concurso Prefeitura de Ametista do Sul - RS

A Prefeitura de Ametista do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Objetiva Concursos Ltda., publicou  os editais n°01/2015 de concurso público e n° 02/2015 de processo seletivo, destinados ao provimento de 40 vagas, sendo 26 para o concurso público e 14 para o processo seletivo. As ofertas são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários que vão até R$ 8.122,52, em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

As chances são para as funções de Agente Administrativo, Agrônomo, Assistente Social, Biólogo, Enfermeiro Padrão, Engenheiro Civil, Fiscal Sanitário, Fonoaudiólogo, Mecânico, Médico Geral Comunitário, Médico Pneumologista, Monitor, Motorista, Operador de Máquinas, Procurador Jurídico, Professores de Educação Infantil, de 5ª a 8ª Séries nas disciplinas de Educação Física e Inglês, Técnicos de Enfermagem e em Segurança do Trabalho, Agente Visitador PIM e Monitor do PIM.

As inscrições serão realizadas no período de 23 de fevereiro a 23 de março de 2015, no site da empresa Objetiva Concursos Ltda.: www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 70,00 a R$ 120,00, de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva, para todos os inscritos, será aplicada em 10 de maio de 2015, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, em 10 de abril de 2015.

O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município.

Concurso Prefeitura de Penápolis - SP

A Prefeitura de Penápolis, no estado de São Paulo, publicou o edital nº 01/15 de concurso público. O concurso está sob a responsabilidade da Pública Consultoria e de acordo o edital, o salário varia de R$ 1.026,03 a R$ 9.914,70, em carga horária de 40 horas semanais ou plantão de 12 horas.
 
São oferecidas 19 vagas para candidatos de nível superior, além de formar cadastro de reserva, nos cargos de Enfermeiro ESF, Engenheiro Civil, Médico da Família, Plantonista - Clínico Geral - Ginecologista, Ortopedista e Pediatra.
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 25 de fevereiro a 13 de março de 2015, pelo site www.concursospublica.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 63,00 a R$ 93,00.
 
A prova está prevista para ser aplicada no dia 29 de março de 2015, na FUNEPE - Fundação Educacional de Penápolis, localizada à Avenida São José, nº 400, Vila Martins, Penápolis/SP, em horário a ser divulgado.
 
A prova objetiva e o gabarito oficial provavelmente serão disponibilizados no site www.concursospublica.com.br, a partir das 16h30m da segunda-feira subsequente à aplicação da prova e permanecerão até as 16h30m da quarta-feira da mesma semana, onde se dará o termo final para interposição de recurso, conforme previsto em Seção específica deste Edital.
 
A validade do Concurso Público será de 02 anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Espírito Santo do Turvo - SP

A Prefeitura de Espírito Santo do Turvo, estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou o edital n° 01/2015 de concurso público, com a intenção de ocupar oito vagas em cargos de níveis fundamental e superior. Os salários vão até R$ 2.934,00, em carga horária de 10 e 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de agente/serviços gerais, assistente administrativo, auxiliar de saúde bucal, motorista/diversos e médicos em diversas especialidades.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 04 de março de 2015, através da internet no sítio eletrônico da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). As taxas variam de R$ 40,00 e R$ 55,00, de acordo com a função escolhida.

Aquelas pessoas que não tiverem acesso particular à rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o ACESSA SP, no horário de expediente das 8h às 11h e das 13h às 17h, localizado à Rua Francisco José Martins, nº 4-10, Centro, na cidade de Espírito Santo do Turvo-SP para efetuar as inscrições.

As provas serão aplicadas na cidade de Espírito Santo do Turvo-SP, na E.M.E.F. “Antonio Gonçalves das Neves”, sita à Rua Antonio Martins, nº 1-42, Centro, na data prevista de 15 de março de 2015 (domingo), no horário com início às 9h.

O concurso público terá validade de um ano, contado da data de sua homologação, nos termos do artigo 89, inciso III da Lei Orgânica do Município e artigo 37, inciso II da Constituição Federal, podendo ser prorrogado no interesse da administração.

Prefeitura de Salgueiro - PE abre processo seletivo

A Prefeitura de Salgueiro, no estado de Pernambuco, por meio da empresa MGA Concursos, lançou o edital n° 001/2015 de processo seletivo, com a finalidade de preencher 18 vagas em cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde Ambiental e Combate a Endemias. O salário dos futuros contratados será de R$ 1.014,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As funções de Agente de Saúde Ambiental e Combate a Endemias exige o ensino médio completo. Já os Agentes  Comunitários de Saúde deverão ter ensino fundamental completo e residir na área da comunidade em que forem atuar.

As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.mgaconcursospublicos.com.br, no período compreendido entre as 08h do dia 07 de março a 09 de abril de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

As provas objetivas ocorrerão provavelmente no dia 17 de maio de 2015, nos locais e horários que serão divulgados no dia 30 de abril. Já o gabarito provisório será informado no dia 18 de maio de 2015.

O resultado final do concurso sairá até 03 de junho de 2015.

A seleção pública terá o prazo de validade de um ano, a contar da data da publicação do ato de sua homologação, divulgado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco e no site da Prefeitura Municipal, podendo ser prorrogado, por igual período, desde que haja interesse da Administração.

Prefeitura de Jardim de Angicos - RN abre processo seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Rio Grande do Norte. A Prefeitura Municipal de Jardim de Angicos divulgou o edital nº 002/2015 de processo seletivo oferecendo vaga para dentista, com vencimento de até R$ 2.500,00.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas gratuitamente até o dia 25 de fevereiro de 2015, no horário das 8 às 12 horas, na Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Angicos junto à Comissão de Seleção Pública.
 
A entrega dos documentos comprobatórios será feita, pessoalmente, pelo candidato, no dia e horário em que for marcada a entrevista, na sede da Prefeitura Municipal de Jardim de Angicos, situada na Praça da Matriz, 10 – Centro – CEP: 59.544-000, Jardim de Angicos/RN.
 
Prova
O processo seletivo constará de análise de currículo e entrevista.
 
A entrevista está prevista para ser realizada no dia 27 de fevereiro de 2015. Já o resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 2 de março de 2015, através do Diário Oficial do Município.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de dez meses, prorrogáveis.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, edição do dia 23 de fevereiro de 2015.

Prefeitura de Theobroma - RO abre processo seletivo

No estado de Rondônia, a Prefeitura de Theobroma publicou o edital nº 001/SEMUSA/2015 de processo seletivo, para contratação imediata e formação de cadastro reserva de Bioquímico Farmacêutico e Médico Clínico Geral, em caráter emergencial, para atender ás necessidades das Farmácia Básica do Unidade de Saúde – HPP e do Hospital Municipal de Pequeno Porte - HPP do sistema municipal de Saúde. A remuneração é de até R$ 3.969,70 em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 25 de fevereiro de 2015, das 8h às 12h e das 14h às 16h, na Secretaria Municipal de Saúde.
 
Os candidatos deverão anexar duas cópias legíveis dos documentos abaixo relacionados, bem como apresentar os originais para conferência:
  • Comprovante de escolaridade;
  • Certidão de nascimento dos dependentes;
  • Comprovante de inscrição no Conselho Regional de Farmácia – CRF para os Farmacêuticos;
  • Comprovante de inscrição no Conselho Regional de Medicina – CRM para os médicos;
  • Cadastro de Pessoa Física CPF;
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Atestado de Sanidade Física e mental;
  • PIS ou PASEP;
  • Se do sexo masculino, comprovante de estar quite com as obrigações militares;
  • Titulo Eleitoral;
  • Comprovante de estar quite com a justiça eleitoral;
  • Declaração, nos termos do parágrafo único do art. 245 da Lei n° 003/2004 que não possui qualquer vínculo com a administração Pública Direta ou Indireta.
  • A seleção será realizada por meio de análise de títulos.
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 23 de fevereiro de 2015.

Concurso Prefeitura de Érico Cardoso - BA

A Prefeitura de Érico Cardoso, no estado da Bahia, publicou o edital nº 018/2015 de concurso público, cuja execução ficará a cargo da empresa S&R Concursos e Pesquisas. De acordo com a publicação, o salário vai de R$ 724,00 a R$ 8.000,00, em carga horária de 20 horas semanais.
 
São oferecidas 87 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, nos cargos de Médico, Fisioterapeuta, Farmacêutico - Bioquímico, Médico Veterinário, Odontólogo, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Digitador, Assistente Social, Guarda Municipal, Procurador Jurídico, Engenheiro Civil, Biólogo, Fiscal de Tributos, Supervisor de Veículo, Psicólogo, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Educador Físico, Psicopedagogo, Secretário Escolar, Professores, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Pedagogo e Agente Administrativo.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 09 de março de 2015, através do site: www.srconcursosepesquisas.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00, R$ 50,00, R$ 70,00 e R$ 80,00.
 
Haverá prova objetiva para todos os cargos, além de análise de títulos para alguns cargos.

As provas estão prevista para serem aplicadas no dia 10 de maio de 2015, em locais e horário a serem divulgados através de edital publicado no quadro de informações desta Prefeitura e no site: www.srconcursosepesquisas.com.br.
 
O gabarito oficial provavelmente será divulgado no dia seguinte ao de aplicação das provas.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Concurso UFSM - RS

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital n° 15/2015 de concurso público, através do qual irá preencher 13 vagas em funções de Professor da carreira do magistério superior na instituição.

Os salários variam entre R$ 3.599,50 e R$ 8.344,64.

As inscrições estarão abertas entre os dias 25 de fevereiro e 26 de março de 2015, via internet, exclusivamente no endereço eletrônico www.ufsm.br/concurso. O valor da inscrição vai de R$ 89,00 a R$ 208,00.

O concurso terá prova escrita, prova didática, prova de defesa de produção intelectual, avaliação de títulos e prova prática para as áreas de Música.

O período para início da realização das provas do concurso público será de 13 de abril a 24 de junho de 2015.

Concurso Prefeitura de Dois Córregos - SP

A Prefeitura de Dois Córregos, estado de São Paulo, divulgou o edital nº 01/2015 de concurso público, destinado à contratação de profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração prevista vai de R$ 13,65 hora-aula a R$ 9.400,00, em carga horária que pode variar de 10 a 44 horas semanais.
 
São oferecidas 27 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, nos cargos de Cuidador de Idosos, Monitor de Serviços Escolares, Fiscal, Fiscal de Tributos, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Coordenador do Sistema de Controle Interno, Médico (Cardiologista, Clínico Geral, da Estratégia de Saúde da Família, Ginecologista/Obstetra, Oftalmologista, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra, Professor de Educação Básica II – Artes, Professor Especialista em Deficiência Visual e Técnico Desportivo.
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 25 de fevereiro até o dia 12 de março 2015, através do site: www.indepac.org.br/concursos.
 
Aos interessados que não dispuserem de acesso à internet, é possível efetuar a inscrição no programa Acessa São Paulo, que fica na Biblioteca Municipal, localizada na Rua Tiradentes, nº 715, onde o atendimento ocorre das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
 
As taxas de inscrição são de R$ 24,00; R$ 48,00; e R$ 67,00, conforme o cargo pleiteado.
 
Os inscritos serão submetidos à prova objetiva e, em alguns casos específicos, de títulos. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 29 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
A validade do concurso, que está sob a responsabilidade do INDEPAC, será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de São José - SC abre vaga para técnico em saúde bucal

A Prefeita de São José, no estado de Santa Catarina, através da Fundação Municipal Educacional de São José - FUNDESJ, divulgou o edital nº 002/2015/SMA de processo seletivo, tendo como objetivo o preenchimento de técnico em saúde bucal. A remuneração ofertada é de R$ 1.841,11.

Inscrições
A inscrição, no valor de R$ 50,00, deverá ser efetuada via internet, no site da Prefeitura - www.pmsj.sc.gov.br, até as 16h do dia 09 de março de 2015.

Provas
O processo seletivo se dará mediante uma única prova escrita, prevista para 22 de março de 2015, com início às 14h e término às 18h. O local de realização da prova será divulgado no site www.pmsj.sc.gov.br, bem como no mural do átrio da sede administrativa do Poder Executivo Municipal, a partir do dia 16 de março de 2015.
 
O gabarito será disponibilizado a partir das 16h do dia 23 de março de 2015, no site da Prefeitura - www.pmsj.sc.gov.br.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Porto Velho - RO realiza concurso público

A Prefeitura de Porto Velho, no estado de Rondônia, está realizando concurso público para contratação de 325 novos servidores do seu quadro efetivo. O edital está publicado no site da Fundação Professor Carlos Augusto Bitencourt (Funcab), organizadora responsável pela realização do certame.
 
Ao todo, são ofertadas 325 vagas, distribuídas em vários cargos de diferentes níveis. Há oportunidades para médicos, dentistas, arquitetos, operadores de máquinas, inspetores escolares, entre outros. Os salários variam de R$ 862,10 a R$ 7.008,30.
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de março de 2015, através da home page da Funcab: http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=296. Os valores da taxa são os seguintes: R$ 48,00, para os cargos de nível fundamental; R$ 59,00, nível médio e R$ 78,00, nível superior.
 
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, será disponibilizado Posto de Atendimento, na Avenida Campos Sales, n. 2282 Sala 11 - Galeria Josefa de Jesus - Centro de Porto Velho/RO.

O seletivo será composto das seguintes etapas para todos os cargos:

1ª Etapa: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, para todos os inscritos;
 
2ª Etapa: Prova de Títulos, de caráter classificatório para os candidatos aos cargos de professor e médico – todas as especialidades;
 
3ª Etapa: Prova Prática, de caráter eliminatório, para os cargos de motorista (veículos de passeio e duas rodas, veículos de transporte de cargas e passageiros ou veículos pesados) e operador de máquinas pesadas.

A aplicação das provas está prevista para o dia 29 de março de 2015, na própria cidade de Porto Velho, tendo duração total de quatro horas. O gabarito será divulgado a partir das 12 horas de 31 de março.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável, exclusivamente a critério da SEMAD, por igual período.
 
Edital completo e todas as atualizações: http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=296 e www.portovelho.ro.gov.br

Mercado Hospitalar: Investidores já começam a prospectar oportunidades no Brasil

- shutterstockMesmo ainda em meio a divergências e tentativas de reverter a decisão da presidente Dilma Rousseff, que permitiu o capital estrangeiro em hospitais e clínicas de saúde (artigo 143 da MP 656/2014), investidores estrangeiros já começam a procurar consultorias e instituições financeiras a fim de estudar as oportunidades no mercado brasileiro
 
A medida parece estar gerando um boom de especulação tanto diretamente com instituições de saúde quanto com empresas intermediadoras dessa relação. 
 
Estamos sendo procurados por fundos nacionais e internacionais prospectando o mercado de saúde”, contou André Staffa, fundador da consultoria Logika, especializada em organizações de saúde. Para Staffa, a mudança favorece o sistema de saúde como um todo, tanto a esfera pública quanto a privada. “São como vasos comunicantes, onde o público será impulsionando a prestar um serviço melhor”, diz. 
 
Associações ligadas à saúde coletiva e sanitaristas são explicitamente contra a decisão por acreditarem no risco de formação de oligopólios e enfraquecimento do SUS, e prometem ingressar com ação no STF em prol da inconstitucionalidade do artigo.
 
Na visão do consultor, “o SUS não tem condições estruturais para atender os mais de 200 milhões de brasileiros”, haja vista a saúde suplementar que, há tempos, deixou de ser suplementar para ter uma grande representatividade no mercado, hoje com mais de 50 milhões de pessoas contratantes de planos de saúde. O próprio governo transfere paciente para o setor privado. Não tem lógica os planos e laboratórios poderem ter investimento de capital estrangeiro, e os hospitais não”, avalia. 
 
A brecha para a entrada de capital estrangeiro em hospitais e clínicas, na verdade, já existe desde 1998, quando o setor de planos foi regulamentado com essa permissão, gerando uma distorção, uma vez que operadoras de planos são donas de redes hospitalares – modelo denominado como “verticalizado”. Um exemplo disso foi a compra da Amil, detentora de 27 hospitais, pela UnitedHealth em 2012; e a venda da Intermédica para o grupo de investimentos americanos Bain Capital, no início de 2014. 
 
O analista de Saúde da Bradesco Corretora, Rafael Frade, considera a notícia muito oportuna para um cenário de envelhecimento da população, com consequente aumento da demanda, necessidade de mais leitos hospitalares, assim como de uma maior integração de redes assistenciais. Enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha a oferta de três a cinco leitos por cada mil habitantes, no Brasil, a média cai para 2,4.
 
Apesar do frisson, segundo os consultores, ainda vai levar um tempo para o estabelecimento efetivo do capital estrangeiro no País. “Tanto os fundos de investimentos quanto os players de mercado de fora do País não conseguem viver sem alguém para comandar a operação no local. Vão precisar encontrar um”, ressalta Staffa. Além disso, Frade, da Bradesco Corretora, lembra que os investidores são cautelosos e costumam prospectar instituições com estrutura de governança consolidada e, em geral, sem pendências fiscais e tributárias. 
 
Mesmo com uma corrupção “endêmica” presente no Brasil, como caracterizou Staffa, ele considera que a ANS tem feito um bom trabalho regulatório no setor e enxerga importantes avanços na gestão hospitalar do País, cenário a contribuir com os novos entrantes no setor. 
 
Saúde Web

Medicamento para dormir: entenda os efeitos no organismo

O uso abusivo e descontrolado também pode causar
 modificações na pressão arterial do paciente
Ausência de sono pode ser um sintoma, e o uso do medicamento pode encobrir alguma doença mais séria

Os medicamentos usados para causar sono têm uma série de efeitos colaterais, que vão desde sonolência no dia seguinte até disfunções sexuais. A dependência física é uma das possíveis consequências para quem usa substâncias para dormir. Como as drogas usadas são capazes de viciar em apenas três meses de uso contínuo, a pessoa pode ter que aumentar a dose para conseguir obter os efeitos do sono, virando uma bola de neve.
 
Os efeitos colaterais deste tipo de produto não terminam aí. Este medicamento altera o sistema hormonal, provoca perda de memória e até disfunções sexuais em homens e mulheres. Por isso, o uso indiscriminado deve ser evitado, sendo usado apenas com prescrição e acompanhamento médico.
 
O uso abusivo e descontrolado também pode causar modificações na pressão arterial do paciente. Em alguns casos, é possível que aconteça alteração brusca e intensa na pressão. O uso deve ser interrompido imediatamente e um médico deve ser consultado.
 
Portal ORM

PUC Rio e CBA lançam especialização para profissionais de saúde

Curso tem como foco promover a qualidade do atendimento e a segurança do paciente

Melhorar a qualidade do cuidado em saúde e a segurança do paciente, a partir da gestão eficiente. Esse é o objetivo da parceria que acaba de ser firmada entre a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). O convênio vai oferecer um curso de especialização voltado aos profissionais que trabalham em instituições de saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, engenheiros, arquitetos, administradores hospitalares e profissionais de Hotelaria.

A especialização Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação foi criada com base na metodologia internacional de acreditação da Joint Commission International (JCI), representada com exclusividade no Brasil pelo CBA. Mais importante agência da qualidade em saúde do mundo, a JCI é responsável pela acreditação de quase 730 instituições de saúde em mais de 100 países em diversos continentes.

“O CBA já tem a expertise de trabalhar com os mais importantes hospitais do país na área de acreditação. Esse curso irá capacitar profissionais para atuar na gestão e na promoção da qualidade e segurança do cuidado da saúde das pessoas”, salienta José Carvalho de Noronha, assessor de Relações Internacionais do CBA e coordenador do curso de pós-graduação.

Também coordenador da especialização, o decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC-Rio, o professor Hilton Koch, acredita que a nova especialização dará uma contribuição efetiva para a melhoria da saúde prestada a população atendida em instituições públicas ou privadas. “A mídia noticia diariamente problemas de saúde em todo o país. Hoje, são poucas as instituições de saúde com qualificação atestada por uma organização acreditadora. Promover um curso com padrão elevado, como este, irá ajudar a formar profissionais imbuídos da cultura de qualidade e que poderão sair do curso em condições de implantar mudanças e melhorias na saúde para a população brasileira”, argumenta.

As inscrições para a especialização Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação, que terá 464 horas/aulas, podem ser feitas no site da PUC-Rio (www.ccbs.puc-rio.br) ou no site do CBA (www.cbacred.org.br), entre os dias 18 de janeiro e 28 de fevereiro. Para outras informações sobre o curso, ligue para (21)3299-8202 ou 3299-8243.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
SB Comunicação, (21)3798-4357
Carolina Medeiros, (21)97121-3314

Portaria oficializa política de descarte de medicamentos e correlatos

Norma regula descarte e doação de medicamentos com o prazo de validade próximos de expirar

Com o objetivo de oficializar o descarte e doação de medicamentos e correlatos que estejam com o prazo de validade próximos de expirar, foi publicado na última quinta-feira (19/02), no Diário Oficial do Estado, a portaria N° 63, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A norma está em ressonância com a Lei Federal nº. 12.305, de 2 de agosto de 2010, e atinge todas as unidades de saúde regidas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).
 
De acordo com a portaria, as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos representam uma garantia para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de que os recursos públicos são administrados para evitar o desperdício e a falta de itens essenciais como medicamentos.
 
A recomendação é que o descarte seja realizado apenas como último recurso e que a Diretoria de Assistência Farmacêutica deve realizar fiscalizações mensais para verificar quais medicamentos e correlatos estão próximos a vencer.
 
“O Estado deve realizar a troca destes materiais com outros entes federativos ou ainda para instituições particulares que porventura necessitem dos medicamentos”, explicou a diretora estadual de assistência farmacêutica, Erivanda Meireles.
 
A diretora esclareceu que esse procedimento já é realizado pela gestão estadual, tendo apenas sua formalização iniciada pela portaria. “A Sesau realiza como modus operandi, a doação e o descarte responsável de medicamentos, agindo sempre de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, destacou a diretora.
 
Tribuna Hoje

Especial Saúde da Pessoal Idosa: Caderneta de Saúde

Crédito: Diego Cervo
Foto: Diego Cervo
O Ministério da Saúde compreende o envelhecimento populacional como uma conquista e um triunfo da humanidade no século XX, mas reconhece que existem muitos desafios para que o envelhecimento aconteça com qualidade de vida
 
No campo das políticas e dos programas dirigidos à população idosa, o desafio é contemplar seus direitos, suas preferências e suas necessidades, para a manutenção e a melhoria da sua capacidade funcional, garantindo a atenção integral à sua saúde.
 
A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. É um instrumento proposto para auxiliar no bom manejo da saúde da pessoa idosa, sendo usada tanto pelas equipes de saúde quanto pelos idosos, por seus familiares e cuidadores.
 
De acordo com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, ela auxilia no atendimento principalmente de duas formas:
 
1) fornece instrumentos de avaliação específicos para as pessoas idosas, facilitando a condução do atendimento pelo profissional;
 
2) concentra diversas informações sobre as condições de saúde da pessoa idosa, servindo de histórico para qualquer profissional que atenda o usuário.
 
Seu objetivo principal é a identificação das pessoas idosas com maior vulnerabilidade ou em processo de fragilização para que sejam direcionadas as ações de recuperação, promoção e de atenção à saúde.
 
Em 2014, a Caderneta foi atualizada e ampliada, e em 2015 será iniciada a distribuição da 1ª tiragem de sua 3ª edição. A nova versão possui espaço para registro de informações referentes a histórico clínico, medicamentos, alimentação, vacinas, hábitos de vida, identificação de dores crônicas, saúde bucal, agenda de consultas e exames, além de orientações sobre os direitos da pessoa idosa e atividades do dia a dia que colaboram para a saúde.
 
É muito importante que o preenchimento se dê por meio de informações cedidas pela pessoa idosa, por seus familiares e/ou cuidadores, para compor o Plano de Cuidado, a ser construído em conjunto com os profissionais de saúde. A Caderneta permitirá o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de ofertar orientações para o seu autocuidado.
 
A Caderneta é um instrumento de empoderamento da pessoa idosa sobre as suas condições de saúde, assim como uma forma de agilizar o seu atendimento por parte dos profissionais de saúde. Além disso, traz diversas informações sobre seus direitos e orientações sobre o autocuidado, em temas como prevenção de quedas, saúde bucal, acesso a medicamentos pelo SUS e sexualidade.
 
Algumas dicas:

- Leve sua caderneta a todo atendimento realizado em serviço de saúde e a todas as campanhas de vacinação.
 
- Apresente a caderneta ao profissional de saúde quando for visitado (a) em sua residência.
 
- Converse com o profissional de saúde, tire suas dúvidas e peça que a caderneta seja preenchida sempre que necessário.
 

Lavar a louça pode prevenir alergia, diz estudo

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS
Cientistas associaram a tarefa a uma maior "exposição microbiana", que estimula a resistência a doenças
 
Lavar a louça pode ser uma tarefa empurrada de uma pessoa para outra na família depois de um almoço, mas uma pesquisa americana indica que a missão da discórdia pode ter um papel importante para a saúde da casa. Cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriram que lavar a louça à mão pode inibir a incidência de alergia.
 
O estudo avaliou cerca de mil crianças suecas entre sete e oito anos. Os resultados apontaram que aquelas cujos pais lavaram pratos de forma manual eram menos propensas a desenvolver alergias do que as que moravam em casas onde a máquina de lavar era utilizada.
 
Segundo os cientistas, "a exposição microbiana durante o início da vida induz tolerância imunológica". Ou seja, o contato com micróbios pode ser saudável, pois o corpo cria resistência contra eles — e, assim, reduz o risco de desenvolvimento de alergia.
 
As casas onde eram servidos alimentos fermentados ou comprados diretamente de uma fazenda também tiveram as crianças com menor risco de alergias.
 
Zero Hora

Cinco xícaras de café por dia podem prevenir Parkinson e câncer de fígado

Especialistas americanos criaram relatório que recomenda quantidade diária da bebida
 
Talvez pareça uma quantidade exagerada, mas cinco xícaras de café por dia podem prevenir uma série de doenças, segundo um relatório de saúde realizado pelo governo americano.

Especialistas que compõem o Dietary Guidelines Advisory Committee — um grupo que ajuda os EUA a formular diretrizes alimentares desde merendas escolares a rótulos de embalagens — indicam que o consumo pode diminuir o risco de desenvolver diabetes, doença cardíaca, Parkinson e câncer de fígado.
 
— Eu não quero dizer que o café cura o câncer. Ninguém pensa isso. Mas não há nenhuma evidência de que o consumo da bebida aumenta o risco da doença. O que sabemos é que acontece justamente o contrário — explica o nutricionista Tom Brenna, da Universidade de Cornell.
 
A recomendação do comitê é que o consumo ideal diário de café seja de três a cinco xícaras. Segundo os cientistas, não foram encontrados maiores benefícios nos casos em que o consumo de café foi maior do que o indicado.
 
Eles ainda ressaltam que grávidas devem consultar o médico para saber a quantidade indicada da bebida, mas sugerem que duas xícaras seja o suficiente.
 
Estudos comprovam que a ingestão não exagerada de café pode trazer outros benefícios para a saúde, como: menor incidência de zumbido no ouvido, redução do risco de câncer de fígado e prevenção de doenças.
 
Zero Hora

Alemanha usa cegos para detectar câncer de mama

Mulheres cegas conseguem detectar tumores menores
Discovering Hands
Mulheres cegas conseguem detectar tumores menores
Com tato mais aguçado, deficientes visuais conseguem detectar nódulos menores; mas especialista alerta para 'angústia' da descoberta de tumores 'irrelevantes'
 
Exames para detectar câncer de mama estão sendo feitos por mulheres cegas na Alemanha. A ideia já existe há alguns anos, e uma pesquisa inédita sugere que pessoas cegas podem, de fato, detectar tumores mais cedo do que aquelas que enxergam.
 
Esta ideia simples, mas surpreendente, passou pela cabeça de um médico alemão uma manhã enquanto ele estava tomando banho: mulheres cegas poderiam fazer seu trabalho muito melhor do que ele?
 
"Três minutos é o tempo que eu tenho para fazer exames clínicos das mamas", diz o ginecologista baseado em Duisburg Frank Hoffmann.
 
"Isso não é suficiente para encontrar pequenos nódulos no tecido mamário, o que é crucial para detectar o câncer de mama cedo."
 
Pessoas treinadas para ler em braille tem o tato altamente desenvolvido. Por isso, Hoffmann supôs que as mulheres cegas e com deficiência visual seriam mais qualificadas do que qualquer outra pessoa para realizar exames de mama em seus pacientes.
 
A evidência agora é inequívoca, diz ele.
 
Em um estudo ainda não publicado, realizado com a Universidade de Essen, mulheres cegas conseguiram detectar quase um terço a mais de nódulos que outros ginecologistas.
 
"Os médicos costumam encontrar tumores entre um centímetro e dois centímetros, enquanto os examinadores cegos encontraram nódulos com tamanhos entre 6 mm e 8 mm. Isso faz uma diferença real. Esse é o tempo que um tumor leva para se espalhar pelo corpo."
 
Experiência
Na Alemanha e no Reino Unido, mamografias regulares são oferecidas apenas a mulheres com 50 anos ou mais - mas, em ambos os países, o câncer de mama é a maior causa de morte de mulheres entre 40 e 55 ano, e na Alemanha, a idade das mulheres afetadas está caindo.
 
Hoffmann diz que fundou sua organização, Discovering Hands, para salvar vidas pela detecção precoce. Ele desenvolveu um curso para treinar mulheres cegas para se tornarem examinadoras médicas táteis (MTEs, na sigla em inglês), e agora existem 17 trabalhando em clínicas em toda a Alemanha.
 
Uma delas, Filiz Demir, atende cerca de sete mulheres por dia, realizando exames que podem durar até 45 minutos - o que seria pouco usual para um ginecologista.
 
Há pouco mais de um ano, Demir trabalhava em uma agência de viagens. Mas, quando ela completou 35 anos, sua visão se deteriorou lentamente, e fazer seu trabalho tornou-se cada vez mais difícil. Ela pediu demissão e aprendeu braille, mas não conseguia sequer ser chamada para entrevistas de emprego.
 
"A cegueira era minha maior deficiência naquela época", diz ela.
 
"Agora, minha deficiência tornou-se minha força. Eu não sou dependente de ninguém e posso ajudar os outros. É um ótimo sentimento."
 
Curiosa para saber como Demir e suas colegas trabalham, eu decidi fazer um exame.
 
Usando tiras de fita marcadas com coordenadas em braille, o MTE faz uma "grade" sobre o peito. Ela examina lentamente por esta grade de modo que possa indicar a localização precisa se encontrar um nódulo.
 
Demir faz uma análise detalhada, mas os 30 minutos passam voando. É um ambiente descontraído e relaxante, nem um pouco desconfortável e há ampla oportunidade de fazer perguntas.
 
Depois de sete meses neste trabalho, Demir claramente se mostra aliviada por ter encontrado principalmente tumores benignos. Apenas algumas semanas atrás ela encontrou o primeiro maligno, que a balançou um pouco.
 
Mas é a minha vez de ser pega de surpresa quando ela remove as tiras em Braille e cuidadosamente me diz que encontrou algo.
 
Um nódulo de cada lado, na verdade.
 
Se eu fosse uma paciente regular na clínica, eu teria ido para a próxima sala para um ultrassom.
 
Infelizmente, tive de levar essa informação para meu ginecologista em Berlim, onde fui encaminhada para um ultrassom e uma mamografia.
 
Depois de algumas semanas de espera por uma consulta, o ultrassom finalmente ficou pronto e não mostrou nada. O radiologista me disse que não fazia sentido fazer uma mamografia - e sugeriu que o examinador provavelmente só sentiu um pouco das minhas costelas.
 
O conselho de Hoffmann em situações do tipo é repetir o exame com o MTE algumas semanas mais tarde, na primeira metade do ciclo menstrual. Se um nódulo ainda puder ser detectado "a mamografia faz sentido", diz ele.
 
É exatamente esse ciclo de check-ups que podem levar a alarmes falsos, angústia e cirurgias desnecessárias, de acordo com o professor Gerd Gigerenzer, diretor do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano.
 
"Conheço muitas mulheres que ficaram assustados com alarmes falsos. Algumas fizeram biópsia, que não mostrou nada, mas vivem suas vidas de mamografia em mamografia."
 
Há pouco consenso sobre os benefícios dos programas de detecção de câncer de mama e se exames regulares realmente salvam vidas. Gigerenzer adverte explicitamente contra eles, e não se anima com a ideia de que agora é possível detectar nódulos menores.
 
"Quanto mais precisas forem as técnicas de diagnóstico, mais cânceres clinicamente irrelevantes serão detectados", diz ele.
 
"Isto pode levar a cirurgias e radioterapias desnecessárias. Neste caso, a detecção precoce só prejudica."
 
O método Discovering Hands, segundo ele, está fora de julgamento até que a equipe possa fornecer provas que comprovem que a técnica de fato reduz a mortalidade.
 
Um estudo sobre o assunto está previsto para ser concluído e publicado ainda este ano.
 

Hoffmann treinou pessoas cegas para fazer exames
BBC: Hoffmann treinou pessoas cegas para fazer exames
Paciente
Enquanto isso, uma das pacientes de Hoffmann, Heike Gothe, me diz que deve sua vida a uma dessas examinadoras.
 
Ainda tendo que lidar com a morte prematura de seu marido por doença, Gothe assumiu o comando do negócio da família, uma pequena empresa de exportação internacional de sucesso. Mas não demorou muito para que ela recebesse seu próprio diagnóstico.
 
"Eu tinha sentido um caroço no meu seio direito e fui ver o médico", diz Gothe.
 
"Eles confirmaram o que eu tinha encontrado e, em seguida detectaram um pequeno nódulo no lado esquerdo, com apenas 2 milímetros de tamanho. Ele nem sequer apareceu na ultrassonografia ou mamografia, apenas o MTE cego sentiu."
 
O encontro deste pequeno tumor pode ter salvado sua vida. Ambos os tumores foram diagnosticados como malignos, mas com quimioterapia e radioterapia, ela superou o câncer.
 
Gothe é uma batalhadora, mas ela credita sua energia e positividade a estes exames feitos por um MTE a cada seis meses. Segundo Gothe, é assim que ela consegue dormir à noite e tocar seu negócio.
"O medo aparece de vez em quando", diz Gothe. "E só consigo lidar com isso porque sei que estou em boas mãos."
 
Algumas companhias de seguros alemães também estão convencidas. Seis delas agora cobrem os custos para os seus pacientes fazerem esses exames clínicos das mamas.
 
Enquanto novos MTES ocupam cargos permanentes em clínicas por toda a Alemanha e na Áustria, o fundador do Discovering Hands, Frank Hoffmann, está em negociações com Israel e Colômbia. Ele vê oportunidades ainda mais longe.
 
"Estou convencido", diz ele, "de que, especialmente em países que não são tecnicamente tão avançados como a Alemanha, este modelo poderia melhorar a qualidade de normas médicas muito dramaticamente."

BBC Brasil / iG

Estudo liga falta de vitamina D a risco de desenvolver diabetes

Idosos têm mais dificuldade em absorver vitamina D vinda da luz do sol porque a pele fica mais fina na terceira idade
Idosos têm mais dificuldade em absorver vitamina D vinda
da luz do sol porque a pele fica mais fina na terceira idade
Carência da substância pode ser resolvida com exposição solar e, no caso de idosos, com suplemento específico
 
Mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo têm carência de vitamina D causada pela pouca exposição solar. A falta da substância parece causar um aumento do risco de desenvolver diabetes. É o que diz uma nova pesquisa publicada no periódico Clinical Endocrinology & Metabolism.
 
O estudo, que avaliou 148 pacientes em dois hospitais da Espanha, mostrou que pessoas obesas que não tinham alterações metabólicas glicêmicas apresentaram um nível mais alto de vitamina D do que aqueles que tinham diabetes. Da mesma forma, pacientes dentro do peso com diabetes ou com outros problemas metabólicos ligados à glicose tinham mais propensão a ter níveis baixos de vitamina D. Logo, os cientistas correlacionaram a carência de vitamina D com o aumento do diabetes.
 
Os resultados do estudo ajudam a entender a conexão entre vitamina D, obesidade e diabetes. De acordo com a Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos, estudos anteriores descobriram que pessoas que têm baixos níveis de vitamina D são mais propensas a serem obesas. A condição também permite uma propensão maior a desenvolver diabetes tipo 2, pré-diabetes e síndrome metabólica, em relação às pessoas que têm níveis normais de vitamina D.
 
“Nossa pesquisa indica que a vitamina D está mais associada a problemas do metabolismo glicêmico do que com a obesidade”, disse o autor do estudo, Manuel Macías-Gonzáles, do Virgen de la Victoria, Complexo Hospitalar de Málaga, na Espanha.
 
“O estudo sugere que deficiência em vitamina D e obesidade interagem sinergicamente aumentando o risco de diabetes e outros problemas metabólicos. Uma pessoa comum pode tentar reduzir o risco mantendo uma dieta saudável e exercícios físicos regulares”, disse.
 
A vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio e mantêm ossos e músculos saudáveis. A pele naturalmente produz essa substância depois da exposição à luz do sol.
 
"Sol em gotas"
O endocrinologista Sérgio Maeda, da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), explica como o sol faz a vitamina D circular no sangue: “Na nossa pele há um precursor da vitamina D, um composto derivado do colesterol. Quando a luz do sol bate na pele, esse precursor se transforma na pré-vitamina D. Ela cai no sangue, passando por duas ativações: a primeira no fígado e a segunda nos rins. Depois disso, ela vira vitamina D ativa”, diz ele.
 
Os idosos têm mais dificuldade em absorver essa vitamina D vinda da luz do sol porque a pele na terceira idade fica mais fina, diminuindo esse composto derivado do colesterol que absorve os raios solares. Para eles, Maeda recomenda o “sol em gotas”, um suplemento “mastigado” que, quimicamente, é produzido como se já tivesse passado pela ativação do sol, caído na corrente sanguínea e também sido ativado pelo fígado.
 
“Só fica faltando o rim para o composto se transformar em vitamina D”, diz ele. E ele se transforma, repondo a carência nos idosos.
 
Para Maeda, serão necessários mais estudos para comprovar efetivamente a relação entre falta de vitamina D e diabetes.
 
“Este foi um estudo de associação, o melhor seria fazer um estudo clínico, randomizado e controlado. Pegar duas populações de diabéticos e dar vitamina D para uma e para a outra não, para ver se muda algo”, explica.
 
iG