Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 14 de março de 2015

Pressão arterial pode aumentar depois de poucas horas de sono por noites seguidas

A alteração foi detectada de forma mais acentuada à noite
 
Pessoas que dormem pouco durante muitas noites podem ter um aumento significativo da pressão arterial, afirmaram pesquisadores da clínica Mayo, nos Estados Unidos. A alteração foi detectada de forma mais acentuada à noite.
 
Os resultados do estudo serão apresentados neste mês em um congresso anual de Cardiologia, em San Diego.
 
No estudo, oito participantes saudáveis, com peso normal e idades entre 19 e 36 anos, participaram de um protocolo de internação de 16 dias, que consistiu em um período de adaptação de quatro dias, seguidos de nove dias com restrição de sono (quatro horas por noite) ou sono normal (nove horas por noite), e três dias de recuperação.
 
A pressão arterial dos participantes foi monitorada durante todo o período, em aferições espaçadas regularmente. Os pesquisadores também descobriram que a freqüência cardíaca noturna foi maior com a restrição do sono do que no sono normal.
 
— Sabemos que a pressão arterial elevada, especialmente durante a noite, é um dos principais fatores de risco para doenças do coração — explicou Naima Covassin, responsável pela pesquisa.
 
Zero Hora

Sul-africanos afirmam ter feito primeiro transplante de pênis bem-sucedido

Reprodução
Identidade do paciente, de 21 anos, está sendo mantida em segredo. Ele perdeu o órgão em uma circuncisão mal feita
 
Uma equipe de cirurgiões da África do Sul divulgou ter feito o primeiro transplante bem-sucedido de pênis. A identidade do paciente, de 21 anos, está sendo mantida em segredo. Ele havia perdido o órgão em uma circuncisão mal feita.
 
Médicos da Cidade do Cabo, capital do país, disseram ter havido um grande debate sobre se a operação era eticamente correta, já que, ao contrário de um transplante de coração, não é essencial para salvar a vida de uma pessoa.
 
Houve tentativas anteriores de transplantar um pênis, uma delas na China. Mas, segundo relatos, apesar de as operações terem corrido bem, o órgão acabo sendo rejeitado pelo organismo do receptor.
 
Alta demanda
O paciente deste transplante mais recente tinha 18 anos e já era sexualmente ativo quando se submeteu à circuncisão. Com o procedimento mal feito, ele ficou com apenas 1 centímetro de seu pênis original.
 
Médicos dizem que a demanda por transplantes de pênis na África do Sul está entre as maiores do mundo. A circuncisão é comum em partes da África do Sul entre homens, na idade de transição entre a adolescência e a fase adulta.
 
Dezenas ou até mesmo centenas de meninos acabam sendo mutilados ou morrem a cada ano em cerimônias de iniciação tradicionais. Circuncisões são comuns em rituais de iniciação na África do Sul.
 
Dificuldade
Cirurgiões da Universidade Stellenbosch e do hospital Tygerberg estavam à frente da operação de nove horas para implantar do pênis doado, realizada em 11 de dezembro do ano passado.
 
Um dos médicos, Andre Van der Merwe, que normalmente realiza transplantes de rins, diz que esta operação é muito mais difícil, porque "os vasos sanguíneos do pênis têm cerca de 1,5mm de largura, enquanto, no rim, podem ter 1 centímetro."
 
A equipe usou algumas técnicas desenvolvidas para transplantes de rostos para conectar vasos e nervos tão pequenos. Passados três meses da operação, o paciente vem se recuperando rapidamente, segundo os médicos.
 
Ele ainda não recobrou a sensibilidade total do órgão, algo que pode levar dois anos.No entanto, conseguiu urinar, ter uma ereção, um orgasmo e ejacular.
 
Questão ética
O transplante exigiu uma longa preparação, além de garantias de que o paciente estava ciente dos riscos de ter de usar medicamentos por toda a vida para evitar a rejeição do pênis doado.
 
Ainda existe o receio de que o receptor tenha problemas em aceitar o novo órgão como parte de seu corpo.
 
"Psicologicamente, sabíamos que teria um enorme efeito sobre seu ego", disse Van der Merwe, que acrescenta que demorou bastante tempo para conseguir uma aprovação sob o ponto de vista ético para a cirurgia, que deve ser feita em outros pacientes daqui a três meses.
 
Uma das preocupações neste aspecto é que os riscos de um transplante de coração têm como contraponto o risco de morte do paciente com uma condição cardíaca. Já o transplante de pênis não prolongaria a vida do receptor.
 
"Pode não ser algo para salvar a vida de alguém, mas muitos destes jovens que tiveram seu pênis amputados acabam estigmatizados e se suicidam", afirma Van der Merwe.
 
"Se você não tem um pênis, você está praticamente morto. Se você devolve o pênis a ele, pode trazê-los de volta à vida."
 
BBC Brasil / iG

14 alimentos que escurecem os dentes

Molhos, frutas e outros alimentos pigmentados são responsáveis por deixar os dentes mais escuros a longo prazo
 
Ficar com os dentes escuros é um problema que, apesar de apenas estético, incomoda muita gente. Os responsáveis pelo escurecimento são alguns alimentos coloridos, natural ou artificialmente, considerados cromógenos, ou seja, com potencial para mudar a cor dos dentes.
 
“Esses alimentos, quando encontram dentes com o esmalte um pouco poroso e desgastado, aderem-se a porosidade, onde se depositam ao longo do tempo” explica o dentista Paulo Zahr.
 
Para evitar o escurecimento dos dentes, Paulo afirma que não é necessário restringir a ingestão de todos esses alimentos: “Pode comer normalmente, mas depois sempre faça a escovação”.
 
O cirurgião dentista Luís Marcelo Sêneda recomenda ainda que se não puder escovar os dentes no momento, faça um bochecho com água, pois ajuda a retirar o excesso do pigmento depositado nos dentes.
 
“É até melhor escovar os dentes depois de 20 minutos da ingestão de algum alimento, porque a ação da saliva ajuda a realizar a remineralização dos dentes”, afirma Luís.
 
Ele lembra ainda que é necessário ir ao dentista a cada quatro ou seis meses para que o profissional detecte este ou outros problemas mais graves na boca.
 
Conheça alguns alimentos que escurecem os dentes:
 
- O milho, por mais que não pareça pigmentado, é um alimento cromógeno
 
- A beterraba é um alimento que causa escurecimento dos dentes
 
- Molhos, como o de tomate e ketchup também, podem manchar os dentes
 
- Outros molhos escuros, como o molho madeira, têm a mesma característica
 
- Molho de soja pode escurecer os dentes
 
- O suco de ameixa tinge os dentes graças à cor que é extraída de sua casca
 
- Suco de uva também tem corantes naturais na casca, portanto, apenas a ingestão da fruta não escurece os dentes
 
- Já o morango, mesmo in natura, pode manchar o dente
 
- Amora também é uma fruta cromógena
 
- Folhas escuras, como a rúcula, podem escurecer os dentes
 
- Entre as bebidas, refrigerantes de cola são considerados cromógenos
 
- Café também é um grande vilão para os dentes
 
- Vinho é outra bebida que causa escurecimento
 
- Balas ou chicletes com corante prejudicam a cor dos dentes
 
iG