Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de março de 2015

Escâner e teste de esforço têm eficácia para detectar doença cardíaca

Constatação foi feita por especialistas após análise de 10 mil pacientes. Resultados foram divulgados no periódico 'New England Journal of Medicine'
 
O escâner e o teste de esforço com eletrocardiograma são igualmente eficazes para diagnosticar uma doença cardiovascular, de acordo com os resultados de um extenso teste clínico publicado neste fim de semana em um Congresso de Cardiologia nos Estados Unidos.
 
O estudo foi realizado com um universo de 10.000 pacientes, sendo 53% de mulheres e idade média de 60 anos, examinados em 193 centros de saúde nos EUA e no Canadá.
 
Os pacientes selecionados nunca tinham recebido um diagnóstico de doença nas artérias coronárias, mas apresentavam sintomas que podiam estar relacionados com enfermidades cardiovasculares, como falta de ar, ou dor no peito. Quase todos os envolvidos tinham pelo menos um fator de risco, como hipertensão, diabetes, ou tabagismo.
 
Metade foi selecionada de forma aleatória para se submeter a um exame de escâner, que mostra imagens tridimensionais das artérias coronárias. A outra metade fez um teste de esforço com eletrocardiograma. Esses exames já são usados há muito tempo, mas nunca haviam sido comparados durante um período de monitoramento.
 
Resultados
O estudo não mostrou nenhuma diferença significativa durante os dois anos de acompanhamento dos testes em termos de taxas de cirurgia, complicações, infartos e morte.
 
Os resultados dessa pesquisa são "importantes", segundo os autores, porque deixam nas mãos dos médicos a escolha do tipo de teste clínico a ser usado para diagnosticar doenças cardiovasculares quando o paciente apresenta dor no peito e falta de ar.
 
Este é o caso de pelo menos quatro milhões de pessoas por ano nos Estados Unidos.
 
"Antes dessa análise, a escolha do teste inicial - escâner cardíaco, ou teste de esforço - era feita sem se ter uma ideia do que realmente era melhor para a avaliação de sintomas cardiovasculares', explicou a médica Pamela Douglas, do Centro de Pesquisa de Doenças Cardiovasculares da Universidade de Duke, na Carolina do Norte.
 
Observou-se, porém, que o escâner tem uma ligeira vantagem para evitar cateterismos cardíacos (introdução de um tubo na artéria umeral) desnecessários. Também utiliza doses de radiação mais baixas do que os exames de Medicina Nuclear que injetam pequenas quantidades de material radioativo no sangue para obter imagens do coração e das artérias.
 
A especialista apresentou os resultados da pesquisa no Congresso Anual do Colégio Americano de Cardiologia (ACC, na sigla em inglês), neste fim de semana, em San Diego, na Califórnia.
 
Financiado por Institutos de Saúde dos Estados Unidos (NIH, sigla em inglês), o estudo foi publicado no periódico "New England Journal of Medicine".
 
G1

Mordidas de gato podem ser fatais — e não é por causa da raiva

Gato
Thinkstock/Veja: Especialistas alertam que toda mordida de gato deve ser
 tratada em um pronto-socorro
Estudo demonstra que 'Pasterella multocia', bactéria presente na boca de 90% dos felinos, causa doenças graves em humanos
 
A raiva e a toxoplasmose são enfermidades conhecidas que podem ser transmitidas de gatos a humanos. Mas uma terceira merece atenção: a doença da mordida do gato. Causada pela bactéria Pasteurella multocida, encontrada na saliva de quase 90% dos felinos, a infecção precisa ser tratada com antibióticos. Em casos extremos, ela pode ser fatal.
 
Um estudo feito por uma equipe de pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, e publicado na edição de fevereiro do Journal of Hand Surgery (JHS), acompanhou 193 pacientes que chegaram ao pronto-socorro com mordidas de felinos entre 2009 e 2011. Trinta por cento deles foram hospitalizados e permaneceram no hospital por três dias. A outra parte foi tratada com antibióticos.
 
No total, oito desses pacientes tiveram de passar por mais de uma cirurgia na mão. As complicações envolviam problemas de circulação e até perda parcial da mobilidade.
 
A causa da maior parte das infecções foi a bactéria Pasteurella multocida, normalmente tratada com amoxicilina. "Vermelhidão, inchaço, dor e dificuldades para mover a mão são sinais de que pode existir uma infecção e é preciso buscar tratamento", afirma Brian T. Carlsen, principal autor do estudo e cirurgião na Clínica Mayo. "A mordida de gato penetra facilmente na pele. As bactérias se multiplicam rapidamente e a cirurgia é normalmente necessária".
 
As mordidas dos bichanos correspondem a cerca de 15% das tratadas em hospitais nos Estados Unidos - e elas carregam mais Pasteurella que a dos cachorros. A bactéria, que faz parte da flora presente na boca de cães e gatos em todo o mundo, não provoca nenhum tipo de doença para eles. E também não causam problemas quando entram em contato com a pele humana por meio das lambidas. Mas, se penetram no corpo humano - com mordidas ou, mais raramente, arranhaduras - podem causar infecções na pele, no tecido subcutâneo e até no músculo. Sem tratamento, pode levar a complicações como necrose da pele, osteomielite (infecção dos ossos), pneumonia ou até septicemia, conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por infecção.
 
Dentadas fatais
Alexandre Barbosa, professor de infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp - Botucatu), adverte: "Toda mordida de animal, sem exceção, deve ser tratada em um pronto-socorro", diz. "Elas podem causar infecções fatais. Os casos não tratados são graves e podem levar à morte. Mesmo sem sinais claros de infecção é necessário o acompanhamento médico e o tratamento com antibióticos, como a amoxilina", diz o especialista. Barbosa lembra que, além da Pasteurella, é também necessária a prevenção contra raiva (que pode estar presente no organismo de felinos se, eventualmente, ele tiver contato com animais como morcegos) e contra bactérias presentes em nossa pele, que, por meio da mordida, têm acesso ao sangue. "As mordidas são ainda mais agressivas em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como idosos ou pessoas tratadas com imunossupressores", afirma.
 
Arranhões
Além das dentadas, Barbosa alerta para a doença conhecida como da "arranhadura" do gato, causada por bactérias do gênero Bartonella. Ela está presente nas unhas do bichano e pode causar infecção dos gânglios linfáticos. É menos agressiva, pois essas bactérias se multiplicam lentamente, mas pode provocar inchaço e febre. "É comum atendermos casos graves de infecções de pele por negligência. Por isso, é bom ficar atento a arranhões e mordidas de animais e sempre procurar um hospital", diz Barbosa.

Conheça a Pesquisa
 
 
Onde foi divulgada: Journal of Hand Surgery
 
Quem fez: Nikola Babovic, Cenk Cayci e Brian T. Carlsen
 
Instituição: Clínica Mayo, nos Estados Unidos
 
Dados de amostragem: 193 pacientes com mordidas de gatos
 
Resultado: Mordidas de gato na mão podem levar a infecções sérias, que exigem internação, causadas pela bactéria Pasteurella multocida
 
Veja

Dengue já atinge 90% das cidades de SP e se aproxima de nível epidêmico

André Lucas Almeida/Futura Press/VEJA
Mosquito Aedes aegypti
Das 645 cidades do Estado, 604 já registraram ao menos um caso. Em 2015, já houve 281 casos para cada 100.000 habitantes – acima de 300, configura-se epidemia
 
A dengue já atinge mais de 90% das cidades paulistas e está próxima de se tornar uma epidemia, apontam dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste domingo. Dos 645 municípios do Estado, 604 já registraram ao menos um caso com diagnóstico da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano. Foram 123.738 notificações, ou 281 para cada 100.000 habitantes - acima de 300, configura-se epidemia.
 
Marília, Catanduva, Rio Claro, Sorocaba e Guararapes estão entre as cidades com as maiores ocorrências da doença. De acordo com o governo federal, o Estado já registrou 35 mortes entre 1º de janeiro e o dia 7 deste mês, 26 a mais que o ocorrido no mesmo período de 2014. A Secretaria Estadual da Saúde, por sua vez, informou que, em janeiro e fevereiro, foram confirmados 38.714 casos e 32 mortes. A pasta só considera as ocorrências confirmadas por exames.
 
Sorocaba, cidade de 630.000 habitantes, tem o maior número de casos confirmados. Foram 12.780 infectados, com doze óbitos - cinco já detectados pelo Instituto Adolfo Lutz. De acordo com o secretário Francisco Fernandes, os números na cidade vão aumentar até junho, podendo chegar a 45.000 ocorrências. A média tem sido de 700 casos por dia. "Estamos vivendo estabilidade no número de casos, mas não há queda." Depois de instalar um centro de monitoramento - uma unidade improvisada em um galpão - para acelerar o atendimento, a prefeitura destinou mais quinze leitos na Santa Casa de Sorocaba para casos graves. Na quinta, 25 pessoas estavam internadas com suspeita de dengue hemorrágica.
 
Em Catanduva, o número de mortes confirmadas subiu de seis para quinze. Há ainda outros dezenove óbitos em investigação e 7.649 casos confirmados - a cidade tem 118.200 habitantes. A cidade de Marília, no centro-oeste, registrou 7.240 casos, com seis mortes confirmadas e oito sob investigação. A prefeitura da cidade montou mais uma tenda para atender os pacientes. Depois de advertidos, os moradores que mantêm criadouros do mosquito estão sendo multados. Limeira, na região de Campinas, contabilizava na quinta-feira 11.153 casos notificados. Seis mortes estão sob investigação, além de duas já confirmadas.
 
Itapira, com 72.500 habitantes, também na região de Campinas, teve mais uma morte suspeita, elevando para dez o número total de casos (oito confirmados). A cidade tem 3.125 casos positivos de dengue, mas a prefeitura informa que o número vem caindo. Na capital do Estado, foram registrados 2.438 casos confirmados de 4 de janeiro a 28 de fevereiro, quase três vezes mais que o número registrado no mesmo período do ano passado. Uma morte foi confirmada e dois óbitos estão sendo investigados.

Veja

Novo tratamento contra Hepatite C deve ser incorporado ao SUS ainda este ano

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, nesta semana, o registro de um novo medicamento para o tratamento da hepatite C crônica, o simeprevir
 
Ele se junta ao daclatasvir, aprovado em janeiro deste ano, e ao sofosbuvir, ainda em análise. Esses medicamentos vão compor o mais novo e eficiente tratamento contra a hepatite C, disponível no mundo. A expectativa é que o tratamento com esses medicamentos seja incorporado ao SUS ainda este ano.
 
De acordo com o coordenador de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Marcelo Naveira, os novos remédios vão facilitar a realização do tratamento."Atualmente, o tratamento da hepetite C é realizado num período entre 48 a 52 semanas, necessita de pelo menos 10 comprimidos de um ou dois medicamentos determinados diariamente mais uma injeção semanal, tem muitos efeitos adversos, muitas pessoas desistem do tratamento da hepetite C. com os novos medicamentos, existe a possibilidade de tratar os pacientes em 12 semanas, a presença de eventos adversos é quase mínima, a gente passaria para dois comprimidos diários em 12 semanas", explica.
 
O coordenador fala, ainda, que o novo tratamento para combater a hepatite C vai permitir tanto aumentar o índice de cura dos pacientes quanto ampliar o número de beneficiários. “O tratamento atual apresenta em torno de 40 a 60% de cura e os novos medicamentos apresentam em torno de 90%, até mesmo 100%. Com os novos medicamentos, as interações medicamentosas são menores e a comodidade posológica facilitaria e muito o tratamento daqueles pacientes que já fazem o uso de outra medicação pra tratar uma doença crônica, por exemplo, o HIV. Com o novo tratamento, a gente também espera que, com o mesmo valor dispensado para um tratamento atualmente, a gente possa ampliar pra duas a três pessoas sendo tratadas", ressalta.
 
A expectativa do Ministério da Saúde é que o novo tratamento para hepatite C beneficie 60 mil pacientes do SUS nos próximos dois anos.
 
Fonte: Ana Cláudia Amorim / Web Rádio Saúde

QUALIFAR-SUS: Saúde investe R$ 14 milhões na informatização de farmácias

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 5.112 computadores para informatizar os serviços farmacêuticos dos municípios brasileiros. Também serão entregues posteriormente 1.704 impressoras
 
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) – QUALIFAR-SUS e vai beneficiar 485 cidades do país, além do Distrito Federal. Para isso, serão investidos R$ 14 milhões. Só nesta semana, os novos equipamentos já seguiram para os municípios do Grande ABC paulista, e as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Esse reforço representa mais agilidade no atendimento à população e uma melhor organização dos estoques de medicamentos.
 
A estratégia de modernizar os estabelecimentos farmacêuticos integra o Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde - QualiSUS-Rede, que prevê ainda a realização de cursos de capacitação, com 4.860 vagas, para profissionais e gestores que desenvolvem serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS). Também está em andamento uma pesquisa para avaliar a qualidade dos serviços farmacêuticos ofertados no SUS, desde a Atenção Básica até os serviços hospitalares, nas unidades próprias do Programa Farmácia Popular do Brasil, no sistema prisional e na saúde indígena.
 
“O objetivo geral do projeto é qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica por meio da formação profissional e informatização dos serviços farmacêuticos e, assim, ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população brasileira”, explica o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
Nesta primeira fase, serão contempladas as Centrais de Abastecimento Farmacêutico e Almoxarifados, as farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além das Farmácias do Componente Especializado, que distribuem medicamentos indicados para o tratamento de doenças crônicas e/ou raras. Na fase seguinte, os equipamentos chegarão aos serviços farmacêuticos do Subsistema da Saúde Indígena, que atende os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIS) e demais polos indígenas.
 
Os municípios que receberão os equipamentos fazem parte das 15 regiões do Projeto QualiSUS- Rede nos seguintes estados: Tocantins, Pará, Maranhão, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Amazonas, Ceará, Goiás e Distrito Federal. Para ver a lista completa de municípios contemplados clique aqui.
 
Melhoria do acesso
O Projeto QualiSUS-Rede faz parte da estratégia de fortalecer o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS), criado, em 2012, para melhorar a qualidade do acesso a medicamentos no Brasil. Organizado em quatro eixos (estrutura, educação, informação e cuidado), o programa engloba desde investimentos na estruturação dos serviços farmacêuticos até ações de cuidado ao usuário.
 
Para participar do QUALIFAR-SUS, o município deve estar na lista do Brasil Sem Miséria (Plano interministerial voltado para a população mais pobre) e fazer parte de outros programas da Atenção Básica, como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) e o Hórus, sistema de Assistência Farmacêutica que permite o controle da compra, armazenamento, distribuição e dispensação dos medicamentos.
 
Nos três anos de criação do programa, o Ministério da Saúde já destinou R$ 92 milhões para 1.582 municípios, 70% dos incluídos na lista do Brasil sem Miséria até 100.000 habitantes. O QualiSUS- Rede conta com financiamento do Banco Mundial.

Fonte: Fabiane Schmidt / Agência Saúde

Cuidados com pacientes com Dengue e Febre Chikungunya

Crédito: Ocskay Bence
Crédito: Ocskay Bence
As ações contra a dengue e a febre chikungunya são fundamentais para evitar casos das doenças, principalmente em crianças e idosos, faixas etárias em que o corpo encontra-se mais vulnerável
 
Nos últimos dez anos foram notificados 82.039 casos graves e 2.931 óbitos, o que representa um aumento de 705% e 974%, respectivamente, se comparado com a década anterior. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado das doenças com prescrição de líquidos para hidratar o paciente são fundamentais.

De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, o volume de líquido ministrado em cada paciente com dengue ou febre chikungunya deve feito com cautela. “A hidratação deve ser cuidadosa independentemente da idade. No entanto, nas consideradas idades extremas (crianças e idosos), deve ser seguido rigorosamente os volumes de líquidos preconizados nos protocolos do Ministério da Saúde. Esse cuidado é importante principalmente nos pacientes idosos, pois nessa faixa etária existe uma maior probabilidade de pacientes com problemas cardíacos. Nesse caso volumes de hidratação inadequados podem sobrecarregar o coração”, alerta.
 
A faxineira Patrícia de Araújo e Silva, mãe da Sophia, de nove anos, mora na Asa Sul, Distrito Federal, e conta sobre os sintomas da filha ao ser diagnosticada com dengue e as indicações médica. “Ela foi diagnosticada no dia 5 de março e está em casa. Os sintomas apareceram na terça-feira, 03. Os médicos recomendaram repouso, muita água e analgésico específico para estes casos a cada seis horas. Ela estava com febre muito alta, dor de cabeça na parte frontal e dor nos olhos. Agora ela está bem, mas nos dois primeiros dias foi tenso, porque era muita febre e muita dor, mas aparentemente ela já está melhor”, relata.
 
Os sinais e os sintomas da febre chikungunya são parecidos com os da dengue, causando febre de início agudo, dores articulares e musculares, dores de cabeça, náusea, fadiga e manchas avermelhadas na pele. É importante estimular a hidratação oral, evitar o uso de aspirina e anti-inflamatórios e realizar repouso absoluto no tratamento da doença. A medicação para febre e dor deve ser prescrita pelo profissional de saúde. Na fase aguda, as dores podem ser aliviadas com compressas frias nas articulações acometidas, de 4 em 4 horas por 20 minutos. Deve-se evitar também atividades que sobrecarreguem as articulações e os membros devem ficar posicionados de forma que favoreça a circulação sanguínea.
 
A dengue e a febre chikungunya são transmitidas pelo mesmo vetor, os mosquitos Aedes Aegypti e Albopictus, que podem ser eliminados com simples ações no dia-a-dia. Não deixar acumular água parada e não jogar lixo em locais públicos é responsabilidade de todos e é fundamental para evitar o aumento de casos no país. Faça sua parte e previna-se!
 
Fonte: Ana Beatriz Magalhães / Blog da Saúde

Especialista do Inca garante seguridade da vacina HPV

Pelo segundo ano Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde vacina gratuitamente meninas para a prevenção do HPV. A vacina está disponível desde o início de março nas 36 mil salas de vacinação espalhadas pelo país para as meninas de 9 a 11 anos
 
O HPV é uma das causas mais frequentes do câncer do colo do útero. O número de mortes pela doença no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
 
Flávia de Miranda Corrêa, epidemiologista da divisão de pesquisa populacional do INCA, ressalta que a vacina é fundamental para a prevenção de infecções nas futuras gerações. “O câncer do colo do útero é o terceiro câncer que mais mata as mulheres no Brasil. E o HPV é uma das causas para o câncer. A vacina é uma opção de prevenção primária que a gente não tinha no passado. Antes era restrito a tentar evitar o contato com o HPV, o que não é muito fácil na prática”, esclarece.
 
O SUS oferece a vacina quadrivalente, que protege de quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia em quem segue corretamente o esquema vacinal. Flávia ressalta que a vacina aplicada em mais de 50 países tem sua segurança comprovada. “Ambas as vacinas contra o HPV que existem no mundo são seguras. Todos os mecanismos de controle, a OMS, a União Europeia, são unânimes em atestar a segurança da vacina. Podem existir alguns efeitos adversos, como por exemplo, vermelhidão e dor no local da injeção, tontura. Por isso, é recomendado que a menina fique sentada uns minutos depois da vacina, mas esta reação está mais ligada ao emocional”, esclarece.
 
A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. “Participei do grupo de estudo que assessorou o Ministério da Saúde para a introdução da vacina e foi decidido que o foco fosse o câncer do colo do útero. É lógico que o HPV está presente em outros tipos de câncer, em homens e mulheres, mas analisamos a situação epidemiológica e em qual a doença ela teria mais impacto. Priorizamos o câncer que tem uma incidência maior e uma alta mortalidade. Por isso, a vacinação nas meninas e especialmente nesta faixa etária, na qual existe uma grande eficácia”, explica a especialista.
 
Para a produção da vacina contra o HPV, o Ministério da Saúde firmou Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com o Butantan e o Merck. Serão investidos R$ 1,1 bilhão na compra de 36 milhões de doses da vacina durante cinco anos – período necessário para a total transferência de tecnologia ao laboratório brasileiro. Para 2015, a previsão do Ministério da Saúde é de adquirir 11 milhões de doses.
 
Fonte: Gabriela Rocha / Blog da Saúde

Concurso Prefeitura de Joaçaba - SC

A Prefeitura de Joaçaba, no Estado de Santa Catarina,através da empresa Legalle Concursos, divulgou o edital nº 01/2015 de concurso público, com a intenção de contratar profissionais de ensino médio, técnico e superior. A remuneração vai de R$ 1.135,77 a R$ 13.475,51, em carga horária que vai de 10 a 40 horas semanais.
 
São oferecidas 17 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva, nos cargos de Auxiliar de Saúde Bucal, Fisioterapeuta, Técnico de Enfermagem, Agente da Dengue, Nutricionista, Médico (Generalista, Especialistas em Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Infectologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Pediatria, Psiquiatria, Urologia e Cabeça e Pescoço).
 
As inscrições serão aceitas até o dia 27 de março de 2015, no setor de RH da Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba/SC, em anexo ao prédio do INSS, localizada na Avenida XV de Novembro, Nº 223, das 08h e 30min às 11h 30min e das 13h às 17h, mediante apresentação do Formulário de Inscrição, devidamente preenchido, datado e assinado e da apresentação da fotocópia de documento de identidade e CPF e Guia de Recolhimento de Taxa de Inscrição paga.
 
O valor referente a taxa de inscrição será R$ 40,00, para os cargos de ensino médio e técnico e R$ 75,00, para os cargos de ensino superior.
 
A guia de recolhimento da taxa de inscrição, deverá ser requisitado na Prefeitura, no setor de tributação, das 13h às 19h de segunda a sexta-feira.
 
O recolhimento da guia da taxa de inscrição se dará através da Conta n° 006.340-0, Agência 0418 – Caixa Econômica Federal, do valor referente ao cargo pretendido.
 
A prova teórico-objetiva está prevista para ser aplicada no dia 12 de abril de 2015, sendo que o local e horário serão previamente divulgados.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao de aplicação da prova.
 
O Concurso Público terá validade pelo prazo de 02 anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período.

Prefeitura de Japorã - MS lança edital de processo seletivo

Situado na região Centro Oeste do Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Japorã divulgou o extrato do edital nº 01/2015 de processo seletivo simplificado, destinado ao preenchimento de 17 vagas para profissionais de nível superior.
 
As chances são para os cargos de enfermeiro, médico clínico geral, farmacêutico, cirurgião dentista, farmacêutico bioquímico, educador físico, psicólogo, assistente social e veterinário.
 
As inscrições podem ser efetuadas nos dias 19 e 20 de março de 2015, no Departamento de Recursos Humanos, localizado na Avenida Deputado Fernando Saldanha, s/n, Centro, das 8h00 às 12h00.
 
O seletivo será realizado mediante análise curricular. Mais informações poderão ser obtidas no local de inscrição ou através do telefone (67) 3475-1701.
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, no dia 12 de março de 2015, edição 1302, sob o código identificador: 50C3E1A8.

Concurso Prefeitura de União da Vitória - PR

Em União da Vitória, no estado do Paraná, a Prefeitura lançou por meio da Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade - Uniuv, o edital n. 01/2015 do novo concurso público para preencher 114 vagas e formar cadastro reserva em empregos de todos os níveis de formação escolar.

Serão reservadas ainda 5% das vagas para os candidatos portadores de deficiência e 10% para os afrodescendentes. Os salários dos cargos variam entre R$ 1.064,31 e RS 12.815,17.

Cargos
- Nível fundamental: Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias;

- Nível médio/técnico: Técnico em Enfermagem, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Radiologia e Técnico em Saúde Bucal;

- Nível superior: Biólogo, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Florestal, Geólogo, Médico PSF, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Pediatra Plantonista, Médico Plantonista, Químico e Secretário Executivo.

Inscrições e Taxas
As inscrições devem ser realizadas até o dia 9 de abril de 2015, pelo site da Uniuv: www.concursopublico.uniuv.edu.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 60,00 e R$ 100,00.

Provas
A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório, com duração de três horas, e ocorrerá provavelmente no dia 10 de maio de 2015, às 14h, em local a ser informado no dia 30 de abril de 2015.

Gabaritos
O gabarito preliminar será divulgado, a partir das 17h do dia 11 de maio de 2015, pelo site da organizadora.

Validade
O concurso público terá validade de dois anos a partir da data de sua homologação final, podendo, a critério da Administração Municipal, ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de São João Batista - SC abre inscrição de processo seletivo para Farmacêutico

Divulgado mais um edital de processo seletivo da Prefeitura de São João Batista, em Santa Catarina. Desta vez, sob o nº 09/2015, o edital visa preencher o cargo de farmacêutico/bioquímico. O salário ofertado é de R$ 2.384,89 mais R$ 236,40, pela carga semanal de 40 horas, a ser cumprida no Hospital Municipal Monsenhor José Locks, com contrato de seis meses, prorrogável por igual período, de acordo com a conveniência da Administração.
 
O Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, situado na Praça Deputado Walter Vicente Gomes nº 89, recebe até o dia 4 de abril de 2015, das 13h30 Às 17h30, os pedidos de inscrições.
 
Será adotado como critério de escolha, o nível de escolaridade dos participantes.
 
A lista de classificados será afixada no mural da Prefeitura provavelmente no dia 8 de abril de 2015.
 
O processo seletivo será válido por 12 meses.

Concurso Prefeitura de Itupiranga - PA

A Prefeitura de Itupiranga, no Estado do Pará, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público. O concurso está sob a responsabilidade da empresa Instituto Machado de Assis e de acordo o edital, o salário varia de R$ 788,00 a R$ 1.890,00, em carga horária que vai de 20 a 40 horas semanais.
 
São oferecidas 345 vagas imediatas, além de formar cadastro de reservas em cargos de ensino fundamental, médio, técnico e superior, as chances são para Escriturário, Professor 1º ao 5º ano , Auxiliar de Serviços Gerais , Professor de Português , História, Educação Física, Matemática , Geografia, Ciências - CFB, Técnico Pedagógico, Assistente Social, Nutricionista, Técnico em informática , Contador, Tecnólogo em segurança do trabalho , Tecnólogo em meio ambiental , Fiscal, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Serviços de Obras Públicas, Assistente de Atividades Culturais, Psicólogo, Administrador, Odontólogo, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Agropecuária, Agente de Portaria e Farmacêutico.
 
Serão reservadas 5% das vagas oferecidas neste certame, aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 16 de março até o dia 17 de abril de 2015, através do site www.institutomachadodeassis.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00, R$ 50,00 e R$ 80,00, de acordo com o nível do cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 03 de maio de 2015, em local e horário a serem informados antecipadamente, haverá prova de títulos para os candidatos a cargos de nível superior.
 
O gabarito preliminar referente a prova objetiva provavelmente será divulgado em até 48h após a realização das provas no site www.institutomachadodeassis.com.br.
 
A validade do concurso público será de 02 anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de João Monlevade - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de João Monlevade, no estado de Minas Gerais, lançou o edital nº 13/2015 de processo seletivo. O objetivo é a contratação temporária de 19 auxiliares de enfermagem e 1 auxiliar de enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF). A remuneração será de R$ 822,94, em carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação de Enfermagem, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº. 2640 sala 07 – Bairro Belmonte – João Monlevade/MG, até o dia 19 de março de 2015, no horário das 8h às 10h30min e das 13h30min às 16h30min.
 
O candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, cópia dos seguintes documentos:
  • CPF;
  • Carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Diploma do Ensino Médio;
  • Diploma do Curso de Auxiliar de Enfermagem ou Técnico de Enfermagem.
A seleção dos candidatos será feita através de prova objetiva, prevista para 29 de março de 2015 em locais e horários que serão divulgados a partir de 23 de março de 2015 nas portarias da Sede da Prefeitura de João Monlevade e da Secretaria Municipal de Saúde.
O gabarito preliminar será afixado nas portarias da Sede da Prefeitura de João Monlevade e da Secretaria Municipal de Saúde e divulgado no site da Prefeitura, a partir do dia 30 de março de 2015.
A validade do processo seletivo será de doze meses, podendo ser prorrogável por igual período uma única vez.
 
Edital no site www.pmjm.mg.gov.br.

Prefeitura de Duas Barras - RJ realiza processo seletivo

No estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Duas Barras, divulgou edital de processo seletivo, com o fito de ocupar 82 cargos de níveis superior, médio e fundamental para lotação nas Secretarias da Educação, Assistência Social e Agricultura do município. Os salários variam entre R$ 788,00 e R$ 1.295,14.

As vagas são para os cargos de Professor de Braille, Professor de Libras, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Técnico em Informática, Nutricionista, Professor de Música, Professor de Ensino Médio na modalidade normal ou normal superior, Professor de Matemática, Professor de Geografia, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Arte, Mãe Social, Recepcionista, Entrevistador do Programa Bolsa Família, Advogado, Orientador Social, Assistente Social, Técnico de Nível Médio, Auxiliar Administrativo, Operador de Máquinas Pesadas e Operador de Trator Agrícola.

As inscrições seguem abertas até o dia 19 de março de 2015, das 10h às 16h na Secretaria Municipal de Educação à AV. Getúlio Vargas, nº 97, Centro, Duas Barras/RJ.

A avaliação dos profissionais se dará por meio de prova de títulos. O resultado final do processo seletivo simplificado será homologado pelo Prefeito Municipal e publicado em Jornal de circulação regional.

O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, prorrogável por igual período, no interesse da Prefeitura Municipal de Duas Barras, em consonância com a Secretaria Municipal de Educação.

O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Rio de Janeiro do dia 13 de março de 2015, entre as páginas 09 e 16.

Vagas de estágio na Prefeitura de Joinville - SC (Prefeitura e Hospital)

A Prefeitura de Joinville, Estado de Santa Catarina, através da empresa Sociesc, tornou público o edital nº 002/2015 de processo seletivo, destinado a contratação de 222 estagiários de nível médio e de nível superior, para preencher vagas na Prefeitura e no Hospital Municipal São José – HMSJ. A remuneração vai de R$ 788,00 a R$ 1.182,00, e a carga horária a ser desempenhada é de 30 horas semanais.
 
As áreas disponíveis para estágio são: Montagem e Manutenção de Computadores, Técnico em Administração, Administração - Análise de Sistemas, Administração de Empresas, Analista de Sistemas de Informação, Arquitetura, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de informação ou Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis/Contabilidade, Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental, Civil, da Mobilidade, Elétrica, Química, Sanitária, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Geografia, Gestão da Tecnologia da Informação, História, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Tecnologia em Redes de Computadores, Terapia Ocupacional, Turismo, Técnico em Edificações, Física Médica e Gestão Hospitalar.
 
As inscrições podem ser feitas até as 16h59min do dia 13 de abril de 2015, através do endereço eletrônico www.sociesc.org.br/concursos.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 23,59.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 26 de abril de 2015, sendo que o local e horário serão divulgados no site www.sociesc.org.br/concursos.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva será disponibilizado no site www.sociesc.org.br/concursos até às 24h00min do dia de aplicação das provas.
 
O Processo Seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data do ato de homologação do resultado para a área de estágio/lotação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Volta Redonda - RJ abre processo seletivo

A Prefeitura de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Administração, divulgou o edital de processo seletivo nº 002/2015, para a contratação temporária de 360 profissionais em cargos de nível fundamental. Vencimentos de R$ 1.014,00 por jornada de trabalho de 40  horas semanais.
 
Fica reservado aos candidatos com deficiência, o percentual de 10% do total de vagas.
 
Cargos: agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias.
 
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via internet, no site www.portalvr.com/concursopublico, no período entre 16 e 23 de março de 2015.
 
No caso de dificuldade de acesso à internet, os candidatos poderão realizar suas inscrições no TELECENTRO COMUNITÁRIO, situado à Rua Edson Passos, nº. 97 – Bairro Aterrado, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17 horas.
 
A seleção será realizada através de provas objetivas, previstas para o dia 12 de abril de 2015, às 9 horas, em local a ser estabelecido no comprovante de inscrição.
 
Os gabaritos das provas estarão disponíveis no site www.portalvr.com/concursopublico, a partir das 17 horas do dia 13 de abril de 2015.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de acordo com o estabelecido na Lei Municipal N.º 5.121/201.
 
O edital foi publicado no site www.portalvr.com.

Prefeitura de São João Batista-SC lança editais de processos seletivos

Situada no Vale do Rio Tijucas, a Prefeitura catarinense de São João Batista está abrindo diversas vagas, por meio de editais de processos seletivos.
 
Enquanto o edital nº 03/2015 dispõe de vaga para professor de ensino fundamental do 1º ao 5º ano, o edital nº 04/2015 oferece oportunidade para técnico esportivo e o edital nº 05/2015 para enfermeiro, técnico em enfermagem, médico plantonista e auxiliar de serviços gerais.
 
As remunerações variam de R$ 788,00 a R$ 2.384,82, em cumprimento a jornadas semanais de 40 horas ou de acordo com escala de plantões para o cargo de médico, cuja remuneração segue conforme a lei nº 2.514/2013.
 
Quem tiver interesse na vaga do edital nº 03/2015 deverá efetuar inscrições na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Nereu Ramos n° 195, Edifício Cunha, 2° Piso, sala 101, Centro, com atendimento das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00. Já os interessados nas vagas dos outros editais, deverão comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, na Praça Deputado Walter Vicente Gomes nº 89, das 13h30 às 17h30, para realizar inscrição. As inscrições serão aceitas até o dia 19 de março de 2015. Há vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
O critério adotado para escolha dos candidatos será análise de escolaridade, experiência profissional, cursos de aperfeiçoamento e para os participantes do edital nº 05/2015, será aplicada prova teórica para auxiliar de serviços gerais e técnico em enfermagem, prevista para ocorrer no dia 20 de março de 2015, às 13h30, no auditório do CRAS, localizado à Rua Tibúrcio Taurino Bozano nº 210, Centro.
 
Estima-se que no dia 23 de março de 2015, seja afixada a lista dos classificados no mural da Prefeitura.

Prefeitura de São João Batista - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de São João Batista, em Santa Catarina, está agitada com a realização de processos seletivos.  Desta vez, sob o edital nº 06/2015 a contratação será de médico, pela remuneração de R$ 6.162,72, mais R$ 236,40 de insalubridade, em jornada semanal de 40 horas.
 
As inscrições são recebidas até o dia 20 de março de 2015, no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, situado na Praça Deputado Walter Vicente Gomes nº 89, das 13h30 às 17h30.
 
O contrato terá a duração de seis meses, com chance de prorrogação por período semelhante.
 
Será analisada a escolaridade, titulação e especialização. Provavelmente no dia 24 de março de 2015 será divulgada a lista dos classificados, no mural da Prefeitura. 
 
O processo seletivo será válido por 12 meses.

Prefeitura de Alterosa - MG abre vaga para Médicos

No interior de Minas Gerais, a Prefeitura de Alterosa, abre processo seletivo com a intenção de preencher vagas no cargos de Médico da Estratégia de Saúde da Família, além de cadastro de reserva.
 
As inscrições serão aceitas do dia 18 até o dia 25 de março de 2015, na Praça Getúlio Vargas, nº 310, Centro de Alterosa - MG.
 
Maiores informações no endereço eletrônico: www.alterosa.mg.gov.br ou na Prefeitura de Alterosa, situada à Praça Getúlio Vargas, nº 310, Centro, Alterosa – MG. Fone: (35) 3294-1010 ou (35) 3294-1904.

Concurso Prefeitura de Santa Rosa da Serra - MG

A Prefeitura de Santa Rosa da Serra, no estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, publicou edital n° 01/2015 de concurso público, com o fito de ocupar 114 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por vencimentos de até R$ 13.809,90 em jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas por semana.

As ofertas são para os cargos de advogado, agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de endemias, assistente social, auxiliar administrativo/educação, auxiliar administrativo e demais funções.

As inscrições deverão ser realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, no período de 22 de maio a 21 de junho de 2015. As taxas variam de R$ 48,00 a R$ 842,00 de acordo com o emprego escolhido.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Prefeitura Municipal de Santa Rosa da Serra, situada à Rua Dr. Adolfo Portela, nº 202, Centro, CEP 38805-000, Santa Rosa da Serra/MG.

As provas (Objetiva de Múltipla Escolha e Prática) serão realizadas no município de Santa Rosa da Serra, provavelmente, no dia 26 de julho de 2015, em locais e horários a serem divulgados no Quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Santa Rosa da Serra e no endereço eletrônico da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br.

O gabarito preliminar sairá na data prevista de 26 de julho de 2015, às 20 horas.

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato da Prefeita Municipal.

Concurso Prefeitura de Iacanga - SP

A Prefeitura de Iacanga, no Estado de São Paulo, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público. O concurso está sob a responsabilidade da empresa Astral Assessoria e de acordo com o edital, o salário vai de R$ 937,80 a R$ 3.997,67, em carga horária que varia de 20 a 44 horas semanais.
 
São oferecidas 33 vagas de ensino fundamental, médio, técnico e superior, nos cargos de Agente Administrativo I e II, Agente de Combate às Endemias , Ajudante de Serviço Braçal, Ajudante de Serviços Diversos, Assistente de Esporte I , Assistente de Setor Pessoal, Assistente Social, Biólogo, Borracheiro, Contador, Coordenador Municipal de Tributação, Encanador de Manutenção, Fonoaudiólogo, Lavador, Motorista, Nutricionista, Psicólogo e Técnico de Informática.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 16 a 30 de março de 2015, através do site www.astralassessoria.com.br, e o valor da taxa varia entre R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 50,00.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 12 de abril de 2015, sendo que o local e horário serão informados antecipadamente, no site www.astralassessoria.com.br.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Monsenhor Paulo - MG oferece oportunidade para Médico

A Prefeitura de Monsenhor Paulo, situada na região centro-sul de Minas Gerais, divulgou o edital nº 06/2015 de processo seletivo em provimento de uma vaga para o cargo de médico.
 
O aprovado terá contrato com duração de seis meses, prorrogável por igual período, caso necessário e vencimento de R$ 8.921,40, em cumprimento a jornada semanal de 40 horas.
 
As inscrições podem ser realizadas até a próxima segunda-feira, dia 16 de março de 2015, no Setor de Pessoal, no prédio da Prefeitura, situado na Praça Coronel Flávio nº 204, Centro, das 9h00 às 15h00, mediante taxa de R$ 9,23.
 
Será aplicada avaliação de títulos, prevista para acontecer no dia 17 de março de 2015. O resultado parcial será afixado no quadro de avisos e no site da Prefeitura: www.monsenhorpaulo.mg.gov.br, provavelmente no dia 17 e a homologação é aguardada para o dia 19, ambos de março de 2015.
 
O processo seletivo será válido por um ano, podendo ser prorrogado por período semelhante.

Prefeitura de São Sebastião do Rio Verde - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São Sebastião do Rio Verde, em Minas Gerais, abriu edital n° 001/2015 de processo seletivo que objetiva contratar novos profissionais para o município. As remunerações vão de R$ 788,00 a R$ 7.598,19, de acordo com a função, para o desempenho de atividades em jornadas semanais de até 40 horas.
 
Os aprovados irão atuar no Programa de Saúde da Família - PSF, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf e no Centro de Referência de Assistência Social - Cras.

O certame será executado por meio da empresa FAHEBE - Consultoria Técnica e Assessoria Pedagógica Ltda. Há 16 vagas para candidatos com níveis de escolaridade Fundamental, Médio e Superior, nas funções de Nutricionista; Fonoaudiólogo; Fisioterapeuta; Coordenador; Assistente Social; Psicólogo; Assistente Administrativo; Orientador Social; Serviços Gerais; Médico do PSF; Auxiliar em Saúde Bucal e Agente Comunitário de Saúde.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 31 de março de 2015, de 2ª a 5ª feira, das 13h às 17h e de sexta-feira, das 13h às 16h, na sede da Prefeitura, que fica na Rua Dr. André Sarmento, nº 272, São Sebastião do Rio Verde - MG. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 50,00.

A previsão é de que a prova objetiva, que terá caráter eliminatório e classificatório, seja aplicada provavelmente em 12 de abril de 2015, na Escola Municipal Padre Francisco de Freitas Carvalho, Praça Getulino Maciel, nº5, Centro, São Sebastião do Rio Verde/MG.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, prorrogável por igual período.

Dor pode ser um alerta do organismo

As dores de cabeça, costas e musculares são as mais recorrentes entre a população brasileira

Todos os brasileiros já sentiram pelo menos uma vez na vida algum tipo de dor. Há aqueles que convivem com a dor diariamente, os que a sentem mensalmente e aqueles que são submetidos à dor quando expostos a um fator externo.
 
Muitas pessoas acreditam que sentir dor seja algo normal e convivem com ela por muito tempo, tendo sua qualidade de vida prejudicada. É importante lembrar que a dor é um sinal de que algo no organismo não vai bem, sendo assim, é essencial ser investigada.
 
“Dor é uma sensação desagradável, que se associa a uma emoção ruim, aliada a uma imagem simbólica de algo indesejável. São três dimensões”, explica o professor titular da disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Dr. Manoel Jacobsen. Ainda assim, a dor é necessária. “Sem dor, o indivíduo não conseguiria sobreviver. A dor serve como um alerta”.
 
O diretor científico da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), Dr. Alexandre Annes, compartilha da mesma opinião, segundo ele, nem sempre a dor é uma inimiga. Sentir e perceber a sensação dolorosa é algo normal e necessário. “Precisamos ter esse tipo de sensação, para percebermos quando algo está ‘fora do equilíbrio’ em nosso corpo e procurarmos algum auxílio. Nessa situação, a dor tem uma função de alertar.”
 
Devem-se levar em consideração diversos aspectos do indivíduo para entender a sua dor. De forma mais didática, dentro de uma visão fisiopatológica, ela pode ser classificada em: inflamatória (relacionada a um quadro de inflamação), neuropática (associada a uma alteração no nervo) ou a disfuncional (refere-se a uma doença em que o paciente sente dor sem que apresente alguma lesão tecidual aparente, denotando um problema no funcionamento cerebral).

Diferenças entre fármacos
Ibuprofeno: utilizado para alívio das dores leves a moderadas. Sua ação se inicia de 10 a 30 minutos após a administração e possui duração de seis a oito horas.
 
Ácido acetilsalicílico: proporciona o alívio sintomático de dores de intensidade leve à moderada, e de febre nos resfriados e gripe. Sua ação inicia-se 20 minutos após ser ingerido e tem duração de seis horas. Devido às complicações gastrointestinais frequentes, sua utilização tem sido cada vez menor. É contraindicado em caso de suspeita de dengue ou em uso de outros anticoagulantes, já que ele inibe a agregação plaquetária e pode levar à hemorragia. Interfere diretamente na mucosa gástrica, impedindo a produção da prostaglandina, que protege a mucosa do tubo digestivo.
 
Dipirona sódica: tem ação analgésica para alívio de dores leves a moderadas sendo também indicada para febres. A ação analgésica dura em média seis a oito horas e tem início após 20 a 30 minutos da administração do medicamento.
 
Paracetamol: promove o alívio de dores leves a moderadas, mas não possui ação anti-inflamatória significativa. O analgésico tem duração de seis a oito horas. Os pacientes que utilizam de forma exagerada álcool ou que sejam portadores de doenças hepáticas agudas ou crônicas devem ter cautela em sua utilização. Além disso, é comum esse princípio ativo estar presente na fórmula de outros medicamentos, como antigripais, por exemplo.
 
Fonte: reumatologista membro da comissão de dor e reumatologia de parte moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Dr. Roberto Heymann
 
A dor em números
Em uma pesquisa realizada pela Mundipharma com 801 pessoas em 11 capitais das cinco regiões brasileiras, descobriu-se que a maior queixa do brasileiro é em relação às dores de cabeça, que afligem pouco mais de 80% dos entrevistados. Na sequência, as dores nas costas e em membros inferiores foram cotadas por quase 50% dos participantes e, logo em seguida, com 40%, aparecem as dores musculares.
 
Condição social e a prática de atividade física também parecem ser fatores importantes. Apenas 20% das pessoas ativas declararam estar sentindo dor, enquanto 31% dos membros da classe D/E se queixaram de alguma dor.
 
Entre os entrevistados, 11% têm dores contínuas, sem que seja possível citar uma causa específica. Mais uma vez, as mulheres largaram na frente. Cerca de 13% delas afirmam sofrerem com dores crônicas, contra 9% dos homens.
 
Apesar delas sentirem mais dores, são eles que reclamam mais que a rotina diária é atrapalhada quando o corpo manifesta algum sinal desconfortável – 80% de homens contra 75% de mulheres. Entre as áreas mais prejudicadas, estão o humor e a disposição, o desempenho e a disposição para o lazer. Muitas vezes, a dor é tamanha que 60% dos entrevistados afirmam que já deixaram de participar de alguma atividade social ou no trabalho.
 
Dor mensal
A dor também foi tema de um estudo encomendado pelo laboratório Sanofi ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), mas, desta vez, com foco no sexo feminino. Para isso, foram entrevistadas mil mulheres de 16 a 40 anos, moradoras das cinco regiões brasileiras. De acordo com os dados obtidos, a cólica menstrual é a principal causa de dor entre as mulheres (76%), seguida de perto pela dor de cabeça (75%).

Dor crônica X dor aguda
O que muitos pacientes com dores não sabem é que existem diferentes tipos de dor. A dor aguda é recente e serve como sinal de alerta e se torna muito importante para o quasro clínico. Já a dor crônica é aquela que persiste por mais de seis meses; a aguda pode ser controlada e a crônica ainda é um desafio, já que o tratamento é totalmente diferente; ela é física e emocional e afeta por volta de 20% a 30% da população brasileira.

Em relação às cólicas, 66% das entrevistas afirmam sentir dores todos os meses, sendo que 15% sentem dores extremamente fortes e 46%, fortes. O quadro, frequentemente, é acompanhado por outros incômodos, como dores de cabeça, dores nas costas e no corpo em geral. Quando se fala especificamente da dor de cabeça, 32% das mulheres afirmam sentir mais de uma vez por semana e 24%, pelo menos uma vez por semana. A intensidade da dor é forte para 40% das entrevistadas.
 
A convivência com a dor é tão próxima que, para 23% das mulheres, ela é um incômodo que faz parte do universo feminino e que se deve aprender a conviver com a mesma. Mais de 40% delas esperam a dor atingir um nível insuportável para tomar um medicamento. Outras esperam sentir a dor por cerca de meia-hora, mesmo que em intensidade moderada ou baixa, para se medicarem. Uma vez medicadas, o efeito mais desejado pelas brasileiras (86%) é o alívio imediato.
 
Como tratar?
Tão importante quanto o diagnóstico correto é lançar mão dos recursos apropriados para controlar a dor. Toda dor tem tratamento e pode ser atenuada, mas nem todas as dores são curáveis. O importante é que o paciente seja assistido por um profissional que contemple um programa multidisciplinar que se adapte da maneira mais eficiente possível para o seu caso e lhe permita mais qualidade de vida.
 
O que todos os pacientes esperam é o alívio imediato e eficaz, sem reincidência do problema. Isso justifica o grande consumo de analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios, que, em geral, integram a classe dos AINES (anti-inflamatórios não hormonais) e são voltados para o alívio das dores tensionais.
 
Os principais analgésicos isentos de prescrição comercializados no mercado brasileiro são ibuprofeno, paracetamol, ácido acetilsalicílico e dipirona.

A atenção farmacêutica prestada em farmácias e drogarias tem grande importância no tratamento, já que, normalmente, a maioria dos pacientes compra os medicamentos por livre escolha.

Cabe ao profissional assegurar-se do que o paciente já fez uso, para verificar que não tenha tido nenhum efeito adverso importante.
 
O Conselho Regional de Farmácia, do Estado de São Paulo (CRF-SP), recomenda que o farmacêutico pergunte o motivo da compra, há quanto tempo o paciente sente a dor, se tem outros problemas de saúde, para com isto identificar se é cabível a indicação de um Medicamento Isento de Prescrição (MIP).
 
Guia da Pharmacia

Envelhecimento agrava dívida pública global

Dentre as nove megatendências globais traçadas pela KPMG, em parceria com o Centro Mowat na Escola de Políticas Públicas e Governança da Universidade de Toronto (CA), está a Dívida Pública, fator que deve restringir as opções de política fiscal para além de 2030
 
O estudo traz uma visão abrangente dos fenômenos que impactam e impactarão as sociedades como um todo nos próximos 15 anos.

Segundo a KPMG, a habilidade dos governos de controlar a dívida e encontrar novos caminhos para a prestação de serviços afetará sua capacidade de responder aos desafios ambientais, sociais e econômicos.
 
Pesquisa da KPMG International mostra que, ao contrário da crença generalizada, os problemas de hoje não emergem simplesmente da crise financeira mundial.
 
A maioria das economias já tinha acumulado dívidas consideráveis antes de 2008, pois vinham aumentando seus déficits orçamentários nos cinco anos anteriores à crise.
 
Dívida Pública
 
Dívida-Pública-KPMG
 
Consequências• Aumento da importância das relações fiscais internacionais e intergovernamentais

• Mercados globais mais expostos a riscos

• Redução de capacidade para o enfrentamento de futuros choques internacionais econômicos ou fiscais e financeiros

• Agravamento da dívida pública com o envelhecimento da população

• Limitação de potencial para o atendimento à crescente demanda por novos serviços
 
Saúde Web

Fornecimento de remédio

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que a ação relativa ao fornecimento de medicamento constitui direito personalíssimo do beneficiário do plano de saúde, por isso não é possível a sucessão processual se o doente morrer durante a demanda. A decisão foi dada em recurso proposto pela Unimed Porto Alegre
 
A autora da ação pediu a condenação da cooperativa médica a pagar ou fornecer medicamentos para tratamento oncológico. Disse que a cláusula do contrato que excluía a cobertura era abusiva.
 
Em liminar posteriormente confirmada pela sentença, a Unimed foi obrigada a fornecer o medicamento. A Unimed apelou. Nas contrarrazões, foi informada a morte da autora da ação e pedida a extinção do feito sem resolução de mérito em razão da perda de interesse processual, bem como a manutenção da condenação da Unimed a pagar verbas de sucumbência, o que foi atendido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
 
A Unimed recorreu ao STJ contra a extinção do processo. Pretendia que a apelação fosse julgada, na expectativa de reverter a decisão da sentença e assim ser ressarcida do que gastou com o medicamento. No STJ, porém, o relator, ministro João Otávio de Noronha, reconheceu a legalidade da solução dada pelo tribunal gaúcho. Não há, em seu entendimento, o binômio necessidade-utilidade, que justifica o provimento jurisdicional.

Valor Econômico

Passar mais de duas horas na frente de uma tela aumenta em 30% o risco de pressão alta entre as crianças

Reprodução Daily Mail
Segundo pesquisa, não realizar atividade física ao longo do dia também eleva risco do problema
 
O sedentarismo entre as crianças e suas graves consequências para a saúde são motivo de preocupação entre pais e médicos. Uma nova pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Zaragoza (Unizar), na Espanha, apontou mais um motivo para fazer os pequenos se mexerem mais: passar mais de duas horas por dia inativo na frente de uma tela, seja de televisão, computador ou videogame, aumenta em 30% o risco de pressão arterial elevada, segundo os cientistas.
 
O estudo apontou, ainda, que não realizar atividade física ao longo do dia ou exercitar-se menos de uma hora diariamente aumenta esse risco em 50%.
 
Os resultados foram obtidos com base nos dados de uma pesquisa realizada durante mais de dois anos, com 5.221 crianças entre dois e 10 anos de oito países europeus —Espanha, Alemanha, Hungria, Itália, Chipre, Estônia, Suécia e Bélgica. O estudo apontou uma incidência alta de pressão arterial elevada entre as crianças: 110 em cada mil sofrem com o problema.
 
— Os números são preocupantes, uma vez que comportamentos sedentários na infância tendem a se repetir na fase adulta. A pressão arterial elevada entre as crianças pode causar problemas cardiovasculares mais tarde como, por exemplo, aumentar o risco de alguma doença isquêmica do coração — afirma Augusto César F. de Moraes, principal autor do estudo.
 
Entre as doenças não transmissíveis, a pressão elevada tem uma alta incidência nos adultos. Diversos estudos têm demonstrado que os níveis de pressão arterial na infância e na adolescência têm um enorme impacto sobre o desenvolvimento de pressão alta na fase adulta.
 
Para evitar esse problema, os especialistas recomendam que as crianças realizem atividades físicas por mais de 60 minutos diariamente. Além disso, é importante evitar que elas fiquem inativas por mais de duas horas consecutivas por dia.
 
— Provas científicas mostram que a atividade física é um vasodilatador potente. A taxa de oxigenação do coração aumenta, e, ao mesmo tempo, diminui a pressão arterial — conclui Moraes.
 
Amigos são aliados
Uma forma de fazer as crianças saírem do sedentarismo é ter o acompanhamento de um amigo ativo.
 
Essa é a conclusão de uma pesquisa apresentada recentemente em um evento científico da American Heart Association, nos Estados Unidos. Os pesquisadores entrevistaram 104 crianças e adolescentes e pediram suas opiniões sobre os benefícios e as dificuldades de realizar atividades físicas.
 
As principais dificuldades apontadas pelos jovens foram não sentir prazer com os exercícios, ter más condições de saúde, não ter disciplina e sentir falta de energia. Entretanto, quando a atividade envolvia um amigo, essas barreiras eram menores, segundo o estudo.
 
— Ter amigos fisicamente ativos pode tornar mais fácil para as crianças obesas o envolvimento com atividades e a diminuição das barreiras para sair do sedentarismo — disse Jessica Graus Woo, autora da pesquisa.

Zero Hora

Diabetes: monitor e pâncreas artificial substituem furo no dedo e injeção

Furar o dedo várias vezes ao dia para monitorar o açúcar no sangue e ter de aplicar insulina com a mesma frequência podem deixar de fazer parte da vida dos diabéticos
 
Um projeto de pâncreas artificial e um monitor de glicose que funciona por 14 dias sem a necessidade de perfurações são algumas das inovações que foram apresentadas desde a última quinta-feira (12) no 1º Simpósio Internacional de Novas Tecnologias em Diabetes, em São Paulo.
 
Promovido pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o evento ocorreu até sábado e mostrou inovações no controle e no tratamento da doença que atinge mais de 13 milhões de pessoas no país. Para monitoramento da diabete, foi apresentado um monitor já comercializado na Europa e em processo de aprovação no Brasil.
 
Com ele, o paciente coloca sobre a pele um dispositivo com uma agulha muito fina que pode permanecer no local por até 14 dias sem precisar de substituição. Para saber o índice glicêmico, basta que o paciente aproxime o monitor dessa área da pele. Por meio de um sistema de scanner, o monitor lê a informação e informa no visor. “Os dados podem ser acumulados por três meses”, explica o endocrinologista Marcio Krakauer, do Núcleo de Tecnologia em Diabetes da SBD e um dos coordenadores do simpósio.
 
Ele afirma que o equipamento conseguiu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em fevereiro e agora aguarda a liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – por conter mecanismo de comunicação entre dois aparelhos.
 
No evento, pesquisadores também falaram sobre as tecnologias existentes de tratamento para grupos específicos, como gestantes e bebês. “Muitas pessoas ficam esperando a descoberta de uma cura, mas se esquecem de usar o que já existe para controlar a doença. Essas novas tecnologias que facilitam a vida também ajudam a aumentar a aderência do diabético ao tratamento.”
 
Israel
O simpósio teve ainda palestra do pesquisador alemão Thomas Danne, que desenvolve com cientistas de Israel e da Eslovênia um projeto de pâncreas artificial. “A tecnologia, na verdade, seria uma bomba de insulina acoplada a um sensor, que já daria o comando para a liberação da insulina, tudo automático”, explicou.
 
No evento, pesquisadores também falaram sobre as tecnologias existentes de tratamento para grupos específicos, como gestantes e bebês. “Muitas pessoas ficam esperando a descoberta de uma cura, mas se esquecem de usar o que já existe para controlar a doença. Essas novas tecnologias que facilitam a vida também ajudam a aumentar a aderência do diabético ao tratamento.”
 
UOL

Por que rituais causados pelo transtorno obsessivo compulsivo não podem ser ignorados

Por que rituais causados pelo transtorno obsessivo compulsivo não podem ser ignorados Lisa Haney/NYTNS
Foto: Lisa Haney / NYTNS
As pessoas com TOC sabem que suas ações e pensamentos não são realistas, mas não conseguem evitar esse comportamento
 
No filme Melhor É Impossível, de 1997, Jack Nicholson interpreta Melvin Udall, um homem de meia-idade com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) que evita pisar nas rachaduras das calçadas, tranca as portas, mexe nos interruptores exatamente cinco vezes e lava as mãos repetidamente, sempre jogando fora o sabonete depois.
 
O filme é uma comédia romântica, mas, na vida real, não há nada para rir a respeito do problema que acomete o personagem - afinal, o TOC é incapacitante, tanto social e emocional quanto vocacionalmente.
 
Pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos ocorrem na vida de todo mundo de vez em quando. Ter padrões estranhos, como organizar temperos em ordem alfabética ou mesmo manter um guarda-roupa estourando de peças e não conseguir se desfazer delas, é comum. Entretanto, esses hábitos são bem diferentes daqueles que caracterizam o TOC: pensamentos ou medos perturbadores que levam a pessoa a seguir um comportamento ritualístico e irracional para aliviar a ansiedade.
 
Um medo excessivo de germes, por exemplo, pode levar à lavagem repetitiva das mãos ou à recusa de tocar em maçanetas ou objetos manipulados por outras pessoas. Mas, os rituais não precisam necessariamente ter relação com as ansiedades que os desencadeiam, como abrir e fechar portas um número exato de vezes ou contar até um determinado número antes de fazer uma atividade.
 
Causas ainda são pouco conhecidas
As pessoas com TOC sabem que suas ações e pensamentos não são realistas, mas não conseguem evitar esse comportamento. Manter rituais compulsivos não lhes dá prazer, apenas alívio temporário à ansiedade, resultando na necessidade de repeti-los o tempo todo. Isso pode consumir um tempo enorme, tornando a vida normal quase impossível.
 
Em um artigo recente no New England Journal of Medicine, o psiquiatra da Universidade de Chicago Jon E. Grant descreveu um rapaz de 19 anos que “lava as mãos cem vezes por dia, não toca nada que foi tocado por outra pessoa sem antes esfregar bem o objeto, e o medo dos germes o deixou isolado em seu quarto, impossibilitado de comer e com vontade de morrer”. Em apenas dois anos, o transtorno “já tinha se tornado completamente incapacitante”, segundo o pai do jovem.
 
Geralmente, o TOC é um transtorno hereditário, mas a gravidade varia muito dentro da mesma família.
 
Embora ainda não se saiba muito a respeito das causas, Grant afirma que elas devem estar relacionadas a anormalidades em diversas estruturas e funções cerebrais, incluindo déficit de habilidades cognitivas.
 
Sem o cuidado adequado, dificilmente o problema se soluciona sozinho. Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, melhores os resultados
 
- Apenas 30% dos pacientes de TOC recebem medicação apropriada e menos de 10%, psicoterapia baseada em evidências - afirma Grant.
 
O tratamento geralmente é dificultado pelo diagnóstico errado de depressão ou ansiedade, já que os sintomas de ambos podem acompanhar o TOC.
 
Como identificar:
Em um artigo também publicado no New England Journal of Medicine, o psiquiatra do Massachusetts General Hospital Michael A. Jenike sugeriu três perguntas que podem identificar os pacientes com TOC.
 
1) Você tem pensamentos repetitivos que o deixam ansioso e dos quais não consegue se livrar, por mais que tente?
 
2) Você mantém as coisas extremamente limpas e lava as mãos com frequência?

3) Você verifica as coisas em excesso?
 
Tratamento
— De forma adequada, o tratamento permite que de 60% a 85% dos pacientes tenham uma melhora significativa e permaneçam bem durante anos, mesmo que sejam necessárias sessões de reforço.
 
— As técnicas de terapia cognitivo-comportamental se mostram especialmente eficazes. O método preferido, chamado terapia de exposição e prevenção de resposta, é realizado uma ou duas vezes por semana com até 30 horas no total.
 
— O paciente é exposto a estímulos que geram ansiedade, a partir dos menos provocativos, e aprende a evitar as reações mais comuns até que o fator mais temido gere uma resposta mínima ou inexistente.
 
— Outra solução, a chamada terapia cognitiva, ajuda os pacientes a identificarem pensamentos irreais automáticos e mudar sua forma de interpretação.
 
— Por exemplo, alguém com medo de germes pode ter de tocar objetos sujos sem lavar as mãos e manter um registro de quantas vezes ficou doente depois de fazer isso - até que fique claro que não são os objetos que o fazem adoecer.
 
— Remédios como antidepressivos também são úteis, embora a terapia cognitivo-comportamental continue sendo o tratamento preferido.
 
Zero Hora / The New York Times

Ouvir música erudita pode ajudar na memória e evitar Parkinson

Além disso, escutar canções do gênero tem relação com baixos níveis de neurodegeneração, disseram os pesquisadores
 
Um estudo da Universidade de Helsinki, na Finlândia, apontou que ouvir música erudita aumenta a atividade de genes envolvidos na produção de dopamina — substância que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas —, aprendizagem e memória. Além disso, escutar canções do gênero tem relação com baixos níveis de neurodegeneração, disseram os pesquisadores.
 
Em alguns casos, foram identificados baixos níveis de genes associadas à neurodegeneração.
 
— Mas esse efeito foi detectado apenas nos participantes musicalmente experientes. Isso sugere a importância da familiaridade com esse tipo de música — observou um dos pesquisadores.
 
Zero Hora

Entidade anula patente de medicamento contra o câncer

A PróGenéricos (que representa as indústrias de medicamentos genéricos) conseguiu anular no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) a patente do medicamento bevacizumabe, usado no tratamento de alguns tipos de cânceres
 
É a primeira vez que a entidade ingressa com uma ação de reversão de patente no órgão.
 
O fármaco movimentou R$ 369,4 milhões no Brasil em 2014. Cada dose custa cerca de R$ 10 mil e é encontrada somente em hospitais particulares ou na rede pública por meio de ações judiciais.
 
“A anulação vai reduzir o custo do medicamento em pelo menos 25% e dar celeridade às PDPs [parcerias de desenvolvimento produtivo] com o governo para produzir o remédio no país e distribuir no SUS”, diz Telma Salles, presidente da PróGenéricos.
 
Ações no INPI costumam ser mais demoradas que as judiciais, porém, mais eficazes, segundo Pedro Barbosa, coordenador da pós-graduação em propriedade intelectual na PUC-Rio.
 
“Quando a patente é indeferida no órgão e a farmacêutica recorre à Justiça, ela perde em 60% dos casos.”
 
Folha de São Paulo