Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 1 de abril de 2015

Especial Otorrino: Amigdalites

A amigdalite, doença inflamatória que pode ser causada por vírus e bactéria, atinge a região da amígdala e garganta, ocasionando placas de pus
 
Ela aparece com frequência na infância e juventude, sendo o inchaço, dor e vermelhidão dos gânglios do pescoço, febre e mau hálito os sintomas mais comuns.
 
O tratamento deve ser indicado por profissional de saúde, após avaliar o paciente. Em casos de inflamação causada por vírus, que atinge amígdalas e faringe, a indicação medicamentosa é de antiinflamatórios não hormonais. Na amigdalite bacteriana é necessário o uso de antibióticos, que devem ser utilizados durante período indicado pelo médico, além de medicações de suporte, como dipirona e paracetamol, para controle de dor e febre.
 
Quando o paciente que não segue corretamente as indicações médicas, se automedica ou suspende o tratamento antes do tempo determinado, no caso de amidalite bacteriana, corre risco de ter quadro agravado para febre reumática. Esta é uma doença inflamatória autoimune, e nefrite, nome dado à inflamação nos rins, porque a bactéria não foi totalmente eliminada e pode se alojar em outras partes do corpo.
 
“Quando o paciente não realiza o tratamento da amigdalite de forma correta e apresenta quadro de recidiva, doenças autoimunes podem eventualmente ter sua frequência aumentada. A febre reumática é uma das mais comuns, embora atualmente com melhor acesso ao sistema de saúde e a antibióticos, a frequência de febre reumática caiu drasticamente. Outra afecção que pode se tornar mais comum nos casos de amigdalites de repetição é o abscesso periamigdaliano, uma formação de bolsa de pus atrás ou do lado da amigdala. Estes casos necessitam de intervenção para drenagem do pus, internação para controle da infecção e da dor e exames mais específicos”, explica o otorrinolaringologista do Hospital de Clínicas da Unicamp, Arthur Castilho.
 
A amígdala tem como função ser a primeira barreira do corpo contra micróbios agressores. No entanto, quando as amigdalites aparecem com muita frequência e não respondem ao tratamento clínico, o paciente recebe indicação médica para a retirada da glândula, que fica na região palatal, nos dois lados da garganta. “A cirurgia da remoção das amigdalas pode ser realizada em duas situações: obstrução das vias aéreas e infecções de repetição. No primeiro caso, crianças quem têm as amigdalas muito grandes podem ser submetidas à cirurgia de retirada, pois têm uma obstrução tão importante que pode levar a apneia, ou perda de peso por dificuldade de deglutição. Nos adultos, amigdalas grandes também podem causar obstrução e apneia do sono. Os casos de infeção podem ter indicação quando há muitas infecções, normalmente mais de sete por ano. O uso de antibióticos tratará o episódio infeccioso agudo, mas não evitará novos episódios”, ressalta o médico Arthur Castilho.
 
De 2010 a 2014, o Sistema Único de Saúde realizou mais de 200 mil cirurgias de retirada de amigdala. O procedimento é feito na maioria das vezes acompanhado da retirada da adenoide, carne do nariz com textura esponjosa que tem função parecida com as amígdalas. Do total de amigdalectomia e adenoidectomia, 97% foram realizadas em jovens de 0 a 19 anos.
 
O consultor de eventos, Diego Cardoso, de 29 anos, realizou há três anos a cirurgia de amigdalectomia e adenoidectomia. “Eu fiz a cirurgia de retirada de amígdala e adenoide, porque além de amigdalites, eu também tinha problema de apneia. Eu tinha amidalites praticamente três vezes ao ano. Eu tomava antibiótico, melhorava por um tempo e depois voltava com toda a força. Depois da cirurgia, eu nunca mais tive problemas de garganta”, conta.
 
Para evitar crises de amidalite, o paciente deve evitar contato com cigarro, ambientes com ventiladores e ar-condicionado, que ressecam as mucosas e diminuem a resistência das glândulas. Além de seguir corretamente o tempo de tratamento da doença, o paciente não deve se automedicar, o que evita o surgimento de bactérias mais resistentes.
 
Blog da Saúde

Aplicativo vai ajudar torcedores a prevenirem doenças durante os jogos

Faltam 493 dias para o ínicio dos Jogos Olimpicos no Brasil. E o Ministério da Saúde já está desenvolvendo uma série de ações, entre elas uma ferramenta que vai ajudar na prevenção de doenças durante os jogos
 
Trata-se de um aplicativo de vigilância participativa para as Olimpíadas. Previsto para ser lançado no início do ano que vem, a ferramenta vai ter como base o “Saúde na Copa”, que foi utilizado com sucesso no período da competição mundial no ano passado.
 
A consultora, Greice Madeleine, por exemplo , foi umas das várias pessoas que já conheceu a ferramenta em 2014. Segundo ela, o aplicativo ajuda não só os turistas, como os próprios moradores da cidade a acharem os serviços de saúde mais rápido.“Eu utilizei também e tenho o aplicativo até hoje no meu celular em função da utilidade dele em localizar os serviços de saúde mais próximos e as farmácias mais próximas, além do aplicativo ter outras informações relacionadas aos cuidados sobre a saúde. Eu recomendaria. Eu acho que ele é extremamente útil, principalmente para quando você vai para uma cidade que você não conhece.”
 
O aplicativo de vigilância participativa para as Olimpíadas vai permitir ainda que a população ajude a monitorar os eventos de saúde pública, além de acompanhar orientações sobre cuidados de saúde em três idiomas e verificar os serviços mais próximos. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o aplicativo vai contar com a participação de todos os usuários. “É uma maneira de fazer vigilância epidemiológica participativa, ou seja, envolver o usuário, o próprio cidadão, o próprio turista num conjunto de informações que possam nos ajudar a antecipar o processo de intervenção.”

Quando for lançado, o aplicativo de vigilância participativa para as Olimpíadas vai estar disponível nos sistemas operacionais: IOS, Android e Windows Phone de forma totalmente gratuita. Além desse aplicativo, o Ministério da Saúde lançou um pacote de ações de assistência e vigilância a ser aplicado no período dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

Blog da Saúde

Dengue e Chikungunya: O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também!


 

 








Saiba mais sobre a fimose

Fonte: Sebastian KaulitzkiQuando um bebê do sexo masculino nasce, na maioria dos casos ele apresenta o prepúcio, dobra da pele que protege o pênis, aderido à extremidade do órgão, a glande
 
Com seis meses de idade, 20% das crianças já apresentam o prepúcio retrátil, aos três anos, cerca de 50% já o retraem facilmente e aos 17 anos, em 99%. Mesmo nas crianças maiores e adolescentes, a fimose dita fisiológica pode ocorrer sem problemas como obstrução, dor ou hematúria.
 
A fimose ocorre quando a abertura distal do prepúcio está tão contraída formando um anel fibroso que não se pode retrair sua superfície sobre a glande, ou seja, a glande não consegue exteriorizar-se.
 
Basicamente, são duas causas: a congênita e a adquirida. Os sintomas incluem dor ao urinar, sangramento e, ocasionalmente, retenção urinária, enurese (micção involuntária) e infecções como bálanopostites (inflamação da mucosa que reveste a glande). As condições para se adquirir fimose incluem repetidos episódios de dermatites, postites, que é uma infecção ou inflamação do prepúcio, balanites, trauma local e persistência de excesso de prepúcio pós circuncisão.
 
Além disso, a fimose adquirida está associada à retração prepucial forçada ou repetida no sentido de se expor a glande. Esta forma de retração, não é recomendada, pois acarreta várias fissuras longitudinais na abertura prepucial distal, levando a uma cicatrização circular com a formação de um anel fibrótico, ocasionando a fimose. Casos severos de fimose podem causar doenças do trato urinário, como infecções urinárias e bálanopostites de repetição.
 
Um dos tratamentos cirúrgicos da fimose é a postectomia ou a posteoplastia. Ambas as intervenções são realizadas de forma simples e apresentam poucas chances de complicações. A cirurgia é indicada apenas em casos específicos, sem dúvida a intervenção cirúrgica não é necessária para todas as crianças com aderências bálano-prepuciais ou com prepúcio não retrátil.
 
Em pacientes adultos a cirurgia pode ser realizada com anestesia local através do bloqueio peniano e, em crianças, o procedimento é melhor realizado sob anestesia geral. A cirurgia deve ser feita normalmente, antes da adolescência, porque a fimose pode interferir na qualidade da atividade sexual e, excepcionalmente, pode comprometer a fertilidade, dificultando a saída de sêmen. Se a família optar pela circuncisão por motivos culturais ou religiosos, esta deve ser realizada preferencialmente no período neonatal.
 

Crianças que provam bebida álcoolica dos pais podem começar a beber mais cedo

Reprodução: Pixabay - Quando tinham em torno de 11 anos,
quase 30% dos alunos disseram que já tinham tomado um
gole de álcool
Pesquisa americana realizada com 561 jovens apontou que permissão dos responsáveis pode não ser inofensiva
 
Rio - Deixar que seu filho ou sua filha beba um pouco do seu vinho quando eles ainda são crianças pode não ser tão inofensivo assim, como mostra uma recente pesquisa americana publicada no "Jornal de Estudos sobre Álcool e Drogas", nos EUA. Segundo a publicação, jovens que provam, por exemplo, vinho de seus pais quando mais novos, são mais propensos a começar a beber ainda no ensino médio.
 
Os pesquisadores descobriram que, de 561 alunos em um estudo de longo prazo, aqueles que deram um gole de álcool até o quinto ano eram cinco vezes mais propensos do que seus colegas a beberem um drink todo até chegarem ao ensino médio. Além disso, tinham quatro vezes mais probabilidade de já terem ficado bêbados. Os resultados não provam que os primeiros goles de álcool são necessariamente os culpados, disse a pesquisadora Kristina Jackson, do Centro de Estudos de Álcool e Dependência na Universidade Brown, em Providence, em Rhode Island, nos Estados Unidos.
 
“Nós não estamos tentando dizer se é OK ou não que os pais permitam isso”, afirmou Jackson.
 
Ainda assim, ela notou, alguns pais acreditam no “modelo europeu” - a ideia de que a introdução de crianças ao álcool já cedo, em casa, vai ensiná-las sobre o consumo responsável e, assim, diminuirá o apelo do álcool de ser um “tabu”.
 
“Nosso estudo fornece evidências do contrário”, disse Jackson.
 
Os resultados são baseados em alunos do ensino médio que foram examinados periodicamente ao longo de três anos. No início do sexto ano (quando tinham em torno de 11 anos), quase 30% dos alunos disseram que já tinham tomado um gole de álcool. Na maioria dos casos, os pais que tinham fornecido - muitas vezes em uma festa ou outra ocasião especial.
 
No nono ano, 26% daqueles que tinham bebido um gole quando mais novos disseram que já tinham bebido um drink todo, contra menos de 6% de seus colegas. Além do mais, 9% ou tinha chegado bêbado ou tinha bebido compulsivamente - em comparação com pouco menos de 2% daqueles que não tinham dado goles.
 
É claro que há muitos fatores que influenciam no ato de beber enquanto se é menor de idade, Jackson observou. Sua equipe tentou explicar o maior número de fatores possíveis - incluindo os hábitos de consumo e qualquer história de alcoolismo dos pais, bem como a disposição das crianças de impulsão e tomadas de risco em geral.
 
‘Mensagem mista’
De acordo com Jackson, é possível que esses pequenos gostos de álcool passem aos filhos jovens uma “mensagem mista”.
 
“Nessa idade, algumas crianças podem ter dificuldade em compreender a diferença entre um gole de vinho com uma cerveja cheia”, explicou ela.
 
Dito isso, ela ressaltou que os pais não devem se assustar se eles já deixaram seus pequenos dar um gole no vinho.
 
“Não estamos dizendo que o seu filho está condenado”, disse Jackson.
 
Por fim, ressaltou que as conclusões apontaram para a necessidade de dar às crianças “mensagens claras e consistentes” sobre beber, e ter certeza que eles não podem ter acesso a nenhuma bebida na casa.
 
O Globo

Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S/A

Por meio do Edital Nº 002/2015, a Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S/A está promovendo concurso público com a intenção de contratar 200 profissionais de nível médio e superior.

Os vencimentos podem chegar a até R$ 4.474,62, por jornada de 12, 24, 30 e 40 horas semanais de trabalho.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas de acordo com o seguinte cronograma:

• Médico: do dia 30/03/2015 ao dia 10/04/2015, das 13h às 19h, no CER Barra, sediado na Av. Ayrton Senna, Nº 2000 - 2º andar.

• Nível Médio / Técnico: no período entre 30/03/2015 e 01/04/2015, no horário das 9h às 15h, na Rua Gago Coutinho, Nº 52 - Térreo - Bairro Laranjeiras.

• Cirurgião Dentista, Enfermeiro e Assistente Social/Farmacêutico: de 06/04/2015 a 08/04/2015, no período das 09h às 15h, na Rua Gago Coutinho, Nº 52 - Térreo - Laranjeiras.

Provas
Os candidatos serão selecionados através de avaliação de títulos e experiência.

Validade do Concurso Público
A validade do certame se encerrará após 06 meses, a partir da data da homologação, sendo facultada a sua prorrogação por mais 03 meses.

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que possui vinculo junto ao Ministério da Educação, lançou editais de processo seletivo destinado a contratação de 1.802 profissionais que irão atender as demandas dos seguintes hospitais:

- Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF)
- Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel)
- Hospital Escola da Universidade Federal de São Carlos (HE-UFSCar).

Cargo(s):

Concurso HE - UFPel

Edital Nº 02/2015 (160 vagas):
• Médicos de diversas especialidades

Edital Nº 03/2015 (577 vagas):
• Assistente Social
• Biólogo
• Biomédico
• Cirurgião Dentista
• Enfermeiro
• Farmacêutico
• Físico
• Fisioterapeuta
• Fonoaudiólogo
• Nutricionista
• Pedagogo
• Profissional de Educação Física
• Psicólogo
• Tecnólogo em Radiologia/ Radioterapia
• Terapeuta Ocupacional
• Técnico em Análises Clínicas
• Técnico em Enfermagem
• Técnico em Farmácia
• Técnico em Óptica
• Técnico em Radiologia/Radioterapia
• Técnico em Saúde Bucal

Edital Nº 04/2015 (109 vagas):
• Advogado
• Analista Administrativo
• Analista de Tecnologia da Informação
• Engenheiro de diversas áreas
• Assistente Administrativo
• Técnico em Contabilidade
• Técnico em Informática
• Técnico em Segurança do Trabalho

O salário mensal será de até R$ 8.252,10.

Concurso HE - UFSCar

Editais Nº 02, 03 e 04/2015 (288 vagas):
• Médicos de diversas especialidades
• Área Assistencial
• Área Administrativa

Concurso HU - UFJF

Editais Nº 02, 03 e 04/2015:
• Área Assistencial (818 vagas)
• Área Administrativa (129 vagas)
• Médicos de diversas especialidades (285 vagas)

Os vencimentos mensais serão entre R$ 1.730,25 e R$ 8.252,10.

Inscrições
Para o certame do HE-UFPel, os candidatos deverão efetuar inscrições até o dia 16/04/2015, pelo endereço eletrônico www.institutoao
cp.org.br.

As inscrições para o concurso do HU-UFJF estarão disponíveis até 29/04/2015, no site do Instituto AOCP ou de forma presencial na Escola Estadual Duque de Caxias, sito na Avenida Barão do Rio Branco, Nº 3310 – Bairro Passos.

E no processo seletivo do HE-UFSCar, os interessados poderão fazer suas inscrições até 09 do mês de abril, no site da organizadora ou presencialmente, na UNOPAR - Pólo São Carlos, localizada à Avenida São Carlos, Nº 359 – Bairro.

O valor da inscrição varia entre R$ 60,00 e R$ 120,00.

Provas
A realização das provas objetivas será provavelmente nas seguintes datas:

• HE - UFPel: prevista para o dia 17/05/2015, no Rio Grande do Sul;
• HE - UFSCar: prevista para o dia 10/05/2015, no município de São Carlos, São Paulo;
• HU - UFJF: prevista para o dia 31/05/2015, no município de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Conselho Regional de Farmácia do Amazonas

Por meio da empresa MGA Concursos, o Conselho Regional de Farmácia do Amazonas tornou público edital de processo seletivo com a finalidade de preencher 20 vagas em funções de todos os graus de formação.

Cargo(s)

As chances oferecidas neste concurso público são para os seguintes cargos:

Nível Fundamental:
• Auxiliar de Serviços Gerais
• Motorista "B"

Nível Médio:
• Assistente Administrativo
• Técnico em Contabilidade
• Técnico em Informática

Nível Superior:
• Advogado
• Analista de Sistemas
• Farmacêutico Fiscal

Salário Ofertado
O salário previsto vai de R$ 1.017,68 a R$ 5.220,34.

Carga Horária
A carga horária semanal de trabalho será de 40 horas.

Inscrições
As inscrições estarão disponíveis no período entre 09/03/2015 e 09/04/2015, pela internet, no site www.mgaconcur
sospublicos.com.br.

As taxas de inscrição serão:
- Nível Fundamental: R$ 30,00
- Nível Médio: R$ 40,00
- Nível Superior: R$ 60,00

Provas
Este certame terá prova objetiva, para todos os inscritos, prova prática/teste psicológico para a função de Farmacêutico fiscal e avaliação de títulos para as funções de ensino superior. A realização da prova objetiva será na data estimada de 03/05/2015.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, podendo haver prorrogação por período semelhante.

Consórcio Intermunicipal de Assistência Social e Saúde - SC

Através do Edital Nº 001/2015, o Consórcio Intermunicipal de Assistência Social e Saúde está promovendo concurso público com a intenção de ocupar 14 vagas de todos os graus de formação.

Cargo(s)


As oportunidades oferecidas neste processo seletivo são para as seguintes funções:


• Assistente social
• Psicólogo
• Monitor/cuidador
• Merendeira
• Auxiliar de serviços gerais
• Vigia

Salário Ofertado
O salário previsto varia entre R$ 717,40 e R$ 1.000,00.

Carga Horária
A carga horária a ser desempenhada é de 20 a 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 06/04/2015, por meio do endereço eletrônico www.processosseletivos.com.br/ciass.

Provas
A avaliação dos candidatos se dará por meio de prova escrita, programada para acontecer no dia 25/04/2015, a partir das 09 horas, na Escola Municipal de Educação Básica Professora Laurita Manfredini Bristot, que fica na Rodovia SC 285, Linha Contessi, Turvo.

Validade do Concurso Público
O prazo de validade do certame será de um ano, com possibilidade de prorrogação por até igual período.

Centro de Educação Técnico Profissional de Saúde de Rondônia

Em Rondônia, o Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde divulgou o edital de concurso público Nº 003/2015, com a finalidade de preencher 25 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva 46 vagas, nos cargos de nível superior de Tutor e Instrutor.

A proposta salarial é de até R$ 55,00 por hora/aula.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 27/03/2015, no Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde, situada à Rua Rafael Vaz e Silva, Nº 3047- Bairro Liberdade, das 08:00 às 16:00 horas, exceto na sexta-feira, que é das 08:00 às 13:00 horas.

Provas
Este processo seletivo consistirá de avaliação curricular e análise de títulos, com previsão de serem realizadas nos dias 06 e 07 do mês de abril.

Validade do Concurso Público
O prazo de validade do concurso público se encerrará após 01 ano, a contar da data da publicação oficial de sua homologação, com chance de prorrogação por até igual período.

Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental de Água Funda - SP (Encerra Hoje!)

Em Água Funda (São Paulo), o Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental Dr. David Capistrano da Costa Filho, tornou público o Edital Nº 001/2015 que visa à contratação de 02 profissionais para o cargo de Médico Psiquiatra.

Os vencimentos mensais serão de R$ 1.590,00, que pode ser acrescido de até R$ 2.010,00, em carga horária será entre 20 e 30 horas semanais.

Inscrições
As inscrições estarão disponíveis até o dia 01/04/2015, na Gerência de Recursos Humanos, localizada na Avenida Miguel Stéfano, Nº 3030.

Provas
A seleção dos candidatos se dará por meio de avaliação curricular.

Validade do Concurso Público
O prazo de vigência do processo seletivo será de um ano, a contar a partir da data de sua homologação.

Concurso RIOSAÚDE - RJ 2015: Edital e Inscrição

A Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S/A – RIOSAÚDE, publicou o edital nº 002/2015 de processo seletivo, tendo como objetivo preencher 200 vagas para cargos de níveis médio e superior.
 
Os contratados atuarão em regime de 12h, 24h, 30h e 40h e receberão salários de até R$ 4.474,62.
                                                
O contratado terá direito aos seguintes benefícios:
  • Alimentação coletiva em refeitório na localidade da prestação dos serviços;
  • Auxílio transporte;
  • A empresa poderá a seu critério definir outras gratificações;
A carga horária poderá ser também, a critério da RIOSAÚDE, definida para 24 ou 36 horas semanais, com a respectiva remuneração proporcional.
 
Inscrições Concurso RIOSAÚDE
 
As inscrições serão efetuadas nas seguintes datas, locais e horários:
 
Médico: 30 de março a 1º de abril e de 6 a 10 de abril - CER Barra, Av. Ayrton Senna, 2000 – 2º andar, no horário das 13h às 19h.
Nível Técnico e Médio: 30 de março a 1º de abril - Rua Gago Coutinho, 52 – Térreo - Laranjeiras, das 9h às 15h.
  • Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Assistente Social/Farmacêutico: 6 a 8 de abril - Rua Gago Coutinho, 52 – Térreo - Laranjeiras, das 9h às 15h.
  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Título de Eleitor (com comprovante de votação na última eleição);
  • Se do sexo masculino: Certificado de Reservista (Dispensa de incorporação, Carta Patente ou Incorporação de Reservista);
  • Ficha de inscrição preenchida no modelo estabelecido;
  • Diploma de conclusão de escolaridade mínima exigida para o emprego a que concorre;
  • Se médico, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, técnico de enfermagem ou atendente de saúde bucal: documento de habilitação (Carteira do Conselho – cópia);
  • Currículo atualizado.
Seleção
O processo seletivo compreende a análise de títulos e experiência.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de seis meses, a contar da data da homologação pela RIOSAÚDE, podendo ser prorrogado por mais três meses, de acordo com os interesses e necessidades da RIOSAÚDE.

Concurso Prefeitura de São Sebastião da Bela Vista - MG

A Prefeitura de São Sebastião da Bela Vista, no Estado de Minas Gerais, através da empresa Maxima Auditores, divulgou o edital nº 01/2015 de concurso público. O objetivo é preencher 95 vagas em cargos de ensino fundamental, médio, e superior. A remuneração pode chegar até R$ 1.816,44, em carga horária que vai de 14 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar De Serviços Gerais, Encanador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Especialista de Educação Básica: Supervisor Pedagógico, Fiscal De Tributos e Postura, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro, Professor de Educação Básica II PEB II, Professor de Educação Física, Língua Estrangeira (Inglês), Servente Escolar, Técnico de Enfermagem e Vigia.
 
Das vagas destinadas e das que porventura vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso,10%, por cargo, serão destinadas a candidatos portadores de deficiência.
 
As inscrições podem ser feitas pelo site www.maximaauditores.com.br, e na Prefeitura de São Sebastião da Bela Vista Praça Erasmo Cabral, nº 334 - Centro , das 8h do dia 08 de junho até as 16h do dia 07 de julho de 2015.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 35,00, R$ 55,00 e R$ 80,00.
 
A seleção dos candidatos será feita através de Provas Objetivas Escritas, Práticas e de Títulos, de acordo os métodos de avaliação do cargo escolhido.
 
A prova prática provavelmente será aplicada no dia 18 de julho e a prova objetiva no dia 19 de julho de 2015, sendo que o local e horário serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura e no site www.maximaauditores.com.br.
 
O concurso público regido por este Edital terá prazo de validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Cordilheira Alta - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Cordilheira Alta, no estado de Santa Catarina, informa, por meio do edital n° 03/2015, a realização de processo seletivo. A seleção a ser executada pela empresa CURSIVA Assessoria e Consultoria, oferece 27 vagas para as funções de auxiliar de serviços gerais, agente comunitário de saúde, operador de máquina, engenheiro civil, odontólogo, nutricionista, assistente social, psicólogo e professor.
 
Os candidatos aptos habilitados atuarão em regime de trabalho de 10, 20 e 40 horas semanais e receberão salários de até R$ 3.381,69.

As inscrições serão efetuadas até o dia 13 de abril de 2015, exclusivamente via internet, através do site www.cursivani.com.br.
 
A taxa da inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 80,00.

O processo seletivo será constituído de prova escrita, prevista para o dia 19 de abril de 2015, das 8h às 11h, no Centro Educativo Municipal Mediação, situada à Rua Alberto Maggioni, s/nº, bairro Rosa Linda – Cordilheira Alta-SC.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir das 16 horas do dia 19 de abril de 2015, no Mural Oficial da Prefeitura de Cordilheira Alta/SC, bem como no em seu site oficial www.pmcordi.sc.gov.br no dia 20 de abril de 2015.

A validade do processo seletivo será de um ano, contado da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Belo Horizonte - MG promove concurso público

A Prefeitura de Belo Horizonte, na capital mineira, prorrogou o fim das inscrições ao concurso público, agora os interessados podem se inscrever até o dia 7 de abril de 2015. Permanece a oferta de 731 vagas para profissionais de níveis médio e superior de ensino.
 
O edital nº 07/2014, dispõe dos cargos de cirurgião dentista, enfermeiro, médico, técnico de serviços de saúde, técnico superior de saúde e engenheiro. Cada cargo pede funções especializadas (conferir em edital). As remunerações variam de R$ 1.044,59 a R$ 7.768,34, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e suas inscrições poderão ser feitas via endereço eletrônico: www.ibfc.org.br, mediante taxa de R$ 45,00 a R$ 90,00.
 
Os participantes serão submetidos à prova objetiva e redação, em data estimada de 24 de maio de 2015, com duração prevista de quatro horas, em local e horário a serem informados provavelmente no dia 18 de maio de 2015. O gabarito está programado para ser divulgado no dia 26 de maio de 2015.
 
A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério exclusivo do Poder Executivo do Município.

Prefeitura de Morro da Fumaça - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Morro da Fumaça, no estado de Santa Catarina, anunciou, através de extrato de edital divulgado no Diário Oficial dos Municípios (edição de 30 de março de 2015), a realização de processo seletivo nº 008/2015.
 
O processo seletivo visa a admissão, em caráter temporário, de médico (clínico geral e psiquiatra), nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta, odontólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem e auxiliar de consultório dentário, através de aplicação de prova escrita/objetiva.
 
As inscrições serão efetuadas dos dias 15 a 17 de abril de 2015, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Morro da Fumaça, situada à Rua Deputado Antônio Guglielmi Sobrinho, 367, Centro, Morro da fumaça - SC.

Concurso Prefeitura de Mundo Novo - MS

A Prefeitura de Mundo Novo, no estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Apoio À Pesquisa ao Ensino e À Cultura - FAPEC, publicou dital n°01/2015 de concurso público de Provas e Títulos para provimento de cargos pertencentes ao Quadro Permanente. São 132 vagas para os níveis Alfabetizado, Fundamental, Médio e Superior. Os salários podem chegar até R$ 2.885,63.

Cargos
- Alfabetizado/Nível Fundamental: Auxiliar de Cuidador de Menor, Coveiro, Eletricista, Gari/Margarida, Lavadeira/Passadeira, Lubrificador/Lavador, Merendeira/Copeira, Motorista De Veículo De Carga, Operário De Limpeza Pública, Trabalhador Braçal, Operador De Máquinas, Operador de Trator/Impl. Agric., Vigia, Zelador, Fiscal de Obras E Postura, de Tributos Municipais e Vigilância Sanitária, Atendente de Creche;

- Nível Médio/Técnico: Agente Administrativo, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Cuidador de Menos, Técnico em Contabilidade;

- Nível Superior: Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Ginecologista e Psiquiatra, Psicólogo, Professor de Educação Infantil e de Educação Física.

Inscrições
As inscrições estarão abertas a partir das 08:00h do dia 06 de abril até às 23:59h do dia 07 de maio de 2015 e serão efetuadas somente pela internet no site www.fapec.org/concursos.

Taxas
Os valores para as inscrições são: R$ 120,00 para nível Superior; R$ 80,00 para o nível Médio e R$ 60,00 para o nível Fundamental e Alfabetizado.

Provas
As provas escritas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 24 de maio de 2015, com duração total de 4 horas para todos os cargos. As provas serão aplicadas da seguinte forma: Período matutino: cargos de Nível Superior e Nível Médio; e Período vespertino: cargos de Nível Fundamental e Alfabetizado.

Os locais e horários de realização das Provas Escritas Objetivas constarão em Edital Específico, que será publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Mundo Novo/MS e disponibilizado nos endereços eletrônicos www.mundonovo.ms.gov.br e www.fapec.org/concurso e, facultativamente, em outros órgãos da imprensa, sendo atribuída aos candidatos a responsabilidade pelo conhecimento dos respectivos locais e horário de realização das provas.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso SAAE de Jacareí - SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí - SAAE, no Estado de São Paulo, através da empresa SHDias Consultoria e Assessoria, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público. O objetivo é preencher 48 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 972,32 a R$ 2.934,92, em jornadas de até 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Encanador de Saneamento, Mecânico de Hidrômetros, Motorista, Oficial Mecânico, Pedreiro, Telefonista, Oficial Eletricista, Operador de Máquinas, Analista de O & M (Organização e Métodos), Analista de Pessoal Sênior, Atendente de 0800, Auxiliar de Operações ETE e ETA, Secretária II, Secretária de Presidência, Controlador de Sistema de Saneamento, Operador Técnico de Saneamento de ETE e ETA, Técnico de Enfermagem, Técnico de Sistema de Saneamento - Eletromecânica, Técnico de Sistema de Saneamento - Eletrônica / Instrumentação, Técnico de Sistema de Saneamento - Eletrotécnica, Técnico de Sistema de Saneamento - Hidráulica, Topógrafo, Analista de Saneamento, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Elétrico, Médico de Segurança e Higiene do Trabalho e Procurador.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de abril de 2015, através do site www.shdias.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 28,33 a R$ 60,66.
 
A prova escrita será aplicada na data prevista do dia 24 de maio de 2015, o local e o horário para a realização das Provas será publicado nos sites www.shdias.com.br e www.saaejacarei.com.br.
 
Os candidatos aprovados na Prova Escrita dos cargos de Encanador de Saneamento, Oficial Mecânico, Oficial Eletricista, Operador de Máquinas, serão também submetidos à Prova Prática, que será aplicada em local e horário a serem divulgados.
 
O Concurso Público terá validade de 02 anos, a contar da data de homologação de cada cargo, podendo ser prorrogado, a critério do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí - SAAE, por igual período.

Concurso Prefeitura de Brazabrantes - GO

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Brazabrantes, no estado de Goiás, lançou edital de concurso público Nº 001/2015. O concurso que será executado pela empresa ITAME - Instituto de Consultoria e Concursos, tem como objetivo preencher 90 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 1.567,00 em regime de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente de combate às endemias, agente comunitário de saúde, agente de serviços de saúde, agente educativo, motorista, professor, técnico em enfermagem e vigia.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet nos sites www.itame.com.br e
www.brazabrantes.go.gov.br, no período entre 24 de abril e 15 de maio de 2015, com início às 10h e término às 23h59min do último dia (horário oficial de Brasília/DF).
 
As taxas para inscrição são no valor de R$ 50,00 (ensino fundamental), R$ 60,00 (ensino médio ou técnico) e de R$ 90,00 (ensino superior).
 
Prova
O concurso será constituído de provas objetivas, redação e curso de formação inicial/continuada.
 
As provas objetivas para todos os candidatos e de redação (professor e agente educativo) serão realizadas na data provável de 4 de julho de 2015, em horários e locais previamente divulgados pela comissão especial do concurso público.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado a partir do dia 6 de julho de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período, a critério da administração, mediante ato do prefeito municipal.

Prefeitura de Maximiliano de Almeida – RS publica edital de concurso

Já estão abertas as inscrições ao concurso público da Prefeitura de Maximiliano de Almeida, situada a noroeste do Rio Grande do Sul. O comunicado foi feito através do edital nº 01/2015, que dispõe de 11 vagas, mais cadastro de reserva, para cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
As chances são para as funções de agente comunitário de saúde, cirurgião dentista, controlador interno, farmacêutico bioquímico, médico, motorista especializado, operador de máquinas especializado, psicólogo e técnico administrativo especializado. Os salários variam de R$ 910,74 a R$ 8.784,41, em cumprimento a jornada semanal de 40 horas.
 
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 29 de abril de 2015, via endereço eletrônico: www.sigmaconsultoriasc.com.br, com taxa de R$ 40,00, R$ 70,00 e R$ 90,00.
 
O concurso será composto por prova objetiva e prova prática, previstas para serem aplicadas no dia 17 de maio de 2015, às 8h30, na escola estadual João XXIII, localizada a Rua Barão do Rio Branco, 171, Centro.
 
Estima-se que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte a realização das provas e que a homologação aconteça no dia 29 do mesmo mês e ano.
 
O concurso é organizado pela empresa Sigma Assessoria e Consultoria e sua validade será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação dos resultados, prorrogável por igual período a juízo do Prefeito.

Concurso Prefeitura de Aparecida - PB

A Prefeitura de Aparecida, no Estado da Paraíba, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público. O objetivo é preencher 35 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 788,00 a R$ 1.917,78, em carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Agente administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar em Saúde Bucal , Cirurgião Bucomaxilofacial, Cirurgião Endodontista, Cirurgião Periodontista, Cuidador Social, Fiscal de Tributos, Fiscal de Obras e Posturas, Instrutor Musical , Merendeira, Motorista - Categoria “D” - Condutor de Ambulância - Condutor de Transporte Escolar, Operador de Máquinas Pesadas , Orientador Social, Professor de Educação Básica I - Educação Infantil 1º ao 5º, Professor de Educação Básica II - Matemática, Supervisor Escolar, Técnico Agrícola, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem e Tratorista.
 
Serão reservadas o percentual de 5% das vagas oferecidas, as pessoas portadoras de deficiência, desde que as atribuições do cargo pretendido não sejam incompatíveis com a deficiência de que são portadoras.
 
As inscrições podem ser feitas a partir das 8h do dia 08 de abril até as 23h59min do dia 25 de abril de 2015, através do endereço eletrônico www.funvapi.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 80,00.
 
A prova escrita objetiva será aplicada na data prevista de 17 de maio de 2015, sendo que a relação dos candidatos por local e sala de aplicação da prova será afixada no quadro de avisos da Prefeitura, no endereço eletrônico www.funvapi.com.br e no site da Prefeitura no endereço www.aparecida.pb.gov.br.
 
Haverá também prova de redação para o cargo de supervisor escolar, que será realizada em conjunto com a prova objetiva, na mesma data e horário, prova de títulos, para os cargos de nível superior, e prova prática de direção veicular para os cargos de Motorista – Categoria “D”, Operador de Máquinas Pesadas e Tratorista, em local e horário a serem informados antecipadamente.
 
O concurso terá como prazo de validade 02 anos, prorrogáveis por igual período, contados a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final do certame.

Concurso Prefeitura de Érico Cardoso - BA

A Emresa S&R Concurso e Pesquisas, informa aos interessados que encontra-se prorrogado o prazo das inscrições do Concurso Prefeitura de Érico Cardoso, na Bahia, até o dia 05 de abril de 2015, em virtude do mal funcionamento do site no últimos dias.
 
---------------------------------------------------------------
 
A Prefeitura de Érico Cardoso, no estado da Bahia, publicou o edital nº 018/2015 de concurso público, cuja execução ficará a cargo da empresa S&R Concursos e Pesquisas. De acordo com a publicação, o salário vai de R$ 724,00 a R$ 8.000,00, em carga horária de 20 horas semanais.
 
São oferecidas 87 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, nos cargos de Médico, Fisioterapeuta, Farmacêutico - Bioquímico, Médico Veterinário, Odontólogo, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Digitador, Assistente Social, Guarda Municipal, Procurador Jurídico, Engenheiro Civil, Biólogo, Fiscal de Tributos, Supervisor de Veículo, Psicólogo, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Educador Físico, Psicopedagogo, Secretário Escolar, Professores, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Pedagogo e Agente Administrativo.
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 05 de abril de 2015, através do site: www.srconcursosepesquisas.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00, R$ 50,00, R$ 70,00 e R$ 80,00.
 
Haverá prova objetiva para todos os cargos, além de análise de títulos para alguns cargos.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 10 de maio de 2015, em locais e horário a serem divulgados através de edital publicado no quadro de informações desta Prefeitura e no site: www.srconcursosepesquisas.com.br.
 
O gabarito oficial provavelmente será divulgado no dia seguinte ao da aplicação das provas.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Passos Maia - SC

A Prefeitura de Passos Maia, Santa Catarina, informa aos interessados que as inscrições serão reabertas no período de 02 a 29 de abril de 2015, e que o valor das taxas foram reduzidos. Os candidatos que já efetuaram o pagamento da taxa de inscrição, poderão requerer o valor pago a mais.
 
--------------------------------------------------------
 
Concurseiros catarinenses interessados já podem se inscrever para o concurso público nº. 001/2015 da Prefeitura de Passos Maia. O concurso, que será organizado pela empresa Instituto o Barriga Verde-IOBV, oferece 18 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior com salários de até R$ 3.857,11.

Ficam reservadas 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Defesa Civil, Auxiliar Consultório Odontológico, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais - Gari, Enfermeiro, Fiscal de Tributos, Jardineiro, Mecânico, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Operador de Máquinas (motoniveladora), Operador de Máquinas (retroescavadeira), Operador de Máquinas (trator de esteira), Operador de Máquinas (trator agrícola com pneus), Operador de Máquinas (escavadeira hidráulica), Pedreiro, Professor de Educação Física, Técnico de Enfermagem e Trabalhador Especializado.

Inscrições
A inscrição somente será efetuada via internet, no site www.iobv.org.br, no período de 02 a 29 de abril de 2015.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (fundamental ou alfabetizado), R$ 70,00 (médio) e R$ 120,00 (superior).

As provas objetivas e práticas serão aplicadas na data provável de 24 de maio de 2015, em locais e horários a serem divulgados no site www.iobv.org.br e www.passosmaia.sc.gov.br.

O gabarito preliminar será divulgado no dia seguinte ao de aplicação da prova, no site www.iobv.org.br.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do concurso, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Passos Maia/SC.

Edital no site www.passosmaia.sc.gov.br.

Concurso Prefeitura de Cláudia - MT

A Prefeitura de Cláudia, no Estado do Mato Grosso, através da empresa Atos Consultoria Pública e Empresarial, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público, com a intenção de preencher 72 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva, em cargos de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar até R$ 10.000,00, em carga a ser desempenhada de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Advogado, Assistente Social, Bioquímico, Contador, Controlador Interno, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Medico, Medico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Psicólogo, Auxiliar Administrativo, Agente De Saúde Bucal, Fiscal De Obras E Postura, Fiscal De Solo E Meio Ambiente, Fiscal De Tributos E Arrecadação, Recepcionista, Técnico Em Contabilidade, Técnico Em Des. Infantil E Especial, Técnico Em Enfermagem, Técnico Em Meio Ambiente, Técnico Em Informática, Técnico Em Vigilância Sanitária, Carpinteiro, Auxiliar De Mecânico, Auxiliar De Serv. Gerais, Auxiliar Jardineiro, Borracheiro, Eletricista Automotivo, Gari, Jardineiro, Mecânico, Merendeira, Motorista, Operador De Maquina I e II, Pedreiro, Vigia e Zelador (a).
 
As inscrições podem ser feitas a partir das 8h do dia 01 até as 23h59min do dia 16 de abril de 2015, através dos site www.consultoriaatos.com/concursos www.claudia.mt.gov.br.
 
O valor referente a taxa de inscrição varia entre R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 100,00.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva e prática de acordo com o cargo pretendido. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 31 de maio de 2015, em local e horário a serem previamente divulgados.
 
O gabarito provisório será disponibilizado a partir do dia 01 de Junho de 2015 no endereço eletrônico www.claudia.mt.gov.br e no mural da Prefeitura.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso EBSERH Hospital de Clínicas da UFPR

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), com o apoio do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, divulgou o resumo dos editais de abertura de concursos públicos para preenchimento de vagas existentes no Complexo Hospital de Clínicas (CHC), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR). O CHC abrange o Hospital de Clínicas e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral.
 
Serão ocupadas 1.775 vagas distribuídas pelos Editais nº 02/2015 (543 vagas na Área Médica, em diversas especialidades), nº 03/2015 (1.005 vagas em diversos cargos da Área Assistencial) e nº 04/2015 (227 vagas em cargos da Área Administrativa). Confira a relação de cargos nos anexos dos editais.
 
As inscrições para os três editais ocorrem até o dia 06 de maio de 2015, no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, onde o candidato deverá preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição.
 
No Posto de Inscrição Presencial as inscrições ocorrerão dentro do mesmo período, na Get On - Lan House, Rua Visconde de Nacar, 1388 - Centro - CEP: 80410-201.
 
A taxa de inscrição varia de R$ 70,00 a R$ 130,00.
 
A aplicação das Provas Objetivas está prevista para o dia 07 de junho de 2015, e será realizada na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.
 
De acordo com a EBSERH, este é o maior concurso já realizado para o Hospital de Clínicas, que permitirá a reativação de unidades e de leitos e a ampliação dos serviços de saúde oferecidos, exclusivamente via SUS, à população.
 
Os Editais Normativos e outras publicações referentes ao concurso público estão disponíveis nos endereços eletrônicos: http://www.ibfc.org.br e http://www.ebserh.gov.br

Pobreza pode prejudicar desenvolvimento cerebral das crianças, diz estudo

Veja.com / Getty Images
As regiões mais afetadas seriam aquelas que apoiam a linguagem, leitura, memória, tomada de decisões e habilidades espaciais
 
Um estudo publicado no periódico Nature Neuroscience nesta segunda-feira revela uma forte associação entre a renda e a educação dos familiares e o desenvolvimento cerebral das crianças. De acordo com os resultados, filhos de pais mais ricos e mais instruídos têm cérebros maiores e mais habilidades cognitivas do que crianças mais pobres.
 
Pesquisadores de nove universidades americanas estudaram 1 100 pessoas com idades entre três e vinte anos. Os resultados atestam uma forte correlação entre a renda familiar e o tamanho da área cerebral responsável pelo aprendizado. Para chegar a esse resultado, os cientistas analisaram ressonâncias magnéticas do cérebro e resultados de testes cognitivos dos participantes e relacionaram esses exames a sua situação econômica.
 
Desenvolvimento cerebral
A ressonância mostrou que o cérebro das crianças cujas famílias tinham uma renda menor que 25.000 dólares por ano é cerca de 6% menor, em área da superfície, do que de crianças cujas famílias têm uma renda anual de 150.000 dólares. As regiões mais afetadas foram aquelas responsáveis pela linguagem, leitura, memória, tomada de decisões e habilidades espaciais.
 
Após eliminar fatores como estrutura do cérebro e ascendência genética, os cientistas atribuíram essa diferença no tamanho da superfície cerebral a fatores diretamente influenciados pela renda, como melhor alimentação adequada, cuidados com a saúde, qualidade do ambiente escolar e outros fatores externos conhecidos por desempenharem um importante papel no desenvolvimento cerebral.
 
A boa notícia é que, ao melhorar o ambiente de uma criança de renda mais baixa, pode-se diminuir e até mesmo eliminar essa desvantagem, permitindo que o cérebro se desenvolva plenamente.
 
Simples soluções como melhor a qualidade da merenda escolar, motivação no ensino e programas comunitários direcionados para as crianças enriquecem o ambiente de desenvolvimento e ajudam as conexões cerebrais.
 
Veja

O recado das vítimas dos anticoncepcionais

A luta de um grupo de mulheres pela informação sobre os riscos das pílulas representa um novo jeito de ser paciente
 
O vergonhoso desempenho educacional do Brasil emperra o país de várias maneiras. Uma das consequências mais cruéis da ignorância é a perda da saúde. A falta de informação não só contribui para o adoecimento como impede que os cidadãos reflitam sobre os cuidados médicos que recebem. De forma geral, os pacientes brasileiros são excessivamente passivos. Não questionam nada nem ninguém.
 
Quando um deles rompe esse padrão de forma contundente, as razões que o movem devem, no mínimo, ser conhecidas. Foi o que senti quando fui procurada pela professora Carla Simone Castro, de Goiânia, em outubro do ano passado. Ela pedia que eu fizesse uma investigação jornalística abrangente sobre os riscos e benefícios dos anticoncepcionais.
 
Professora universitária prestes a concluir o doutorado, Carla havia sido surpreendida, aos 41 anos, por uma trombose cerebral sete meses depois de começar a tomar a pílula Yasmin, da Bayer. Teve três acidentes vasculares cerebrais (AVC) e, durante 55 dias, mal conseguia enxergar. Naquela mesma semana, contei a história aqui, mas era preciso ir além.
 
Uma discussão que diz respeito a 11 milhões de consumidoras de pílulas anticoncepcionais no Brasil (e também a seus parceiros e familiares) merecia ser aprofundada. É o que Época faz na reportagem de capa desta semana ao narrar em detalhes histórias de mulheres que descobriram – tarde demais – que jamais deveriam ter tomado um anticoncepcional hormonal. Ao lado, os relatos que elas mesmas gravaram em vídeo.
 
É o caso da pedagoga Daniele Medeiros Alvarenga, de 33 anos. Ela é portadora de uma condição genética (chamada trombofilia) que aumenta em até 30 vezes o risco de formação de coágulos na corrente sanguínea de mulheres que usam hormônios. Daniele diz ter mencionado a trombofilia quando uma ginecologista sugeriu que ela usasse a pílula Yasmin para tratar cistos ovarianos. “Ela respondeu que, nesse caso, receitaria uma pílula com baixa dosagem hormonal”, afirma Daniele.
 
A paciente se convenceu e tomou o remédio. Depois de três meses, sofreu uma embolia pulmonar. Isso acontece quando um coágulo formado em alguma veia do corpo chega aos pulmões e obstrui a passagem do sangue por uma artéria.
 
As consequências foram gravíssimas. Três paradas cardíacas, dois meses de internação, 40 dias em coma. Daniele se salvou por pouco, mas os medicamentos que a mantiveram viva na UTI provocaram uma sequela permanente: a necrose e amputação dos dez dedos dos pés.
 
Daniele foi vítima do desrespeito às recomendações da Organização Mundial da Saúde para o uso seguro de anticoncepcionais. Mulheres com o perfil genético dela não devem tomar hormônios. Isso está escrito explicitamente no documento da OMS. Infelizmente, muitos prescritores de pílula não o conhecem.
 
Esse é um problema que até mesmo as entidades de classe reconhecem. “Os ginecologistas precisam ter critério para recomendar esses remédios”, diz a médica Marta Franco Finotti, presidente da Comissão Nacional Especializada em Anticoncepção da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). “Se todos eles seguissem as normas da OMS, já seria maravilhoso.”
 
Os estudos disponíveis revelam que danos graves (trombose, embolia pulmonar, AVC etc) em consumidoras de pílula anticoncepcional são raros. No período de um ano, ocorrem cerca de 10 casos a cada 10 mil consumidoras de medicamentos à base de drospirenona (uma das substâncias da pílula Yasmin). A estimativa é da agência europeia que regula medicamentos (EMA). “As pílulas são seguras, usadas por 100 milhões de mulheres no mundo e até mais estudadas que os antibióticos”, diz Marta.
 
Ainda assim, casos gravíssimos como o de Carla e Daniele acontecem. Ninguém pretende fazer campanha contra a pílula. Isso seria uma insanidade, principalmente num país onde, todos os anos, 13 milhões de adolescentes se tornam mães. O ponto é outro e diz respeito à autonomia do paciente.
 
É inadmissível que a informação sobre os riscos continue a ser sonegada das mulheres que buscam uma forma de evitar a gravidez. Elas precisam conhecê-los para tomar uma decisão consciente. Precisam entender que a pílula não é a única forma eficaz de contracepção e assumir o controle das decisões sobre o seu corpo. A reportagem de Época traz uma comparação dos riscos e benefícios dos diferentes métodos e das diversas formulações de pílula.
 
Cercar-se de informação foi exatamente o que Carla decidiu fazer quando recebeu o diagnóstico de trombose cerebral, uma doença que não conhecia. Ali mesmo, na cama do hospital, ela agarrou o celular e começou a buscar artigos científicos que relacionassem o problema ao uso de pílula. Encontrou centenas de referências.
 
A história de Carla ganhou as redes sociais depois que um aluno decidiu postar um vídeo em que ela contava todo o sofrimento decorrente da decisão de tomar a pílula. Mulheres de todo o Brasil começaram a procurá-la e a enviar vídeos com relatos semelhantes. Assim nasceu no Facebook a página Vítimas de Anticoncepcionais – Unidas a Favor da Vida, uma comunidade que já soma 28 mil pessoas.
 
Antes de Carla, as vítimas estavam isoladas. Cada uma aceitava a explicação de que era uma raridade e, bem ou mal, tentava se conformar com a falta de sorte. Carla uniu essas mulheres porque é uma paciente incomum que decidiu fazer pesquisa científica com as próprias mãos.
 
A professora já conseguiu reunir relatos de 305 casos de reações graves ocorridas em brasileiras.
 
Compilou informações sobre saúde e dados adicionais como nome, endereço, renda familiar, circunstâncias em que os problemas ocorreram etc. Os principais achados estão publicados na reportagem de Época. Ela descobriu, entre outras coisas, que 92% das mulheres que sofreram danos graves não haviam sido alertadas pelo ginecologista sobre o risco de trombose.
 
O próximo passo de Carla é mais ousado. Pretende se associar a médicos e outros pesquisadores para investigar cada um dos relatos que já conseguiu reunir. Quer publicar um trabalho com rigor e validade científica. “Não podemos aceitar que continuem dizendo que esses casos são raros no Brasil, se ninguém os relata e os investiga”, diz.
 
Carla é uma boa notícia. Não apenas pela discussão relevante que desperta como pelo tipo de paciente que simboliza. Aquele que busca informação, tem apreço pelo conhecimento científico e plena consciência de que saber é poder.
 
Época

Laboratório Kraemer é interditado por ser considerado insatisfatório para a produção de medicamentos

A Anvisa determinou a suspensão, em todo o território nacional, da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso de todos os lotes e de todos os produtos fabricados pela empresa Laboratório Kraemer Ltda
 
A empresa foi considerada insatisfatória para a produção de medicamentos por entrar em desacordo com as Boas Práticas de Fabricação de produtos farmacêuticos.
 
A empresa também comercializava produtos sem registro junto à Anvisa.
 
A medida está na Resolução nº 980, publicada nesta segunda-feira (30/3) no Diário Oficial da União (DOU). A norma ratifica a Resolução nº 2.330/14 acerca do tema.
 
A empresa promoverá o recolhimento dos estoques existentes no mercado.
 

Dieta simples rica em fibras pode levar à perda de peso

Uma simples dieta rica em fibras pode fornecer benefícios de saúde ao ser mais fácil de ter a aderência do paciente do que uma dieta que pede várias mudanças nos hábitos alimentares, de acordo com pesquisa publicada na revista Annals of Internal Medicine de 17 de fevereiro de 2015
 
Os pesquisadores, da University of Massachusetts Medical School e de outras instituições norte-americanas e da China pediram a 240 adultos que estavam em risco de desenvolver diabetes tipo 2 que mudassem suas dietas por um ano. À metade dos paciente foi apenas solicitado que aumentassem para aumentar a sua ingestão de fibras em pelo menos 30 gramas por dia. A outra metade foi convidada a seguir as orientações de dieta da American Heart Association (AHA), que contêm 13 componentes, incluindo comer mais frutas e vegetais; reduzir o consumo de sal e açúcar; escolher proteínas magras; cortar o consumo de álcool; e equilibrar cuidadosamente a ingestão de proteínas, gorduras e hidratos de carbono.
 
Doze dos 121 pacientes que estavam na dieta com grande quantidade de fibras desistiram durante o curso do estudo, em comparação com 15 das 119 pacientes que seguiam a dieta da AHA. A média da perda de peso após um ano foi cerca de 2,7 kg para os que seguiam a dieta da AHA e 2,1 kg para os seguidores da dieta rica em fibras, mas todos os participantes apresentaram uma menor pressão arterial e redução nos níveis de glicose no sangue. Oito participantes desenvolveram diabetes tipo 2 durante o estudo: sete no grupo de dieta rica em fibras e uma no grupo de dieta AHA.
 
“Para as pessoas que têm dificuldade de seguir as recomendações dietéticas complexas, uma dieta simples de ser seguida pode ser indicada com apenas uma mensagem – aumentar a sua ingestão de fibras “, segundo os autores do estudo. “No grupo de alto teor de fibras, só se pediu para aumentar a ingestão de fibras”.
 
A dieta da AHA, mais complexa, pode resultar em maior perda de peso; no entanto, uma abordagem simplificada para a redução do peso enfatizando apenas o aumento da ingestão de fibras pode ser uma alternativa razoável para pessoas com dificuldade em aderir à regimes de dieta mais complicados.
 
Terra

Resíduos de serviços de saúde: revisão da norma é tema de consulta pública

Foto: Reprodução
Foi publicada, nessa segunda-feira (30/3), a Consulta Pública nº 20, que discute a revisão do regulamento sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde
 
A norma em vigor atualmente, a RDC 306, foi publicada há mais de 10 anos. A revisão se faz necessária em razão da entrada em vigor da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), bem como pela evolução das tecnologias.
 
A proposta de regulamento tem por objetivo um maior alinhamento aos novos conceitos e entendimentos introduzidos pela Lei, que diferencia, por exemplo, os conceitos de “resíduo” e “rejeito” e possibilita a entrada da logística reversa nos serviços de saúde.
 
Alguns pontos da RDC necessitam de adequações, como, por exemplo, o que rege a questão do abrigo externo (local usado para se armazenar os resíduos até o momento de coleta). Pela norma em vigor, o abrigo só pode ser construído em alvenaria. No entanto, hoje, já é possível discutir o uso de materiais alternativos, como o metal, que podem, inclusive, facilitar a higienização.
 
A proposta estará disponível por 60 dias no portal da Anvisa a partir de 6 de abril. As sugestões devem ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico. Não é necessário o encaminhamento de contribuições por email ou por protocolo físico.  As contribuições recebidas são públicas e estarão disponíveis a qualquer interessado, inclusive durante o processo de consulta.
 
ANVISA 

Vacina contra o rotavírus mata dois bebês na França, confirma a agência de segurança

Comitê de saúde francês deve mudar recomendação da vacina, após complicações
 
A Agência Nacional de Segurança de Medicamentos francesa confirmou na manhã desta terça-feira (31) que a morte de dois bebês, um em 2012 e outro em 2014, aconteceu em decorrência da vacinação contra o rotavírus.
 
A agência apontou que os dois recém-nascidos tiveram problemas intestinais por causa da vacina. As informações são do jornal Le Parisien.
 
Estes efeitos colaterais são possibilidades de reação à vacina. De acordo com o órgão francês, essa reação pode aparecer dez dias após a vacinação.
 
Nas últimas semanas, o comitê de saúde francês recomendou a vacina contra o rota vírus, porém, devido às mortes, a recomendação deve mudar. Entre 2006 e 2014, 491 mil crianças foram vacinadas.
 
R7

São Paulo monta tendas para atendimento a casos de dengue

Primeira tenda começa a ser montada em UBS da Brasilândia.
Outras ficarão na Freguesia do Ó e no Jaraguá.
A Prefeitura de São Paulo está instalando três tendas na zona norte da capital para auxiliar no atendimento e tratamento de pessoas com dengue
 
A zona norte é a área com maior incidência de transmissão da doença. As tendas ficarão em locais próximos de unidades básicas de saúde, de assistência médica ambulatorial ou de prontos-socorros. Cada tenda terá capacidade para atender 300 pacientes por dia.
 
As tendas serão implementadas pela prefeitura em parceria com cinco hospitais filantrópicos da cidade (Sírio-Libanês, Hospital do Coração, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Albert Einstein e Hospital Samaritano), que participarão cedendo profissionais como médicos. A expectativa é que o atendimento nas tendas comece até final da próxima semana. As armações estão localizadas na Rua Ibiraiaras, 21, bairro Jardim Vista Alegre (UBS Jardim Vista Alegre); na Rua Francisco Lotufo, 24, Vila Palmeiras (AMA/UBS Vila Palmeiras); e na Avenida João Amado Coutinho, 400, no Jaraguá (AMA/UBS Elísio Teixeira Leite).
 
De acordo com dados apresentados no último dia 26 pela Secretaria Municipal de Saúde, o município registrou, no período de 4 de janeiro a 14 de março, 4.436 casos de dengue autóctones (contraídos no município) confirmados. No mesmo período de 2014, a cidade teve 1.412 casos confirmados. Cerca de 47,5% dos casos estão concentrados na zona norte de São Paulo.
 
Dois óbitos pela doença foram confirmados até agora: uma senhora de 84 anos, moradora de Brasilândia, zona norte, no dia 28 de janeiro; e um garoto de 11 anos, morador do Jardim Ângela, zona sul, no dia 9 de março. Há mais dez casos de óbito sendo analisados no momento. Durante todo o ano de 2014, a capital registrou 28.990 casos da doença – 97,7% no primeiro semestre–, com 14 óbitos ao longo do ano. Em 2015, a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, é que o número possa ser até três vezes maior.
 
Desde o início do ano, o estado de São Paulo contabiliza 123 mil casos da doença, o que equivale a mais da metade dos 224 mil registros de dengue no país.
 
No interior do estado, em Catanduva, cidade que declarou estar em epidemia de dengue, a Unidade de Tratamento da Dengue, que foi inaugurada no dia 14 de fevereiro, atendia em média 250 pacientes por dia. De acordo com dados da Prefeitura, desde o começo de março, os atendimentos diários caíram para 150 pacientes por dia. A Unidade de Pronto Atendimento atendia diariamente, no começo da epidemia, em média, 900 pacientes. Desde o começo deste mês, a média diária caiu 35%, para 600 atendimentos.
 
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da cidade, são 9.358 casos positivos, com 643 pessoas aguardando os resultados dos exames. Até o dia 13 de março, o número de pacientes que esperavam resultados era 1.783.
 
Em Marília, houve 10.970 notificações, sendo 4.075 confirmadas por exames de laboratório e 6.895 por diagnóstico clínico. Seis pessoas morreram e oito casos esperam confirmação. Em Campinas, segundo dados divulgados no dia 27 pela Secretaria de Saúde, foram confirmados 7.756 casos no município este ano. Em janeiro, foram 1.205 ocorrências, em fevereiro, 2.981 e, em março, 3.570. O Departamento de Vigilância em Saúde tem ainda, 7.284 casos em investigação. Uma morte foi confirmada e quatro estão sendo investigadas e aguardam resultados de exames para confirmação.
 
Em Sorocaba, até o dia 16 deste mês, foram registrados 22.675 casos da doença, com 4.195 confirmados por critérios laboratoriais e 18.480 por critérios clínico-epidemiológicos, ou seja, casos prováveis de dengue. Deste total, 22.583 (99,6%) casos são autóctones e 92 (0,4%), importados. Seis mortes foram registradas no município. Quatro outros casos aguardam confirmação. Os dados do último dia 18.
 
Infográfico detalha como a dengue age no corpo (Foto: G1)
 
Agência Brasil / G1

Embalagens de lata lideram acidentes de consumo no Brasil, diz Inmetro

Foto: Reprodução
Acidentes com embalagens de lata lideram as estatísticas de produtos e serviços que oferecem mais risco à saúde e à segurança dos consumidores, com 14,6% dos registros

O dado consta de pesquisa nacional sobre o perfil dos acidentes de consumo no Brasil, coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), feita em janeiro deste ano. Os resultados foram divulgados ontem (31) e refletem os números do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidente de Consumo (Sinmac), reunidos a partir de relatos dos próprios consumidores.

Em segundo lugar entre os casos mais frequentes de acidentes com produtos aparecem os fogões, com índice de 11,5%, e as escadas domésticas, com 3,8%. Quando classificados por grupos de produtos, os eletrodomésticos lideram o ranking dos produtos que oferecem maior risco à saúde e à segurança do consumidor, com 23,8%, seguidos de embalagem (19,2%) e utensílios domésticos (13,1%).

Segundo o chefe da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade do Inmetro, André Santos, a partir da pesquisa, a ideia é promover ações que contribuam para reduzir o risco que esses produtos possam causar aos consumidores. Entre as ações de melhoria, ele citou a criação de regulamento técnico específico pelo Inmetro ou por outro órgão regulamentador, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por exemplo, com a qual o Inmetro já tem parceria.

“Quando a gente identifica que é um produto que possa requerer uma ação daquela agência, nós informamos à agência e ela toma as ações cabíveis [para] regulamentar ou, se for um produto já regulamentado, aperfeiçoar esse regulamento”, informou.

Quando se trata de um produto regulamentado pelo Inmetro, verifica-se, por exemplo, se há algum requisito que não foi regulamentado em um primeiro momento. No caso de berços infantis, que já tinha uma regulamentação anterior, relatos recebidos pelo instituto levaram ao aprimoramento do regulamento já existente.

Como as embalagens de lata foram as campeãs entre os acidentes nesta pesquisa, com quase 15% dos relatos feitos, André Santos disse que poderá ser definido algum regulamento para produtos desse tipo, como latas de leite condensado, de sardinha e de atum, abertas com uso de anel metálico. Muitas vezes, essas embalagens trazem risco de ferimentos para os consumidores.

Santos ressaltou que a ação é voltada para o setor produtivo, “porque, na verdade, são eles [produtores] que vão promover as melhorias no processo de fabricação". Enquanto regulamentador, ele diz que o ideal é que os próprios produtores façam as melhorias demandadas. Agora, caso identifique que não foram feitas as melhorias cabíveis, o Estado deve regulamentar, "tornando compulsórios requisitos de segurança para aquele produto."

De acordo com a pesquisa, 27,7% do total de acidentes registrados levaram as vítimas a procurar atendimento médico. As principais lesões relatadas foram cortes (33,5%) e queimaduras (19,6%).

Santos lembrou que, além do prejuízo ao consumidor, há o impacto no sistema público de saúde. “O impacto disso no Sistema Único de Saúde [SUS] é imenso”, comentou.

Nos Estados Unidos são gastos por ano cerca de US$ 1 trilhão com o atendimento a vítimas de acidentes de consumo. No Brasil, os consumidores não têm o hábito de fazer registros ou reclamações a respeito, segundo Santos. As denúncias podem ser feitas no site do Inmetro.

Agência Brasil

Sistema informatizado aumentará controle de sangue usado em transfusões


Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS
Atualmente, rastreamento é feito por meio de planilhas, o que aumenta riscos de erro
 
O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira um sistema informatizado para melhorar o controle de sangue usado em transfusões no país.
 
Atualmente, o rastreamento é feito por meio de planilhas, um procedimento que, na avaliação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, traz maior risco de erros. A nova ferramenta está disponível a partir de hoje para os serviços de hemoterapia.
 
O software permite que as redes formem o cadastro de pacientes, médicos e de técnicos. A ferramenta também permite fazer um banco com informações de resultados de testes feitos com material doado, a tipagem e o destino dado para as bolsas de sangue.
 
— Além de maior controle, isso dará maior agilidade para toda a rede — disse Chioro.

Agência Estado / Zero Hora

Bebê nasce sem nariz nos EUA

Bebê nasce sem nariz
Brandi McGlathery / Reprodução Facebook
Bebê nasce sem nariz
Timothy Eli Thompson tem condição extremamente rara conhecida como arrinia congênita completa; existem apenas cerca de 37 casos em todo mundo como o dele
 
Timothy Eli Thompson nasceu no Alabama, Estados Unidos, no dia 4 de março com um condição muito rara: ele não tem nariz. Depois de passar três semanas internado, ele está indo para casa.
 
Eli tem uma condição extremamente rara conhecida como arrinia congênita completa, disse sua mãe, Brandi McGlathery, acrescentando que existem apenas cerca de 37 casos em todo mundo como o dele. A chance de nascer com arrinia congênita é uma em 197 milhões, disse ela.
 
Nenhum exame feito durante a gravidez indicou algum problema, mas o bebê nasceu sem nariz e também não tem cavidades nasais. Isso quer dizer que ainda não há a certeza de que uma cirurgia plástica poderá dar a ele um nariz funcional. Mas o procedimento poderá ser feito para fins estéticos.
 
Brandi McGlathery compartilha todos os altos e baixos do bebê na página do Facebook. "Estamos finalmente em casa e nos preparando para o primeiro banho de verdade, depois, é hora do carinho", ela escreveu na última atualização da página.
 
O Tempo