Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de abril de 2015

Dispositivo adicionado a smartphone pode ajudar no diagnóstico do câncer a custo baixo

Teste piloto do sistema usando amostras de biópsia do colo do útero de 25 mulheres que tiveram exames de Papanicolau anormais mostrou um nível de precisão que combinava com o padrão atual da indústria para testes de diagnóstico
 
Um dispositivo novo, que deve ser adicionado a um smartphone, pode ser capaz de diagnosticar com precisão e de forma barata o câncer. A tecnologia pode ser útil em áreas remotas. Conhecido como D3, o dispositivo foi projetado para ser usado por médicos especialistas, e não pelo público em geral, e até agora parece tão preciso quanto os testes mais desenvolvidos e caros de uso corrente, mas a um preço de apenas 1,80 dólar (cerca de R$ 5,6) por paciente. A pesquisa foi divulgada na Proceedings of the National Academy of Sciences, uma revista científica norte-americana.

"Acreditamos que a plataforma que desenvolvemos fornece recursos essenciais a um custo extraordinariamente baixo", afirmou o co-autor Cesar Castro, médico do Massachusetts General Hospital Cancer Center and Center for Systems Biology.

D3 é a sigla para "diagnóstico difração digital", e o sistema "apresenta um módulo de imagem com uma luz de LED alimentada por bateria encaixado num smartphone padrão que grava dados de imagens de alta resolução com sua câmera", disse o estudo.

"Com um maior campo de visão do que a microscopia tradicional, o sistema D3 é capaz de gravar dados em mais do que 100.000 células a partir de uma amostra de sangue ou tecido numa única imagem".

O processo envolve a adição de microesferas de uma amostra de sangue ou tecido. As microesferas se ligam a moléculas relacionadas ao câncer. A amostra é em seguida carregada no módulo de imagem D3.

Esses dados podem ser rapidamente enviados através de um serviço de armazenamento em nuvem seguro e criptografado para um servidor de processamento.

Então, a presença de moléculas específicas, que mostram se o câncer está presente, pode ser detectada através da análise dos padrões de difração gerados pelas microesferas, mostrou o estudo. Os resultados podem ser enviados ao médicos em minutos ou horas, em vez de dias ou semanas.

Um teste piloto do sistema usando amostras de biópsia do colo do útero de 25 mulheres que tiveram exames de Papanicolau anormais mostrou um nível de precisão que combinava com o padrão atual da indústria para testes de diagnóstico, segundo o estudo.

Outro teste usando o D3 para analisar amostras de biópsia de linfonodo por agulha fina "foi capaz de diferenciar com precisão quatro pacientes cujo diagnóstico de linfoma foi confirmado por patologia convencional de outros quatro com linfadenomegalia benigna".

Mais pesquisas são necessárias em um maior número de cânceres para verificar as conclusões preliminares do novo dispositivo.

Mas o pesquisador Ralph Weissleder, diretor do Centro de MGH para Biologia de Sistemas, disse que espera que o dispositivo quebre muitas das barreiras que existem no diagnóstico do câncer, particularmente em áreas remotas ou pobres.

"Aproveitando o aumento da presença da tecnologia de telefonia móvel em todo o mundo, o sistema deve permitir a triagem rápida dos casos suspeitos ou de alto risco, o que poderia ajudar a compensar os atrasos causados pelos serviços limitados de patologia nessas regiões e reduzir a necessidade do retorno dos pacientes os cuidados de acompanhamento, o que é um desafio para eles".
 
AFP / Saúde Plena

Medicamento do ‘sexo’ ainda enfrenta tabu

Ir até a farmácia e adquirir o produto é um constrangimento para os brasileiros

No Brasil, as chamadas “pílulas azuis”, contra a disfunção erétil, completaram mais de 15 anos no mercado. Nesse período, cerca de 2 milhões de caixas do medicamento à base de citrato de sildenafila foram comercializados no País. Ainda assim, ir até a farmácia e adquirir o produto é um tabu para os brasileiros. É o que mostra um estudo comportamental elaborado pela indústria farmacêutica Althaia.
 
A pesquisa ouviu 387 atendentes das principais farmácias do País. O levantamento apontou que 87% dos homens que procuram pelo medicamento tentam manter descrição ao fazer o pedido. Em média, 32% esperam o balcão esvaziar, outros 46% procuram atendentes homem e 22% buscam um lixo mais próximo para descartar os cartuchos e bulas.
 
“Esse comportamento mostra que os consumidores ficam inibidos ou envergonhados no momento de adquirir o medicamento para melhoria do desempenho sexual”, explica o gerente de marketing da Althaia, Ricardo Ferrari.
 
A partir dessas percepções e para romper essa barreira inicial, a empresa decidiu lançar o Blupill, primeira versão do medicamento em embalagens fracionadas flow pack - semelhantes às de camisinha -, com um comprimido e bula. “A ideia da embalagem fracionada muda a forma de comercialização por parte do varejista e também como os consumidores enxergam a compra, já que o pedido fica mais discreto e o cliente pode sair com a embalagem no bolso”, destaca.
 
Diário de Mogi / Guia da Pharmacia

Pneumonia: a vilã do inverno tem prevenção

É importante orientar as pessoas sobre a adoção de hábitos saudáveis

A chegada das estações mais frias do ano é sempre acompanhada de uma preocupação adicional com a saúde. Principalmente com crianças e idosos, grupos de maior risco para as doenças respiratórias.
 
Essa precaução existe porque muitas doenças se disseminam com mais facilidade no outono e no inverno e porque as estatísticas sobre internações e mortes no País são alarmantes, em especial da pneumonia – a segunda infecção respiratória mais frequente entre os brasileiros.
 
Um levantamento da Pan American Health Organization (PAHO) revela que a pneumonia é a quarta causa de mortalidade entre adultos no Brasil. Outros estudos mostram ainda que, somente no Brasil, Argentina e Chile, há mais de dois milhões de casos da doença por ano.
 
É importante orientar a população sobre a adoção hábitos saudáveis e de higiene, evitar ambientes aglomerados sem ventilação, proteger-se quanto às oscilações de temperatura e estar em dia com as vacinas. Como em crianças a imunização é mais frequente, a grande preocupação tem sido a população adulta, em especial os idosos.

Folha de Londrina / Guia da Pharmacia

Avanços contra a dor crônica

A estimativa é que o problema afete o 15% a 30% dos adultos nos países ocidentais

Pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard identificaram na medula espinhal um importante mecanismo neural que envia sinais de dor errôneos ao cérebro. Há neurônios específicos envolvidos nesse processo.
 
Segundo o coautor do estudo, Martyn Goulding, mesmo feita em ratos, essa descoberta inédita permite aos cientistas começarem a desvendar a “caixa-preta” do problema em humanos.
 
“Identificar os neurônios que compõem esses circuitos é o primeiro passo na compreensão de como a dor crônica decorre de processamento neural disfuncional (…) Pode ser que algo dê errado no funcionamento desse circuito espinhal e faça com que sensações emerjam com a dor”, explica.
 
Entender o processo por completo pode ajudar, por exemplo, no desenvolvimento de medicamentos que neutralizem a ação das células nervosas defeituosas.
 
A Associação Internacional para o Estudo da Dor estima que o problema crônico afete o bem-estar fisiológico e psicológico de 15% a 30% dos adultos nos países ocidentais.

Correio Braziliense / Guia da Pharmacia

Mercado farmacêutico prevê aumento de custos

Enquanto muitos setores da economia já enfrentavam dificuldades expressivas, as farmacêuticas puderam respirar aliviadas com o crescimento de 45% do faturamento, pelo canal farmácia, nos últimos quatro anos. Só em 2014, o aumento foi de 11,4%, chegando a R$ 41,8 bilhões, apesar do PIB praticamente estagnado
 
Mas agora, o desafio está aumentando. Com as mudanças na economia promovidas pelo Governo Federal e suas consequências ao custo de produção, as farmacêuticas buscam cada vez mais eficiência em seus processos. Além disso, o real tem se desvalorizado diante do dólar, o que prejudica a importação de insumos, e não há perspectiva de cenários melhores tão cedo.
 
Por conta do sistema de regulação do mercado, a indústria não pode repassar nem parte dos novos custos ao consumidor. O preço de seus produtos é controlado pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) que, por lei, define o aumento de preço uma vez no ano com base numa fórmula específica. Neste ano, o reajuste médio foi de 6%, enquanto a inflação foi de 7,7%. Nos últimos 10 anos, a defasagem dos reajustes anuais passa de 21%, com relação ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período.
 
Para manter o ritmo de crescimento, a indústria busca soluções para alguns entraves crônicos no país. O primeiro deles é o fato de não haver uma resposta organizada e realista para a questão do acesso. Cerca de 74% dos medicamentos brasileiros são comprados e pagos pelo bolso das pessoas, sem apoio do governo. Isso significa que a medicação mais complexa e mais cara acaba não chegando à maioria da população.
 
O segundo ponto é a questão tributária. O Brasil é campeão mundial em imposto sobre medicamentos. Temos uma situação injusta porque mesmo olhando os tributos dentro do país, o medicamento paga mais do que outros produtos, como, por exemplo, biquíni e ursinho de pelúcia; e isso prejudica o acesso da população aos tratamentos que precisa.
 
Divisão do mercado
A divisão do mercado farmacêutico vem sofrendo algumas alterações. Os medicamentos de referência responderam por 39% das vendas em 2014. Já os medicamentos similares ganharam mercado, passando de 42% para 48%, e os genéricos se mantiveram estáveis com 13%.
 
O número de doses comercializadas cresceu. Foram 124,6 bilhões em 2014 ante 114,9 bilhões no ano anterior; aumento de 8,4%. Em 2010, as farmacêuticas vendiam 79,3 bilhões de doses no país, o que configura um incremento de 57,1% nos últimos quatro anos.
 
Portanto, o mercado farmacêutico tem conseguido preservar um ritmo consistente de crescimento e, de fato, ainda existem novos mercados a serem explorados. Não só a indústria, mas toda a sua cadeia produtiva pode resistir ao período difícil que o país enfrenta. É preciso, contudo, que cada passo seja pensado e planejado em conjunto, com participação ativa de todos os envolvidos.
 
Saúde Web

App de imagens médicas chega ao Brasil

O Figure 1, aplicativo para que profissionais da área médica e de enfermagem compartilhem casos clínicos e discutam sobre tratamentos desembarca no Brasil
 
Nesta comunidade é possível pesquisar sintomas, trocar ideias, receber informações e encaminhar imagens para outros profissionais da saúde ao redor do mundo com o intuito de disseminar conhecimento e informações importantes sobre o tratamento de problemas de saúde de forma integrada e global, preservando a privacidade dos pacientes.
 
A empresa, que é a primeira desse gênero no mundo, já é usada atualmente por mais de 150 mil médicos e profissionais da área. No Brasil mais de 400 mil médicos exercem a profissão, e a expectativa é que a ferramenta se torne canal de informação para profissionais brasileiros da saúde se conectarem de forma instantânea e trocarem informações sobre casos médicos no Figure 1.
 
A chegada do Figure 1 no Brasil marca a entrada da empresa na América Latina, que já se destaca com potencial de crescimento global. A empresa recebeu, entre aporte semente e Serie A, R$ 15,3 milhões (US$ 4,66 milhões), liderado pela Union Square Ventures, investimento usado para melhorias da plataforma e expansão internacional.
 
“A medicina é um campo visual e há muito a ser aprendido das imagens médicas. O aplicativo Figure 1 é uma ferramenta que capacita o médico a ter ainda mais conhecimento na palma da mão”, afirma o Dr. Joshua Landy, médico especialista que desenvolveu o conceito do Figure 1 ao perceber como os médicos e residentes discutiam e analisavam imagens para um melhor tratamento. “Acredito que a ferramenta vai ajudar efetivamente os brasileiros a compreenderem, compartilharem e falarem sobre uma ampla variedade de descobertas médicas, ao mesmo tempo em que preserva a identidade do paciente”, completa o executivo.
 
O Figure 1 considera que o perfil social dos profissionais brasileiros da área mostra um potencial de crescimento significativo na região. Segundo o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, hoje, além dos mais de 400 mil médicos ativos, 16,5 mil alunos se formam em medicina por ano em cerca de 180 instituições de ensino. Igor Vaz, estudante de medicina que já começou a utilizar o aplicativo no Brasil explica sobre a utilidade da ferramenta, “o Figure 1 me ajudou a aprender sobre doenças que não são comuns no Brasil – como queimaduras por gelo. Eu aprendi bastante coisa sobre doenças ao redor do mundo e suas manifestações”.
 
O app funciona como uma rede digital de compartilhamento de foto, onde os interessados se unem para dividir casos médicos. Todo protocolo de confidencialidade e moderação passa pela aprovação de um time dedicado da companhia, garantindo o anonimato do paciente. A companhia trabalhou com advogados brasileiros para se certificar de que o aplicativo estava de acordo com as leis do país, há inclusive formulário de consentimento em português para a postagem da imagem ser autorizada.
 
Além disso, há uma ferramenta de bloqueio facial que reconhece e bloqueia o rosto de pacientes automaticamente e uma ferramenta que propicia aos profissionais bloquear marcas que podem identificar pacientes, como tatuagens, por exemplo. Assim que um caso é postado, a comunidade pode ver e comentar, criando uma rede de conhecimento para compartilhar e discutir aspectos de diferentes enfermidades.
 
O aplicativo, disponível para sistemas operacionais iOS e Android, e também pela web.
 
Saúde Web

Veja como funciona uma farmácia nos Estados Unidos


healthcare-clinic-at-walgreens-farmacia
Chamada de Minute Clinic na CVS e Healthcare Clinic no
Walgreens, na verdade trata-se de consultórios médicos
 presentes em algumas unidades destas redes de farmácia.
Farmácia nos Estados Unidos definitivamente é o alvo principal de consumo de turistas brasileiros, principalmente das mulheres
 
Isso, porque diferente do que acontece no Brasil, as farmácias americanas oferecem inúmeras opções de cosméticos, maquiagem de ótima qualidade, além de bugigangas e cacarecos fantásticos. São mais parecidas com uma Grocery store do que uma farmácia propriamente dia.
 
Um verdadeiro delírio para as brasileiras.
 
Existem diversas farmácias no país, mas as maiores são as redes da CVS e do Walgreens.
 
Além da questão do consumismo, existem pontos muito interessantes e outros tantos questionáveis que serão abordados aqui neste post.
 
O que há de melhor nas farmácias americanas
Além dos incríveis cosméticos, que até alguns existem no Brasil, mas são caríssimos, há diversos produtos e serviços oferecidos nas farmácias americanas:
 
1. Atendimento médico
Chamada de Minute Clinic na CVS e Healthcare Clinic no Walgreens, na verdade trata-se de consultórios médicos presentes em algumas unidades destas redes de farmácia.
 
Esta clínicas médicas são compostas por consultório altamente equipado e com médico qualificado. Tal atendimento não exige marcação prévia de consulta, mas caso prefira, este pode ser feito através do site da própria unidade de farmácia na qual deseja atendimento médico.
 
Recentemente, minha filha apresentou um quadro febril de 40º C durante uma viagem aos Estados Unidos.
 
Necessitando de atendimento médico e prescrição de antibiótico, fui orientada por uma farmacêutica de uma unidade do Walgreens a seguir para outra unidade que tivesse este tipo de atendimento.
 
Chegando à farmácia indicada, fui surpreendida com um atendimento médico de primeira qualidade, na qual a médica, extremamente atenciosa, utilizou de equipamentos de última geração, para medir a temperatura corporal, pressão, condição pulmonar, entre outras análises realizadas na minha filha. Os dados obtidos através da medição feito por um instrumento desconhecido até então por mim, foram enviados diretamente para o software utilizado pela médica gerando um relatório completíssimo de 5 páginas diagnosticando-a com otite aguda.
 
E o preço: U$ 79,00 a consulta – reembolsável pelo plano de saúde.
 
Para o reembolso foi emitido outro relatório com todos os dados da consulta, prescrição e diagnóstico para ser encaminhado ao plano de saúde no Brasil. Fantástico!
 
Além de consulta, estas clínicas fazem vacinação, limpeza de ouvido, remoção e renovação de curativos, avaliação física completa, entre outros tipos de atendimento. Para cada um deles há uma tabela de preço disponível no próprio site da farmácia. Diferente do Brasil, o preço é tabelado e não há “surpresas”.
 
2. Manipulação de medicamentos
Diante do diagnóstico de otite aguda da minha filha, o tratamento sugerido pela médica foi Amoxicilina, sendo esta prescrita via sistema e encaminhada diretamente para manipulação na sala ao lado pela equipe farmacêutica.
 
A dose e posologia foram feitas com base no aplicativo de celular Safe dose que calculou a dose ideal com base no peso, idade e altura da minha filha. O medicamento não demorou para ficar pronto e foi retirado no balcão de atendimento da farmácia denominado de Drop- off. Achei sensacional!
 
Em 15 minutos ela foi submetida por uma avaliação completa, na qual nunca tinha sido submetida no Brasil, além de já sair com medicamento pronto, na hora, da farmácia. Serviço o rápido e eficiente.
 
Foto de Mason Tran / D4: Farmacêutica Gerente da Clínica,
 e o estudante do quarto ano de farmácia trabalhando no
novo Walgreens na Millberry Union
3. Ask your Pharmacist
Uma experiência diferente foi inicialmente implantada Walgreens de Millberry Union, o Centro comunitário de saúde com atendimento exclusivo de farmacêuticos.
 
Com design “clean“, o centro de saúde deixou de lado a venda de produtos dando lugar à orientação farmacêutica.
 
O projeto foi iniciado a mais de um ano e partiu de uma iniciativa do Walgreens e da UCSF, e é o resultado de uma colaboração tripla: Walgreens, Departamento de Assistência Farmacêutica na UCSF Medical Center e do Departamento de Farmácia Clínica da Faculdade de Farmácia da UCSF (University of California San Francisco).
 
Com o aumento esperado na população da região, e a falta de cuidados primários, houve a necessidade de criação de um novo tipo de farmácia que atendesse ao aumento da procura por assistência e cuidados de saúde em locais acessível à população mais carente.
 
O Walgreens na UCSF é um laboratório para explorar como tais questões poderão ser abordadas, além de ser um modelo para outras farmácias comunitárias.
 
A Escola de Farmácia está presente para desenvolver e testar programas clínicos. No entanto, a abertura da Walgreens na UCSF coincidiu com a promulgação da SB 493, que expande a atuação dos farmacêuticos agora reconhecidos como prestadores de serviços
 
4. Bugigangas, cacarecos e afins
Os adultos não são os únicos que se divertem nas farmácias americanas. As crianças também enlouquecem com as diversas opções de cacarecos, brinquedinhos e canetinhas de diferentes cores, brilhos e formas disponíveis nas lojas.
 
Opções de apetrechos e inutilidades fantásticas não faltam.
 
5. Cosméticos e artigos de perfumaria
Ok, no Brasil as farmácias também possuem cosméticos, mas, definitivamente, não são os mesmos disponíveis nas farmácias americanas. Produtos de altíssima qualidade e marcadas renomadas a um preço justo enlouquecem as brasileiras.
 
Isso sem falar nas promoções de 50% off ou produtos com promoção do tipo “buy one get one”. Adoro!
 
Diversas opções de vitaminas e suplementos alimentares
6. Vitamínicos e nutrientes
Opções de vitamínicos e suplementos existem inúmeros, inclusive vitaminas para crianças com formato de personagens e textura de bala de goma. Os whey protein e seus derivados também estão presentes em massa.
 
Para quem adora vitaminas, realmente é enlouquecedor.
 
Mas se ainda não estiver satisfeito, outra opção é o Vitamin World, que são lojas especializadas em vitaminas e suplementos, inclusive possuem diversos tipos “termogênicos”, amplamente utilizados pelos frequentadores de academias e marombeiros, e que são proibidos no Brasil.
 
7. Alimentos, refrigerantes, petiscos e sorvetes
Diversas opções de salgadinhos, snacks, doces, comida congelada (acreditem!) sorvetes e refrigerantes estão disponíveis em corredores específicos. E obviamente você também encontrará água, difícil mesmo é achá-la em meio a tantas opções nada saudáveis.
 
8. Produtos de limpeza
Esqueça o que você já viu de produtos de limpeza no Brasil. Tudo muito ruim comparado aos produtos americanos que limpam e funcionam de verdade.
 
E os detergentes? Estes são realmente fantásticos! Parece um comentário absurdo a primeira vista, mas certamente as donas de casa me entenderiam caso pudessem utilizá-los.
 
Apenas poucas gotas são suficientes para lavar toda louça, e não é propaganda enganosa!
 
Há também o Clorox® e suas opções de wipes (lencinhos) de limpeza. Práticos, baratos e muito úteis.
 
Vale a pena trazer algumas amostras destes produtos. rsss
 
7. Artigos de Pet shop
Os animais de estimação não são esquecidos nas farmácias. Existem muitas opções de brinquedos, snacks e medicamentos disponíveis.
 
8. Ceras e artigos para cuidados com o carro
E porque não produtos para o cuidado com o carro?
 
Ceras, óleos, lubrificantes e afins estão disponíveis. Parece estranho, mas é algo comum por lá.
 
9. Roupas, artigos para a praia e materiais escolares
Já que tem tudo mesmo, porque não roupas, lençóis, toalhas e material escolar?
 
medicamento-farmacia-usa-310. Diversos tipos de medicamentos, vitaminas e suplementos disponíveis
As opções de medicamentos existentes nas farmácias americanas é de deixar qualquer farmacêutico de queixo caído. Além de formas farmacêuticas ainda inéditas no Brasil, os tipos, marcas e dosagens são as mais variadas.
 
O que há de pior nas farmácias americanas
Apesar das maravilhas encontradas nas farmácias, há situações e produtos liberados para venda que são realmente questionáveis. São eles:
 
1. Venda livre de produtos que são controlados ou que não tem registro no Brasil
Na verdade, isso depende muito do ponto de vista. Para quem adora os “termogênicos” para serem utilizados antes dos exercícios, a farmácia americana é um verdadeiro paraíso. Já do ponto de visto do farmacêutico brasileiro, é um total absurdo!
 
Weigh control and fat burn pills
Produtos utilizados para acelerar o metabolismo, queimar gorduras, e aumentar a energia, proibidos no Brasil pela ANVISA, são livremente vendidos nos Estados Unidos.
 
Cheguei a questionar uma farmacêutica sobre a liberação da venda, visto o rigor do FDA sobre os produtos farmacêuticos, mas esta me informou que tais produtos são considerados como suplementos alimentares e “naturais”, e por isso são livres. Algo difícil de entender…
 
Whey Protein
A venda de proteínas do leite que ajudam na recuperação das fibras musculares após o treino são liberadas nas farmácias americanas.
 
Melatonina
A melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio produzido através da secreção da glândula pineal, e participa da regulação do ciclo de sono e vigília em todos os mamíferos. Em alguns países, como nos Estados Unidos, a substância pode ser encontrada em farmácias na forma de suplemento alimentar, mas no Brasil a venda não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Em humanos, a melatonina tem como principal função regular o sono. Outra função atribuída à melatonina é a ação antioxidante, agindo na recuperação de células epiteliais expostas a radiação ultravioleta e através da administração suplementar, ajudando na recuperação de neurônios afetados pela doença de Alzheimer e por episódios de isquemia (como os resultantes de acidentes vasculares cerebrais) ou como add-on do tratamento para a epilepsia.
 
NÃO HÁ REGISTRO de comercialização do medicamento no Brasil, mas seu consumo não é proibido.
 
tylenol2. Dipirona não!
Metamizol (Metamizole-INN), ou comumente conhecido como dipirona no Brasil, é um analgésico, antiespasmódico e antipirético (redutor da febre), semelhante ao paracetamol na medida em que tem efeitos anti-inflamatórios mínimos, sendo este geralmente administrado por via oral ou por via injetável para prevenir e tratar a dor aguda. Embora em alguns países, como no Brasil, esteja disponível para venda, seu uso é restrito em países considerados “desenvolvidos”, devido ao seu potencial em causar reações tóxicas, inclusive por ter um efeito potencialmente fatal relacionado a agranulocitose, anemia aplástica e reações de hipersensibilidade (como reações alérgicas, incluindo anafilaxia).
 
É por isso que a dipirona não pode ser produzida e comercializada nos Estados Unidos.
 
Em caso de dor, além dos anti-inflamatórios super potentes, controlados por causarem vício, existe a opção da utilização do paracetamol.
 
3. Cigarro
Acreditem, é permitida a venda de cigarro nas farmácias. Diversas marcas, aromas e modelos disponíveis para o consumidor.
 
Incoerência ao extremo! Absurdo!
 
Entre prós e contras
No geral, apesar de alguns absurdos encontrados na farmácia americana, o saldo no geral, na minha opinião, é positivo.
 
Esquisitices a parte, há muito que podemos nos basear para melhorar nas farmácias brasileiras, principalmente sobre a ideia dos Healthcare clinic e da assistência farmacêutica.
 
Mas se tiver a oportunidade de viajar, não deixe de visitar estas farmácias, mas antes, prepare seu bolso!
 
E caso tenha gostado da matéria, compartilhe com seus amigos e colegas ou deixe a sua opinião aqui.
 

Saiba quais fatores, além da gravidez, podem atrasar a menstruação

Foto: michaeljung / Shutterstock
Ciclo menstrual pode ser afetado por problemas ginecológicos ou mesmo psicológicos
 
A menstruação atrasou e a primeira suspeita é a gravidez. Antes de correr para a farmácia atrás de um teste, saiba que o ciclo menstrual pode ser afetado por problemas ginecológicos ou mesmo psicológicos.
 
— Quando há suspeita de gravidez, a mulher deve fazer o teste logo pela manhã, pois a primeira urina concentra uma quantidade maior de hormônios, diminuindo as chances do resultar falhar. Se o resultado for negativo, algo pode estar errado no corpo da mulher — afirma a especialista.
 
São diversas as hipóteses para a ausência temporária de menstruação (chamada de amenorreia) que pode ter a origem em uma situação de estresse.
 
— O ciclo menstrual é muito influenciado pelos fatores externos ou emocionais, que são suficientes para atrasar a menstruação por alguns dias — alerta a ginecologista.
 
A falta de menstruação também pode ser acarretada pelo excesso de exercícios físicos, mau humor ou hormônios. Segundo Erica, o uso de tranquilizantes podem aumentar a dosagem do hormônio prolactina que pode vir acompanhado de dor de cabeça e produção de secreção leitosa nas mamas.
 
As mudanças de fases que a mulher sofre no decorrer da vida pode alterar o ciclo menstrual. Na adolescência, por exemplo, é muito comum a jovem ter alteração no fluxo menstrual. Já na fase adulta, a escolha do anticoncepcional pode pesar.
 
— Muitas mulheres permanecem tomando a pílula errada por muito tempo que pode causar amenorreia e até diminuir a libido — ressalta a médica.
E na menopausa, a mulher passa por uma "montanha-russa" e por isso a menstruação tende a ser instável.
 
Os culpados
A ginecologista Erica Mantelli listou os principais culpados pela falta da menstruação, confira:
 
Estresse e ansiedadeO estresse e a ansiedade pode alterar o ciclo menstrual de uma forma que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês.
 
InfecçõesViroses como gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites podem ser suficientes provocar uma desordem no seu ciclo menstrual. Alguns medicamentos para tratar essas doenças pode acabar desregulando a menstruação.
 
Aumento do pesoGanhar peso ou perder muito rápido pode causar uma alteração hormonal. Quando há alteração de peso, o níveis de estrogênio podem interferir na ovulação e na data da menstruação.
 
Problemas na tireoideMulheres que fazem o uso de medicamentos para tireoide podem sofrer pequenas alterações nos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos, que podem provocar atrasos no ciclo menstrual.
 
Ovários policísticosMulheres diagnosticadas com a SOP (síndrome dos ovários policísticos) apresentam frequentemente menstruação irregular, por produzirem androgênios (hormônios masculinos) em excesso.
 
MenopausaA menopausa começa entre 45 a 55 anos. A falência dos ovários ocasiona uma desregulação no ciclo menstrual. Érica recomenda procurar um ginecologista se você tem mais de 35 anos e a menstruação está atrasando com frequência.

Zero Hora

Cientistas testam nova camisinha que promete ser mais prazerosa que usar nada

Foto: University of Wollongong / Divulgação
Preservativo de hidrogel pode ter toque semelhante ao da pele e se autolubrificar
 
Não é nenhum segredo que muitas pessoas não gostam de usar preservativos. Os cientistas da Universidade de Wollongong, na Austrália, estão trabalhando para solucionar esse problema. Eles estão desenvolvendo uma nova camisinha que poderia proporcionar mais prazer que usar nada.
 
Liderada pelo cientista Robert Gorkin, a equipe aceitou o desafio da Fundação Bill & Melinda Gates, comandada por Bill Gates e sua mulher, Melinda, de desenvolver a "camisinha do futuro", como parte do programa Grand Challenges in Global Health, que busca solucionar os grandes desafios da saúde mundial.
 
O grupo afirma que está conseguindo bons resultados com o hidrogel, material ultra resistente que recentemente foi modificado para ampliar sua gama de usos. O material pode se comportar e parecer muito com o tecido humano. Por isso, tem sido amplamente utilizado em próteses, para criar vasos sanguíneos e até implantes oculares.
 
De acordo com Gorkin, o hidrogel é ideal para os preservativos porque pode ser moldado para propriedades diferentes. A camisinha feita com o material poderia se autolubrificar, conter uma pequena dose de Viagra, ser biodegradável e até mesmo conduzir eletricidade e responder a estímulos.
 
— Nossa ideia original era somente provar que um material original poderia substituir o látex.
 
Tínhamos o palpite de que esses novos materiais teriam as mesmas propriedades da borracha, só que com uma sensação mais agradável, mas não tínhamos certeza se eles tinham as propriedades certas para um preservativo — disse Gorkin ao site ScienceAlert.
 
O próximo passo dos pesquisadores será fazer testes biométricos para comprovar como o material se comporta na composição da camisinha.
 
— Poderemos observar a atividade do cérebro para ver se o produto realmente passa uma sensação melhor do que a do látex. Se você fizer com que a camisinha seja tão prazerosa que a pessoa mal possa esperar para colocá-la, então mais gente vai usá-la, e nós poderemos parar a transmissão de doenças — relatou Gorkin.
 
A equipe da Universidade de Wollongong recebeu uma das 52 bolsas da Fundação Bill e Melinda Gates, que pediu aos cientistas para ajudar a encontrar uma solução para as pessoas que não gostam de usar preservativos. Para a instituição, apesar de os preservativos serem baratos, fáceis de fabricar, fáceis de distribuir e disponíveis globalmente, a noção de que eles diminuem o prazer faz com que muitas pessoas não usem a proteção. A organização ofereceu uma verba inicial de US$ 100 mil para o projeto de uma nova camisinha mais confortável.
 
 
Zero Hora

Concurso Prefeitura de São José do Egito - PE

A Prefeitura de São José do Egito, no Estado do Pernambuco, através da empresa Conpass, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público. O objetivo é preencher 88 vagas de níveis médio e superior. A remuneração varia de R$ 788,00 a R$ 5.000,00, em carga horária de até 180 horas mensais.
 
As chances são para os cargos de Auditor Fiscal, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Médico Ginecologista/ Obstetra, Médico Radiologista, Enfermeiro Obstetra, Prof.de Ensino Infantil, Prof.de Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, Prof.de Língua Portuguesa, Prof.de Matemática, Prof.de Geografia, Prof.de Ciências, Prof.de História, Prof.de Educação Física, Prof.de Filosofia, Prof.de Inglês, Fiscal de Tributos, Fiscal de Obras, Agente de arrecadação e Agente de Trânsito.
 
Será reservado o percentual de 3% do total das vagas de cada cargo para candidatos portadores de deficiência.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 20 de abril até o dia 21 de maio de 2015, através do site www.conpass.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 70,00 a R$ 100,00.
 
As provas escritas serão realizadas na data prevista de 05 de julho de 2015, em horário e local a ser divulgado no site: www.conpass.com.br.
 
Os candidatos aos cargos de Professores, serão submetidos a avaliação por títulos.
 
Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura e da Câmara Municipal, e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia subsequente ao de aplicação da prova.
 
O Concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Monsenhor Paulo - MG promove processo seletivo (Último dia!)

Por meio do edital nº 08/2015 de processo seletivo, a Prefeitura de Monsenhor Paulo, na região centro sul de Minas Gerais, informou que há uma vaga no cargo de enfermeiro, com registro no COREN. A remuneração é de R$ 2.068,77, por carga de 30 horas semanais.
 
As inscrições são recebidas no prédio da Prefeitura, localizado na Praça Coronel Flávio nº 204, Centro, até terça-feira, dia 14 de abril de 2015, nas 9h00 às 14h00, mediante recolhimento de taxa no valor de R$ 9,23.
 
Será aplicada avaliação de títulos na data estimada de 15 de abril de 2015.
 
O resultado parcial será informado provavelmente no dia 16 de abril de 2015, após as 14h00 e a homologação do resultado final é aguardada para o dia 20 de abril de 2015.
 
Com vigência de um ano, o processo seletivo pode ser estendido por período semelhante.

Prefeitura de Santa Bárbara - MG abre processo seletivo

Com intuito de contratar profissionais para ocupar 53 vagas, sendo 39 imediatas e 14 para cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Santa Bárbara, em Minas Gerais, publicou os editais de processo seletivo nº 001 e 002/2015. A remuneração varia de R$ 906,98 a R$ 12.747,60 por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos: agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, médico clínico geral, enfermeiro, dentista, técnico em saúde bucal, terapeuta ocupacional, técnico em enfermagem e auxiliar de farmácia.
 
As inscrições serão recebidas gratuitamente até o dia 23 de abril de 2015, no site www.cepp.com.br, em caso de dúvidas, procurar a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara - MG, situada à Rua Padre Lucindo, s/nº, Centro e excetuando sábados e domingos, no horário de 08h às 12h e das 14h às 17h.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Ficha de Inscrição referente à função pretendida encontra-se no site www.cepp.com.br;
  • Cópia de comprovante de endereço atualizado;
  • Cópia de Documento de Identidade ou outro documento com foto;
  • Cópia de CPF;
  • Cópia de Documentos comprobatórios de requisito mínimo de escolaridade (obrigatório) para a função escolhida.
A seleção será constituída de provas objetivas e de títulos.
 
As provas escritas serão realizadas na data provável de 2 de maio de 2015, com inicio às 9h. O local da prova escrita será disponibilizado em até 5 dias antes da realização da mesma no site www.cepp.com.br e da prefeitura.
 
O gabarito será disponibilizado no site www.cepp.com.br, no primeiro dia útil subsequente a realização das provas escritas.
 
O processo seletivo será válido por um ano, a contar da data de publicação da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros do dia 13 de abril de 2015. Edição 1474.

Concurso Prefeitura de Pirajuba

A Prefeitura de Pirajuba, Estado de Minas Gerais, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público. O objetivo é preencher três vagas imediatas de nível superior.
 
As oportunidades são para o cargo de Enfermeiro, com ganhos que vão de R$ 1.774,98 a R$ 3.549,96, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
Os interessados podem realizar suas inscrições até o dia 06 de maio de 2015, pelo site www.duxconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00.
 
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 17 de maio de 2015, sendo que o local e horário, serão previamente divulgados no site www.duxconcursos.com.br.
 
O gabarito preliminar será divulgado no dia subsequente ao de aplicação da prova, no site www.duxconcursos.com.br.
 
O Concurso Público terá validade de 01 ano, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Pirajuba - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Pirajuba, em Minas Gerais, tornou público o edital nº 001/2015 de processo seletivo, visando suprir três vagas em cargos de ensino superior, por período determinado.
 
As vagas são para os cargos de Fonoaudiólogo, Nutricionista e Psicólogo II. O salário vai de R$ 2.466,54 a R$ 2.993,11, em jornadas de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de maio de 2015, através do site www.duxconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para todos os cargos é de R$ 50,00.
 
A prova escrita será aplicada na data prevista de 17 de maio de 2015, em local e horário a serem previamente divulgados.
 
O gabarito será divulgado no site www.duxconcursos.com.br, no dia subsequente ao de aplicação da prova.
 
O Processo Seletivo terá validade de um ano, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Pains - MG

Com mais de 80 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Pains, localizada no oeste de Minas Gerais, lançou o edital nº 001/2015 de concurso público. O salário ofertado varia de R$ 747,89 a R$ 8.296,68, em cumprimento a jornada semanal de 20 a 40 horas. Haverá reserva de 5% das vagas para portadores de necessidades especiais.
 
Ao total foram disponibilizadas 83 vagas aos cargos de auxiliar de serviços gerais, braçal, gari, operador de serviços funerários, pedreiro, jardineiro, serviçal, tratorista, coletor de lixo, operador de máquinas, motorista de veículos pesados, motorista, recepcionista, auxiliar de consultório dentista, arquivista, agente de serviços funerários, monitor de educação básica, faturista, auxiliar de enfermagem, fiscal municipal, agente de administração, professor de música, enfermeiro supervisor plantonista, especialista em educação básica, fisioterapeuta, médico diretor técnico, odontólogo e médico (pediatra, clínico geral, ginecologista obstetra e anestesista).
 
A organização do evento está por conta da empresa POLIS Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis e suas inscrições serão realizadas do dia 15 de junho ao dia 15 de julho de 2015, através do site: www.polisauditoria.com.br ou presencialmente na Prefeitura, situada na Praça Tonico Rabelo nº 164, Centro, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, somente em dias uteis. Será cobrada taxa de R$ 35,00 a R$ 80,00.
 
O concurso será composto de prova objetiva e prova prática, programadas para acontecerem no dia 16 de agosto de 2015.
 
Estima-se que o gabarito preliminar seja divulgado no dia das provas, a partir das 22h00 e que o resultado final seja publicado até o dia 22 de setembro de 2015.
 
A data de validade do concurso público será de dois anos, a partir da data de homologação do resultado final, podendo haver prorrogação, uma única vez, por período semelhante.

Concurso Prefeitura de Bocaina – SP

Publicado o edital nº 01/2015, informando sobre a realização do concurso público da Prefeitura de Bocaina, no estado de São Paulo. O concurso será executado pela empresa Big Advice Assessoria e Consultoria, que tem como objetivo preencher 13 vagas, além de formar cadastro reserva para cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 3.954,00 em regime de trabalho de 10, 30 e 40 horas semanais.
 
Fica reservado 5% do total das vagas, por cargo, para candidatos portadores deficiência, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do respectivo cargo.
 
Cargos
Agente de saneamento, auxiliar geral, merendeira, motorista, agente fiscal, auxiliar administrativo, coordenador de departamento pessoal, técnico de contabilidade, técnico em enfermagem, assistente social, contador, controlador interno, instrutor de atividades recreativas/esportivas, médico psiquiatra e procurador jurídico.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever das 10 horas do dia 20 de abril às 16 horas do dia 8 de maio de 2015, exclusivamente pela internet, no site www.bigadvice.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 50,00.
 
Prova
O concurso será composto de provas objetivas e práticas.
 
Os candidatos serão convocados a realizarem as provas por meio de edital de convocação a ser publicado no jornal Comércio do Jahu e nos sites www.bocaina.sp.gov.br e www.bigadvice.com.br, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.
 
O gabarito oficial da prova objetiva será publicado no jornal Comércio do Jahu e nos sites www.bocaina.sp.gov.br e www.bigadvice.com.br a partir do 5º dia útil subsequente ao da aplicação.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da publicação da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da administração, uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Cássia dos Coqueiros, Estado de São Paulo, publicou edital n° 001/2015 de processo seletivo, que será realizado pelo Instituto Indec (Instituto Nacional de Desenvolvimento Educacional e Capacitação. Serão oferecidas seis vagas para os cargos de Educador Físico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Assistente Social (nível superior). Os salários variam de R$ 1.500,00 e R$ 1.645,32 em carga horária de 20 e 30 horas semanais.

As inscrições serão recebidas até às 23h59min do dia 23 de abril de 2015, exclusivamente no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br. A taxa é de R$ 70,00.

As provas serão realizadas nesta cidade de Cássia dos Coqueiros as 13h00min no dia 24 de maio de 2015, nas dependências da “EMEB” Abel dos Reis, sediada a Rua Joaquim Lopez Ferreira, nº 622 – Centro.
 
O processo seletivo constará de provas objetivas e títulos somente para a função de Educador Físico (NASF 3).
 
O gabarito das provas será publicado na data prevista de 29 de maio de 2015. Já a homologação do resultado final sairá na data provável de 12 de junho de 2015.

O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contado da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso CRMV - MG

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV/MG), por meio do Diário Odicial da União, divulgou edital de concurso público nº 001/2015 para formação de cadastro reserva e provimento de 05 vagas nos empregos públicos de Agente Administrativo, Agente de Fiscalização, Auxiliar Administrativo, Técnico Administrativo de Informática, Técnico Administrativo e Técnico Administrativo Nível Superior - Advogado.
 
O CRMV-MG fornecerá os seguintes benefícios e vantagens: Assistência Médica Hospitalar, Vale-Refeição, Vale-Alimentação e Vale-Transporte. Os salários vão até R$ 4.664,04 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas no período compreendido entre as 10h do dia 15 de abril até as 16h do dia 14 de maio de 2015, exclusivamente, via internet, através do sítio eletrônico www.nossorumo.org.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 100,00 de acordo com afunção escolhida.
 
O candidato que desejar realizar sua inscrição deverá efetuar o pagamento do valor da inscrição através de boleto bancário, pagável em toda a rede bancária, com vencimento para o dia 15 de maio de 2015, primeiro dia útil subsequente após a data de encerramento do período de inscrição
O concurso será realizado através do Instituto Nosso Rumo. A partir do dia 22 de maio de 2015, o candidato deverá conferir no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br se os dados da inscrição, efetuada via Internet, foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago.
 
As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Teófilo Otoni, Uberlândia, Unaí e Varginha, na data prevista de 14 de junho de 2015, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Provas a ser publicado no Diário Oficial da União e divulgados através da Internet no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divulgados no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br em data a ser comunicada no dia da realização das provas.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, prorrogável, a critério do CRMV-MG, por igual período a contar da data da homologação do resultado.

Concurso IPASI - GO

No estado de Goiás, o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos Municipais de Iporá - IPASI, divulgou o edital de concurso público nº. 001/2015. Os serviços técnicos de elaboração, operacionalização, aplicação e correção das provas será de responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Oeste – ITCO. São ofertadas quatro vagas, sendo uma imediata e três para cadastro reserva para o cargo de médico perito previdenciário, com vencimento de R$ 2.638,54, por jornada de 20 horas semanais.
 
Inscrição
A inscrição, com taxa no valor de R$ 124,00, será admitida somente pela internet, no site www.itco.org.br solicitada no período entre 8h do dia 23 de abril às 23h59min do dia 14 de maio de 2015, observando o horário oficial de Brasília/DF.
 
Prova
O concurso constará de provas objetivas, prevista para o dia 14 de junho de 2015, no horário das 9h às 12h, em local a serem previamente divulgados no site www.itco.org.br, a partir do dia 29 de maio de 2015.
 
Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão publicados no site www.itco.org.br, a partir das 8h do dia 15 de junho de 2015.
 
Validade
O concurso público terá prazo de validade de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período, a contar da data de homologação do certame, a critério exclusivo da Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos Municipais de Iporá-IPASI.

Concurso Prefeitura de Assis Chateaubriand - PR

A Prefeitura de Assis Chateaubriand, no Estado do Paraná, recebe a partir das 8h do dia 15 de abril até as 23h59min do dia 07 de maio de 2015, as inscrições para o concurso público nº 01/2015. O concurso está sob a responsabilidade do Instituto Saber e de acordo o edital, o salário varia de R$ 812,12 a R$ 14.584,20, em carga horária de 20 até 40 horas semanais.
 
São oferecidas 68 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, à candidatos de ensino fundamental, médio e superior, nos cargos de Agente Administrativo I e II, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Assistente Social, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Educador Infantil, Educador Social, Enfermeiro Padrão I, Farmacêutico, Farmacêutico/Bioquímico, Fonoaudiólogo, Gari, Médico ESF, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Motorista, Operador de Máq. de Pavimentação, Operador de Máquina de Pedreira, Operador de Máquinas, Operador de Retro Escavadeira, Pedreiro Coveiro, Pintor, Professor, Psicólogo I e II, Servente Cozinheira, Técnico de Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Vigia e Vigia Zelador.
 
Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado, desde que aprovados, 5% sobre o total de vagas ofertadas para cada cargo ofertado no concurso.
 
As inscrições podem ser feitas através do site www.saber.srv.br. O valor da taxa de inscrição para cargos de até ensino fundamental é de R$ 50,00, cargos de ensino médio R$ 80,00 e cargos de ensino superior R$ 100,00.
 
A seleção dos candidatos se dá através de prova objetiva, prática e de títulos, de acordo os métodos de avaliação do cargo pretendido.
 
A prova escrita objetiva, provavelmente será aplicada no dia 21 de junho de 2015, em local e horário a serem divulgados no Edital de Homologação das inscrições.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado a partir das 21 horas do mesmo dia de aplicação da prova, no site www.saber.srv.br.
 
O Concurso Público terá validade por 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Amaporã - PR

A Prefeitura de Amaporã, Estado do Paraná, através da empresa KLC - Consultoria, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público. O objetivo é preencher 11 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior, além de cadastro de reserva. A remuneração vai de R$ 788,00 R$ 982, 71, em carga horária de até 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente de Apoio Educacional, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Cozinheiro, Lavadeira Hospitalar, Pedreiro, Servente de Limpeza Pública - masculino, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Vigia e Zelador.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril de 2015, pelo endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 30,00 a R$ 50,00.
 
Os inscritos serão submetidos a provas objetivas e práticas, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 31 de maio de 2015, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 17h, mediante edital afixado na Prefeitura de Amaporã – PR e no site www.klcconcursos.com.br.
 
A validade do Concurso Público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura de Amaporã -PR.

Prefeitura de Amaporã - PR abre concurso publico

A Prefeitura de Amaporã, no Estado do Paraná, publicou através da empresa KLC - Consultoria, o edital nº 002/2015 de concurso público, com a intenção de contratar três novos servidores de ensino médio e superior.
 
As chances são para os cargos de Atendente de Farmácia, Auxiliar de Enfermagem - PSF e Psicólogo - PAIF. O salário varia de R$ 788,00 a R$ 1.938,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril de 2015, pelo endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 50,00 a R$ 100,00.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 31 de maio de 2015, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 17h, mediante edital afixado na Prefeitura de Amaporã – PR e no site www.klcconcursos.com.br.
 
A validade do Concurso Público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura de Amaporã -PR.

FAMUC Contagem - MG divulga processo seletivo

Através do edital nº 01/2015, a Fundação de Assistência Médica de Urgência de Contagem (FAMUC) tornou pública a realização de processo seletivo simplificado, destinado ao preenchimento de 54 vagas distribuídas nos cargos de auxiliar de saúde bucal, assistente administrativo, técnico em enfermagem, técnico em raio-X, técnico em saúde bucal, assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, epidemiologista, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e veterinário.
 
A proposta salarial varia de R$ 933,80 a R$ 5.594,52, em cumprimento a jornada semanal 20 a 40 horas. Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas para portadores de necessidades especiais.
 
As inscrições serão recebidas do dia 23 de abril ao dia 15 de maio de 2015, via endereço eletrônico: www.contagem.mg.gov.br/concursos. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 a R$ 60,00.
 
Os inscritos serão submetidos à prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 31 de maio de 2015. Estima-se que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte a realização da prova. O resultado final, bem como a homologação, é aguardado para o dia 23 de junho de 2015.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, contada a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Carinhanha/BA abre Processo Seletivo

Foi publicado edital n° 01/2015 para processo seletivo da Prefeitura Municipal de Carinhanha, no estado da Bahia. O certame é destinado a seleção de candidatos para o preenchimento de 184 vagas para atender necessidade Temporária de Excepcional Interesse Público. Os salários vão até R$ 8.000,00 em carga horária variada de 20 a 48 horas semanais.

As ofertas são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O certame será realizado por meio da empresa PLANEJAR Consultoria e Planejamento Ltda EPP.
 
Cargos
- Secretaria Municipal de Educação - Sede e Zona Rural: Nutricionista, Professor/Ciências, Professor/Educação Física, Professor/Geografia, Professor/História, Professor/Inglês, Professor/Letras, Professor/Matemática, Professor/Pedagogia, Monitor de Informática, Motorista, Porteiro/Vigia, Serviços Gerais/Limpeza e Serviços Gerais/Cozinheira;

- Secretaria Municipal de Administração e Finanças: Eletricista, Mecânico, Pedreiro e Serviços Gerais/Limpeza;

- Secretaria Municipal de Saúde - Sede e Zona Rural: Dentista, Dentista, Biomédico, Educador Físico, Nutricionista, Fisioterapeuta, Enfermeiro/Saúde da Família, Enfermeiro / Urgência e Emergência, Médico Anestesiologista (Plantonista), Médico Clínico Geral (Plantonista), - Médico Cirurgião Geral (Plantonista), Médico Ginecologista/Obstetra (Plantonista), Médico Saúde da Família, Médico Ortopedista (Plantonista), Médico Pediatra (Plantonista), Médico Psiquiatra/CAPS I, Auxiliar de Saúde Bucal, Recepcionista, Técnico Administrativo / Digitador, Técnico de Enfermagem/Urgência e emergência e Atenção Básica, Técnico de Laboratório em Análises Clínicas, Serviços Gerais/Lavadeira e Serviços Gerais/Cozinheira;

- Secretaria de Proteção Social - Sede: Assistente Social, Motorista e Vigia;

- Centro de Referência da Assistência Social - CRAS - Sede: Assistente Social, Psicólogo, Orientadores Social para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos, Técnico de Nível Médio e Auxiliar de Serviços Gerais e Cozinha;

- Secretaria de proteção Social - CRAS-Rural: Assistente Social, Psicólogo, Técnico de Nível Médio, Orientador Social para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Auxiliar de Serviços Gerais e Cozinha;

- Centro de Referência da Assistência Social - CRAS-Quilombola: Assistente Social, Psicólogo, Técnico de Nível Médio, Orientador Social para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Auxiliar de Serviços Gerais e Cozinha;

- Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS: Assistente Socia, Psicólogo, Técnico de Nível Médio e Auxiliar de Serviços Gerais e Cozinha;

- Secretaria de proteção Social - Sede - Programa Bolsa Família: Cadastrador/Entrevistador do Cadunico e Programa Bolsa Família.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de abril de 2015, através do site www.planejarconcursos.com.br.
 
A partir do dia 04 de Maio de 2015, o candidato deverá conferir, no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br, se os dados da inscrição efetuados via Internet foram recebidos, e se o valor da inscrição foi pago.

Taxas
- Cargos de Nível Superior – R$ 90,00;
- Cargos de Nível Médio – R$ 50,00;
- Cargos de Nível Fundamental – R$ 40,00.

Provas
As provas serão realizadas no município de Carinhanha, na data provável de 17 de maio de 2015 (domingo), podendo ser aplicado em dois turnos a depender da estrutura do município, com horário e local a serem definidos e publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Carinhanha, no Quadro de Avisos da Câmara Municipal de Carinhanha e através da Internet no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br.

Gabaritos
A divulgação dos gabaritos das Provas Objetivas (Preliminar) será no dia 18 de maio de 2015. Todas as publicações serão divulgadas até às 18:00h da data estipulada, no site da PLANEJAR: www.planejarconcursos.com.br e nos murais do átrio da Sede Administrativo Municipal, Centro – Carinhanha/BA.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Inajá - PR

A Prefeitura de Inajá, Estado do Paraná, publicou o edital nº 011/2015 de concurso público. O concurso está sob a responsabilidade da KLC - Consultoria e de acordo o edital, o salário pode chegar até R$ 6.959,82, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
O objetivo é a contratação de cinco novos servidores de ensino fundamental, médio, magistério, técnico e superior, nas funções de Advogado, Agente de Combate a Endemias, Auxiliar Administrativo, Controlador Interno, Engenheiro Civil, Médico – Clínico Geral, Motorista, Professor e Técnico de Enfermagem, além de formar cadastro de reserva.
 
Os interessados tem até o dia 27 de abril de 2015, para efetuarem suas inscrições, através do site www.klcconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 40,00, R$ 70,00 e R$ 100,00.
 
A seleção dos candidatos será feita através de provas objetivas, práticas e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 10 de maio de 2015, em local e horário a serem previamente divulgados no site www.klcconcursos.com.br.
 
O gabarito será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura e no site www.klcconcursos.com.br.
 
A validade do Concurso Público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura de Inajá - PR.

Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos - RS realiza concurso público

Situada na região noroeste do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos está realizando inscrições de concurso público. O intuito é preencher quatro vagas, com profissionais de níveis fundamental e superior.
 
A oferta foi feita através do edital nº 01/2015, que dispõe dos cargos de assistente social, enfermeiro, médico (ESF, pediatra e ginecologista obstetra), motorista, nutricionista, psicólogo e professor de anos finais do ensino fundamental na disciplina de educação física. As remunerações variam de R$ 1.266,02 a R$ 7.574,65, por jornadas de 20 a 40 horas.
 
Quem tiver interesse deve efetuar inscrição até o dia 27 de abril de 2015, via endereço eletrônico: www.unars.com.br, mediante taxa no valor de R$ 33,03 a R$ 90,23.
 
Será aplicada prova escrita e prática na data estimada de 17 de maio de 2015, em local, data e horário a ser informado. Também haverá avaliação de títulos. Os documentos devem ser postados, com a seguinte descrição: Concurso Público da "Prefeitura Municipal de LAGOA DOS TRÊS CANTOS – PROVA DE TÍTULOS, situada à Rua Jacob Ely nº 176, Centro, CEP 95.720-000, Garibaldi, Rio Grande do Sul, para a UNA GESTÃO E ASSESSORIA".
 
Estima-se que o gabarito seja disponibilizado após as 15h00, do dia 18 de maio e que a homologação final será divulgada no dia 5 de junho, ambos de 2015.
 
Organizado pela empresa Una Gestão e Assessoria, o concurso público terá a validade de dois anos, anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Edital do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Ipiguá

A Prefeitura de Ipiguá, no estado de São Paulo, lançou edital n° 02/2015 de concurso público n° 01/2015, destinado ao provimento de 37 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior, por salários de até R$ 2.307,62.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Atendente; Encanador; Faxineira; Guarda Noturno; Lixeiro; Merendeira; Motorista; Operador de Máquina Pesada; Recepcionista; Serviços Gerais Feminino; Serviços Gerais Masculino; Tratorista e Zelador de Cemitério;

- Nível Médio/Técnico: Auxiliar de Dentista; Inspetor de Aluno; Monitor; Secretário de Escola; Técnicos em Enfermagem e Farmácia e Visitador Sanitário;

- Nível Superior/ Normal Superior: Assistente Social; Dentista Nível 1; Enfermeira Padrão, Fisioterapeuta; Professor Fundamental e Infantil e Psicólogo.

Inscrições e Taxas
As inscrições foram prorrogadas e serão recebidas até o dia 20 de abril de 2015 exclusivamente pela internet, através do site: www.cpipigua2015.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 60,00.

Provas
As provas, na forma das normas que as regem, serão realizadas em dia e local a ser divulgado oportunamente por Edital publicado por afixação em local de costume da Prefeitura Municipal, na Imprensa escrita de circulação no Município, no site www.ipigua.sp.gov.br, no prazo de até 10 dias úteis do encerramento das inscrições.

Gabaritos
Os gabaritos oficiais e a classificação dos candidatos serão publicados no prazo de trinta dias, após a realização das provas.

Validade
A validade do concurso será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Toledo - PR abre vagas para médicos

A Prefeitura de Toledo, no estado do Paraná, pulicou edital de processo seletivo n° 01/2015, com a finalidade de preencher seis vagas para Médico Clínico Geral e Pediatra.
Os aprovados irão desenvolver suas atividades nos cargos de Clínico Geral e Pediatra, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, em jornadas semanais de 20 horas, com salário de R$ 7.679,77.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão aceitas até o dia 17 de abril de 2015, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h15m às 11h 45m e das 13h30m às 17h, mediante o preenchimento de Requerimento de Inscrição, disponível no site www.toledo.pr.gov.br, e na Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura, e protocolizado no setor de Protocolo da Prefeitura do Município de Toledo, sito à Rua Raimundo Leonardi, 1586, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h15m às 11h 45m e das 13h30m às 17h.
 
Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A seleção dos candidatos será realizada através de prova de títulos, de caráter classificatório e eliminatório. A publicação do resultado final do processo seletivo sairá na data prevista de 28 de abril de 2015, por meio do site www.toledo.pr.gov.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, não sendo prorrogável.

FESF - SUS (BA) divulga edital de processo seletivo

A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) lançou seu 6º processo seletivo simplificado para o cargo de médico em saúde da família. O anúncio foi feito por meio do edital nº 01/2015, que dispõe de cinco vagas e visa formar cadastro de reserva para os demais selecionados.
 
Os aprovados terão direito a remuneração básica de R$ 5.136,51, que acrescida de benefícios pode chegar ao total de R$ 8.889,67, em cumprimento a jornada semanal de 40 horas no município de Camaçari, no Estado da Bahia.
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 16 de abril de 2015. A forma de participar permanece igual, via endereço eletrônico: www.fesfsus.ba.gov.br.
 
Todos os participantes serão avaliados através de análise curricular. Quem for aprovado nessa etapa deverá apresentar documentos para análise comprobatória.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir de sua homologação, com chance de prorrogação, uma única vez, por igual período.

Concurso Fundação Municipal de Saúde de Canoas - RS

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), no estado do Rio Grande do Sul, sob a organização da Fundação La Salle, publicou o edital nº 01/2015 de concurso público, visando o preenchimento de 92 vagas em cargos de níveis fundamental e superior.
 
As vagas disponíveis foram distribuídas para os seguintes cargos: agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, cirurgião dentista (especialista buco maxilo facial e especialista endodontia) e médico (psiquiatra e generalista de saúde da família/comunidade).
 
As remunerações variam de R$ 1.014,00 a R$ 10.000,00, em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições deverão ser realizadas até 6 de maio de 2015, no site www.fundacaolasalle.org.br/concursos. A taxa de inscrição é de R$ 45,00 e R$ 110,00 para vaga de nível fundamental e superior, respectivamente.
 
Será aplicada prova objetiva a todos os candidatos, provavelmente no dia 7 de junho de 2015. Os locais e salas das provas objetivas estarão disponíveis no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos, após o término das inscrições, a partir do dia 30 de maio de 2015.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado a partir do dia 8 de junho de 2015.
 
O concurso público será válido por dois anos, a contar da data de publicação do edital de encerramento, podendo ser prorrogado por igual período a critério da FMSC.