Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Produtos Imecap têm publicidade suspensa

Nesta quinta - feira (26/11) a Anvisa determinou a suspensão de todas as publicidades dos produtos IMECAP, IMECAP Cellut Cápsula, IMECAP Redutor de Medidas Cápsula, IMECAP Hair e IMECAP Antissinais Cápsula, produzidos pela empresa Vidfarma Indústria de Medicamentos Ltda.

As propagandas alegam que os produtos possuem propriedades funcionais ou de saúde não comprovadas pela Agência.

A medida está na Resolução 3.235/2015 publicada quinta-feira (26/11) no Diário Oficial da União (DOU).

ANVISA

Médicos defendem melhora em cuidados paliativos para fim da vida

Qualidade da morte no país é pior do que a de Uganda e Mongólia, segundo pesquisas


Se há um assunto que provoca uma careta involuntária na maioria dos brasileiros, é a morte. Enquanto o valor da qualidade de vida é inquestionável, a importância de se terminar de viver bem é quase ignorada. Raras são as universidades de Medicina do país que têm disciplinas relacionadas a cuidados paliativos — aqueles introduzidos depois do diagnóstico de uma doença incurável. E o Brasil é tradicionalmente avaliado muito abaixo da média no “Índice de qualidade de morte”, da consultoria britânica Economist Intelligence Unit. No último levantamento, divulgado mês passado, ficamos em 42º lugar entre 80 países, atrás de nações como Uganda, Mongólia e Equador.

Falta de infraestrutura, dificuldade na distribuição de analgésicos e negação da morte como um processo natural são alguns dos entraves para que o país avance nessa discussão. O assunto, espinhoso para muitos médicos e pacientes, é tema do simpósio “O direito de morrer”, que acontece hoje na Academia Nacional de Medicina.

— Frequentemente temos a impressão de que a morte é opcional e que a medicalização pode retardá-la indefinidamente. Mas há um momento em que os tratamentos não prolongam mais a vida digna da pessoa, mas, sim, o processo de morte, geralmente com dor — afirma o oncologista Daniel Tabak, coordenador do simpósio. — Estudos revelam que, quando a expectativa de sobrevida é inferior a seis meses, a quimioterapia pode não só acelerar a morte, mas causar maior sofrimento. Isso tem que ser discutido com o paciente e a família.

Cultura Latina
Pesquisas publicadas na revista “Lancet oncology” mostram que, na América Latina, o consumo de analgésicos é muito baixo em comparação com países desenvolvidos. Segundo Tabak, este é um dos melhores indicadores para avaliar a qualidade dos cuidados paliativos. Nenhum país latino-americano apresenta consumo per capita superior a 15mg, enquanto que, em nações desenvolvidas, este número varia de 50mg a 400 mg. Um importante aspecto que explica o baixo uso é a má distribuição.

— Na maioria dos municípios do Brasil, não há distribuição de morfina, por exemplo — lamenta Maria Goretti Sales Maciel, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. — Apesar de alguma evolução nos últimos anos, no Brasil, quem tem dor morre com muita dor.

Outro aspecto é cultural: os latinos têm mais dificuldade de lidar com a morte do que os anglo-saxões e orientais.

— Somos mais passionais em relação a isso — considera José Camargo, especialista em cirurgia torácica e também coordenador do simpósio. — Estima-se que 1,1 milhão de mortes ocorram no Brasil este ano e, destas, 850 mil são absolutamente esperadas, porque são pessoas muito idosas ou com doença crônica. Então, é preciso discutir esse assunto. Hoje, existem situações absurdas, como paciente com doença terminal fazendo hemodiálise. Nesses casos, a interrupção do tratamento é um ato de compaixão com o doente.

Segundo o IBGE, o número de brasileiros com mais de 65 anos quase dobrará em 2030. Com o envelhecimento da população, a morte por doenças do coração, demências e câncer fará cada vez mais parte da realidade. A eutanásia voluntária, por sua vez, ainda é tabu. Aceita em países como Holanda e Bélgica, ela não é permitida no Brasil. E, para o oncologista, está muito distante da situação brasileira.

— Aqui, temos um problema grave: a prática da “mistanásia” (mys significa “infeliz” em grego), termo criado pelo bioeticista e teólogo Marcio Fabri dos Anjos em 1989. É a morte miserável, abreviada pela pobreza e falta de recursos. Antes da eliminação da “mistanásia” como fenômeno corriqueiro nos hospitais brasileiros, a discussão sobre a morte assistida não pode sequer ser iniciada — avalia Tabak.

Foto: Marco Antônio CAvalcanti

O Globo

Sexo aumenta imunidade e fortalece o coração; veja 8 razões para fazer mais

Além de proporcionar muito prazer, o sexo traz uma série de benefícios para a saúde física e emocional. Transar ajuda a dormir bem, melhora o funcionamento do coração, a sensação de bem-estar e pode aumentar a imunidade

Na definição da OMS (Organização Mundial de Saúde), a sexualidade é vista como um aspecto central do ser humano durante toda a vida, não apenas na fase reprodutiva. "Se for entendido apenas como coito, o sexo não passa de uma atividade física como outra qualquer, mas vai além disso. É a forma de contato mais íntima que existe", diz Paulo Tessarioli, psicólogo, terapeuta sexual e presidente da Abrasex (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual).

Com tantas preocupações na correria do dia a dia, nem sempre as pessoas conseguem entrar no clima e aproveitar o momento de intimidade. "A resposta sexual é uma das primeiras funções do ser humano a ser abalada", declara o urologista e sexólogo Celso Marzano, autor do livro "O Prazer Secreto" (editora Eden).

A seguir, oito razões para você apostar mais no sexo e esquecer de vez as tensões cotidianas.

1 - Diminui gripes e resfriados
Uma vida sexual ativa é capaz de fortalecer o sistema imunológico. Manter relações sexuais uma ou duas vezes por semana tem sido associado a níveis mais altos da imunoglobulina A, um importante anticorpo para a imunidade. "Esse fator pode proteger contra resfriados e outras infecções", diz Marzano. 

2 - Melhora a ansiedade
Transar funciona como um eficiente calmante. Durante o sexo, ocorre a liberação da ocitocina, hormônio que ajuda a relaxar. A tranquilidade e a relação de segurança que se formam no ato sexual contribuem para reduzir a ansiedade. "Investir na sexualidade faz com que as pessoas se sintam menos ansiosas", fala Tessarioli.

3 - Reduz o estresse
Diferentes estudos relacionam a atividade sexual à redução do estresse. A sensação de relaxamento desencadeada no sexo ultrapassa o momento do orgasmo. Em uma pesquisa publicada em 2006, Stuart Brody, professor de psicologia da Universidade Charles, em Praga, na República Tcheca, observou menor pressão arterial e reação ao estresse entre as pessoas que fizeram sexo com penetração vaginal. "Esse efeito não foi observado em pessoas que tiveram outras atividades sexuais como a masturbação", afirma Brody.

4 - Aumenta a generosidade
A ocitocina, também conhecida como "hormônio do amor", também ajuda a construir confiança e vínculos afetivos. A substância é responsável por aquela vontade de não desgrudar do parceiro depois do sexo e tem sido relacionada ao sentimento de generosidade.

5 - É bom para o humor
Cara feia nem sempre é fome, talvez seja mesmo falta de sexo. A satisfação sexual influencia no bem-estar, na felicidade e no estado de humor. "Quando as pessoas estão satisfeitas ficam mais distantes de estados deprimidos do humor. É uma forma de se blindar contra problemas como a depressão", fala Tessarioli.

6 - Fortalece o coração
O exercício sexual melhora o sistema cardiovascular e consequentemente toda a circulação corpórea, diminuindo as chances de infarto. "Pesquisadores da Inglaterra descobriram que fazer sexo duas ou mais vezes por semana reduziu o ataque cardíaco fatal pela metade nos homens, em comparação com aqueles que tinham relações sexuais menos de uma vez por mês", declara o urologista e sexólogo Celso Marzano.

7 - Mais contato emocional e parceria
Por meio do sexo, é possível se conectar emocionalmente com o parceiro. "Esse é um dos poucos momentos em que existe contato físico e emocional ao mesmo tempo, uma intimidade que ajuda no autoconhecimento", afirma Tessarioli. A ligação que existe na prática sexual contribui para o fortalecimento das relações e do convívio. Quanto mais sexo, mais parceria entre o casal.

8 - Relaxa e melhora o sono
Logo depois do sexo é comum sentir sono e relaxamento. E os efeitos podem durar além do período imediatamente após o ato. O sexo ajuda a dormir melhor porque a ação da ocitocina durante o orgasmo também promove o sono, segundo Marzano.

Foto: Getty Images

Uol

Como ser doador de sangue: conheça os pré-requisitos

O Dia Internacional do Doador de Sangue pode ser uma boa oportunidade para que cada brasileiro se questione: como ser doador de sangue e virar uma pessoa mais solidária? Dados do Ministério da Saúde apontam que, em termos gerais, apenas 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doa sangue

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em termos gerais, o ideal é que cerca de 3% a 5% da população de um país seja doadora. É o que ocorre, por exemplo, no caso do Japão e dos Estados Unidos. A meta do Ministério da Saúde é ampliar, nos próximos cinco anos, o número de doadores para em torno de 2,2% a 2,3%.

Outro dado relevante, divulgado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), aponta que seis em cada dez doadores são voluntários, ou seja, doam sem saber quem irá receber o sangue. Os outros quatro são representados por doadores de reposição, ou seja, aqueles que doam por motivos pessoais.

De todo modo, entre 2013 e 2014, já foi registrada alta de 4,55% nas doações de sangue no Brasil. E você, sabe quais são os critérios necessários para ajudar a salvar vidas? Veja no infográfico como ser doador de sangue:

como ser doador de sangue infografico doutissima

Doutíssima

Prefeitura de Jequitibá - MG lança edital de processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Jequitibá, no Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o edital de processo seletivo n.º 01/2015, destinado à contratação de 14 Agentes Comunitários de Saúde e dois Agentes de Combate às Endemias. O salário é de R$ 1.014,00 em regime de 40 horas por semana.

Afim de realizar a sua inscrição, os interessados devem comparecer na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Francisco Romão Saturnino, nº 12, em Jequitibá/MG, de 23 até o dia 31 de dezembro de 2015, no horário das 9 horas às 15 horas. 

Documentação necessária para inscrição: 
Conta de energia elétrica, telefone e/ou água do endereço onde reside;

Declaração de conclusão do ensino fundamental da escola onde concluiu o referido curso; 

Cópia do CPF e da Carteira de Identidade (ou equivalente);

Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo Cartório Eleitoral;

Comprovante de Quitação Militar – Certidão Negativa.

A seleção consistirá na análise do currículo, prova de conhecimentos gerais/específicos e curso de formação/prática.

A prova de conhecimentos gerais/específicos está prevista para o dia 28 de janeiro de 2016, com início às 9 horas, na Escola Estadual Professor Vitor Pinto, situada à Rua Sete Lagoas, nº 84, centro, Jequitibá –MG, com duração máxima de duas horas e 30 minutos.

O resultado da prova de conhecimentos gerais/específicos será publicado em órgão oficial e no site do município, até o dia 12 de fevereiro de 2016.

O curso de formação e prática terá início no dia 26 de fevereiro de 2016, e conterá carga horária de 24 horas. O prazo de validade do processo seletivo será indeterminado, conforme a legislação aplicável ao caso. 

Edital disponível no site www.jequitiba.mg.gov.br/novo_site/transparencia/processoseletivo/2015/20151124104214.pdf.

Prefeitura de Teutônia - RS lança edital de concurso público

A Prefeitura de Teutônia, no Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de concurso público n° 01/2015 para preenchimento de 11 vagas e formação de cadastro reserva do Quadro de Pessoal do Poder Público Municipal. O concurso será executado pela empresa Assessoria e Consultoria Pública e Privada Eireli - EPP (ASSCON-PP).

As chances ofertadas são para profissionais de ensino alfabetizado, fundamental, médio e superior, por ganhos de até R$ 6.178,73 por ganhos variados de 20 a 40 horas por semana. 

Oportunidades de empregos são para Biólogo, Fiscal, Fisioterapeuta, Instalador Elétrico, Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Pediatra, Médico Veterinário, Operador de Máquinas, Operário, Operário – Especializado Instalador Hidráulico, Operário – Especializado Pedreiro, Professor de Informática, Professor Séries Finais Educação Artística, Servente e Tesoureiro.

As inscrições estarão abertas no período de 27 de novembro a 11 de dezembro 2015, somente via internet, pelo site www.assconpp.com.br.

Os valores para inscrição neste concurso público são os seguintes:
R$ 70,00 para os candidatos aos cargos que exijam ensino Alfabetizado e ensino fundamental completo;
R$ 90,00 para os candidatos aos cargos que exijam ensino médio completo; R$ 110,00 para os candidatos aos cargos que exijam ensino superior completo.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 9 de janeiro de 2016, com início às 8h30 e término às 11h30 (horário oficial de Brasília, DF). A empresa ASSCON-PP publicará os locais de realização das provas escritas e de títulos no dia 28 de dezembro de 2015, no mural interno da Prefeitura de Teutônia, RS, e nos sites www.assconpp.com.br e www.teutonia.com.br.

O gabarito e o caderno de questões da prova escrita objetiva serão disponibilizados, no dia 09 de janeiro de 2016, a partir das 19h, nos sites www.assconpp.com.br e www.teutonia.com.br.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data do Edital de Homologação, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, a critério do Município de Teutônia, RS, mediante Decreto do Chefe do Poder Executivo, antes de expirado o prazo original.

Concurso Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL

Foram prorrogadas até o dia 03 de dezembro de 2015, as inscrições para participação no concurso público regido pelo edital n.º 001/2015 da Prefeitura de Delmiro Gouveia, em Alagoas. Realizado sob a responsabilidade da FUNDEPES e COPEVE/UFAL, o concurso oferece 177 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos que variam de R$ 788,00 a R$ 3.888,00.

Cargos
Analista de Controle Interno, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Nutricionista, Psicólogo, Agente de Trânsito, Assistente Administrativo Educacional, Assistente de Bibliotecário, Eletricista, Secretário Escolar, Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática, Auxiliar da Guarda Escolar, Cozinheiro, Motorista – CNH Categoria B, Motorista – CNH Categoria D, Operador de Máquina, Professor de Arte, Professor de Ciências, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática e Professor de Atividade. Aos candidatos com deficiência ficam reservadas 5% das vagas, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo.

Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no site www.copeve.ufal.br/sistema. A taxa de inscrição é de R$ 70,00 para (nível fundamental), R$ 90,00 (nível médio) e R$ 110,00 (nível superior).

O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados no Departamento Municipal da Juventude, situado à Rua Olavo Bilac, 342, Centro, Delmiro Gouveia – AL, CEP. 57480-000 (próximo ao Cartório Eleitoral), no período de realização das inscrições citado acima (exceto sábados, domingos e feriados), no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Provas
Os candidatos farão provas objetivas, previstas para 17 de janeiro de 2016 e a partir das 21h do dia 21 de janeiro de 2016, está prevista a divulgação do gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas. Os inscritos ao cargo de Professor que forem convocados para a prova de títulos deverão entregar os envelopes contendo os títulos e os documentos comprobatórios, nas datas informadas no edital, em local e horário a serem divulgados posteriormente no edital de convocação da prova de títulos.

Validade
O concurso será válido por um ano, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Edital, inscrição e atualizações: http://www.copeve.ufal.br/index.php?opcao=concurso&idConcurso=2717627

Concurso Prefeitura de Carnaubal - CE

Continuam abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Carnaubal, no Ceará, organizado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE). A oferta é de 220 vagas imediatas, mais 440 cadastros de reserva para contratações futuras.

De acordo com informações do edital nº 001/2015, o concurso dispõe de chances para os cargos de Administrador, Agente Administrativo, Agente Municipal de Trânsito, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal de Tributos Municipais, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Guarda Municipal, Intérprete da Língua Brasileira de Sinais e Libras, Médico (Psiquiatra e Veterinário), Motorista (A/B e D), Músico (Trompete C, Clarinete, Sax Tenor, Sax Soprano, Sax Alto, Tuba, Trompete e Percussão), Nutricionista, Operador de Máquinas Pesadas, Orientador Social, Professor PEB I (Pedagogia), Professor PEB II (Ciências, Educação Especial, Educação Física, Espanhol, Geografia, Libras, Matemática, Música e Português), Professor de Educação Infantil, Psicólogo, Psicopedagogo, Secretário Escolar, Técnico em Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia e Terapeuta Ocupacional.

A proposta salarial varia de R$ 788,00 a R$ 5.000,00, por jornada de trabalho será de até 200 horas por mês.

Interessados têm até o dia 30 de novembro de 2015 para efetuarem inscrição, que foi prorrogada, via endereço eletrônico: www.cetrede.com.br, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 65,00 para cargos de nível fundamental, de R$ 85,00 para cargos de nível médio e de R$ 125,00 para cargos de nível superior.

O concurso será composto por prova objetiva e avaliação de títulos.

A prova está agendada para ser aplicada no dia 20 de dezembro de 2015, no turno matutino ou vespertino, a depender da vaga pretendida.

A validade do concurso será de dois anos, contados da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. 

Edital, aditivos e demais atualizações: http://www.cetrede.com.br/Concurso.aspx?id=14

Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) abre processo seletivo

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), publicou no Diário Oficial dos Poderes do Estado (25 de novembro de 2015, a partir da pág. 11), os editais de processo seletivo n.º 001 e 002/2015 - SESA, destinados à formação de cadastro reserva em cargos de níveis médio, técnico e superior, para atender às necessidades de excepcional interesse público da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) nas unidades pertencentes à rede em todo o Estado.

Os candidatos contratados atuarão em regimes de trabalho de 20 a 40 horas semanais e receberão salários de até R$ 9.237,80.

Cargos
Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro (Civil, Clínico, Segurança do Trabalho e Eletricista), Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Cardiologia, Infectologia, Clínica Geral, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia/Obstetrícia, Homeopatia, Neurologia, Neuropediatria, Oftalmologia, Pediatria, Psiquiatria, Regulador, Reumatologia, Socorrista e Regulador III), Motorista, Nutricionista, Odonto Cirurgião Buco maxilofacial, Psicólogo, Químico, Biólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Órtese/Prótese, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Terapeuta Ocupacional e Veterinário.

Inscrição
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.selecao.es.gov.br, até às 23h59 do dia 6 de dezembro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Prova
O processo seletivo compreenderá avaliação de títulos.

Validade
O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Hospital Odilon Behrens (HOB) - Belo Horizonte abre processo seletivo

O Hospital Municipal Odilon Behrens - HOB, vinculado à Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, publicou editais n° 41 e 42/2015 de processos seletivos, com o objetivo de realizar contratações temporárias e formar cadastro. Há chances para Médico Clínico Geral e Médico Pediatra, profissionais estes que possam suprir as vacâncias em virtude de licenças médicas, férias e outros afastamentos, bem como para substituições.

Para Pediatra, as futuras vagas são para a Gerência de Pronto Socorro do HOB e o requisito básico é ter Experiência mínima de seis meses em Pronto Atendimento Pediátrico ou estar cursando o segundo ano de Residência Médica em Pediatria.

Os profissionais Clínicos atuarão na Coordenação de Apoio Gerencial do Programa de Atenção e Internação Domiciliar do HOB, e precisam ter residência médica em Clínica Médica em Programa credenciado, ou Título de Especialista em Clínica Médica, registro profissional e título de Suficiência em Cuidados Paliativos. A seleção das pessoas físicas dar-se-á em uma única etapa de HABILITAÇÃO e CLASSIFICAÇÃO TÉCNICA.

Inscrições 
Edital 41/2015: A habilitação e classificação técnica consistirão na avaliação da documentação do candidato, a qual deverá ser apresentada em envelope opaco, devidamente lacrado, contendo a informação “Processo Seletivo Simplificado n.º 041/2015 - HOSPITAL MUNICIPAL ODILON BEHRENS -, o nome completo, função e área de opção”.

O envelope deverá ser entregue no Hospital Municipal Odilon Behrens, Gerência de Gestão de Pessoas e do Trabalho - Anexo Administrativo - 3.º andar, sito na Av. José Bonifácio s/n Bairro São Cristóvão - BH/MG, exclusivamente no horário de 08h às 16h, nos cinco dias úteis subsequentes à publicação do edital (portanto, até 1º de dezembro de 2015).

Edital 42/2015: Da mesma forma que no edital anterior, a documentação que deverá ser apresentada contendo a informação “Processo Seletivo Simplificado n.º 042/2015 - HOSPITAL MUNICIPAL ODILON BEHRENS -, o nome completo, cargo e área de atuação pretendida”. O envelope deverá ser entregue no mesmo endereço informado, nos mesmos horários, nos três dias úteis subsequentes à publicação do edital (isto significa que o prazo vai até o dia 27 de novembro de 2015).

A vigência do contrato dos que forem convocados para admissão será de seis meses, podendo ser prorrogado a critério do HOB. Os detalhes devem ser rigorosamente conferidos na leitura dos editais, que estão publicados no Diário Oficial do Município de Belo Horizonte, edição de 24/11/2015.

O acesso é pelo link: http://portal6.pbh.gov.br/dom/pesquisaCidadao.do?method=Inicia (digite o nome do hospital no campo de busca).

Processo Seletivo da Prefeitura de Pomerode - SC

A Prefeitura de Pomerode, em Santa Catarina, lançou o edital nº 24/2015 de processo seletivo, com a intenção de preencher 40 vagas imediatas, em cargos de ensino fundamental, médio e superior, mais o cadastro de reservas.

O evento fica sob a responsabilidade do Instituto IOBV.

As chances são para Auxiliar de Serviços Gerais Escolar, Vigia, Zelador de Escola, Atendente de Biblioteca, Auxiliar de Classe da Educação Especial, Auxiliar de Educação Infantil, Secretário de Escola, Técnico em Enfermagem, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Medico Clinico Geral, Comunitário, Pedagogo - Orientador Educacional, Tecnólogo Educacional e Professores.

Os vencimentos ofertados vão de R$ 1.094,18 a R$ 11.992,19, em carga horária de 20 ou 40 horas por semana.

As inscrições serão aceitas através do site www.iobv.org.br, a partir do dia 28 de novembro até 27 de dezembro de 2015.

O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino superior é de R$ 100,00, ensino médio R$ 70,00 e ensino fundamental R$ 40,00.

Serão destinadas aos portadores de deficiência 20% do total de vagas existentes, desde que a deficiência de que são portadores não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 16 de janeiro de 2016, em local e horário a serem comunicados com antecedência nos sites www.iobv.org.br e www.pomerode.sc.gov.br.

Haverá prova de títulos de caráter unicamente classificatório.

O gabarito preliminar provavelmente será divulgado no dia subsequente ao da aplicação da prova, após as 17 horas, nos sites já citados.

A validade do Processo Seletivo será de um ano, contado da publicação do ato de homologação do resultado final do presente edital, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo.

Governo lança campanha contra surto causado por mosquito da dengue

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o governo ampliará esforços para evitar aumento de casos de microcefalia, dengue e chikungunya

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (24) uma campanha nacional de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus – esta última pode ser a causa do aumento de casos de microcefalia no Nordeste. O objetivo da campanha, de acordo com o ministro Marcelo Castro, é alertar a população para a necessidade de fazer um “combate sem trégua ao mosquito da dengue”, depois que o País passou a enfrentar um aumento de 176% de casos prováveis da doença. A estimativa é de 1,5 milhão de casos em 2015, contra 555,4 mil no ano passado.

“O momento que estamos vivendo é grave”, disse Marcelo Castro. “Essa é uma luta que sozinho (o governo) não será vitorioso. Nós não venceremos essa batalha se a população não se atentar para a gravidade do que estamos vivendo”, afirmou o ministro.

Ao todo, 199 cidades do País estão em situação de risco de dengue e 655 em alerta, incluindo sete capitais: Aracaju, Belém, Cuiabá, São Luís, Porto Velho, Recife e Rio de Janeiro. O dado consta do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado hoje pela pasta da Saúde. Por isso, a campanha terá como slogan “Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer. Ele agora transmite também chikungunya e zika”.

O governo federal irá também aumentar a capacitação de pessoal de Estados e municípios para identificar locais de proliferação do mosquito e distribuir inseticidas e kits de combate. O Ministério da Saúde repassou até novembro R$ 1,25 bilhão aos governos estaduais e municipais.

Está em estudo o deslocamento de tropas o Exército Brasileiro para ajudar no desmonte de focos de proliferação do mosquito. Novas tecnologias para eliminação desses focos também estão em estudo. Tais como a liberação de mosquitos transgênicos capazes de copular com as fêmeas do Aedes aegypti sem que a larva se transforme em um novo inseto; a distribuição de telas com inseticida para populações mais afetadas; a infecção dos mosquitos com uma bactéria que gera esterilidade nas fêmeas; e a vacina contra a dengue.

O ministro, contudo, frisou que essas tecnologias ainda não foram experimentadas em larga escala e que precisam passar por avaliação criteriosa antes de serem adotadas. “São tecnologias promissoras, mas não estão disponíveis no momento”, observou.

Castro reforçou que, no momento, a arma mais efetiva contra a dengue é a população consciente do seu papel de eliminar locais nos quais o Aedes aegypti pode se reproduzir, como vasos de plantas, lixo e garrafas pet abandonadas.

O secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressaltou que é preciso manter a vigilância o ano todo, uma vez que houve um aumento na resistência do mosquito. Segundo ele, o Aedes aegypti não se reproduz mais somente no verão. “Não há um período cíclico da dengue”, disse.


Microcefalia
O Brasil registra neste ano 739 casos suspeitos de recém-nascidos com microcefalia, doença que causa durante a gestação a má formação do crânio. A vinculação dessa doença a partir da transmissão do vírus zika pelo Aedes aegypti é uma novidade surgida no Brasil, de acordo com o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

Segundo ele, a suspeita ainda não pode ser considerada como efetivamente um efeito do aumento da proliferação do mosquito, o que deve ocorrer a partir de estudos mais aprofundados. “Pode ser que uma boa parte desses casos possam ser descartados”, disse.

O Ministério da Saúde, contudo, confirmou uma morte por microcefalia ocorrida em Goiânia (GO). “Estamos buscando ser o mais transparente possível, sem levar pânico para a sociedade”, disse o ministro.

Fonte: Portal Brasil

Conheça a pielonefrite, complicação da infecção urinária que pode até matar

Dor contínua na região lombar, febre e urina turva podem ser alertas para o problema


Dor contínua na região lombar, febre e urina turva podem ser um alerta para um problema grave e silencioso: a pielonefrite. Para esclarecer os sintomas dessa infecção, ZH conversou com o chefe do serviço médico de nefrologia do Hospital Moinhos de Vento, Renato Eick:

PIELONEFRITE O QUE É 
A infecção urinária é dividida em dois tipos: a baixa, popularmente chamada de cistite e que acomete a bexiga; e a alta, chamada também de complicada ou pielonefrite aguda, que envolve os rins e é normalmente causada por bactérias que migram até eles, vindas da bexiga. Por isso, uma cistite mal tratada pode evoluir para um quadro grave de pielonefrite. Em adultos, a infecção é mais comum em mulheres de 18 a 50 anos. Nos homens, ela tende a ser mais frequente depois dos 60 anos, quando ocorre um aumento da próstata. 

SINTOMAS E TRATAMENTO
A pielonefrite causa dor lombar constante, urina turva, febre e calafrios. Diante desses sintomas, é preciso que se procure uma emergência o mais rapidamente possível. A doença pode evoluir para uma infecção generalizada e até matar. O diagnóstico é realizado por meio de exames de sangue e urina. O tratamento é feito com antibióticos durante 10 dias ou mais.

CUIDADO COM OS ANALGÉSICOS
Ao sentir uma dor nas costas, muitas pessoas tomam um analgésico. Isso pode mascarar os sintomas da pielonefrite e dificultar o diagnóstico. É importante diferenciar a dor nas costas comum da infecção: a dor muscular melhora em descanso ou com calor no local _ como um banho ou bolsa de água quente. A dor renal é sentida em apenas um lado das costas e é constante, não há posição de alívio.

COMO PREVENIR
Para manter a boa saúde dos rins e da bexiga, é preciso ingerir bastante líquido. As mulheres devem limpar a área ao redor da vagina antes do ato sexual para diminuir a expansão de bactérias e também devem urinar após o sexo para eliminar as bactérias da uretra e bexiga.

Zero Hora

Anvisa suspende produto sem registro

A Anvisa determinou a suspensão da distribuição, comercialização, divulgação e uso do Desinfetante Para Uso Geral Álcool Etílico 96º Gl ,da marca Start

O produto é fabricado pela empresa Lima & Pergher Ind. Com. e Rep. Ltda e não tem registro na Agência.

A Anvisa determinou que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 3.231/2015, publicada nesta quarta-feira (25/11), no Diário Oficial da União (DOU).

ANVISA

Anvisa suspende lote de detergente enzimático

A Anvisa suspendeu, nesta quarta-feira (25/11), o lote SO2819 do Detergente Enzimático Aniosyme Synergy 5, com validade até janeiro de 2016. O produto, que é fabricado pela empresa Laboratoires Anios, é importado e distribuído por Comercial 3 Albe Ltda 

De acordo com laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), o produto apresentou resultados insatisfatórios nos ensaios de “Atividade Amilolitica ” e “Atividade Proteolítica” do lote citado. 

A Agência determinou que a empresa faça o recolhimento do estoque existente no mercado. 

A medida consta da Resolução 3.232/2015, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

ANVISA

Ministério da Saúde começa Campanha Nacional de Doação de Sangue

Com o objetivo de sensibilizar novos doadores e fidelizar os já existentes, o Ministério da Saúde começa hoje (26) a Campanha Nacional de Doação de Sangue de 2015. Em 2014, cerca de 1 milhão de pessoas doaram sangue pela primeira vez, o que representa 38% do total de aproximadamente 2,6 milhões de doações registradas no ano

Com o slogan “Doar sangue é compartilhar vida”, a campanha terá material veiculado em emissoras de rádio e televisão e nas redes sociais. No Brasil, pessoas entre 18 e 60 anos que tiverem mais de 50 quilos e estiverem em bom estado de saúde podem doar sangue. O candidato deve estar descansado, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não pode fumar e nem estar em jejum. É imprescindível levar documento de identidade com foto.

Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal, e pessoas de 60 a 69 anos, se já tiverem doado antes dos 60. Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando não podem doar sangue.

Em 2013 e 2014, houve aumento de 5% nas coletas de bolsa de sangue no país, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. Enquanto isso, as transfusões de sangue aumentaram 6,9%, passando de 3 milhões de procedimentos em 2013 para 3,3 milhões no ano passado.

No Brasil, a doação é voluntária e beneficia qualquer pessoa independentemente de parentesco com o doador. O sangue doado é essencial para os atendimentos de urgência, para a execução de cirurgias eletivas de grande porte e para o tratamento de pessoas com doenças crônicas, como falciforme e talassemia, e também para o tratamento de doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão frequentemente.

Agência Brasil

Fui diagnosticado com um tumor cerebral, e agora?

Diagnóstico de tumor cerebral: calma, não é necessariamente um câncerDiagnóstico de um tumor cerebral não é uma condenação, é uma constatação

O tema é extremamente amplo, já que existem diversos tumores que podem acometer o Sistema Nervoso Central (SNC). Em primeiro lugar, gostaria de desmistificar e esclarecer ao leitor que o diagnóstico de um tumor cerebral não é uma condenação, é uma constatação. Em medicina o termo “tumor” pode determinar quase qualquer coisa.

Se formos analisar com rigor, até uma espinha é um tumor. Por quê? Porque apresenta um aumento de volume (tumoração) em uma área que não deveria haver. Sendo assim, fica claro que tumor não é necessariamente câncer.

O câncer é um tumor com comportamento maligno. Seja pela sua alta taxa de multiplicação, pela invasão de estruturas próximas, etc.

Tumores do Sistema Nervoso Central usualmente não dão metástases. Seu comportamento não pode ser classificado somente conforme sua atividade celular pois, às vezes, um tumor (do ponto de vista celular) benigno pode estar localizado em uma área de difícil acesso, rodeado de estruturas nobres, fazendo que qualquer crescimento nesta área tenha um caráter maligno.

A localização tem importância fundamental para tumores cerebrais. A idade do paciente, também.

Tumores cerebrais podem ainda ter origem do próprio tecido cerebral, das meninges, de restos embrionários… Podem ter origem do tecido glandular da hipófise, ou do tecido derevestimento dos nervos cranianos… 

Podem precisar ser ressecados ou apenas acompanhados, podem beneficiar-se de quimio ou radioterapia ou ser totalmente curados com a remoção cirúrgica.

Foto: Getty Images

iG