Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Governo de SP quer PM e Defesa Civil contra mosquito

O governo do Estado de São Paulo vai criar um comitê composto por 11 secretarias estaduais para definir um plano de enfrentamento conjunto à dengue e ao zika víru

Uma das propostas que serão feitas pelo secretário estadual da Saúde, David Uip, será engajar policiais militares e agentes da Defesa Civil no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

"Será um comitê para combater todas as arboviroses. O plano já foi apresentado ao governador (Geraldo Alckmin) e ele autorizou as macrodecisões. Agora, com a participação de todas as secretarias, vamos definir estratégias detalhadas. Queremos uma força-tarefa com a Segurança Pública e com a Defesa Civil para extermínio do mosquito", diz Uip. Participarão do comitê, além da Saúde e da Segurança Pública, as secretarias do Meio Ambiente, Planejamento e Gestão, Fazenda, Direitos da Pessoa com Deficiência, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Social, Casa Militar, Casa Civil e Governo.

A Defesa Civil do Estado disse que ainda não foi comunicada sobre este comitê, mas que mobilizará as defesas civis municipais "a se engajarem na campanha" e, se necessário, auxiliará nas vistorias de locais que possam servir de criadouros".

A Secretaria da Segurança Pública afirmou que os médicos do Hospital da PM já auxiliaram no último verão nas ações de combate ao Aedes e que esse trabalho poderá ser repetido na próxima temporada.

Mais ações
Conforme informou a reportagem, o plano de enfrentamento do governo do Estado prevê ainda a oferta de testes de sorologia para zika para as gestantes de São Paulo e o acompanhamento das grávidas cujos bebês tiverem suspeita de microcefalia.

Questionado sobre a contratação de mais agentes e eventual repasse de mais recursos para a Prefeitura, Uip disse que essa decisão também será tomada pelo comitê, de acordo com a disponibilidade de recursos do governo estadual. "É por isso que as secretarias da Fazenda e de Planejamento estão nesse grupo", disse ele. A primeira reunião do comitê deverá ocorrer na próxima semana. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo)

Foto: Reprodução

Uol

Adolescentes desenvolvem camisinha que muda de cor em contato com DSTs

Camisinhas coloridas - Foto: Getty ImagesO protótipo ainda está em desenvolvimento e foi apresentado no concurso TeenTech Awards, na Inglaterra

A camisinha ainda é o método mais seguro de se proteger contra doenças sexual transmissíveis (as DSTs). Mas e se elas pudessem não só inibir seu contato, como também avisar você de que há uma doença por aí? Se depender de um grupo de jovens britânicos, isso não está mais tão longe de acontecer.

Os jovens Daanyaal Ali, Muaz Nawaz e Chirag Shah, todos ingleses com entre 13 e 14 anos, desenvolveram um preservativo, chamado de S.T.Eye, capaz de mudar de cor quando entra em contato com DSTs. Para tanto, a camisinha é recoberta com uma fina partícula de moléculas que assume cores diferentes de acordo com a DST detectada: verde para clamídia, amarelo para herpes genital, roxo para a presença do vírus HPV e azul para sífilis.

O projeto foi apresentado no concurso TeenTech Awards, feito em Londres, e ganhou o primeiro lugar na categoria Saúde.O concurso incentiva jovens de 11 a 16 anos a desenvolverem projetos nas áreas de engenharia e tecnologia, e o tema desse ano era a criação de tecnologias que facilitassem o dia a dia das pessoas.

A intenção dos jovens, conforme relataram ao jornal britânico Daily Mail, é tornar as pessoas mais conscientes das DSTs, e leva-las a buscar tratamentos. Afinal, essa forma de diagnóstico é menos invasiva do que descobrir através de um médico.

Minha Vida

Polícia Federal recolhe amostras de leite com soda cáustica, água oxigenada e até urina

Delegada explicou como e porque são feitas as alterações


Policiais federais estão investigando empresas de laticínios por adulteração com produtos químicos e contaminação com urina e com a bactéria que causa meningite.

As empresas, consideradas suspeitas até que a investigação chegue ao fim, ficam em três cidades do agreste pernambucano. Na sexta-feira (4), a Polícia Federal esteve nas cidades de Bom Conselho, Pedra, Belo Jardim e São Bento do Una para cumprir mandados de prisão e fazer novas buscas.

Para mascarar a venda de leite estragado e aumentar o volume do produto, as empresas flagradas estariam adicionando água, álcool etílico, ácido lático, água oxigenada e soda cáustica.

E mesmo com esses produtos químicos proibidos e perigosos à saúde, havia também urina (possivelmente das vacas, embora não tenha sido revelado) e a bactéria Neisseria meningitidis, que causa a meningite. Essa doença é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro, chamadas de meninges. 

s investigações estão sendo feitas por policiais federais que têm base em Garanhus, cidade também da região do agreste pernambucano. Como a investigação ainda está em curso, não foi autorizado à imprensa divulgar os nomes das empresas que estão envolvidas ou para que marcas elas fornecem.

Batizada como “Longa Vida”, a operação da Polícia Federal está trabalhando também com a forte probabilidade de haver o mesmo tipo de contaminação em manteigas e queijos, já que a base desses produtos é o leite. A operação pode ser vista também no site da Polícia Federal (veja aqui).

Segundo a delegada federal Carla Patrícia, que está à frente do caso, a investigação foi motivada por reclamações constantes de consumidores que sentiam o produto diferente, com cheiro e gosto estranhos. Houve também uma denúncia ao Ministério da Agricultura. A operação começou em março de 2015, mas só agora está sendo revelada ao público. 

Em entrevista à Agência Brasil (leia aqui), a delegada federal explicou que existem duas formas mais comuns de adulteração do leite. “Em uma delas, acrescenta-se água, o que faz com que o leite perca valor nutricional. Esse tipo de adulteração está previsto no Código Penal. A outra forma é quando o leite está estragado e há um processo químico para evitar a percepção desse processo. Aí, para obter o efeito de ‘leite bom’, coloca-se soda cáustica, água oxigenada e várias outras substâncias.” – explicou Carla.

O leite de vaca, ainda que não esteja adulterado, já foi motivo de vários estudos e grande parte dos profissionais de saúde desaconselha o seu consumo, afinal, é um produto criado pela natureza para nutrir bezerros, não humanos.

E há um problema ainda maior, que é a morte de bilhões de animais por ano na indústria leiteira, a maioria filhotes machos. Para conhecer mais sobre os motivos que levam milhões de pessoas a abandonar o consumo desse tipo de produto, acesse www.vista-se.com.br/leite.

R7

Monografia de suturas cirúrgicas está aberta para contribuições

A partir desta segunda-feira (7/11)estará disponível junto à Consulta Pública nº 105, o formulário para contribuições da sociedade referente à proposta de monografia da farmacopeia sobre suturas cirúrgicas

Os interessados terão o prazo de 60 dias para enviar seus comentários e sugestões.

A monografia foi elaborada pelo Comitê Técnico Temático de Correlatos da Farmacopeia Brasileira (CTT-COR), contendo os requisitos de qualidade e segurança para as suturas cirúrgicas absorvíveis, absorvíveis sintéticas e não absorvíveis, e irá compor a 6ª edição da Farmacopeia Brasileira.

As contribuições deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento do formulário específico, e por ser consideras públicas, estarão disponíveis a qualquer interessado.

Foto: Reprodução

ANVISA

Brasil perderá 8,7% do PIB devido a doenças crônicas

Graças ao aumento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como câncer, diabetes, doenças respiratórias e cardiovasculares há uma diminuição da população economicamente ativa (PEA) em diversos países, mas a realidade no Brasil é mais preocupante, inclusive em função do envelhecimento da população

Estima-se que as perdas totalizarão 8,7% do PIB brasileiro até 2030, um montante de US$ 184 bilhões, sem falar da queda de produtividade que as empresas terão que gerenciar.

Essa conclusão faz parte do conjunto de estudos realizados pelo professor Bruce Rasmussen da Universidade de Victoria na Austrália em 12 países, entre eles o Brasil. O professor considerou custos que podem ter efeitos diretos no PIB, como perdas devidas à aposentadoria precoce, faltas não programadas do empregado (absenteísmo) e perda da produtividade durante a jornada de trabalho (presenteísmo).

Entre os países pesquisados, o Brasil apresenta o maior impacto sobre doenças crônicas. Os dados revelam que até 2030 o índice de envelhecimento da população e a alta incidência de DCNTs, alcancem 39% da PEA, configurando o país como o “mais velho” entre os latino-americanos estudados. Esses dados colocam governo, empresa e sociedade em estado de atenção e reflexão sobre as DCNTs e exigem respostas urgentes para as implicações econômicas geradas pelo processo de envelhecimento da força de trabalho e a mudança de perfil de saúde marcadas pelo agravamento causado por doenças crônicas.

Segundo informações do Ministério da Saúde, as estimativas para o Brasil sugerem que a perda de produtividade no trabalho e a diminuição da renda familiar resultantes das DCNTs levarão a uma perda na significativa da economia brasileira, o forte impacto socioeconômico das DCNTs e seus fatores de risco, está afetando o alcance das metas de desenvolvimento que abrangem temas como saúde, educação e combate à pobreza.

A participação do Brasil nos estudos foi sugerida pelo Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, que promoverá no próximo dia 10 de dezembro, em Brasília, uma conferência para apresentação dos resultados do trabalho do professor Rasmussen e debates sobre estratégias de combate às doenças crônicas não transmissíveis e investimentos em saúde para o alcance das metas econômicas.

Sobre Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Seção Americana)
O Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos é uma organização privada com foco na promoção do livre comércio e investimentos entre os Estados Unidos e o Brasil. Fundado em 1976, foi criado para promover comercio e investimento entre os dois países, operando dentro da estrutura da Câmara de Comércio dos Estados Unidos. A seção americana do conselho representa empresas norte-americanas que investem no Brasil, e a seção brasileira é gerida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Saúde Business

Brasil ocupa 11º lugar na América em investimento em Saúde

ranking-america1O Brasil dedica apenas 4,66% do Produto Interno Bruto (PIB) à saúde, sendo que 75% da população brasileira depende do Sistema Único de Saúde (SUS)

O investimento coloca o país em 11º lugar entre os países da América no ranking de investimentos em saúde, atrás dos vizinhos Uruguai (6,14%), Argentina (4,92%) e Bolívia (4,75%). Se considerado os demais continentes, o Brasil aparece na 60ª posição.

Contudo, o orçamento de 2016 enviado ao Congresso Nacional prevê apenas R$ 109 bilhões para a pasta. Se considerarmos o orçamento original de saúde para 2015, de R$ 121 bilhões, corrigido pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), o orçamento de 2016 seria de R$ 133 bilhões. Portanto, o orçamento enviado tem um déficit de R$ 24 bilhões, que deve agravar o subfinanciamento da área.

image002oiii

No decorrer do ano, o governo já havia anunciado cortes expressivos no orçamento de 2015, reduzindo em aproximadamente 11% o valor que deveria ter sido executado. Foram R$ 13,4 bilhões a menos, agravando ainda mais a satisfação dos brasileiros com o serviço.

Antônio Britto, presidente-executivo da Interfarma afirma que as dificuldades já enfrentadas pelo brasileiro devem aumentar, já que programas importantes estão sob risco de serem extintos. O Farmácia Popular, por exemplo, teve um corte de R$ 578 milhões previsto para 2016. Com isso, ele deve extinguir a modalidade de copagamento, que hoje beneficia três milhões de brasileiros por mês com medicamentos para dislipidemia, osteoporose, glaucoma e outras doenças, além de pílula contraceptiva e fraldas geriátricas.

Ilustração: Fonte: Global Health Expenditure Database - World Health Organization / Elaboração: Interfarma

Saúde Business

CIOP de Presidente Prudente - SP abre concurso público

O CIOP – Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista, com sede em Presidente Prudente, Estado de São Paulo, lançou edital de concurso público n° 002/2015, com a finalidade de preecnher 73 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, com salários variados de R$ 1.075,00 a R$ 12.000,00 em carga horária de até 40 horas por semana.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. As oportunidades ofertadas são para os cargos de Cirurgião Dentista, Médico – Ginecologista e Obstetra, Farmacêutico, Médico – Clínico Geral, Médico de Vigilância em Saúde, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador em Saúde e Recepcionista.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 28 de dezembro de 2015 (horário de Brasília).

As taxas de inscrição variam de R$ 27,00 e R$ 28,00, de acordo com a função escolhida.

As provas objetivas (escritas) serão realizadas provavelmente no dia 24 de janeiro de 2016, em locais e horários a serem divulgados por meio de Edital próprio, que será afixado no local de costume do CIOP – Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de três dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, por meio da busca por CPF/RG, entre as 13h e 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova, permanecendo no site pelo prazo de cinco dias.

A Avaliação Psicológica terá um prazo de validade de um ano, a contar de da data de sua realização, de acordo com a resolução CFP n° 25/2001.

Prefeitura de São Lourenço - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São Lourenço, no Estado de Minas Gerais, realizará processo seletivo simplificado para possível contratação temporária de pessoal, visando o preenchimento de 455 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior para lotação nas seis Secretarias Municipais, sendo elas: Turismo, Esporte e Cultura, Planejamento e Gestão Estratégica, Saúde, Infraestrutura Urbana, Desenvolvimento Social e Educação. Os salários dos cargos variam entre R$ 788,00 e R$ 9.900,00.

* A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura oferta 11 vagas para Monitor de Futebol, Monitor de Futsal, Monitor de Jiu-Jitsu e Técnico Desportivo;

* Na Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica há uma vaga para Supervisor Administrativo do Tiro de Guerra;

* Já a Secretaria da Saúde disponibiliza 77 vagas para cargos de Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Farmácia, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médicos e Técnico de Enfermagem;

* Para lotação na Secretaria de Infraestrutura Urbana são 107 vagas em cargos de Servente Geral, Operador de Serviços Gerais, Soldador, Eletricista de Auto, Motorista, Motorista Transporte Escolar, Motorista de Ambulância, Motorista Rodoviário, Vigia, Engenheiro Civil, Técnico em Agropecuária, Auxiliar de Desenho, Encarregado do Horto, Pintor, Pedreiro e Eletricista;

* Com 95 oportunidades de ingresso, a Secretaria de Desenvolvimento Social preencherá cargos de Atendente, Auxiliar Administrativo, Supervisor Acessuas, Pedagogo do Acessuas, Oficineiros, Supervisor do Bolsa Família, Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Assessor Jurídico, Abordador Social, Orientador Social, Instrutores, Monitor de Música e Violão, Educador Social, Educador/Cuidador Residente, Auxiliar de Educador, Agente de Administração e Cozinheiro;

* E por último, na Secretaria Municipal de Educação há 164 vagas para Auxiliar de Creche, Professor PI, Geografia, Educação Física, Turismo, Arte, História, Inglês, Ciências, Matemática, Português e Ensino Religioso; Inspetor de Alunos, Supervisor Pedagógico, Auxiliar de Secretaria Escolar, Auxiliar de Biblioteca, Psicopedagogo e Coordenador do Programa de Intervenção Pedagógica.

As inscrições serão realizadas de 08 a 10 de dezembro de 2015, das 13h às 17h, nas sedes das citadas secretarias, onde estão disponíveis os editais.

Os interessados poderão ter acesso aos editais, também, pelo site da prefeitura (www.saolourenco.mg.gov.br).

Endereços das secretarias: - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: Cras do centro, Rua Antônio Junqueira de Souza, nº 170, Centro. - Secretaria Municipal de Educação: Rua Aristotelina Bittencourt, nº 99, Bairro Santa Terezinha. - Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana: Rua Coronel José Justino, nº 323, Centro. - Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica: Praça Duque de Caxias, nº 61, Centro. - Secretaria Municipal de Saúde: Rua Jaime Sotto Mayor, nº 221, Bairro Nossa Senhora de Fátima. As inscrições serão gratuitas.

A avaliação dos inscritos se dará por meio de avaliação de títulos e o resultado do processo seletivo sairá no site oficial da Prefeitura (www.saolourenco.mg.gov.br) e no Diário Oficial do Município no dia 22 de dezembro de 2015.

CISREUNO - MG abre vagas no SAMU 192

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada do Noroeste - CISREUNO, lançou o extrato do edital n.º 001/, de 3 de dezembro de 2015, destinado à contratação temporária para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 na Região Ampliada do Noroeste.

A seleção a ser executada Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ, oferece 344 vagas para os cargos de Condutor Socorrista, Auxiliar de Farmácia, Técnico Administrativo, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico e Psicólogo.

Do total das vagas ofertadas no certame 21 serão reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais. Interessados, deverão se inscrever pelo site www.ufsj.edu.br/fauf/processoseletivocisreuno.php, com início às 8 horas do dia 28 de dezembro de 2015 e término às 20 horas do dia 26 de janeiro de 2016.

As provas objetivas ocorrerão na data provável de 28 de fevereiro de 2016, no horário de 9h às 12h ou de 15h às 18h, em local a ser nformado no comprovante definitivo de inscrição.

Maiores informações no site http://www.ufsj.edu.br/fauf/processoseletivocisreuno.php.

O extrato do edital encontra-se publicado na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais - Caderno 2 – Publicações de Terceiros e Editais de Comarcas, do dia 4 de dezembro de 2015, pág. 1. 

Prefeitura de Nova União - RO abre processo seletivo

A Prefeitura de Nova União, no Estado de Rondôni, abriu processo seletivo n.º 001/2015 - PMNU, 3 de dezembro de 2015, para o preenchimento de 30 vagas em cargos de níveis médio e superior, para atender, no âmbito das Secretarias Municipais, SEMECET, SEMSAU e SEMAS.

Cargos: Professor Pedagogo Séries Iniciais, Professores Séries Finais do Ensino Fundamental, Médico, Bioquímico, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Assistente Social e Psicólogo. A remuneração varia de R$ 1.137,35 a R$ 5.998,23 e 10% das vagas estão reservadas para candidatos inscritos na condição de Portador de Necessidade Especial. As inscrições e a entrega dos títulos devem ser feitas do dia 7 e 9 de dezembro de 2015, das 7h às 13h, na Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Turismo, localizada à Rua Airton Senanº 1946 , centro, Nova União-RO.

Documentação a ser entregue no ato da inscrição: 
  • Currículo;
  • Diploma ou Comprovante de Graduação Superior (com reconhecimento legal e autenticado);
  • Comprovante de Curso em Nível de Pós-Graduação/Especialização que esteja relacionado com a área ou especialidade a que estiver concorrendo (com reconhecimento legal e autenticado);
  • Comprovante de registro nos respectivos conselhos;
  • Comprovante de Tempo de Serviço na Área na a qual irá concorrer, podendo ser: Certidão de Tempo de Serviço, Registro de Contrato de Trabalho na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (com data de admissão e rescisão) e/ou Contrato de Trabalho companhado de declaração de tempo de serviço ou documento equivalente;
  • Certificado de Residência Médica e/ou Certificado de Especialista ou Equivalente, na área em que estiver concorrendo no certame, especificamente para a vaga de médico;
  • Cédula da Identidade Civil;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF.

Os candidatos serão avaliados por meio de análise de títulos, cujo resultado preliminar está previsto para sair no dia 14 de dezembro de 2015.

A validade do processo seletivo será validade de seis meses, a contar da data da homologação do Resultado Final publicado no Diário Oficial dos Municípios.

EBSERH abre seleção nº 8/2015 para o HU - UNIVASF

Após ter alterado a quantidade de vagas, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), finalmente lançou em seu site, o edital nº 8/2015 de processo seletivo, no qual dispõe de 30 vagas temporárias para Médicos, com remuneração de R$ 7.425,31, por jornada semanal de 24 horas.

As vagas são ofertadas no Hospital de Ensino Doutor Washington Antônio de Barros, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU – UNIVASF).

Interessados têm até o dia 14 de dezembro de 2015, para efetuarem inscrição, via endereço eletrônico: www.ebserh.gov.br.

A seleção consiste na avaliação curricular de títulos e experiência profissional, documentos esses que devem ser anexados, juntamente com a ficha de inscrição.

A análise curricular ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro de 2015.

O processo seletivo terá validade de 180 dias e as contratações terão o mesmo prazo de validade, porém poderão ser prorrogadas.

O edital normativo na íntegra está disponível no endereço eletrônico: http://www.ebserh.gov.br, seção de Concursos e Seleções (link direto: http://goo.gl/ODvMmT).

Prefeitura de Pradópolis - SP publica edital de concurso público

A Prefeitura de Pradópolis, Estado de São Paulo, publicou edital n° 02/2015 de concurso público, sob a organização do Instituto Qualicon. São oferecidas 65 vagas, sendo 39 para ampla concorrência e 26 para cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior.

As ofertas são para os cargos de Eletricista, Vigilante, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Odontológico, Fiscal de Vias Públicas, Leiturista, Chefe do Setor de Compras, Almoxarifado e Patrimônio, Coordenador do Procon, Lançador, Guarda-Vidas, Técnico de Raio-X, Advogado, Assistente do Setor de Licitações e Contratos, Assistente Social, Contador I, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Engenheiro Civil, Fiscal de Tributos e Rendas, Fisioterapeuta, Médico de diversas especialidades, Nutricionista, Professor de Educação Básica II – Língua Portuguesa, Professor de Educação Física, Supervisor Educacional e Terapeuta Ocupacional.

Os profissionais que forem contratados farão jus a salários de até R$ 4.466,64, para desempenhar atribuições em carga horária de 20 a 40 horas semanais

As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico www.iq.org.br, até às 21 horas de 21 de dezembro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF.

As taxas variam de R$ 26,50 a R$ 54,90 de acordo com a função escolhida. As provas objetivas serão realizadas no município de Pradópolis - SP, na data prevista de 31 de janeiro de 2016, observado o horário oficial de Brasília/DF, em locais e horários a serem divulgados.

A divulgação no gabarito será na data prevista de 01 de fevereiro de 2016, no site do Instituto Qualicon, às 14 horas.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data da homologação, podendo, a critério da Prefeitura de Pradópolis, ser prorrogado uma vez por igual período.

EBSERH abre seleção nº 9/2015 para o HUB - UnB

A presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) lançou o edital nº 02/2015 do processo seletivo 9/2015, que prevê a contratação de pessoal para atender a necessidade temporária do Hospital Universitário da Universidade de Brasília - HUB-UnB.

Serão preenchidas de 19 vagas na área Médica, com salário mensal de R$ 7.425,31 em jornada de 24 horas por semana.

As inscrições devem ser feitas via internet no endereço eletrônico www.ebserh.gov.br – Seção Concursos e Seleções, até às 23 h 59 min do dia 09 de dezembro de 2015, mediante preenchimento de Ficha de Inscrição e anexação de Currículo, Diploma e documentação comprobatória dos Títulos e Experiência Profissional.

A seleção dos candidatos será feita mediante Avaliação Curricular de Títulos e Experiência Profissional, com divulgação de resultado no dia provável 16 de dezembro de 2015.

A contratação será temporária, pelo prazo de 180 dias, podendo ser renovada por mais 180 dias.

O edital normativo na íntegra está disponível no endereço eletrônico: http://www.ebserh.gov.br, seção de Concursos e Seleções (link direto: http://goo.gl/ldcE1V)

Prefeitura de Groaíras - CE promove processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Groaíras, no Estado do Ceará, lançou edital nº 21/2015 de processo seletivo, para contratação temporária de dez profissionais em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 4.300,00.

Cargos
Médico, Médico Auditor, Dentista, Psicólogo, Farmacêutico, Auxiliar de Enfermagem, Nutricionista e Fonoaudiólogo. Os interessados devem se inscrever gratuitamente na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Vereador Marcolino Olavo, nº 810, Centro, Groaíras, Ceará, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2015, das 7h às 11h e de 13h às 17h.

O candidato obrigatoriamente deverá apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos e requisitos:

  • Ficha de inscrição devidamente preenchida;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  • Certificado de alistamento militar ou carteira de reservista e comprovação de estar quites com o serviço militar, quando do sexo masculino;
  • Cópia do título de eleitor e comprovação de estar quites com suas obrigações eleitorais e no gozo de seus direitos políticos e civis;
  • Uma foto 3 x 4 recente;
  • Cópia da Cédula de Identidade ou carteira profissional;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do comprovante de endereço;
  • Cópia do Registro Profissional.

Os candidatos serão avaliados por meio de entrevista e análise curricular.

A entrevista e a entrega dos currículos, estão previstas para os dias 14 e 15 de dezembro de 2015, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h, na Secretaria de Saúde.

Confira as datas dos demais eventos (análise dos currículos, resultado preliminar, entre outros) diretamente no edital.

O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará, do dia 4 de dezembro de 2015, a partir da pág. 3, acessível por consulta no link: http://www.diariomunicipal.com.br/aprece/.

Prefeitura de Mariluz - PR abre concursos públicos

A Prefeitura de Mariluz, no Estado do Paraná, lançou edital de concurso público n°s 01 e 02/2015, para provimento de cargos e cadastro de reserva do seu quadro de pessoal. Há 27 vagas imediatas disponíveis em ocupações de níveis fundamental, médio e superior, por ganhos de até R$ 7.035,34.

O certame será executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UNICENTRO. Às pessoas com deficiência serão reservados 5% do número total de vagas providas durante a validade do concurso.

As oportunidades do edital n° 01/2015 são para Dentista, Enfermeiro, Professor, Professor de Educação Física, Técnico em Enfermagem, Mecânico, Motorista “D”, Gari, Lavador/Lubrificador, Operário (Masculino) e Tratorista. Já no edital n° 02/2015 há vagas para Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Psicológo-CRAS e Agente da Dengue.

O período para a realização das inscrições vai até às 23h59min do dia 21 de dezembro de 2015, observado horário oficial de Brasília/DF, através do endereço eletrônico www.concursosfau.com.br.

As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 120,00 de acordo com o nível escolar.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 10 de janeiro de 2016, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no site de inscrição e no Cartão de Informação de Inscrição do Candidato.

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados às 15h00min do dia seguinte a aplicação da prova objetiva.

Dependendo do cargo pretendido, também poderá ser aplicada prova prática ou prova de títulos.

O concurso tem validade de dois anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Mariluz.

Prefeitura de Leopoldina - MG divulga edital de processo seletivo

Lançado edital nº 021/2015 de processo seletivo da Prefeitura de Leopoldina, em Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, que prevê a contratação de três Médicos para atender ao Programa de Estratégia de Saúde da Família ESF junto a Secretaria Municipal de Saúde.

A remuneração é de R$ 1.658,20 mais R$ 1.658,20 (Adicional de extensão de jornada) e R$ 4.110,68 (gratificação por dedicação ao PSF).

As inscrições serão efetuadas do dia 7 a 18 de dezembro de 2015, no horário das 7h às 16h (segunda a sexta-feira), na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 61, Centro, Leopoldina/MG.

Documento de Identidade com foto;

CPF;

Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;

Quitação com a obrigação militar (masculino);

Curso de Nível Superior em Medicina, registro no Conselho de Classe e comprovante de Habilitação;

Currículo.

A seleção constará da análise de currículo discriminando títulos.

O resultado do processo seletivo simplificado será divulgado no site do município www.leopoldina.mg.gov.br, publicado no Diário Oficial do Município – Jornal Equipe, além de ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura de Leopoldina.

A validade do processo seletivo será de seis meses, contados da data de publicação do resultado, prorrogado por igual período de acordo com o interesse da administração.

Edital disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, do dia 4 de dezembro de 2015, a partir da pág. 44.

Prefeitura de Serafina Corrêa - RS abre processo seletivo

A Prefeitura de Serafina Corrêa, no Estado do Rio Grande do Sul, torna público o edital nº 223/2015 de processo seletivo, visando a contratação de profissional de ensino superior, em caráter temporário.

Será contratado Médico Clínico Geral, para desempenhar suas funções em 40 horas por semana.

As inscrições serão aceitas até o dia 15 de dezembro de 2015 e devem ser feitas no Centro Administrativo Municipal, no horário de 7h às 13h.

Prefeitura de Benedito Novo - SC anuncia concurso público

Divulgado o edital n° 002/2015 para realização de concurso público na Prefeitura de Benedito Novo, no Estado de Santa Catatina. De acordo com o Instituto o Barriga Verde, o concurso oferta 71 vagas para contratações imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de ensino fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos para os aprovados variam entre R$ 413,93 e R$ 11.147,14. A jornada de trabalho varia de 20 a 40 horas por semana.

Cargos
Para os cargos de nível fundamental as vagas são vagas para Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais I, Auxiliar de Serviços Gerais II, Motorista "C", Motorista de Ônibus Escolar, Operador de Máquinas, Operário, Servente, Servente/Esporte e Vigia. Quem possui o ensino médio pode tentar os cargos de Agente Administrativo A, Auxiliar de Creche, Técnico de Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal. Já para os candidatos graduados há vagas para Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Nutricionista, Professor de Artes, Professor I e Psicólogo II.

Inscrições e Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas entre os dias 07 de dezembro de 2015 e 15 de janeiro de 2016, pelo site do IOBV - www.iobv.org.br.

O valor da inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 100,00. Para os candidatos que não possuem acesso à rede mundial de computadores (internet), o município disponibilizará atendimento gratuito no seguinte local: Prefeitura Municipal de Benedito Novo , situada na Rua Celso Ramos, nº 5070, Centro, Benedito Novo /SC, às segundas-feiras no horário de atendimento das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30 e de terças à sextas-feiras no horário de atendimento das 07h30 às 12h30.

Provas
O concurso terá prova objetiva, que será aplicada a todos os candidatos, mais prova prática para Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais I e II, Motorista, Motorista de Ônibus, Operador de Máquinas, Operário e Servente, além de prova de títulos para os cargos de nível superior. A prova objetiva será realizada na data prevista de 07 de fevereiro de 2016, em local e horário a serem divulgados posteriormente.

A prova prática também será aplicada em 07 de fevereiro de 2017. O gabarito preliminar será comunicado no dia 08 de fevereiro de 2016.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Benedito Novo, ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de Maracaí - SP abre concurso público e processos seletivos

A Prefeitura de Maracaí, no Estado de São Paulo, publicou três novos editais, informando da abertura de concurso público n° 02/2015 e processos seletivos n°s 01 e 02/2015 no intuito de preencher nove vagas entre efetivas e temporárias em cargos de ensino fundamental, médio e superior.

O certame será executado pela Dux Concursos e os salários das carreiras chegam até R$ 10.804,94 em carga horária de 20 a 44h semanais.

As vagas são para cargos de Analista de Pessoal, Fiscal Municipal, Arquiteto, Engenheiro Civil, Tratorista, Cirurgião Dentista, Médico Neurologista, Médico PSF, Professor de Educação Básica I, Arte, Inglês, Música, Informática, Educação Física e Educação Especial; Instrutor de Karatê/Faixa Preta, Auxiliar de Enfermagem, Monitor de Atividades Físicas, Psicóloga, Agente de Saneamento, Fisioterapeuta, Agente de Combate a Endemias e Auxiliar de Serviços Gerais.

A inscrição deverá ser efetuada através do site www.duxconcursos.com.br, até 20 de dezembro de 2015.

A taxa vai de R$ 25,00 e R$ 60,00.

A seleção terá aplicação de provas objetivas para todos, prova prática para Tratorista e prova de títulos para Professor.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 10 de janeiro de 2016 no Município de Maracaí-SP, em local e horário divulgados através do site www.duxconcursos.com.br, no dia 28 de dezembro.

O concurso terá validade de um ano, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período. 

Médicos: endereço do consultório em redes sociais agora pode. Selfies, não

Médico usando computadorAs novas regras do Conselho Federal de Medicina também vetaram o uso de aplicativos de bate-papo como WhatsApp, Facebook e Skype, para consultar, diagnosticar ou prescrever

O Conselho Federal de Medicina (CFM) definiu que os médicos poderão divulgar o endereço e telefone do consultório no Facebook, Instagram e outros perfis pessoais na internet. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Em setembro, o conselho havia publicado uma resolução endurecendo as regras que definem a conduta dos profissionais da área em relação às redes sociais e à divulgação de seu trabalho. Na época, além de restrições em relação à publicidade do trabalho, foram proibidas a divulgação de selfies durante o ato médico e de imagens de "antes e depois" dos pacientes - estas medidas permanecem válidas.

Segundo Emmanuel Fortes Cavalcante, 3º vice-presidente do CFM, o texto atual suscita interpretações equivocadas e isso provocou desconforto e críticas na comunidade médica. "A página pessoal do médico, inclusive no Facebook, funciona como cartão de apresentação. A nova determinação deve tranquilizar os conselheiros", disse Cavalcante ao Estado de São Paulo.

A divulgação dos contatos continuam proibidas em entrevistas à imprensa, sites e blogs. Elogios em excesso ao médico por parte dos pacientes também serão investigados pela instituição. "Temos muitos processos éticos em andamento. São casos de médicos que instrumentalizam o paciente para fazer divulgações a respeito do seu trabalho. É uma transgressão às normas, assim como matérias pagas em publicações", afirma o vice-presidente.

As novas regras também vetaram o uso de aplicativos de bate-papo como WhatsApp, Facebook e Skype, para consultar, diagnosticar ou prescrever. Em realção à publicação de selfies e fotos pelos próprios pacientes, os profissionais têm liberdade para concordar ou não, mas, para evitar exposições, a recomendação é que os profissionais não permitam.

Foto: Istock / Getty Images

Veja

Remédio hora certa : Atrasar o horário do medicamento pode reduzir sua eficácia

Atrasar o horário do medicamento pode reduzir a sua eficácia e até mesmo provocar efeitos colaterais. A cronofarmacologia ensina como potencializar o efeito terapêutico das mais diferentes drogas

Por André Bernardo

Até pouco tempo atrás, ao prescrever um determinado remédio, o médico limitava-se a dizer: "É para tomar duas vezes ao dia". Em casa, o paciente escolhia os melhores horários, segundo a sua conveniência, para seguir a orientação. Hoje, essa situação está começando a mudar. Graças à cronofarmacologia, os pacientes precisam obedecer rigorosamente os horários estipulados pelos médicos, se quiserem maximizar os efeitos terapêuticos e minimizar os riscos colaterais dos remédios prescritos.

"O objetivo da cronofarmacologia é melhorar a eficácia e a segurança dos remédios, por ajustar sua concentração, durante as 24 horas do dia, em sincronia com os ritmos biológicos dos seres vivos", explica Jaldo de Souza Santos, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF). "Nos seres vivos, os ritmos biológicos são resultado direto dos fenômenos ambientais periódicos e recorrentes, como as estações do ano, as fases da lua, as oscilações das marés e, principalmente, o ciclo dia/noite", acrescenta Amouni Mohmoud Mourad, do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP). "Esses ritmos influenciam todas as funções do nosso organismo, sejam elas fisiológicas, bioquímicas ou psíquicas", completa Mourad.

Segundo os especialistas, existem dois tipos de ritmo biológico: o circadiano e o não circadiano, que compreende, por sua vez, o ultradiano e o infradiano. Mourad explica que a palavra vem do latim circa diem, que significa "cerca de um dia". "O ritmo circadiano dura 24 horas e cada processo, como atividade digestiva, controle hormonal e regulação térmica, se repete diariamente, quase sempre nos mesmos horários", afirma. Já o ritmo ultradiano, completa Tânia Maria Lemos Mouço, do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ), é quando essas repetições ocorrem em períodos menores de 20 horas, como a secreção da insulina, por exemplo, e o infradiano, em períodos maiores de 28 horas, como o ciclo menstrual e a produção de plaquetas.

No tique-taque do relógio
A palavra cronofarmacologia é resultado da junção de outras três: crono (tempo), fármaco (remédio) e logia (ciência ou estudo). "A cronofarmacologia é a ciência que estuda a hora certa para administrar os remédios", esclarece a farmacêutica Tânia Maria.

Ou seja, cada remédio precisa ser tomado em um horário predeterminado para alcançar os melhores resultados farmacológicos. Não há um horário exato do dia ou da noite, pondera Regina Pekelmann Markus, que seja considerado o mais eficaz para tomar todos os remédios existentes. Professora do Laboratório de Cronofarmacologia do departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade do São Paulo (USP), Regina salienta que cada caso é um caso e que não é possível generalizar. "Cada remédio tem a hora certa de ser tomado, quando há maior eficácia e menor efeito colateral. E é preciso respeitar os horários determinados pelos médicos. Há medicamentos que podem ser prejudiciais à saúde quando tomados fora da hora", alerta.

No exterior, em países como EUA e Japão, médicos já recorrem à cronofarmacologia para tratar seus pacientes. Só nos EUA, existem cerca de 100 remédios com orientações cronofarmacológicas na bula. Por aqui, o Laboratório de Cronofarmacologia da USP é um dos primeiros a estudar o tema. Eles já tentam identificar os períodos do dia onde há maior multiplicação de células tumorais, na esperança de aumentar a eficácia de medicamentos quimioterápicos. "No Brasil, a esta ainda é uma área pouco estudada. Por isso, nem todos os remédios têm a sua posologia (dose e hora de administração) ditada por essa ciência", avalia Jaldo, do CFF.

Para cada doença, um horário
Veja os períodos de maior incidência de certas patologias para estipular a posologia de medicamentos e garantir sua maior eficácia

Asma Sintomas: Falta de ar, chiado no peito, tosse, dificuldade para respirar.
Maior incidência: Entre 0 h e 6 h, com pico às 4 h.
Quando tomar o remédio? A queda na produção de cortisol provoca uma contração nos brônquios pulmonares, que atinge o seu pico às 4 h. Para o remédio fazer efeito às 4 h, os médicos recomendam que ele seja administrado pelo menos 8 horas antes, ou seja, às 20 h.



Diabetes Sintomas: Sede, perda de peso e falta de apetite.
Maior incidência: Entre 3 h e 6 h.
Quando tomar o remédio? As crises costumam piorar de madrugada.

O ideal é que o remédio seja prescrito à noite. Mas é preciso estar sempre bem alimentado, caso contrário, o indivíduo poderá sofrer uma crise de hipoglicemia.



Artrite Sintomas: Dor forte e perda de mobilidade.
Maior incidência: Às 6 h.
Quando tomar o remédio? Para ter um efeito melhor no organismo, o ideal é que o remédio seja administrado sempre à noite.




Cardiovasculares Sintomas: Dor no peito e dificuldade para respirar.
Maior incidência: Entre 6 h e 12 h, com pico às 9 h.
Quando tomar o remédio? A partir das 6 h, o corpo ganha uma sobrecarga de cortisol, que provoca elevação na frequência cardíaca. O remédio deve ter ação prolongada e ser tomado antes de dormir.


Foto: Reprodução

Revista Viva Saúde

População apóia que indústrias que causam mal à saúde ressarçam o SUS, diz ONG

A população brasileira aprova a ideia que empresas que fabricam produtos que causam mal à saúde, como agrotóxicos e tabaco, devem ressarcir o Sistema Único de Saúde (SUS) pelos gastos com o atendimento das pessoas afetadas, de acordo com uma pesquisa encomendada ao Instituto Datafolha pela organização não governamental Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT+)

Dois projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional têm uma temática que se aproxima dessa proposta, embora seja especificamente ligada à indústria do tabaco. Um dos projetos criaria um novo imposto para o setor e o outro um fundo, em ambos os casos os recursos seriam direcionados para o tratamento de doentes vítimas do tabagismo atendidos pelo SUS.

A ACT+ tem foco no controle do tabagismo e das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), entre as quais se incluem doenças circulatórias, respiratórias crônicas, câncer e diabetes, cujos principais fatores de risco são tabagismo, álcool, inatividade física e alimentação não saudável.

Foram entrevistadas 2.041 pessoas maiores de 16 anos de idade em todas as regiões brasileiras. Os resultados apurados mostram que 79% dos consultados concordam que a indústria de agrotóxicos deveria ressarcir o SUS por doenças derivadas do consumo desses produtos; 70% têm a mesma posição em relação à indústria do tabaco; e 63% quanto à indústria de bebidas alcoólicas. No que se refere às bebidas industrializadas, como as açucaradas, e aos alimentos processados do tipo fast-food, o percentual é 53%.

“Eles entendem que isso onera o sistema de saúde. Uma das grandes preocupações do consumidor é com a qualidade do atendimento de saúde. Há uma compreensão de que aquelas indústrias causam um ônus para a sociedade, que é compartilhado por todos. A gente está financiando uma coisa que quem causou dano foram elas [empresas], porque o usuário dos produtos já está pagando isso como imposto embutido. O Estado fica só com o ônus. Na hora que a doença está estabelecida, quem paga a conta é o Estado”, disse a diretora executiva da ACT+, Paula Johns. Ela salientou que o ônus ocorre tanto para o SUS como para os planos de saúde privados.

Tabagismo
Paula Johns informou que os gastos somente com 15 doenças relacionadas ao tabagismo atingem em torno de R$ 23 bilhões por ano no Brasil. “Isso mais do que cobriria o deficit que está previsto pelo governo de R$ 16 bilhões, se eles [empresas] pagassem essa conta”. Segundo a ACT+, o valor dos gastos é três vezes maior do que o montante pago pela indústria de tabaco em impostos. “É um debate que a gente precisa começar a fazer na sociedade: quem lucra e quem paga a conta. Como a gente vai dividir essa conta”. Ela acredita que, no caso específico do tabaco, a sociedade nacional está madura nessa compreensão. Em outros casos, o debate deve ter continuidade.

De acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados defendem o aumento de impostos de produtos de tabaco, como maneira também de diminuir a prevalência de fumantes. A estimativa divulgada pela ACT+ é que a perda de produtividade no trabalho e a redução da renda familiar, resultantes de apenas três DCNTs (diabetes, doença do coração e acidente vascular encefálico), levarão a uma perda na economia brasileira superior a US$ 4 bilhões no período de 2006 a 2015.

Projetos de lei
A ONG apoia dois projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Um deles é o Projeto de Lei 4/2015, que cria a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a fabricação ou importação de tabaco e seus derivados, a exemplo do que já existe para a indústria do petróleo. Na avaliação de Paula Johns, a Cide seria uma forma de direcionar o que se recolhe com impostos da indústria de tabaco para financiar o tratamento de doentes vítimas do tabagismo. “Uma forma de garantir recursos para cobrir eventuais danos concretos”. Paula informou que o México tem um caso semelhante para bebidas açucaradas e que apresenta resultados positivos. O dinheiro arrecadado subsidia bebedouros de água potável nas escolas.

Outro projeto de lei (PLP 161/2000) envolve a criação do Fundo de Reparação Civil. Um de seus objetivos é ressarcir o SUS pelas despesas com atendimento e tratamento de pacientes portadores de doenças tabaco relacionadas. O Canadá e os Estados Unidos já têm ações judiciais avançadas nessa direção, disse Paula. A ACT+ pretende ampliar as campanhas de conscientização da população a respeito de quem deve pagar a conta do sistema público de saúde, que deverão culminar com amplo debate no Dia Mundial Sem Tabaco, que será comemorado em 31 de maio de 2016.

Indústria do Tabaco
Em resposta ao questionamento da Agência Brasil, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e a Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), mesmo desconhecendo os dados da pesquisa do Instituto Datafolha, esclarecem que o cigarro brasileiro é um produto legal, com uma alta incidência de impostos, produzido em conformidade com a legislação do País e rigidamente regulado pelos órgãos do Ministério da Saúde.

Foto: Reprodução

Agência Brasil

12 razões para ficar alerta ao sentir dor no peito ao respirar

dor-no-peito-ao-respirarSentir dor no peito ao respirar pode ser um indício de doença grave e que necessita de cuidados

Sentir dor no peito ao respirar pode tanto significar algo grave quanto representar um problema mais “tranquilo”. As vastas opções de doenças para quem tem dor peitoral significam que as pessoas devem ficar alertas quando começarem a sentir o problema. Mas o importante é que se marque uma consulta médica para descobrir qual a origem do problema.

1. Ansiedade
Uma das principais causadoras de dor no peito é a ansiedade, uma doença de caráter psicológico. Alguns órgãos acabam se dilatando, durante as crises de ansiedade e causam o inconveniente.

2. Síndrome do pânico
Outro problema psicológico que pode ser o responsável pela dor no peito ao respirar.

3. Depressão
A depressão também é uma das causadoras de dor no peito que tem o fator psicológico como origem. Todas essas três doenças acima devem ser tratadas com auxilio de um psicológo ou psiquiatra.

4. Embolia pulmonar
O acumulo de gordura no sangue pode acabar obstruindo as artérias. Quando isso acontece nas artérias do pulmão, chamamos hipertensão pulmonar.

5. Câncer de pulmão
O processo do câncer de pulmão consiste na perda da proteção natural que o pulmão possui. Sendo assim, as células cancerígenas se reproduzem e tomam conta do órgão responsável pela respiração.

6. Pneumotórax
Este problema ocorre quando entra ar na membrana que reveste o pulmão, a pleura. É um problema que costuma acontecer principalmente em pessoas fumantes ou que já tenham outro problema na região pulmonar.

7. Espasmo esofágico
É a contração dos músculos que ficam na região do esôfago. O resultado são as dores no peito.

8. Derrame pleural
Entre as camadas que revestem o pulmão, as pleuras, existe um líquido que permite que o pulmão inche e desinche no momento da respiração. Quando esse líquido atinge quantidades exageradas, ele pode causar, entre outros problemas, a falta de ar.

9. Pneumonia
Talvez a mais famosa complicação que se possa ter nos pulmões. A pneumonia é uma infecção que atinge os tecidos dos pulmões. A dor no peito ao respirar e até a dificuldade para respirar, são alguns dos sintomas mais comuns.

10. Asma
Essa doença crônica, que envolve a sensibilidade dos brônquios do pulmão, é uma das principais causadoras de falta de ar e dores no peito.

11. Esofagite
É a inflamação no esôfago. O órgão é o responsável por levar a comida que entra pela boca, até o estômago. Pode causar muitas dores, que são confundidas inclusive com doenças mais graves ligadas ao coração.

12. Fadiga muscular torácica
Pessoas que praticam muitas atividades físicas e que exageram nas atividades podem causar lesões na sua musculatura. Essa exaustão nos músculos pode ser sentida durante a contração do mesmos, como por exemplo na respiração.

Esses são apenas alguns problemas que podem atingir quem está com dor no peito ao respirar. O diagnóstico é complexo, existem muitas possibilidades de doenças e é preciso que se vá ao médico para que ele possa dar um diagnóstico correto e preciso sobre qual o problema em específico que está incomodando a pessoa.

Foto: Shutterstock

Vivo Mais Saudável

Síndrome de Zollinger-Ellison causa náuseas e dor abdominal

mulher com sintomas da síndrome de zollinger-ellisonApesar de ser rara, a doença pode trazer sérias complicações para a saúde e exige diagnóstico preciso

A síndrome de Zollinger-Ellison é uma doença rara, com incidência estimada em um ou dois casos para cada 1 milhão de pessoas. Geralmente, é diagnosticada após os 50 anos de idade, e é mais frequente em mulheres que em homens. Os principais sinais apresentados são dor abdominal e diarreia.

O diagnóstico é baseado nessas e em outras manifestações clínicas, sendo muito importante procurar um médico no caso de qualquer alteração. Com a detecção precoce do problema, o tratamento se torna muito mais fácil.

Sintomas da síndrome de Zollinger-Ellison
A síndrome de Zollinger-Ellison é uma doença grave, também chamada de hipergastrinemia secundária, que forma um ou mais tumores no pâncreas ou no duodeno, chamados gastrinomas. Esse elementos expelem grandes quantidades do hormônio gastrina, que tem a função de estimular a secreção de suco gástrico.

Com o ácido produzido em excesso, surgem, consequentemente, úlceras pépticas no estômago e também no duodeno, em grande parte dos pacientes.

Essa doença foi descoberta em 1955, pelos cirurgiões americanos Robert Zollinger e Edwin Ellison, que originaram o seu nome. As causas exatas da síndrome ainda são desconhecidas, mas se acredita que ela possa ser esporádica em 75% dos casos.Além disso, também é associada à neoplasia endócrina múltipla ou pode ser causada por uma condição hereditária.

Cerca de 25% das pessoas com essa doença possuem gastrinomas no pâncreas ou em outros órgãos, e em torno de 95% dos pacientes com gastrinomas têm úlceras gástricas ou duodenais.

Os principais sintomas da síndrome de Zollinger-Ellison incluem sensação de queimação ou dor na garganta; náuseas e vômitos; dor abdominal; diarreia; diminuição do apetite; perda de peso sem causa aparente; e fraqueza excessiva.

Esses sintomas são frequentemente confundidos com outros problemas gástricos, como o refluxo, por exemplo. Por isso, o gastroenterologista pode solicitar alguns exames de diagnóstico mais específicos. Entre eles, testes de sangue, endoscopia ou ressonância magnética ajudam a confirmar o diagnóstico e a iniciar o tratamento adequado.

Tratamentos para o problema
O tratamento para a síndrome de Zollinger-Ellison visa a, inicialmente, amenizar os sintomas. É administrada a ingestão diária de remédios para reduzir a quantidade de ácido no estômago, como Omeprazol, Esomeprazol ou Pantoprazol.

Além disso, em algumas situações é necessário fazer uma intervenção cirúrgica para retirar os tumores, embora esse tipo de cirurgia geralmente só seja indicado quando existe apenas um tumor.

Nos outros casos, o tratamento da síndrome de Zollinger-Ellison pode utilizar calor na forma de radiofrequência para destruir as células tumorais. Injeção de medicamentos e quimioterapia também ajudam a atrasar ou diminuir o crescimento dos tumores.

Em geral, os tumores são benignos e não apresentam grande risco para a saúde do paciente. No entanto, quando são malignos, o câncer pode se espalhar para outras áreas, principalmente para o fígado. O aconselhado, então, é remover partes do órgão ou realizar um transplante para aumentar as chances de cura do paciente.

Foto: Shutterstock

Vivo Mais Saudável

Entenda as causas do sangramento ao escovar os dentes

Sua gengiva costuma sangrar com frequência durante a higienização bucal?

Saiba que o sangramento pode ocorrer por vários motivos, mas os mais comuns são escovação incorreta e uso inadequado do fio dental. Outra causa é a inflamação da gengiva que, por ser muito vascularizada, sangra com facilidade.

Diretor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), Artur Cerri explica que pequenos sangramentos durante a higienização são normais.

Ao escovar os dentes, por exemplo, a força aplicada pode causar sangramentos, principalmente se a escova estiver gasta. Por isso, o ideal é trocar a escova de dentes, em média, a cada dois meses e lembrar de higienizar também a escova após seu uso.

Além disso, o sangramento pode ser causado pela inflamação da gengiva – ou gengivite – que é fácil de ser diagnosticada. “A gengiva costuma sangrar com facilidade, fica vermelha e inchada. Nesse caso, só o cirurgião-dentista poderá resolver o problema, indicando o tratamento adequado”, diz Cerri.

infográfico gengiva inflamada

“Em casos mais graves, sangramentos espontâneos e em grande quantidade podem indicar doenças sanguíneas como, por exemplo, diminuição de plaquetas que são responsáveis pela coagulação”, completa ele.

Outro problema que pode causar dor é a retração gengival, ou seja, quando a gengiva retrai e deixa exposta parte da raiz. Em alguns casos, essa exposição da raiz provoca sensibilidade. Já a periodontite é quando os órgãos de sustentação do dente estão comprometidos. Isso poderá, inclusive, amolecer o dente e provocar sua queda.

Seja qual for o tipo de sangramento, dor ou sinal anormal sempre há a possibilidade de procurar auxílio adequado. Fale com seu dentista.

Universo Jatobá