Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Estudo mostra a consequência da taxação em refrigerantes no México

No México, a taxa de 10% nos preços das bebidas doces foi associada a redução de 12% nas vendas em um ano após a implementação, indica estudo publicado no The BMJ

O governo mexicano taxou as bebidas açucaradas como uma medida para reduzir o número de obesos no país. Segundo os pesquisadores, estes dados apresentam uma importante implicação das discussões e decisões políticas.

O México apresenta um dos maiores níveis de diabetes, sobrepeso e obesidade no mundo, e reduzir o consumo de bebidas ricas em açúcar tem sido uma importante forma de prevenir o aumento de pessoas acima do peso ou diabéticas.

A taxação ocorreu no início de 2014. Para verificar os efeitos dela, pesquisadores estudaram diferentes compras das bebidas antes e após a implementação.

Cerca de 6.200 mexicanos tiveram seus comportamentos de compra estudados. Foram comparados a quantidade de bebidas açucaradas compradas antes e após a taxação. Um modelo estatístico foi usado, levando em conta a idade, o sexo e o status socioeconômico.

As compras após a taxa tiveram uma queda de 6% em 2014, em comparação com a situação antes da taxação.

Com o passar do tempo, a redução nas compras aumentou. Todos os grupos socioeconômicos apresentaram uma queda na quantidade de bebidas compradas, mas a redução foi maior entre os habitantes de classe mais baixa.

Os pesquisadores preferem alertar que este é apenas um estudo inicial e não pode ser considerado uma definição conclusiva.

No entanto, as taxas podem, sim, ser uma estratégica de saúde pública válida para diminuir a obesidade, mas não é a tática que irá exterminar este mal da sociedade.

Foto: Reprodução

No RS, paciente recebe retorno para consulta 11 anos depois de morrer

Aposentada tinha marcado uma consulta em 2000, mas nunca teve retorno e morreu em 2004

Um comunicado para consulta médica chegou à casa de uma idosa, no Rio Grande do Sul, 11 anos após sua morte. A aposentada Zilá Bueno da Silva havia marcado uma consulta com um reumatologista pelo Sistema Único de Saúde em 2000, mas nunca teve retorno.
O caso ocorreu na cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre. No dia 16 do mês passado, a família de Zilá, que morreu em 2004, aos 67 anos, por causa de uma pancreatite, recebeu em casa o aviso da Secretaria de Saúde da cidade, com a resposta para o encaminhamento solicitado 15 anos antes.
Na ocasião, pela demora no retorno, a família desembolsou um tratamento com um médico particular.
Ao receberem a carta, os familiares da aposentada ficaram consternados. "É um sentimento de indignação. Bem próximo ao Natal, bateu a saudade", comenta o neto de Zilá, Jeferson Almeida, de 26 anos.
Segundo a Secretaria de Saúde de Alvorada, o episódio foi decorrente de um erro na troca do sistema de cadastro de pacientes da cidade. Antes, as fichas eram feitas à mão. No momento de passar para um sistema computadorizado, alguns cadastros se perderam. Trinta mil pessoas devem ter ficado fora do cadastro, de acordo com a prefeitura.
Em nota, a Secretaria informou que está realizando contatos por telefone e carta para reagendamento dos pacientes mais antigos. "Em alguns casos podem ocorrer desistências, pessoas já terem feito suas consultas, não serem encontradas no endereço ou telefone ou até falecido no período".
Para Almeida, isso “foi um descaso”.
— Pegaram a ficha dela e jogaram em um arquivo morto. Minha avó fez o pedido de consulta em 2000, quando ela sentiu dor e não pôde caminhar. E nunca saiu uma consulta. É um verdadeiro deboche.
R7

Anvisa suspende produtos para saúde sem registro

A Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e uso de todos os produtos para saúde sem registro ou cadastro fabricados pela empresa HR Instrumental Cirúrgica Importação e Comércio Ltda – ME.

A Agência também suspendeu a divulgação no site www.hrinstrumental.com.br.

A medida está na Resolução 3.070/2016 publicada quinta-feira (07/01), no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a norma, a empresa deverá promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

ANVISA

Equipe que combateu ebola na África chega para ajudar com o zika no Brasil

A previsão é de que a equipe do Senegal passe pelo menos uma semana no Instituto de Ciências Biomédicas

Quatro dos cinco pesquisadores do Senegal que participaram ativamente do combate à epidemia de ebola na África desembarcaram ontem em São Paulo para ajudar cientistas brasileiros a lidar com o zika vírus.

O chefe da equipe, um renomado especialista em controle de epidemias, deve chegar na sexta-feira (8). Eles vão se juntar à rede de pesquisadores paulistas que foi formada em caráter emergencial para responder ao surto e é coordenada pelo pesquisador Paolo Zanotto, da USP (Universidade de São Paulo).

A previsão é de que a equipe do Senegal passe pelo menos uma semana no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP), trocando informações e treinando pesquisadores brasileiros em técnicas de isolamento e cultivo do vírus. "Os dias que o vírus zika era invisível estão contados", disse Zanotto à reportagem.
A grande dificuldade em responder à epidemia é que muito pouco se sabe sobre o zika, que praticamente não existia no país até o ano passado. Para montar uma estratégia eficiente de combate, os cientistas precisam entender melhor como ele funciona, seu ciclo na natureza, como interage com o mosquito Aedes aegypti e como ele se comporta dentro do organismo humano.
A maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas e não se sabe ainda como o vírus interfere no desenvolvimento do sistema nervoso dos fetos, levando à microcefalia.
Precaução
Sem esse conhecimento básico, não há como planejar qualquer tipo de intervenção - além da precaução básica de se evitar contato com o mosquito. Uma das prioridades é acelerar o desenvolvimento de testes rápidos de diagnóstico, que permitam detectar e rastrear a disseminação do vírus.

Estadão Conteúdo /R7

Cidade cancela Carnaval para usar dinheiro na compra de ambulância

O dinheiro disponibilizado para o Carnaval será utilizado de uma outra forma no Interior de São Paulo

A prefeita de Porto Ferreira, Renata Braga (PSDB), fez o anúncio na tarde da última segunda-feira, 4, sobre a desistência em realizar o tradicional desfile dos blocos de Carnaval na cidade este ano. Renata, prefeita em exercício desde 2013, afirmou que os recursos serão destinados para a compra de uma nova ambulância para o Departamento de Saúde do município.

Em conversa com os representantes dos blocos, a prefeita pediu a compreensão dos integrantes das agremiações.

“Vocês todos sabem o quanto eu gosto de Carnaval. Portanto, para mim, é com muita dor no coração que faço este anúncio. Foi uma decisão muito difícil e espero que todos a respeitem. Mas atravessamos uma crise financeira muito séria e a área da Saúde é nossa prioridade”, esclareceu Renata aos representantes dos cinco blocos durante reunião.

O cancelamento do desfile não impede os blocos - O Boi, Infanto Juvenil, Inimigo Meu, Boi Verde e Caveira Negra - de saírem às ruas durante os dias do evento. A única exigência é que as agremiações informem à Seção de Cultura e Polícia Militar com antecedência suas programações (dias, horários e trajetos). Essa medida está prevista em nova legislação municipal recentemente aprovada pela Câmara de Vereadores – lei 3.227/2015.

Os blocos contarão com o apoio da Prefeitura na compra e distribuição das camisetas. Nesta terça-feira, 5, às 17 horas, no Paço Municipal, vai acontecer uma nova reunião para tratar sobre da encomenda das camisetas e esclarecer dúvidas sobre a lei 3.227/2015.

Chikungunya avança 34% e já são 17.131 infecções

Em dez semanas, o número de cidades afetadas subiu de 37 para 62

A previsão de que o País enfrentaria neste ano uma tríplice epidemia está aos poucos se confirmando. Além de um aumento expressivo (e antecipado) de casos de dengue, o Brasil registra uma expansão importante das notificações de chikungunya.

No último boletim nacional, foram 17.131 infecções, 34% a mais do que o apontado até a última semana de setembro. A doença também se espalhou. No período de dez semanas, o número de cidades afetadas subiu de 37 para 62.

Somente em Pernambuco, já foram identificados 2 mil casos. "Estamos muito preocupados. Vivemos agora a ameaça de três doenças simultâneas, todas graves, que exigem respostas diferentes", afirmou a coordenadora do Programa de Controle de Dengue, Chikungunya e Zika de Pernambuco, Claudenice Pontes.

O Estado é um exemplo da rapidez na expansão do vírus. Na última semana de setembro, apenas três cidades pernambucanas conviviam com casos de chikungunya, doença transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti. Em dezembro, esse número já havia saltado para 14. "No início, as infecções estavam concentradas na região do Agreste. Agora, se aproximam da região metropolitana", diz ela. Embora o risco de morte seja menor, a doença pode atingir as articulações, tornar-se crônica e deixar o paciente por meses impossibilitado de executar tarefas simples, como vestir-se ou se alimentar. Pernambuco ainda convive com os maiores indicadores do País de microcefalia e registra mil casos suspeitos de zika. "É tudo junto e misturado", diz Claudenice.

Uma das maiores preocupações na região é a dificuldade de se combater os criadouros do mosquito transmissor das três doenças. São várias as cidades em que o abastecimento de água é racionado ou intermitente. "Nesses casos, não há o que fazer: as pessoas armazenam em casa, aumentando de forma expressiva o risco de criadouros", avalia a coordenadora. Uma das medidas adotadas foi a distribuição de telas para serem usadas em tonéis e caixas d’água sem tampa.

Em 2014, quando chegou ao País, a chikungunya foi identificada em 3.657 pessoas, residentes em oito cidades. Agora, os casos estão espalhados por Amazonas, Amapá, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.

Emergência
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), decretou estado de emergência na cidade do interior de São Paulo, por avanço da dengue. O município também registra dois casos positivos de zika vírus. O decreto foi publicado no Diário Oficial ontem. A cidade é a primeira do Estado a entrar em emergência, em 2016, em razão da incidência do mosquito Aedes aegypti.

Os casos de dengue triplicaram de outubro para novembro e continuam em aumento progressivo. Nesta primeira semana de janeiro, há 60 novos casos diários confirmados em laboratório. "Esses números indicam que já estamos em epidemia", disse o secretário municipal de Saúde, Stenio Miranda. A secretaria montou um plano municipal de contingência e a prefeitura vai recorrer à Justiça para ter acesso a imóveis fechados ou quando houver recusa para a entrada dos agentes.


Estadão Conteúdo / R7

Concurso Prefeitura de Imaruí - SC

A Prefeitura de Imaruí, em Santa Catarina, divulgou o edital nº 001/2016 de concurso público, com a intenção de selecionar profissionais de ensino fundamental, médio e superior, para a contratação de 46 novos profissionais.

Serão contratados profissionais nos cargos de Auxiliar de Serviços gerais, Mecânico, Motorista, Operador de Equipamentos II, Agente de defesa Ambiental, Assistente Administrativo, Assistente de Administração, Agente Educador, Fiscal de Obras e Serviços Urbanos, Fiscal de Tributos, Assistente Social, Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Ginecologista, Oftalmologista, Veterinário, Professor de várias disciplinas e Psicólogo.

As remunerações ofertadas vão R$ 484,27 a R$ 2.317,06, em carga horária de 10 a 40 horas por semana.

Os interessados devem realizar suas inscrições até 4 de fevereiro de 2016, através do site: www.iobv.org.br.

O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 40,00, ensino médio R$ 60,00 e ensino superior R$ 80,00.

A seleção dos inscritos se dá através de provas escrita objetiva, prática e análise de títulos, de acordo com os métodos de avaliação de cada cargo.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 21 de fevereiro de 2016, na Escola de Ensino Fundamental Municipal Pref. Portinho Bittencourt, na Rua Antônio Bittencourt Capanema s/nº - Imaruí –SC.

A validade do concurso público é de dois anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do presente edital, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo.

Concurso Prefeitura de Tonantins - AM

A Prefeitura de Tonantins, cidade localizada a 872 km da capital Manaus, no Amazonas, lançou edital de concurso público 001/2016,que servirá para preencher 667 vagas em vários cargos de ensino fundamental, médio, técnico e superior para ingresso no quadro geral de pessoal.

O concurso está a cargo da organizadora COPEC e há reserva de 29 vagas para candidatos portadores de deficiência. Os salários variam entre R$ 788,00 e R$ 3.500,00

Cargos
Para cargos de nível fundamental há vagas para Artífice, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira, Merendeira, Vigia, Agente Administrativo, Fiscal Sanitário, Motorista, Motorista de Ônibus, Motorista Fluvial, Operador de Máquina Pesada, Prático de Embarcação e Recepcionista;

Os interessados de nível médio e técnico podem tentar cargos de Agente Comunitário da Defesa Civil, Assistente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Patologia, Guarda Municipal, Mecânico, Microscopista, Orientador Social, Técnico do Bolsa Família, Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Gestão Ambiental, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Informática, Técnico em Patologia, Técnico em Radiologia, Técnico em Recurso Pesqueiro, Técnico em Refrigeração e Técnico Florestal;

Já para candidatos de nível superior as vagas envolvem os cargos de Advogado, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico/Bioquímico, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Professor de Ensino Fundamental/ Indígena, Professor da Educação Infantil e Ensino Fundamental Séries Iniciais, Professor de Ciências Naturais ou Biológicas/ Indígena, Professor de Educação Física/ Indígena, Professor de Geografia/ Indígena, Professor de História/ Indígena, Professor de Língua Portuguesa/ Indígena, Professor de Matemática/ Indígena e Professor para Atendimento Educacional Especializado

Inscrições e Taxas
As inscrições serão aceitas pela internet no endereço eletrônico da COPEC - www.concursoscopec.com.br - no período entre 25 de janeiro e 23h59min do dia 11 de fevereiro de 2016, observado o horário oficial de Manaus.

A Prefeitura ainda disponibilizará um posto de inscrição, no Centro Municipal do Idoso, situado à Rua Milton Amazonas, Santa Clara, Tonantins/AM.

O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e R$ 80,00 para superior.

Provas
O concurso consistirá em provas objetivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, além de prova de aptidão física para o cargo de Guarda Municipal.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 20 de março de 2016 em local e horário designados no cartão de confirmação, qie estará disponível no período de 1º a 06 de março de 2016, no endereço eletrônico da organizadora. A Prova de Aptidão Física ocorrerá na data provável de 24 de abril de 2016.

Gabaritos
O gabarito oficial preliminar da prova será disponibilizado no site www.concursoscopec.com.br no dia 21 de março e o gabarito definitivo em 05 de abril de 2016.

Validade
O concurso terá validade pelo prazo de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas de 06 de janeiro, a partir da página 26.

Concurso Prefeitura de Feliz Natal - MT

A Prefeitura do municipio de Feliz Natal, no Mato Grosso, comunicou a sua primeira retificação para o edital nº 001/2015, que prevê o preenchimento de vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. As mudanças foram relacionadas à quantidade de vagas para os cargos de Agente Administrativo I, Assistente Administrativo I, Técnico Administrativo Educacional e Agente de Serviços Gerais II, dentre outras alterações.

O concurso público segue organizado pela empresa Master Z Assessoria e Consultoria LTDA-ME e os demais cargos disponíveis são: Contador, Agente de Tributos II, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico e Bioquímico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor em diversas áreas, Psicólogo, Agente de Controle Interno, Agente de Tributos, Auxiliar de Laboratório de Análise Clínica, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Secretaria, Técnico de Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico Agrícola/Agropecuário, Técnico em Radiologia, Orientador Social, Monitor de Música, Técnico Administrativo Educacional, Zelador Indígena, Vigilante, Apoio em Nutrição Escolar, Pedreiro, Operador de Máquina, Monitor de Curso de Corte e Costura, Eletricista, Auxiliar de Oficina, Motorista de Transporte Escolar e Gestor de Investimentos.

O salário dos futuros contratados varia de R$ 845,04 a R$ 5.500,00, por jornadas de trabalho de 20 a 40 horas por semana.

As inscrições podem ser feitas até 24 de janeiro de 2016, via endereço eletrônico: www.feliznatal.mt.gov.br.

Haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 para cargo de nível fundamental, de R$ 80,00 para cargo de nível médio e de R$ 120,00 para cargo de nível superior. Será realizada prova objetiva e prática, esta para alguns cargos.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada em 28 de fevereiro de 2016, às 8h, e o gabarito poderá sera disponibilizado no dia seguinte ao da prova.

O concurso público será válido por dois anos, contados da homologação, podendo haver prorrogação conforme interesse da Prefeitura.

Edital, retificações e todas as atualizações devem ser atentamente conferidos no link: http://www.masterzconsultoria.com.br/concursos/?pagina=detalhes&id=1

Concurso público da Prefeitura de Agudos - SP

A Prefeitura de Agudos, em São Paulo, publicou edital de concurso público n° 003/2015, destinado ao provimento de 40 vagas imediatas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os rendimentos vão até R$ 8.797,29 em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso público das provas objetivas e provas práticas serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Dentista (Distrito), Enfermeiro Padrão, Farmacêutico, Fisioterapeuta (Distrito), Psicólogo, Psicólogo (Distrito), Terapeuta Ocupacional, Agente de Controle de Vetores Masculino, Auxiliar de Enfermagem (Distrito), Protético (Distrito), Técnico em Informática, Agente Comunitário de Saúde (Distrito), Braçal Feminino, Braçal Masculino, Operador de Máquina I e Pedreiro.

Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até 17 de janeiro de 2016 (horário de Brasília).

Taxas
Ensino Fundamental R$ 15,00; Ensino Médio ou Técnico R$ 18,00; Ensino Superior R$ 20,00.

Provas
As provas objetivas (escritas) serão realizadas provavelmente no dia 14 de fevereiro de 2016, em locais e horários a serem divulgados por meio de Edital próprio, que será afixado no local de costume da Prefeitura, no J.C. “Jornal da Cidade” do município de Bauru e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de três dias.

Gabaritos
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, por meio da busca por CPF/RG, entre as 13h e 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova, permanecendo no site pelo prazo de cinco dias.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Santa Helena - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, publicou edital n° 001/2016 de processo seletivo, com a finalidade de preencher vagas para formação de cadastro de reserva nas vagas de Psicólogo, Auxiliar Administrativo e Técnico de Enfermagem (níveis médio e superior).

Os salários são de até R$ 3.228,96 e os trabalhadores contratados atuarão em carga horária de 20 ou 40 horas por semana.

As inscrições poderão ser efetuadas pela internet ou via postal, no período das 08h de 06 de janeiro até às 23h59min de 04 de fevereiro de 2016, no site www.ameosc.org.br.

As taxas variam de R$ 60,00 para cargos de nível médio e R$ 80,00 para os de nível superior.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet será disponibilizado equipamento com acesso à Internet na Prefeitura de Santa Helena – SC, durante o período das inscrições, em horário de expediente das 07h às 13h.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 05 de março de 2016, com início às 14h30, nas dependências da Escola Estadual Santa Helena, na Rua Pedro Ivo Hickmann, 215, Centro, Santa Helena /SC), podendo ser transferido em parte e/ou total para outro local, dependendo do número de candidatos inscritos.

O caderno de provas e os gabaritos preliminares serão publicados a partir das 17h do primeiro dia útil posterior ao dia da realização das provas nos sites: www.ameosc.org.br e www.santahelena.sc.gov.br.

O processo seletivo é válido pelo prazo de um ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por até igual período.

PROAMUSEP - PR promove processo seletivo

Com o intuito de contratar 95 profissionais em cargos de níveis fundamental, médio e superior, o Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da AMUSEP - PROAMUSEP, no Paraná, publicou o edital de Seleção Competitiva Pública nº 001/2015. A remuneração é de até R$ 3.445,00 por jornada de 20 ou 40 horas por semana.

A Seleção Competitiva Pública a que se refere o certame será organizado e executado pela KLC – Consultoria em Gestão Pública Ltda. Fica reservado aos candidatos portadores de necessidades especiais 5% das vagas ofertadas para cada cargo.

Cargos
Enfermeiro (SAMU), Técnico em Enfermagem (SAMU), Condutor/Socorrista (SAMU), Advogado, Ajudante de Produção de Usina Asfáltica, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais - Feminino, Contador, Eletricista Oficial A, Motorista de Veículo Pesado, Operador de Usina Asfáltica, Recepcionista, Sub Encarregado e Tele Atendente – Técnico Auxiliar de Regulação Médica.

Inscrição
As inscrições serão efetuadas entre às 9 horas do dia 6 de janeiro até às 23 horas e 59 minutos do dia 20 de janeiro de 2016, através do site www.klcconcursos.com.br.

Observar o horário de Brasília.

A taxa de inscrição é de: Nível fundamental: R$ 60,00; Nível médio: R$ 80,00; Nível superior: R$ 150,00.

Prova
A Seleção Competitiva Pública será composta de provas escritas objetivas e práticas. A prova escrita objetiva será aplicada na data provável de 7 de fevereiro de 2016, no município de Maringá, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.

Já a prova prática será realizada provavelmente no dia 28 de fevereiro de 2016 no município de Astorga, sendo que o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de resultado da prova escrita objetiva.

O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 17h, mediante edital afixado no PROAMUSEP e no site www.klcconcursos.com.br.

Validade
O prazo de validade da Seleção Competitiva Pública será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério do PROAMUSEP.

Concurso Prefeitura de Gramado - RS

A Prefeitura de Gramado, no Rio Grande do Sul, abriu concurso público destinado ao provimento de cargos públicos efetivos e Cadastro de Reserva (CR). O certame será conduzido sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.

O edital n° 01/2016 informa que serão distribuídas 35 vagas imediatas, por oferta salarial de R$ 1.331,75, para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental completo).

A carga horária é de 40 horas por semana. As inscrições, com taxa no valor de R$ 40,00, serão realizadas até o dia 03 de fevereiro de 2016, pela internet, no endereço www.fundatec.org.br.

A Fundatec disponibilizará computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 17h.

As provas serão aplicadas na data prevista de 06 de março de 2016, em locais e horários a serem divulgados no dia 26 de fevereiro de 2016.

O gabarito preliminar sairá na data provável de 07 de março de 2016.

O concurso público em pauta tem o prazo de validade de dois anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal de Gramado.

UFPE abre concurso público para professores na área da saúde

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna público que estão abertas as inscrições para concurso de provas e títulos, visando o provimento de cargos da Carreira do Magistério Superior, classes Adjunto e Auxiliar, em caráter permanente. A remuneração inicial máxima chega a R$ 8.679,64, segundo informações que constam nos editais nº 81 e 82/2015.

Edital 81/2015
Todas as 12 vagas deste edital são para o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Secretaria do Núcleo de Ciências da Vida, do Curso de Medicina - Sede provisória. São três oportunidades para a área de Saúde (Saúde Coletiva, Informática aplicada à Saúde e Bioquímica e Fisiopatologia) e nove para a área de Medicina, nas subáreas de: Ginecologia/ Obstetrícia; Pediatria; Anestesiologia; Cirurgia do aparelho digestivo; Clínica Medica/Reumatologia; e Psiquiatria.

Edital 82/2015
São oferecidas vagas nas áreas de História da África (1), Saúde da Criança e do Adolescente (2), Cirurgia (diversas especialidades, 7 vagas), Saúde coletiva (1), Medicina Legal e Odontologia legal (1), Comunicação Subárea: Criação e Direção de Arte (1) e Informática em saúde (1).

Inscrições
As inscrições do edital 81/2015 estão abertas até 02 de fevereiro de 2016, na Secretaria do Núcleo de Ciências da Vida do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), de 2ª a 6ª feira. O endereço é: Polo Comercial de Caruaru - Rodovia BR 104, km 62 Nova Caruaru / CEP: 55014-908. Tel: (81) 992997516, 2126-7345 ou 2126-7390. Horário de Atendimento: 9h às 12h - 13h às 16h.

Quanto ao segundo edital, as inscrições estão abertas durante o mesmo prazo, na Diretoria do Centro Acadêmico com oferta de vagas, conforme os endereços disponíveis no edital.

Provas e editais
O concurso constará de prova escrita, prova didática e/ou didático-prática, além do julgamento de títulos.

Para conferir os detalhes e atualizações deste concurso, os interessados devem consultar a página eletrônica da PROGEPE (www.ufpe.br/progepe).

Os editais foram publicado no Diário Oficial da União:
http://goo.gl/0zwoPy
http://goo.gl/OWUgON

Concurso e processo seletivo da Prefeitura de Buritama - SP

A Prefeitura de Buritama, em São Paulo, lançou editais n°s 001 e 002/2016 de concurso público com a finalidade preencher 64 vagas em cargos de todos os níveis de formação escolar. Os rendimentos oferecidos variam entre R$ 929,77 e R$ 6.753,06.

O concurso está a cargo da empresa GL Consultoria em Desenvolvimento Social e Ação Educativa, que divulgou os dois editais para preenchimento das diversas vagas no quadro geral de pessoal do município.

As oportunidades são para os cargos de Coveiro, Motorista, Operador de Máquinas, Agente Administrativo, Agente Controlador de Vetores, Agente de Organização Escolar, Agente de Saneamento, Auxiliar do Departamento de Controle de Bens e Materiais, Chefe do departamento de Bens e Materiais, Coordenador do Fundo Municipal de Saúde, Fiscal de Tributos, Inspetor de Alunos, Motorista de Ambulância, Secretário, Supervisor de Serviços Gerais, Técnico de Computador e Sistemas, Tesoureiro, Agente de Projetos e Programas na Saúde, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Controlador Interno, Coordenador de Controle de Zoonose e Vetores, Encarregado de Suporte Eletrônico de Informações, Engenheiro Civil, Médico, Médico Psiquiatra, Professor Coordenador, Professor da Educação Infantil, Professor de Apoio, Professor de Ensino Fundamental, Professor de Educação Física e Agente Comunitário de Saúde.

A inscrição deverá ser efetuada até 14 de janeiro de 2016, pela internet, através do site www.glconsultoria.com.br.

As taxas variam entre R$ 40,00 e R$ 70,00. O concurso será composto de prova escrita, prova de títulos e também prova prática, dependendo do cargo.

A realização da prova escrita está prevista para 31 de janeiro de 2016 na EMEF do Bairro Nossa Senhora do Livramento, Rua Marechal Deodoro, nº 635, Buritama/SP.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período havendo necessidade, conveniência e interesse do Governo do Município de Buritama.

Concurso Campestre - MG

Em Minas Gerais, a Prefeitura de Campestre publicou edital Nº. 01/2016 de concurso público para o preenchimento de cargos vagos nas classes do quadro de pessoal permanente da administração do Poder Executivo Municipal. Sob coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Econômicas – IPEFAE, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 86 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.335,60, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas. Cargos Borracheiro, Calceteiro, Funileiro, Gari, Lavador de Veículos, Mecânico, Soldador, Vigia, Coveiro, Auxiliar de Serviços Escolares, Agente Tributário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Fiscal de Tributos, Fiscal Sanitário, Recepcionista, Auxiliar de Enfermagem, Eletricista de Veículos, Técnico em Enfermagem, Professor de Educação Básica I/II, Analista de Controle Interno, Bibliotecário, Biomédico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico (Generalista, Pediatra e Psiquiatra), Veterinário e Psicólogo.

As inscrições poderão ser efetuadas no CVT (Centro Vocacional Tecnológico), situada na Praça Nossa Senhora Aparecida, S/N, Centro, Campestre/MG, se dará no período de 7 a 28 de março de 2016, no horário das 13h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados ou via internet no site www.ipefae.org.br.

A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00 e 40,00;
Nível médio: R$ 45,00 e 50,00;
Nível superior: R$ 60,00 e 85,00;

O concurso público constará de prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, prova prática apenas para o cargo de Gari, de caráter eliminatório e classificatório e avaliação de títulos apenas para os cargos Professor de Educação Básica I; Professor de Educação Básica II – História; Professor de Educação Básica II - Matemática e Professor de Educação Física de caráter apenas classificatório.

A prova objetiva está prevista para 1º de maio de 2016, nos dois turnos, em locais a serem divulgados no site www.ipefae.org.br e no quadro de aviso da Prefeitura de Campestre, até 21 de abril de 2016.

O gabarito será divulgado no mesmo dia de realização da prova objetiva, a partir das 23 horas, no site www.ipefae.org.br.

A prova prática será realizada na data provável de 8 de maio de 2016.

A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração.

UNESPAR - PR abre teste seletivo

A Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), entidade autárquica multicampi, informa que está realizando teste seletivo para contratação de docentes temporários para os municípios paranaenses de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, contemplando o total de 102 vagas.

São oferecidas mais de 100 vagas para professores de diversas áreas do conhecimento. De acordo com o edital nº 53/2015-CPPS, os vencimentos para os contratados pode variar de R$ 2.932,90 a R$ 7.417,17, a depender da titulação e carga horária do contratado.

A inscrição será realizada exclusivamente pela página da UNESPAR, no sítio eletrônico www.unespar.edu.br/concursos, até 12 de fevereiro de 2016, preenchendo-se a Ficha de Inscrição disponível no referido link, onde também se encontra, para impressão e pagamento, o boleto bancário referente à taxa de inscrição (R$ 100,00).

Outras informações pelo email: cpps@unespar.edu.br, ou endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 350, Jardim Botânico CEP 80210-170, Curitiba - Paraná.

Os candidatos serão selecionados por provas escrita, de títulos e didática. Será realizada a prova na data provável de 29 de fevereiro de 2016, com duração de uma hora, em local a ser divulgado no Edital de Homologação das Inscrições.

O acesso ao edital pode ser feito pelo link: http://200.201.19.20/unespar_concursos/index.php?id=edital-n-0532015-cpps

A Universidade Estadual do Paraná tem sede na Rua Pernambuco, 858 – Centro – Paranavaí – CEP 87701-010.

Processo Seletivo Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ

A Prefeitura de Laje do Muriaé, no Rio de Janeiro, abre processo seletivo nº 01/2015, com a intenção de selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior, para a contratação de 12 novos servidores.

As oportunidades são para Oficineiros - PETI (Dança, Luta Marcial, Pintura), Auxiliar de Consultório Dentário, Orientador Social, Enfermeiro PSF e Médico PSF. Os vencimentos ofertados vão de R$ 788,00 a R$ 4.000,00, em carga horária de 20 ou 40 horas por semana.

Os interessados podem realizar suas inscrições no período de 11 a 30 de janeiro de 2016, através do endereço eletrônico: www.incp.org.br ou na Secretaria Municipal de Esportes, que fica na Rua Ferreira César, s/nº, Pindoba - Laje do Muriaé /RJ, no horário de 10 às 16 horas.

A taxa de inscrição vai de R$ 38,00 até R$ 82,00.

Os inscritos serão selecionados através de provas escrita objetiva e análise de títulos, de acordo com os métodos de avaliação de cada cargo.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 19 e/ou 20 de março de 2016, em local e horário a serem comunicados com antecedência no site usado para efetuar as inscrições.

O processo seletivo será válido por um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da Administração Pública, por igual período. 

Maiores hospitais particulares do país registram queda na receita

Pela primeira vez em uma década a receita líquida dos 22 maiores hospitais particulares do Brasil cai, registrando uma queda de 1,8% no ano passado, para R$ 8,3 bilhões, segundo levantamento da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp)

Um fator contribuinte para essa diminuição da receita foi o aumento de 8,3% nas despesas. Este desempenho ruim no setor hospitalar deve-se ao fato de que 450 mil pessoas perderam seus planos de saúde ao serem demitidos em 2015.

As perspectivas para 2016 também não são as melhores por conta do provável aumento do desemprego, da alta do dólar, que eleva os custos dos hospitais que, por sua vez, importam 30% dos medicamentos, materiais e equipamentos. E também são previstas negociações mais acirradas com as operadoras e seguradoras de saúde.

Ainda de acordo com o levantamento da Anahp, o número de atendimentos em pronto-­socorro caiu 7,2% no ano passado. “É a primeira vez, desde 2004, que há queda no volume de atendimentos em pronto­-socorro”, disse Francisco Balestrin,presidente da Anahp, em release ao mercado. Chama atenção o fato de que esses dados referem-­se a hospitais de ponta como Albert Einstein, Sírio­Libanês, Samaritano e Rede D’Or, que têm uma estrutura mais profissionalizada. Ou seja, o impacto pode ter sido ainda muito maior em hospitais menores.

O desempenho observado pelo do setor em 2015 contrasta com o cenário de anos anteriores, quando a demanda era forte por conta da entrada da classe C no mercado formal de trabalho. Muitas dessas pessoas nunca tinham tido convênio médico e com isso passaram a usar muito o benefício, o que provocou uma lotação nos hospitais privados, que chegaram a ser comparados com os hospitais da rede pública. Em 2010, os hospitais anunciaram investimentos de mais de R$ 2,5 bilhões para abertura de cerca de 4,3 mil novos leitos até 2016 e atuação em especialidades médicas de alta complexidade.

Ainda assim, essa quantidade de novos leitos era considerada insuficiente para atender a demanda. Um estudo feito pela própria Anahp, em 2013, mostrava que se o número de usuários com convênio médico crescesse 2,1% ao ano, os hospitais precisariam ter até 2016 mais 13,7 mil novos leitos com investimento de R$ 4,3 bilhões. Essas projeções foram baseadas no histórico do setor de planos de saúde que, no período de 2010 a 2013, registrou crescimento entre 2,5% e 3,7% por ano.

A Anahp estima que, neste ano, seus 80 hospitais associados tenham uma receita bruta de R$ 22 bilhões, uma alta de 2,2%. Mas não se trata de um crescimento orgânico, uma vez que em 2015 havia 77 hospitais associados, ou seja, três a menos.

*Com informações da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) em 05/01/2016.

Saúde Business

É possível morrer de calor? Como se proteger dos riscos de um verão extremo

Morrer de calor é uma das expressões mais usadas no Brasil, sobretudo no verão. Num país tropical em que as temperaturas passam com frequência dos 30ºC - e, na estação mais quente, chegam aos 40ºC - não é de se espantar que muita gente esteja sempre "morrendo de calor"

Foto Agencia Brasil/Thinkstock
Segundo meteorologistas, termômetros podem registrar um calor de até 4ºC acima da média neste verão

Mas será que é possível mesmo morrer de calor?

O professor da Faculdade de Medicina da USP Paulo Saldiva explica que, embora seja raro, isso pode acontecer sim.

"Estudos mostram que durante as ondas de calor há um aumento da mortalidade, sobretudo de idosos e bebês, que têm menos capacidade de adaptação e, muitas vezes, dependem dos cuidados alheios para se proteger", explica o especialista.

Quando está quente, suamos como uma forma de regular a temperatura do corpo: o suor é uma das reações ordenadas pelo cérebro par fazer declinar a temperatura da pele e, consequentemente, do sangue circulando nos vasos sanguíneos superficiais.

O sangue refrescado corre pelo corpo, baixando a temperatura do organismo.

Entretanto, quando está quente demais, a tendência é que haja cada vez mais vasos de regulação térmica abertos no nosso corpo, para que suemos mais. O primeiro problema óbvio desse suor excessivo é a desidratação.

Alguns idosos - por conta de outras condições comuns à idade avançada, que danificam mecanismos de controle do corpo – podem perder uma quantidade significativa de água sem sentir sede. Quando perdemos muita água e não repomos líquido, junto com a desidratação podem surgir também outros problemas.

Com muitos vasos da pele dilatados ao mesmo tempo, por exemplo, a pressão sanguínea cai – o que pode levar a vertigem e tonturas, por exemplo. Com a pressão mais baixa, a tendência é que o coração comece a bater mais rápido numa tentativa de elevar a pressão e equilibrar o organismo.

O coração sobrecarregado e a menor quantidade de líquidos circulando deixa o sangue mais denso, o que aumenta também a chance de ocorrer algum tipo de obstrução – ou trombo. E também de uma parada cardíaca.

Em situações normais, a própria variação natural da temperatura ao longo do dia se encarrega de regular esse processo, evitando o superaquecimento do corpo.

Mesmo num verão quente, as noites sempre tendem a ser mais frescas que os dias, regulando naturalmente a temperatura corporal.

(Foto: Getty)
Manter-se refrescado é uma das dicas para o verão

O grande problema, como explica o climatologista Carlos Nobre, atualmente à frente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), são as ondas de calor extremas e prolongadas, quando essa variação de temperatura ao longo do dia é tão mínima que não dá conta de regular a temperatura do corpo, provocando o superaquecimento.

"O pico de temperatura elevada, mesmo que acima dos 40ºC, não é o grande problema", explica Nobre.

"O risco é quando, ao longo de pelo menos três dias consecutivos, a temperatura máxima passa dos 36ºC e a mínima não cai abaixo de 21ºC. Quando isso ocorre, o corpo não consegue se resfriar de forma apropriada, o que pode levar a paradas cardíacas e derrames."

Fresco e hidratado
A forma de prevenir tais problemas é tão óbvia quanto intuitiva: se manter sempre hidratado e refrescado – por meio de ar-condicionado, ventilador, banho frio.

A adaptação das cidades às temperaturas altas é uma ajuda valiosa. Centros urbanos com árvores (e sombra), arquitetura que valorize a circulação de ar, a proximidade da praia, instalações refrigeradas, por exemplo, ajudam a minimizar os efeitos do calor excessivo e evitar problemas maiores.

Vale lembrar que estamos às vésperas de um verão que promete ser um dos mais quentes de todos os tempos no país, com as temperaturas ultrapassando facilmente os 40ºC por vários dias seguidos nos locais tradicionalmente mais quentes, como Rio de Janeiro, Piauí e Tocantins.

Segundo meteorologistas, os termômetros podem registrar um calor até 4ºC acima da média.

Isso porque estamos diante de uma combinação inédita de fenômenos: a elevação da temperatura média do planeta por conta do aquecimento global (que já é de quase 1ºC) somada a um fenômeno El Niño dos mais intensos já registrados.

O fenômeno está relacionado ao aquecimento das águas do Pacífico Sul e, em geral, à elevação das temperaturas globais. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o El Niño deste ano pode ser um dos quatro mais intensos dos últimos 65 anos.

O El Niño também costuma causar chuvas mais intensas. Se, por um lado, as chuvas são importantes para baixar a temperatura, por outro, o calor com umidade tende a ser percebido com mais intensidade. A sensação térmica aumenta.

Não custa nada estar preparado para morrer de calor apenas metaforicamente e manter a saúde neste verão.

BBC Brasil

Britânico relata "pesadelo" em experiência com uso de "pílula da inteligência"

Droga é usada para aumentar concentração, tratar problemas como narcolepsia ou ajudar em alterações bruscas na rotina

Foto: BBC
Foto: BBC - Zand conseguiu comprar as pílulas em um site baseado na Índia

Encontradas de forma legal na Grã-Bretanha, as chamadas "pílulas da inteligência" têm crescido em popularidade no país.

O repórter da BBC Benjamin Zand experimentou uma dessas drogas e relatou os efeitos. Leia seu depoimento:

Uma amiga me contou sobre as "pílulas da inteligência" há algum tempo."Todo mundo toma. Elas são apenas pílulas que ajudam na concentração", disse ela, que já tomava os comprimidos.

Muitas destas chamadas "pílulas da inteligência" são usadas como medicamentos convencionais para tratar problemas como a narcolepsia ou os causados por mudanças extremas de turno de trabalho. Mas elas também têm sido consumidas por pessoas que querem trabalhar melhor.

O modafinil foi chamado de "a primeira pílula da inteligência segura do mundo" por pesquisadores das universidades de Harvard e Oxford, que sugeriram que os efeitos são de "baixo risco" quando o medicamento é consumido por um curto período de tempo.

No entanto, seus efeitos colaterais podem incluir insônia, dores de cabeça e erupções cutâneas potencialmente perigosas. Depois de ler avaliações positivas online - alguns estudantes alegavam que essas pílulas melhoraram muito seu desempenho na universidade -, decidi fazer uma experiência e tomar o medicamento.

É ilegal vender modafinil na Grã-Bretanha sem receita médica, mas não é ilegal comprar. Há muitos sites, geralmente baseados na Índia, que vendem a substância. Quando o pacote chegou, menos de uma semana depois da compra, as pílulas pareciam comprimidos de paracetamol.

Consulta e pesquisa
Depois de uma consulta médica - na qual ouvi que, por ser jovem e saudável, provavelmente não sofreria efeitos colaterais graves -, comecei a experiência. Tomei o primeiro comprimido na Universidade de Cambridge, como parte de um teste cognitivo no qual os pesquisadores analisaram minha atenção visual constante, memória espacial, função executiva e memória episódica antes e depois de tomar a pílula.

"Fizemos vários estudos, que mostram um aumento na habilidade cognitiva - com médicos (trabalhando) no turno da noite e pessoas saudáveis em um ambiente controlado para o teste", afirmou Barbara Sahakian, uma das pesquisadoras. Antes de tomar os comprimidos, meu nível de atenção estava entre os 15% a 20% dos melhores entre as pessoas da minha idade. Depois, estava entre os 5% a 10% dos melhores.

Sem dúvida comecei a me sentir mais desperto e com uma tendência menor à frustração. Mas também pode haver outros fatores que tenham afetado os resultados. Minha mente continuava alerta. Viajei durante quatro horas para minha cidade, Liverpool, e não senti o cansaço que costumo sentir. No entanto, esses foram os últimos resultados positivos que vivenciei com o modafinil.

No dia seguinte, tentei tomar outro comprimido para adiantar alguns trabalhos durante uma viagem de trem. Mas fiquei mais distraído do que o normal. A pílula fez com que eu me concentrasse nas coisas erradas, como joguinhos no smartphone.

Com o passar do tempo, comecei a sentir uma dor de cabeça muito forte, perdi o apetite e sentia vontade constante de ir ao banheiro. Meu cérebro não estava trabalhando mais rápido, mas minha bexiga estava.

Naquela noite, quando tentava dormir, não conseguia me desligar e foi assim até as primeiras horas da manhã. Também encontrei um caroço na parte de trás da minha perna e outro apareceu no meu braço no dia seguinte; os dois coçavam.

Boas experiências
Minha experiência difere da de outras pessoas. Jason Auld, atleta e empreendedor de Edimburgo, na Escócia, afirmou que acha que pode alcançar tudo o que quer quando toma o modafinil. "Faz você se sentir como se estivesse operando a 100% (de sua capacidade), você está indo com tudo o que pode. Geralmente não penso que isso é possível, mas o modafinil me permite fazer isto", disse.

Eu tive apenas uma explosão inicial de energia e aumento de concentração na primeira vez com o remédio. Depois, fiquei muito longe de meu melhor rendimento. A terceira e última vez em que tomei o modafinil também foi decepcionante: a dor de cabeça voltou, fiquei cada vez mais desidratado e não senti fome. E amigos me lembravam toda hora o quanto a minha pele parecia ruim: o modafinil não me deixava dormir e minha aparência era terrível.

Com o passar das horas eu parei de procrastinar, e o comprimido parecia estar fazendo o efeito desejado. Mas isso aconteceu apenas às 20h. Trabalhei sem parar até cerca de 23h, editando, gravando, escrevendo. Fazendo coisas que nem sabia se precisaria fazer. Sentia como se tivesse que continuar trabalhando, ao contrário de querer continuar.

Balanço
Os efeitos negativos do remédio pesaram bem mais do que os positivos. Os corpos das pessoas reagem de forma diferente a comprimidos e produtos químicos e, depois de falar com meu médico, descobri que meu fígado tinha liberado uma enzima que tentou eliminar o modafinil do meu corpo.

Pelo fato de ter comprado o comprimido na internet, também levei em conta a possibilidade de ter adquirido um medicamento adulterado. Mas Jason Auld, o atleta de Edimburgo, me disse que já tinha comprado do mesmo site.

De certa forma fiquei decepcionado por não ter tido a chance de sentir os efeitos positivos do modafinil, que tinha visto na internet. Mas também me senti aliviado por não estar perdendo nada em relação às pessoas que tomam o medicamento. Os efeitos colaterais e a falta de produtividade me mostraram que não é uma pílula milagrosa e definitivamente não pretendo tentar de novo.

BBC Brasil / iG

Calendário de vacinação atualizado já está em vigor

Foram alteradas doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite

Os postos de saúde de todo o Brasil já estão com o novo calendário de vacinação para 2016. Estão sendo alteradas doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite e o número e doses da vacina de HPV, que não será mais necessária a terceira dose. As mudanças, realizadas pelo Ministério da Saúde, começaram a valer a partir da última segunda-feira (04).

“Essas mudanças são rotineiras. O Calendário Nacional de Vacinação tem mudanças periódicas em função de diferentes contextos. Sempre que temos uma mudança na situação epidemiológica, mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas, fazemos modificações no calendário”, explicou o secretario de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi.

Um das principias mudanças é na vacina papiloma vírus humano (HPV). O esquema vacinal passa para duas doses, sendo que a menina deve receber a segunda seis meses após a primeira, deixando de ser necessária a administração da terceira dose.

Estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses. As mulheres vivendo com HIV entre de 9 a 26 anos devem continuar recebendo o esquema de três doses.

Para os bebês, a principal diferença será a redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente para pneumonia, que a partir de agora será aplicada em duas doses, aos 2 e 4 meses, seguida de reforço preferencialmente aos 12 meses, mas poderá ser tomado até os 4 anos. Essa recomendação também foi tomada em virtude dos estudos mostrarem que o esquema de duas doses mais um reforço tem a mesma efetividade do esquema três doses mais um reforço.

Pólio
Já a terceira dose da vacina contra poliomielite, administrada aos seis meses, deixa de ser oral e passa a ser injetável. A mudança é uma nova etapa para o uso exclusivo da vacina inativada (injetável) na prevenção contra a paralisia infantil, tendo em vista a proximidade da erradicação mundial da doença. No Brasil, o último caso foi em 1989.

A partir de agora, a criança recebe as três primeiras doses do esquema – aos dois, quatro e seis meses de vida – com a vacina inativada poliomielite (VIP), de forma injetável. Já a vacina oral poliomielite (VOP) continua sendo administrada como reforço aos 15 meses, quatro anos e anualmente durante a campanha nacional, para crianças de um a quatro anos.

Também haverá mudança da vacina meningocócica C (conjugada), que protege as crianças contra meningite causada pelo meningococo C. O reforço, que anteriormente era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

Vacinas
Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribui cerca de 300 milhões de imunobiológicos anualmente, dentre vacinas e soros, além de oferecer à população todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional de Vacinação.

Nos últimos cinco anos, o orçamento do PNI cresceu mais de 140%, passando de R$ 1,2 bilhão, em 2010, para R$ 2,9 bilhões, em 2015. Além disso, os contratos do Ministério da Saúde com os laboratórios produtores de vacinas estão em andamento e os pagamentos em dia.

Ministério da Saúde

Hospital Regional apura denúncia de sexo entre funcionários no necrotério

Bebês estão internados no Hospital Regional de Sorocaba (Foto: Reprodução/TV Tem)Funcionária flagrou dupla ao levar corpo de bebê para sala. Diretoria do hospital de Sorocaba tenta identificar envolvidos

A diretoria do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) abriu ontem (quarta-feira, 6) uma apuração preliminar para investigar uma denúncia de um casal que teria sido flagrado tendo relações sexuais dentro do necrotério do Hospital Regional. O caso ocorreu na noite do dia 27 de dezembro de 2015 e foi relatado por uma funcionária que entrou na sala para deixar o corpo de um bebê.

Segundo outra funcionária, que prefere ter a identidade preservada, a mulher que levava o corpo ao necrotério denunciou o caso à diretoria do hospital.

A suspeita é que os dois envolvidos sejam funcionários terceirizados que trabalham na UTI. "Esse caso chocou todo mundo aqui. Ficamos horrorizados", diz.

De acordo com a diretoria do CHS, a apuração será feita para identificar os supostos funcionários. Se o fato for confirmado, serão tomadas as medidas cabíveis. No entanto, não foram divulgados mais detalhes sobre as providências.

Foto: Reprodução/TV Tem

G1

Anvisa publica manual sobre registro eletrônico de medicamentos

A Anvisa publicou o novo Manual do Usuário do Peticionamento de Registro Eletrônico de Medicamentos

Com o Manual de Registro Eletrônico de Medicamentos, os usuários contam com o passo a passo do registro eletrônico de medicamentos.

O processo de registro está descrito na resolução RDC 60/2014.

O registro de medicamentos foi instituído em 20 de abril de 2013, por meio da resolução RDC 20/2013 que regulamenta o registro de medicamentos no Brasil por meio eletrônico.

Foto: Reprodução

ANVISA

Ambulância abandona paciente no litoral de SP

Homem foi deixado na calçada em Cubatão, após ter atendimento negado em uma Unidade de Pronto Atendimento do município


Diário de São Paulo