Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Caso de aborto confirma que zika consegue atravessar a placenta

Fiocruz do Paraná achou vírus em amostra de paciente do Nordeste. Vítima manifestou sintomas típicos da infecção antes de perder feto


Cientistas do Paraná divulgaram nesta quarta-feira (20) o resultado de uma pesquisa que confirma a capacidade do zika vírus de atravessar a placenta de gestantes. O Instituto Carlos Chagas, da Fiocruz de Curitiba, encontrou traços de DNA do vírus em amostra de tecido de uma mulher que teve a gravidez interrompida.

A gestante, que vivia no Nordeste mas não foi identificada, relatou sintomas compatíveis à infecção semanas antes de sofrer um "aborto retido", que ocorre quando o feto para de se desenvolver no útero.

Após usar anticorpos para detectar a presença de uma infecção no tecido da placenta, os pesquisadores depois identificaram o zika por meio de PCR – exame que detecta traços de material genético do patógeno.

"Este resultado confirma de modo inequívoco a transmissão intrauterina do zika vírus", afirmou comunicado do instituto. A pesquisa foi liderada pela virologista Cláudia Nunes Duarte dos Santos.

Segundo os cientistas do instituto, a transmissão da infecção pelo vírus provavelmente se dá por meio das chamadas "células de Hofbauer", um tipo de célula do sistema imune, que defende o organismo.

As células de Hofbauer estariam provavelmente capturando o zika e depois sendo absorvidas pela placenta, mas pesquisadores ainda não conseguiram confirmar essa tese.

O zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e foi identificado pela primeira vez no país em 2015. A doença tem sintomas leves, como febre baixa e dor muscular, mas os riscos são grandes para gestantes.

O Ministério da Saúde declarou emergência pelo aumento de casos de microcefalia em bebês (quando o crânio tem tamanho menor que a média – 32 centímetros) relacionados ao vírus, além de abortos.


Nesta quarta, a Organização Pan-americana de Saúde disse que o zika está presente em toda a América Latina e no Caribe.

G1

Uma em cada 10 cidades de SP já vive surto de dengue

Pelo menos uma em cada dez cidades paulistas já vive epidemia de dengue, três meses antes do período de pico da doença, registrado historicamente em abril

O quadro considera o número de casos notificados de outubro a dezembro de 2015, período que se iniciam as altas temperaturas e as chuvas, condições climáticas propícias à reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor ainda da chikungunya e do zika vírus.

Estatísticas divulgadas ontem (segunda-feira. 18) no site do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde mostram que 67 dos 645 municípios do Estado já registram, na temporada iniciada no último trimestre de 2015, taxa de incidência da doença acima de 300 casos por 100 mil habitantes, índice considerado epidêmico. Entre as cidades em situação preocupante estão Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Ilhabela e Sorocaba.

O levantamento já aponta para a possibilidade de uma nova epidemia de dengue neste ano no Estado, que, em 2015, registrou o pior surto da doença na história, com 649.562 casos confirmados durante todo o ano, mais do que o triplo do relatado no ano anterior. Também houve recorde de mortos por complicações de dengue em território paulista: 454. O número de municípios de São Paulo que alcançaram índice epidêmico, se considerado o acumulado de casos de todo o ano de 2015, também triplicou, passando de 142, em 2014, para 481 no ano passado.

Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP) e titular da pasta na cidade de Ribeirão Preto, Stênio Miranda afirma que o aumento expressivo de casos antes do período de pico do ano tem preocupado as prefeituras, que sofrem com limitações orçamentárias para investir mais no trabalho de combate ao mosquito. "O panorama até dezembro é que temos, sim, alguns municípios vivendo uma antecipação do crescimento de casos. A expectativa agora é saber se isso vai se restringir a algumas regiões ou se pode espalhar-se para mais cidades", diz ele.

Em Ribeirão Preto, desde outubro, o número de casos confirmados tem triplicado mês a mês. "Em outubro foram 60; em novembro passou para 300; em dezembro já são 800 confirmados e esse número pode aumentar com a conclusão de exames. Só até o dia 18 de janeiro, já são 4 mil casos notificados", relata Miranda. A cidade também registrou 72 casos suspeitos de zika vírus, com a confirmação de quatro, e dois de chikungunya. Diante do quadro, a prefeitura decretou estado de emergência.

Dificuldades
A chuva que tem sido frequente há semanas vem dificultando o combate à dengue na cidade. Equipes estão indo às casas pedir que os moradores reforcem a atenção com os possíveis criadouros do mosquito transmissor. "Já diminuí muito o número de vasos e estou evitando qualquer coisa que junte água", disse a dona de casa Maria de Lourdes Dias Silva, moradora do bairro Campos Elísios, que teve a casa visitada por agentes de combate à dengue. "Eles deram outras orientações que também vão ajudar a não pegar a doença", contou.

A situação da dengue na cidade fez aumentar em mais de 20% em janeiro a procura pelo serviço público na área médica. Estimativa da Secretaria Municipal da Saúde aponta que 29 mil pessoas podem ser infectadas até junho, o que caracterizaria a pior epidemia da história da cidade. Para enfrentar o problema, nesta semana a Divisão de Farmácia da prefeitura distribuiu 15.500 frascos de soro fisiológico de hidratação endovenosa para as quatro unidades de pronto atendimento do município. "Esse medicamento é o principal reidratante para os pacientes que estão em tratamento de dengue", explicou o farmacêutico Romano Carelli Junior.

Para adquirir os remédios, a secretaria teve de fazer uma compra emergencial. De acordo com Carelli, em janeiro o produto está sendo consumido em quantidade cinco vezes maior do que em dezembro. Também foram reforçados estoques de outros medicamentos, como paracetamol e dipirona.

A expectativa da prefeitura é de que, neste ano, os custos com o tratamento da dengue e do zika fiquem entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões. Para reduzir o gasto também têm sido tomadas medidas preventivas, como mutirões de limpeza. Pelo menos 66 cidades da região de Ribeirão marcaram um mutirão para o dia 30. Ribeirão ainda cancelou o carnaval da cidade para direcionar a verba para ações de combate à doença.

(As informações são do jornal O Estado de S. Paulo)

Uol

Síndrome de Riley-Day: o que é e como afeta o organismo

Doença hereditária que afeta o sistema nervoso, a síndrome de Riley-Day, também conhecida como disautonomia familiar, afeta as células nervosas que se destinam a controlar certas sensações, como dor, calor e percepção de gosto

síndrome de Riley-Day-shutterstock-doutíssima
Foto: Shutterstock - A Síndrome de Riley-Day pode causar insensibilidade à dor

De origem genética, ela também pode causar problemas em outras funções corporais importantes, como é o caso da sudorese, da deglutição e da pressão arterial. Descrita pela primeira vez em 1949, foi inicialmente classificada como uma doença fatal, com expectativa média de vida que ficava em torno dos cinco anos.

Um dado curioso é que a condição ocorre com maior frequência em pessoas de ascendência judaica da Europa Oriental, mas é extremamente rara na população em geral, o que ainda permite que existam várias lacunas sobre a síndrome.

Sintomas da Síndrome de Riley-Day
A doença não tem cura e o tratamento é feito somente de forma paliativa. Já os sintomas aparecem desde o nascimento e tendem a piorar com o passar do tempo. Embora bastante característicos, eles também podem variar de uma pessoa para outra.

Os principais são as crises de apneia, que podem levar à perda da consciência, episódios recorrentes de vômito, dificuldade de alimentação, atraso no crescimento e desenvolvimento, além de incapacidade de produzir lágrimas.

A insensibilidade à dor também é um grande risco para os portadores da síndrome, que muitas vezes não percebem uma fratura ou até um machucado mais grave. O maior centro de pesquisas do mundo, o Dysautonomia Foundation, explica que doença também afeta os principais sistemas do corpo, causando graves problemas respiratórios, cardiovasculares, ortopédicos, digestivos, renais e de visão.

Crianças com síndrome de Riley-Day já nascem sem os reflexos e instintos básicos, não têm a capacidade de sugar no peito e tampouco conseguem engolir corretamente. A boa notícia é que os últimos anos foram de intensos avanços científicos, como a detecção do cromossomo afetado.

Testes de DNA para a identificação da doença também já estão disponíveis e podem ser feitos de forma preventiva, antes da gestação, para descartar a hipótese de que a síndrome vá afetar o bebê.

Doença raras no Brasil
Em 2014, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa determina a organização da rede de atendimento para diagnóstico e tratamento para cerca de oito mil doenças, que foram classificadas de acordo com as características e estruturadas em eixos.

A nova política também incorpora exames de diagnóstico e a oferta do aconselhamento genético no SUS. Para isso, o Ministério da Saúde utiliza o critério recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na classificação de doenças raras. Ou seja, é aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.

Cerca de 15 milhões de brasileiros, o que equivale a 6% da população, pode ter algum tipo de doença desse tipo. Estima-se que 80% delas têm causa genética, enquanto as outras estão ligadas a fatores ambientais, infecciosos e imunológicos.

Doutíssima

80% dos hospitais não divulgam seu código de conduta ética

O Brasil está passando por um dos momentos mais importantes de sua história, no qual a sociedade discute de forma contundente, em todos os níveis e setores, a importância do combate à corrupção como forma de garantir instituições públicas e privadas mais sustentáveis e éticas, no entendimento mais amplo destes termos

Por Ronie Oliveira Reyes

E se em um passado recente, estas discussões pareciam alheias à área da saúde, de certa forma protegido pela incredulidade de que seus representantes poderiam colocar interesses financeiros acima das vidas de pacientes, as denúncias envolvendo o mercado de OPME expuseram uma série de vícios e práticas tão vergonhosas, quanto livres de qualquer movimento prévio significativo que as impedissem de acontecer.

Infelizmente, foi somente a partir dos escândalos que uma fatia importante de médicos, fornecedores, operadoras de saúde e hospitais compreendeu a necessidade não só de se manter uma conduta ética nas suas relações comerciais (o que, cá entre nós, é obrigação de qualquer profissional, em qualquer setor), mas também de tornar pública a preocupação com a transparência dos negócios que realiza.

Mas, parece que entre a compreensão e a ação efetiva ainda há uma grande lacuna.

O blog pesquisou as homepages dos 50 hospitais privados mais importantes do país buscando identificar as instituições que, de forma clara e aberta, apresentavam em seu site o acesso ao código de conduta que rege o comportamento de seus colaboradores e parceiros na execução de atividades ligadas ao seu negócio.

O intuito do levantamento era medir o grau de atenção que a nata do setor hospitalar brasileiro vem concedendo à transparência das ações de seus representantes e à propagação de práticas éticas e sustentáveis, alheias às questões médicas e assistenciais. Além disso, a pesquisa quis apurar o nível de acesso da sociedade ao entendimento dos hospitais sobre temas relevantes como o conflito de interesses ou o recebimento de suborno.

O resultado surpreendeu. Do total de hospitais pesquisados, somente 20% disponibiliza seu manual de conduta à sua comunidade de relacionamento, em uma atitude que demonstra iniciativa positiva, preventiva e sensível ao atual cenário eticamente delicado na área da saúde.

Por outro lado, o fato de 4/5 dos hospitais de referência no país não manifestarem publicamente um documento que cite regras para o recebimento de brindes por seus funcionários ou, ainda, que formalize um canal anônimo para denúncias, faz surgir na sociedade uma dúvida bastante pertinente em tempos de combate à corrupção: as diretrizes de conduta dos profissionais dos hospitais não estão divulgadas ou, simplesmente, não existem?

Saúde Business

Pílula anticoncepcional: conheça os três efeitos colaterais mais perigosos

AVC, embolia pulmonar e trombose são os riscos para quem usa este tipo de medicamento

Efeitos colaterais não são novidade para nenhuma mulher que usa pílula anticoncepcional: inchaço e aumento de peso, dores de cabeça e, inclusive, diminuição da libido são reações comumente citadas por usuárias do medicamento. Porém, em alguns casos, a situação pode ser bem mais grave. Cerca de 10 a cada 10 mil consumidoras de contraceptivos orais combinados (pílulas com estrogênio e progesterona na composição) sofrem com trombose, embolia pulmonar ou AVC.

O número de discussões sobre os efeitos do uso de anticoncepcionais tem aumentado cada vez mais nos últimos anos: por um lado, há uma comprovação de que mulheres que tomam pílulas combinadas possuem mais chances de desenvolver tromboembolismo, mas existem outros fatores para levar em conta.

Primeiro, a chance é bem reduzida e, segundo, depende da propensão e do histórico de cada mulher. Resumindo: não há um consenso entre os médicos sobre quais são os reais perigos dos contraceptivos orais, apenas uma concordância de que os benefícios superam os riscos.

Países como Estados Unidos e França proibiram certas marcas e adotaram algumas medidas para que as mulheres conheçam as contraindicações da medicação que estão tomando.

Já no Brasil, a Anvisa atualizou no ano passado informações sobre os efeitos colaterais graves dos anticoncepcionais, após receber um número grande de reclamações a respeito dos contraceptivos compostos.

Segundo o documento disponibilizado pela agência, o risco de trombose associada às medicações orais varia conforme o tipo de progestagênio da pílula e não do histórico de risco de cada mulher.

Entenda alguns dos riscos graves do uso de contraceptivos orais combinados:

Trombose
Ela é causada por um coágulo formado dentro de veias ou artérias, que bloqueia a passagem do sangue. Dependendo do lugar em que se forma o coágulo, ele pode causar o entupimento de vias importantes do corpo, como pulmão e cérebro.

O risco dos anticoncepcionais orais está relacionado à variação de hormônios, uma das principais causas da trombose. O controle das doses de hormônios presentes nas pílulas tem ajudado na redução da incidência de tromboses, mas o risco ainda existe.

Embolia pulmonar
A embolia pulmonar surge quando a trombose obstrui as artérias dos pulmões, normalmente por coágulos formados em veias profundas das pernas ou da pélvis e liberados no sangue.

A gravidade dessa condição está relacionada ao tamanho do êmbolo, pois os maiores podem interromper completamente a circulação pulmonar. Entre os fatores de risco, junto com os anticoncepcionais, estão imobilidade prolongada, cirurgias, varizes, obesidade e tabagismo.

AVC
O risco de acidente vascular cerebral, ou derrame, associado ao uso da pílula é cada vez menos frequente devido à redução do teor de estrogênio nos anticoncepcionais.

O risco atual é de dois casos em cada 10 mil mulheres. Ele acontece quando um coágulo de sangue chega a um vaso do cérebro, obstruindo a passagem de sangue.

Alguns fatores que aumentam o risco de AVC são o cigarro, o acúmulo de gordura localizada e consumo de frituras. O uso do contraceptivo aliado ao fumo, por exemplo, aumenta as chances.

O que pode acontecer se eu tomar medicamento vencido?

As pessoas muitas vezes desconsideram as datas de vencimento dos medicamentos

Isso acontece muitas vezes por causa do preço geralmente alto dos medicamentos, negligência ou desconhecimento das consequências de se tomar medicamento vencido.

O que é a data de validade de um medicamento?
A data de validade mostra quando o medicamento ou qualquer outro produto chegou ao fim de sua vida útil. Mas como é que as empresas determinam a longevidade e a validade dos medicamentos?

Uma vez que um medicamento é desenvolvido, os fabricantes determinam o período de tempo que o fármaco vai durar sem deteriorar. Isso é o conhecido como o período de vida útil do medicamento. Se um medicamento for usado no período em que está na vida útil, a máxima eficácia e segurança do medicamento é esperada.

Por que a eficácia dos medicamentos é tão importante?
A eficácia é muito importante porque reflete a capacidade do medicamento em produzir o efeito desejado. Quanto maior a eficácia, melhores serão os resultados.

Os remédios vencidos não tratam adequadamente por causa de terem sua eficácia reduzida. A ineficácia dos medicamentos pode nos deixar doentes por mais dias, nos ausentando mais vezes do trabalho, escola além de reduzir a nossa produtividade.

Devemos considerar a química dos medicamentos vencidos
Os medicamentos podem sofrer alterações em suas propriedades químicas e físicas, podemos observar isso quando os comprimidos se desintegram, medicamentos líquidos se separam em camadas e até mesmo quando mudam de cor.

A alteração química pode resultar em uma substância extremamente tóxica, que pode causar desde uma leve dor de cabeça até a morte.

O que pode acontecer se eu tomar medicamento vencido

Perigos dos medicamentos vencidos
Os medicamentos vencidos trazem consigo dois problemas: eles tornam-se fracos, não atendendo às expectativas e assim não proporcionam os efeitos desejados.

Além disso, esses medicamentos são inseguros, podendo causar sérios problemas de saúde.

É altamente aconselhável que os medicamentos vencidos sejam descartados. Sempre fique atento às datas de validade dos remédios.

Vá até uma farmácia e verifique se eles tem locais adequados para o descarte de medicamentos, nunca os jogue no vaso sanitário, pois eles podem contaminar o sistema de água.

Podemos tomar remédios vencidos?
A perda de potência dos medicamentos pode causar sérios problemas, principalmente se nossa intenção é tratar infecções com antibióticos.

Além disso, também pode ocorrer uma resistência aos antibióticos vencidos, dessa forma nós estaremos ajudando os vírus e bactérias a se tornarem mais resistentes, efeito totalmente oposto ao desejado.


Cuidados ao armazenar os medicamentos
Armazenar os medicamentos da forma correta é uma boa maneira de prolongar a sua vida útil.

O banheiro e armário não são lugares certos para guardar os medicamentos, por causa do calor e da umidade.

Da mesma forma, os medicamentos não podem ser deixados em um carro quente. Os remédios ficam mais estáveis em lugares secos, frescos, ao abrigo da luz. Mantenha sempre tampas bem fechadas e sempre fora do alcance de crianças e animais.

Conclusão
Qualquer produto que está fora do prazo de validade deve ser descartado imediatamente, pois podem causar sérios problemas de saúde.

E como podemos ver, os medicamentos sofrem alterações físicas, perdendo a sua eficácia e podendo causar desde problemas simples como dores de cabeça até a morte.

Então fique sempre atento. Mesmo que um medicamento seja caro, nada é mais importante que o seu bem estar.

20 de Janeiro: Dia do Farmacêutico


"Em cada medicamento que alivia as dores da humanidade, 
está a ciência do farmacêutico"

Três meses após liberação, mulheres encontram barreiras para tomar viagra feminino

Medicamento só pode ser prescrito para pacientes diagnosticadas com transtorno de desejo sexual hipoativo. Apenas um grupo de mil mulheres conseguiu tomar o remédio que aumenta o apetite sexual

O remédio que ficou conhecido como "Viagra feminino" chegou às farmácias americanas no dia 17 de outubro de 2015 no que parecia ser uma vitória feminista. Havia a promessa de ajudar mulheres que sofrem com a redução do desejo sexual, mas a pílula Flibanserina foi prescrita apenas mil vezes nos três primeiros meses desde que foi aprovada pela FDA (Food and Drugs Administration), agência que regula drogas e alimentos nos Estados Unidos.

A razão para o baixo número de prescrições se dá pelo fato de que o medicamento somente pode ser fornecido às mulheres em período pré-menstrual e que sofrem com transtorno de desejo sexual hipoativo. Ajudá-las é, sem dúvida, um grande passo, mas a Flibanserina poderia ser útil também para outras pacientes, como as que sofrem com o declínio do interesse por sexo provocado pelo uso de alguns remédios, como os que controlam a natalidade e os antidepressivos.

Isto significa que a maior parte das mulheres não tem acesso a uma medicação que aumenta o desejo por sexo, o que não ocorre os homens, que encontram drogas similares em qualquer farmácia.

Cerca de 500 mil prescrições foram feitas durante o primeiro mês em que o Viagra foi disponibilizado em 1998 naquele país. 70% dos convênios de saúde cobriram o custo na época. Enquanto isso, apenas metade das mulheres que tomaram Flibanserina (ao custo de R$ 3.446 por mês) tiveram reembolso.

"Sabemos que os homens têm cobertura. Há muitas opções para eles", afirmou Sally Greenberg, diretora executiva da Liga Nacional de Consumidores em Washington, ao jornal "Pittsburgh Post Gazette".

"Agora, as mulheres estão enfrentando sérias barreiras na busca por algo que ganhou aprovação da FDA em segurança e efetividade. Balanço minha cabeça e digo: O que há de errado neste quadro?", questionou.

De acordo com a Marie Claire americana, a Flibanserina não representa uma cura para a redução do desejo sexual, pois ela apenas pode ajudar menos da metade das mulheres que tomam o medicamento. No entanto, em um mundo em que o Viagra é vendido como doce, a versão feminina deveria estar mais disponível.

Revista Marie Claire

Processo seletivo da Prefeitura de São Sebastião do Passé - BA

Foi divulgado edital n° 006/2015 de processo seletivo da Prefeitura de São Sebastião do Passé, na Bahia, que pretende preencher, por tempo determinado, 163 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por rendimentos de até R$ 2.591,36, em carga horária de 24 ou 40 horas por semana.

O certame será executado por meio da empresa Solução.Gov - Consultoria em Gestão Pública e as chances são paraa  Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Higienização, Auxiliar de Lavanderia, Atendente de Farmácia, Maqueiro, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Recepcionista de Consultório Médico, de Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta e Fonoaudiólogo.

Os interessados poderão efetuar sua inscrição até 22 de janeiro de 2016, no endereço eletrônico Solução Gov - solucaogov.com.br.

As taxas variam de R$ 25,00, R$ 35,00 e R$ 50,00. Serão realizadas provas objetivas, para todos os inscritos, além de prova de títulos pelos candidatos aos cargos que exigem ensino médio e superior.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 14 de fevereiro de 2016, em locais que serão comunicados no dia 25 de janeiro de 2016, no mesmo site acessado para inscrição. Os gabaritos serão informados no dia 15 de fevereiro de 2016.

O prazo de validade do processo seletivo público será de um ano podendo ser prorrogado por igual período uma única vez a critério da autoridade competente.

Prefeitura de Santa Rita de Cássia - BA promove processo seletivo

Até o dia 25 de janeiro de 2016, encontram-se abertas as inscrições do processo seletivo regido pelo edital n.º 1/2016 da Prefeitura de Santa Rita de Cássia, na Bahia. O processo seletivo é destinado à contratação de profissionais para atuação no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, em caráter temporário decorrente de excepcional interesse público por prazo determinado, para atuação no ano de 2016.

As inscrições serão recebidas na USB da Maternidade, na cidade Santa Rita de Cássia. Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria de Saúde, localizada na Praça São Pedro s/n, na sede deste município.

O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial da União, do dia 19 de janeiro de 2016, pág. 161.

Concurso Prefeitura de Oliveira - MG

A Prefeitura de Oliveira, em Minas Gerais, lançou o edital nº 01/2016 de concurso público, a ser executado pela empresa FUNDEP. De acordo com o regulamento, os vencimentos ofertados vão de R$ 818,12 a R$ 5.500,00, em jornadas de trabalho de 20 até 40 horas semanais.

Serão contratados 306 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, para Serviços Gerais/ Servente, Trabalhador Braçal, Lixeiro, Pedreiro, Borracheiro, Pintor, Carpinteiro, Encanador, Cozinheiro, Motorista, Tratorista Patrol, Tratorista Retroescavadeira, Tratorista Trator Pneus, Agente De Combate a Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Atendente, Escriturário, Auxiliar de Biblioteca, Arquivista, Fiscal de Inspeção, Fiscal, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Tributos, Instituto de Previdência, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Informática, Eletricista, Desenhista, Segurança do Trabalho, Técnico de Enfermagem, Técnico em Farmácia, Fiscal de Meio Ambiente, Técnico em Contabilidade, Analista Tributário, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Coordenador Social, Educador Físico, Educador Social, Enfermeiro, Psicólogo, Nutricionista, Farmacêutico, Pedagogo, Terapeuta Ocupacional, Engenheiro Civil, Veterinário, Médico, entre outros.

As inscrições serão aceitas a partir das 9h de 28 de março até às 19h do dia 29 de abril de 2016, através do endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br.

O valor da taxa de inscrição vai de R$ 40,00 até R$ 100,00.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 5 de junho de 2016, pela manhã ou tarde a depender da vaga disputada, no município de Oliveira/MG, em local e horário a serem previamente divulgados no site acessado para realizar a inscrição.

Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Entre Rios - SC realiza Processo Seletivo

A Prefeitura de Entre Rios, em Santa Catarina, abre processo seletivo nº 01/2016, destinado a selecionar profissionais de ensino fundamental completo, para a contratação de três novos servidores. As chances são para Agente Comunitário de Saúde. O salário ofertado é de R$ 1.014,00, para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Para se candidatar a uma dessas oportunidades, acesse o site www.entrerios.sc.gov.br, até 12 de fevereiro de 2016. Em seguida é preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 30,00.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 20 de fevereiro de 2016, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.

O processo seletivo será válido por um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Formiga - MG anuncia processo seletivo

Em Minas Gerais, a Prefeitura de Formiga por meio do edital n.º 001/2016 de processo seletivo, abre vaga em caráter temporário para o cargo de Médico da Família, cujo salário previsto é de R$ 8.697,73, referente a carga horária trabalhista de 40 horas semanal.

Os interessados em se inscrever deverão comparecer na sede Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, no Edifício Antônio Vieira, localizado à Rua Dr. Teixeira Soares, nº. 264, Centro, em Formiga - MG, até 21 de janeiro de 2016, no horário das 8h30 às 16h e apresentar um dos documentos de identidade original com foto: Cédula Oficial de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Passaporte; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe, que, por Lei Federal, valem como documento de identidade (OAB, CRC, CRA, CRQ, CRM, etc.); e Carteira Nacional de Habilitação. O processo seletivo será realizado em uma única etapa, de caráter eliminatório e classificatório, sendo uma prova objetiva prevista para 15 de fevereiro de 2016.

O local e o horário serão divulgados por aviso afixados em lugar de fácil visibilidade na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, no Edifício Antônio Vieira, localizado à Rua Dr. Teixeira Soares, n.º 264, Centro, em Formiga-MG, no site oficial da Prefeitura - www.formiga.mg.gov.br e publicado no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg.

O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados. Edital publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, do dia 18 de janeiro de 2016, a partir da pág. 41.

Concurso Prefeitura de São Caetano do Sul - SP

A Prefeitura de São Caetano do Sul, em Sâo Paulo, divulgou edital de concurso público com a finalidade de preencher 884 vagas para preenchimentos imediatos, mais a constituição de cadastro reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações vão até R$ 6.594,49, em jornada de trabalho que varia de 24 a 44 horas por semana. O concurso será realizado sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas ‐ CAIPIMES e 5% do total de vagas serão reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

Cargos
Nível fundamental: Agente Administrativo, Agente de Apoio do Canil, Agente de Defesa Civil e Monitor Aquático;

Nível médio: Agente Ambiental, Agente Cultural, Agente de Controle de Zoonoses, Agente de Trânsito e Transporte, Agente Sanitário, Agente Social, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Econômico Financeiro, Assistente Técnico de Cerimonial, Assistente Técnico de Edificações, Assistente Técnico em Fotografia, Assistente Técnico Desenhista, Assistente Técnico em Áudio e Iluminação, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Odontológico, Fiscal, Fiscal de Obras, Fiscal Tributário, Inspetor de Alunos, Mestre de Cerimônia, Técnico de Enfermagem, Técnico de Imobilização Ortopédica, Técnico de Laboratório, Técnico em Manutenção Semafórica, Técnico Projetista, Topógrafo e Visitador Sanitário;

Nível superior: Administrador de Redes, Administrador de Banco de Dados, Analista (Contábil, Avaliação de Desempenho, Cargos e Salários, Contratos, Controle Interno, Empregos e Carreiras, Licenciamento Ambiental, Mídias Digitais, Processo de Registro Público, Recursos Humanos, Sistemas, Suporte Técnico, Econômico Financeiro, Projetos de Inclusão, Tecnologia Assistiva, Jurídico, Programador, Técnico em Educação Física Adaptada, Técnico em Libras); Arquiteto, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Bombeiro Civil, Cinegrafista, Contador, Dentista, Designer Gráfico, Educador Sanitário, Educador Social, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro de Tráfego, Engenheiro Eletricista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Instrutor de Libras, Jornalista, Médico (alergista, Cardiologista, Cirurgião Vascular, Clínico Geral, Dermatologista, do Trabalho, Endocrinologista, Ginecologista/Obstetra, Hebiatra, Hematologista, Infectologista, Nefrologista, Neurologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Psiquiatra, Reumatologista e Urologista); Procurador Judicial, Professor de Educação Especial, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Artes, Artes Cênicas, Biologia, Contabilidade, Dança, Educação Física, Física, Geografia, Historia, Inglês, Matemática, Musica, Português, Publicidade e Química; Psicólogo, Publicitário, Relações Publicas, Secretária Especializada e Terapeuta Ocupacional para atuar em diversas especialidades.

Inscrições e Taxas
As inscrições foram prorrogadas e serão recebidas até 24 de janeiro de 2016, via internet, no site da CAIPIMES (http://www.caipimes.com.br/pmscs012015/). As taxas de inscrição variam entre R$ 30,00 e R$ 60,00, de acordo com a vaga pleiteada.

Provas
As provas objetivas poderão ser realizadas provavelmente nos dias 21 e 28 de fevereiro de 2016, em locais e horários a serem oportunamente divulgados no mesmo site acessado para inscrição. Os gabaritos preliminares serão divulgados nas datas prováveis de 22 e 29 de fevereiro de 2016.

Validade
O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a contar da data de homologação do certame, a critério do Município de São Caetano do Sul.

Edital e demais atualizações: http://www.caipimes.com.br/pmscs012015/

Concurso Prefeitura e Câmara de Pedra Preta - MT

A Prefeitura e a Cãmara de Vereadores de Pedra Preta, município localizado a 243 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso, lançaram em conjunto o edital de concurso público nº 01/2016 para provimento de pessoal e formação de cadastro reserva. Organizado pela empresa Oraganização Paulista em Gestão Pública. A iniciativa pública oferece 119 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade.

Cargos
Prefeitura: Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Obras e Serviços Urbanos, Agente Administrativo, Agente de Vigilância, Agente de Vigilância Sanitária, Assistente Social, Bioquímico/Farmacêutico, Contador, Contínua/Merendeira, Coveiro, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Ambiental, Fisioterapeuta, Mecânico/Mecânico de Máquinas Pesadas, Médico Clínico Geral do Hospital, Médico Clínico Geral do Hospital, Médico de PSF (Urbano ou Rural) ou Unidade de Saúde, Médico Especialista em Cirurgia Geral, Médico Especialista em Pediatria, Médico Especialista em Ginecologia/Obstetrícia, Médico Anestesiologista, Monitor, Motorista, Nutricionista, Psicólogo, Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Edificações, Técnico em Radiologia, Procurador Jurídico, Odontólogo, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Professor Infantil e de Ensino Fundamental até o 5º ano e Professor de Educação Física.

Câmara: Assessor Jurídico. Os salários podem chegar a R$ 10.834,00, por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais. Inscrição As inscrições terão início a partir das 8h de 25 de janeiro de 2016 e término às 17h de 8 de fevereiro de 2016, sendo realizadas exclusivamente via internet, no site www.organizacaopaulista.com.br.

Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 120,00.

Provas
O concurso será composto de prova objetiva, prática e títulos. A prova objetiva será realizada na data provável de 6 de março de 2016, nos períodos manhã 8h e tarde 13h30min, e a divulgação do gabarito preliminar será feita após às 18 horas do dia 6 de março pelo site de inscrição.

A entrega de títulos será realizada no dia da realização da prova objetiva, em envelope lacrado, juntamente com o formulário para entrega de títulos, devidamente preenchido e assinado.

Validade
O concurso publico terá validade de dois anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogável por igual período.

Concurso Prefeitura de Caçapava do Sul - RS

A Prefeitura de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, lançou edital n° 2461/2016 de concursos público visando admitir novos servidores em cargos de todos os níveis de ensino. O certame será executado pela empresa Assessoria e Consultoria Pública e Privada Eireli - EPP (ASSCON-PP) e os rendimentos variam de R$ 720,13 a R$ 3.449,07.

Cargos
Nível fundamental: Agente Administrativo Auxiliar, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Portaria e Vigilância, Operário, Servente, Instalador Hidráulico, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Máquinas Agrícolas e Recepcionista.

Nível médio/técnico: Agente Administrativo, Agente Administrativo Tributário, Assistente em Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Fiscal Ambiental, Fiscal de Obras, Fiscal de Trânsito, Monitor de Educação Especial, Monitor de Transporte Escolar, Técnico em Agropecuária, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Engenharia Civil, Técnico em Equipamentos de Telecomunicações e Tesoureiro.

Nível superior: Advogado, Analista de Informação em Saúde, Arquiteto, Arquivista, Assessor de Controle Interno, Contador, Assistente Social, Auditor em Saúde Pública, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médicos (Anestesista, Clínico Geral, Pediatra, Psiquiatra, Traumato-Ortopedista), Veterinário, Museólogo, Nutricionista, Orientador Educacional, Professor (Anos Iniciais, Ciências, Educação Artística, Educação Especial, Educação Física, Educação Infantil, Intérprete de Libras, Língua Portuguesa, Matemática), Psicólogo, Supervisor Educacional e Turismólogo.

Inscrições e Taxas
As inscrições estarão abertas no período de 22 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016, pela internet, no site da ASSCONPP - www.assconpp.com.br. As taxas de inscrição variam entre R$ 40,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
O concurso terá provas objetivas, prova prática e ainda avaliação de títulos. As provas serão aplicadas provavelmente no dia 27 de fevereiro de 2016, com gabarito disponibilizado no dia 28 de fevereiro, a partir das 19h.

Validade A validade do concurso será de dois anos, podendo ainda ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da administração do município.

Prefeitura de Pedra Preta - MT abre processo seletivo

Lançado edital nº 01/2016 de processo seletivo da Prefeitura de Pedra Preta, no Mato Grosso, que, sob a execução da Organização Paulista em Gestão Pública, prevê a contratação de 10 profissionais para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Os candidatos contratados atuarão em jornada de trabalho de 40 horas semanais e receberão salários de até R$ 1.098,56.

As inscrições, com taxa no valor de R$ 60,00, serão efetuadas das 8h de 25 de janeiro até às 17h de 8 de fevereiro de 2016, exclusivamente via internet, no site www.organizacaopaulista.com.br.

Os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva, prevista para 6 de março de 2015, com início às 8 horas.

Os locais serão divulgados pelo jornal de circulação local e/ou regional, pela internet nos sites www.organizacaopaulista.com.br e ww.pedrapreta.mt.gov.br, no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios www.diariomunicipal.com.br/amm-mt e também afixado no quadro de avisos na sede do Paço Municipal de Pedra Preta/MT, localizado à Av. Fernando Correa da Costa, nº 940 – Centro – Pedra Preta/MT.

Após às 18 horas de 6 de março de 2016, será divulgado o gabarito preliminar, através do site www.organizacaopaulista.com.br.

A validade do processo seletivo será de dois anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogável por igual período.

Farmácia é notificada por propaganda enganosa de remédio 'antidengue'

Remédio é vendido em farmácia de Cuiabá (Foto: Reprodução/TVCA)Remédio homeopático promete evitar e tratar dengue, zika e chikungunya. Única forma de prevenção é combater o mosquito transmissor, diz vigilância

A Vigilância Sanitária de Cuiabá notificou uma farmácia homeopática da cidade por propaganda enganosa. Isso porque a unidade colocou à venda um composto que promete prevenir e tratar a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a farmácia, é possível comprar o medicamento, supostamente indicado para todas as idades, sem a necessidade de receita.

Conforme a Vigilância Sanitária, a eficácia do produto não tem comprovação científica e a distribuição indiscriminada do composto descumpre regras da legislação em vigor. Uma das preocupações, conforme o órgão, é que o composto produza uma falsa sensação de segurança nas pessoas.

“A única maneira de evitar [dengue, chikungunya e zika vírus] é eliminando os criadouros dos mosquitos. Então não existe fórmula mágica para a gente combater essas doenças a não ser a eliminação dos focos”, disse Silbene Lotufo, da Vigilância Sanitária da capital.

A farmacêutica da unidade disse que o remédio precisa ser usando com outro produto. "O composto age como um repelente. Então, se tomar cinco gotinhas por dia, vai ajudar e muito a prevenção, associado com o repelente", afirmou Doraci Soares Santana.

Após a notificação, o anúncio do produto foi retirado da internet. O composto, porém, continua ser vendido o que, segundo a Vigilância Sanitária, pode acarretar em multa e até mesmo na interdição da unidade.

Foto: Reprodução/TVCA

G1

Jovem morre após tomar suplemento termogênico, diz família

Tainara Lacerda Santos passou mal após consumir termogênico, em Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Goiana passou mal e foi levada a hospital, onde não resistiu a um infarto. Segundo tia, ela começou a consumir substância por conta própria, em Goiás

A jovem Tainara Lacerda Santos, de 23 anos, morreu por causa de um infarto, na noite de segunda-feira (18), no Hospital Municipal de Santa Helena de Goiás, no sudoeste do estado. A família suspeita que ela passou mal após tomar um suplemento termogênico, que é usado para acelerar o metabolismo e perder peso.

Tia de Tainara, Lúcia Francisca Lacerda conta que a sobrinha começou a passar mal após chegar da academia. Ela reclamou de dores no peito e formigamento nas mãos.

Ela foi levada ao hospital, mas não resistiu. "Ela estava passando mal, ela estava suando. Aí, ela falou assim: ‘Tia, estou passando muito mal. Cheguei da academia e estou passando muito mal'. Aí eu falei: ‘Vai tomar um banho, trocar essa roupa da academia para você melhorar'. Ela tomou um banho, deitou no sofá e vomitou", conta a tia.

Lúcia disse que Tainara começou a usar a substância há um tempo, mas parou porque passou mal. No entanto, ela voltou a tomar o comprimido há uma semana, por conta própria. Ela comprou o suplemento em uma farmácia da cidade sem receita médica.

"Ainda perguntei: ´Tainara, quem te receitou? Foi receita médica?´. Ela disse: ‘Não, tia, foi uma colega minha que toma e me indicou’", disse Lúcia.

Segundo a tia, desde o primeiro dia em que voltou a consumir o comprimido, a sobrinha não se sentiu bem. Conforme a embalagem, o produto possui cafeína. A indicação é de que sejam ingeridas duas cápsulas por dia.

De acordo com a família, a jovem era vaidosa e começou a malhar porque queria emagrecer. Ela trabalhava como repositora de supermercado, mas estava desempregada.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que vai investigar a morte de Tainara. Laudos do Instituto Médico Legal devem apontar se a jovem teve o infarto em decorrência do consumo do suplemento. A previsão é de que a análise fique pronta em seis meses.

Procurada pela reportagem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não informou se o uso do termogênico é proibido. O corpo de Tainara deve ser enterrado nesta tarde no Cemitério Municipal de Santa Helena de Goiás. Ela deixa uma filha de 7 anos.

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

G1

OMS faz alerta e pede que todos os países monitorem zika

Pelo menos 18 países já identificaram casos de zika vírus

O escritório central da OMS (Organização Mundial da Saúde), em Genebra, na Suíça, assume o combate do zika vírus e pede que governos de todos os continentes monitorem e informem a entidade sobre eventuais casos da doença ou de microcefalia. No total, pelo menos 18 países já identificaram casos. Mas, para a OMS, o temor é de que uma proliferação ganhe força nas próximas semanas.

"Estamos pedindo que todos os governos monitorem a situação e notifiquem a OMS sobre eventuais casos", disse Christian Lindmeier, porta-voz da entidade. Essa foi a primeira vez que a organização na Suíça se pronunciou oficialmente sobre o caso. Até agora, todas as perguntas e mesmo os trabalhos eram realizados apenas pela Organização Pan-Americana de Saúde.

A transferência de competências para Genebra significa, segundo os funcionários, que existe o temor de uma proliferação para outros continentes e que a doença ganhou uma dimensão maior no "cenário global". "Já temos casos em Cabo Verde, ilhas na Oceania e não sabemos como é que a doença viaja, se uma pessoa pode contaminar outra e qual é a fonte do vírus", disse o porta-voz.

Por enquanto, a OMS não faz uma recomendação para que grávidas deixem de viajar ao Brasil. Mas alerta que todos os turistas devem "se proteger com métodos tradicionais, como repelentes, camisas de manga larga". Segundo Lindmeier, aos governos, a recomendação é de que se combata a água parada e se elimine o mosquito.

A OMS admite que, diante dos poucos casos no passado que resultaram em sérios problemas, uma vacina jamais foi desenvolvida. "Trata-se de um vírus desconhecido. Não sabemos quantos casos de zika existem. Não sabemos de onde ele vem. Normalmente, ele causa uma doença leve e apenas 25% dos casos mostram algum tipo de sintoma", disse. "Estamos monitorando a proliferação em 18 países na América", admitiu.

A OMS ainda não conseguiu estabelecer uma relação direta entre a microcefalia, que já atingiu 3,5 mil casos no Brasil, e o vírus. Mas afirma estar "trabalhando" ao lado das autoridades brasileiras e americanas para fazer avançar as pesquisas e "entender a ligação entre os dois casos e para estabelecer as causas".

Segundo a entidade, 46 mortes foram registradas, com sete casos laboratoriais confirmados. Cinco deles foram identificados pelo Centro de Controles dos Estados Unidos, com casos envolvendo brasileiros. "A origem da microcefalia precisa ser investigada. É um aumento desconhecido", admitiu o porta-voz.

Foto: Reprodução/Rede Record

Estadão Conteúdo

Em 1 mês e meio, dobra número de países com registro de zika nas Américas

O Brasil declarou em novembro emergência sanitária nacional diate do surto de microcefalia

O número de países com circulação do vírus zika dobrou em um mês e meio, de acordo com alerta divulgado ontem pela Opas (Organização Pan-Americana de Saúde). Agora, de acordo com o mais recente comunicado, são 18 os países e territórios das Américas com casos autóctones — transmissão local — do vírus.

Diante do avanço da infecção, do aumento de casos de microcefalia e da síndrome de Guillain-Barré, duas doenças relacionadas ao zika, a entidade recomenda que países-membros ampliem a capacidade de resposta de seus serviços de saúde, sobretudo para atendimento de síndromes neurológicas e de pacientes nos primeiros dias de vida. O documento reforça a necessidade de que sejam mantidos os esforços para reduzir a presença do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

O Brasil declarou em novembro emergência sanitária nacional em razão do aumento de casos de bebês com microcefalia, uma doença até então rara. O surto foi identificado no Nordeste e aconteceu meses depois de a região ter enfrentado um aumento de casos de zika.

Pesquisadores fizeram a associação com a infecção durante o período da gestação. Em oito exames realizados em bebês com microcefalia que morreram logo depois do nascimento e em fetos com diagnóstico da má-formação, foi identificada a presença do vírus - algo que reforça a hipótese de transmissão durante a gestação.

Embora evitem afirmar de forma categórica que a infecção pelo zika provoca a microcefalia, autoridades sanitárias emitem claros sinais de que não restam dúvidas sobre a associação. Diante dos dados, o CDC (Centro de Controle de Doenças) dos Estados Unidos recomendou que gestantes americanas evitem visitar países com circulação do vírus.

Síndrome
Segundo o relatório, há também aumento significativo de casos da síndrome Guillain-Barré, doença autoimune, que provoca paralisia progressiva. O processo se inicia pelos membros inferiores e migra para os superiores. Os sintomas regridem depois de meses, mas boa parte dos pacientes precisa ficar internada. A doença geralmente acontece depois de uma infecção provocada por vírus ou bactéria.

Chama a atenção o aumento do número de casos em pacientes que apresentaram sintomas semelhantes aos do vírus zika (febre, coceira e manchas pelo corpo). O relatório cita como exemplo El Salvador. A média anual é de 14 casos por mês. Em dezembro, essa marca já havia subido para 46 casos, com duas mortes.

O Brasil também é mencionado. Em 42 pacientes com a síndrome, 26 (ou 62%) haviam apresentado sintomas semelhantes aos de zika. A Opas cita como exemplo um estudo, cujo resultado foi antecipado pela reportagem, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, de Pernambuco, que identificou a presença do vírus em amostras coletadas dos pacientes.

O relatório da Opas reforça a necessidade de se ampliar a vigilância, com monitoramento de novos casos de síndromes neurológicas e anomalias congênitas. A vigilância não deve se resumir à síndrome de Guillain-Barré. É preciso ficar atento também à Síndrome de Fischer, encefalites e meningites.

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Estadão Conteúdo

Como funciona a homeopatia para emagrecer

Muitas pessoas já buscaram acompanhamento de nutricionistas, endocrinologistas, mas ainda assim não conseguiram conquistar a boa forma que desejam

Muitas vezes a dificuldade de perder peso não está ligada diretamente ao consumo excessivo de alimentos, mas sim a desequilíbrios no próprio organismo.

Sabemos que fatores fisiológicos podem contribuir para os casos de obesidade, e é exatamente para isso que diversas pessoas buscam se submeter a tratamentos com remédios da homeopatia para emagrecer.

Nós podemos destacar a homeopatia para emagrecer por oferecer menos consequências ao organismo, se comparada aos demais remédios com pouca fundamentação, mas também há indícios que contradizem essa afirmativa.

É exatamente para responder essas questões que entenderemos melhor sobre como funciona a homeopatia para o processo de emagrecimento e saúde.

Perder peso
Os remédios homeopáticos são produzidos com substâncias naturais e que contribuem para o funcionamento correto do organismo. A homeopatia vem se destacando para auxiliar a perda do peso, pois pode contribuir para a correção de disfunção de tireoide, que é responsável por diversos casos de obesidade. Os remédios homeopáticos não agem diretamente para a perda de peso, eles estimulam o corpo a reagir naturalmente, corrigindo desequilíbrios e deficiências.

Assim como com diversos medicamentos, o tratamento com remédios de homeopatia para emagrecer não necessariamente garantem a resolução do problema da obesidade, pois a perda de peso exige que você adote hábitos saudáveis não só para o período de recuperação, mas para a manutenção e permanência do peso conquistado. É importante a avaliação do caso de forma particular, para que assim sejam reconhecidas as necessidades individuais.

As pessoas buscam a homeopatia não só para corrigir deficiências metabólicas, mas também para adequar o organismo a um funcionamento mais harmônico, dessa forma beneficiando principalmente uma relação positiva entre corpo e mente. Estudos apontam que consequências referentes ao funcionamento do corpo são reflexos de uma vida desequilibrada, e que a harmonia entre corpo e mente deve ser mantida para não haver consequências ao peso.

A homeopatia se destaca exatamente por isso, o obeso não é visto apenas como alguém que come compulsivamente. É feito um estudo sobre os casos particulares, além da realização de análises para a identificação das causas do sobrepeso, possibilitando assim a correção.

Os principais remédios de homeopatia para emagrecer

– Fucus Vesicelosus
Algas marinhas que podem ser adotadas para tratamentos de deficiências na tireoide, o que atinge diretamente a perda de peso. O Fucus na forma natural é rico em Iodo, mas após o processo homeopático, esse teor de Iodo se torna insignificante.

Esse remédio pode estimular a produção de hormônios da tireoide, o que interfere no funcionamento do metabolismo, ocasionando a perda de peso. As variações de dosagens também podem induzir à redução na produção do hormônio da tireoide, ou seja, as reações podem ser diversas e conquistadas de acordo com a administração pessoal do medicamento.

– Iodum
Esse remédio homeopático também pode auxiliar no controle de peso para pessoas que lidam com desequilíbrios referentes ao hormônio da tireoide, principalmente hipertireoidismo. O Iodo pode auxiliar no controle do apetite, um dos principais fatores responsáveis pelos casos de obesidade. Recomenda-se esse remédio para pessoas que são agitadas, nervosas e lidam com ansiedade e compulsão alimentar. O tratamento com esse remédio deve ser acompanhado por um médico homeopático.

– Antimonium crudum
Esse remédio auxilia no funcionamento metabólico, assim acelerando a digestão e eliminação de toxinas. Pode ser adotado por pessoas que sofrem com metabolismo lento. O tratamento com esse remédio pode ocasionar indigestão, flatulência, além de ocasionar coloração branca na língua. As dosagens devem ser indicadas por médicos homeopáticos.

– Calcarea Carbonica
Esse remédio é indicado para pessoas que lidam com compulsão alimentar e comem excessivamente. Pessoas obesas podem lidar com lenta e má digestão de alimentos, além de desequilíbrios de ácidos contidos no estômago. O tratamento com esse medicamento pode ocasionar inchaços, flatulência, refluxos e indigestão.

– Kali Carbonicum
É indicado para pessoas obesas e que possuem temperatura corporal baixa, ocasionando dores crônicas nas costas. Esse remédio é muito indicado para pessoas obesas que lidam com metabolismo lento. O tratamentode homeopatia para emagrecer com esse medicamento pode resultar em flatulências, indigestão, gosto amargo na boca e até prisão de ventre. O consumo de bebidas geladas pode causar vômitos e náuseas. Infecções crônicas como sinusite e bronquite são comuns para pessoas que necessitam do consumo das substâncias contidas nesse composto.

Acompanhamento médico
Não se submeta a um tratamento de homeopatia para emagrecer sem o acompanhamento de um médico. Inúmeras pessoas buscam a homeopatia para emagrecer, mas é fundamental que os remédios sejam recomendados por um profissional capacitado e que reconheça as deficiências dos casos particulares.

A homeopatia possibilita a produção de remédios de acordo com as particularidades de pessoas obesas, logo, é fundamental que as dosagens indicadas pelo médico sejam compatíveis com as suas características metabólicas. Não consuma remédios homeopáticos por indicação de amigos ou familiares, pois pode resultar em consequências graves ao seu organismo.

Dieta
É fundamental reconhecer que o tratamento com os remédios de homeopatia para emagrecer não pode ser o único responsável pela perda de peso. Hábitos saudáveis são fundamentais para você manter seu corpo em forma. A adoção de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes que contribuam para o equilíbrio e bom funcionamento de seu metabolismo pode otimizar a perda de peso.

Busque orientação e evite o consumo de bebidas alcoólicas, doces, gorduras, refrigerantes, e principalmente sal, açúcar e conservantes que contribuam para o desequilíbrio de seu organismo.

Dicas
1. Não pule refeições em seu plano alimentar, tente realizar refeições com pequenas porções, assim, você reduzirá a probabilidade de comer excessivamente em determinados horários;

2. Não coma os alimentos que prejudicarão o funcionamento de seu metabolismo. Alguns deslizes podem dificultar a conquista de metas estabelecidas, reduzindo assim a eficiência do tratamento;

3. Coma pouco nas refeições noturnas, pois o tratamento com remédio homeopático também exige que você tenha uma noite de sono tranquila, para que sempre amanheça bem condicionado para as atividades do dia seguinte.

Exercícios físicos
Eles são fundamentais para auxiliar seu metabolismo a se manter ativo, o que proporciona a queima eficiente de gorduras. Os exercícios físicos intensificam o efeito dos remédios e ainda contribuem para o seu bem-estar.

A adoção da homeopatia para emagrecer pode auxiliar na redução de peso, mas a prática de hábitos saudáveis é mais seguro, principalmente livres de efeitos secundários, pois muitas escolhas atuais podem ocasionar em consequências à sua saúde no futuro.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite