Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de maio de 2016

Anvisa suspende lotes de antisséptico

A Anvisa determinou a suspensão da distribuição, da comercialização e uso dos lotes R1503226, R1503227 e R1503228 do medicamento Digliconato de Clorexidina 2%, 100 ml, marca Riohex

O produto é fabricado pela Indústria Farmacêutica Rioquímica Ltda.

A empresa, voluntariamente, comunicou à Anvisa o recolhimento do produto após verificar a alteração da cor dos lotes citado.

A Agência determinou que a empresa promova o recolhimento das unidades existentes no mercado.

A medida está na Resolução RE 1.137/2016, publicada sexta-feira (06/5), no Diário Oficial da União (DOU).

ANVISA

Rio: Hospital na Zona Oeste promove palestra de atualização científica sobre AVC

No dia 12 de maio, o Hospital de Clínicas Padre Miguel, na zona oeste do Rio de Janeiro, retoma seu ciclo de palestras e educação continuada com uma atualização científica sobre o tema Atendimento Emergencial do Acidente Vascular Cerebral, que será ministrado pelo médico Gabriel de Freitas, neurologista da Universidade Federal Fluminense

A palestra faz parte de um projeto de treinamento voltado para o atendimento de casos de alta complexidade, como AVC isquêmico e hemorrágico e trombólise no AVC isquêmico. O encontro envolve uma equipe multidisciplinar do hospital e é destinado a médicos, enfermeiros e farmacêuticos da unidade.

Segundo Octavio Pavan, chefe do Serviço de Emergência do HCPM, realizar palestras como essa é fundamental para melhorar a assistência ao paciente com a doença cerebrovascular e sua qualidade de vida. “Ao promover treinamentos como esse, nosso objetivo é alcançar a excelência assistencial, aprimorando ainda mais a qualificação dos profissionais para atendimento dessas urgências e, consequentemente, a qualidade de vida desse paciente.” O médico afirma ainda que o hospital pretende expandir os ciclos de palestras para profissionais de fora da unidade.

O acidente vascular cerebral é uma das principais causas de morte e de sequelas no mundo e no Brasil. A doença atinge 16 milhões de pessoas ao redor do globo a cada ano e, no Brasil, são registradas cerca de 68 mil mortes por AVC anualmente, o que a torna a primeira causa de morte e incapacidade no país, de acordo com o Ministério da Saúde.

A atualização científica acontecerá às 20h na Churrascaria Estrela do Sul (Av. Guignard, 50 – Recreio dos Bandeirantes) e as vagas são limitadas. Mais informações: (21) 97670-8729, com Robson Lira.

Foto: reprodução

Lívia Zampirole
Assessoria de Impresnsa
livia@saudeempauta.com.br

Aplicação dos avanços em diagnóstico para doentes hepáticos será tema de simpósio durante a XXV Semana de Fígado

O laboratório Sérgio Franco e a CDPI marcam presença no evento que acontece de 11 a 13 de maio no Rio de Janeiro


De 11 a 13 de maio acontece a XXV Semana de Fígado do Rio de Janeiro, no Hotel Windsor Atlântica, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento - que tem expectativa de reunir cerca de 400 pessoas, entre elas grandes nomes da hepatologia nacional e internacional – discutirá a nova era de tratamentos de doenças hepáticas como hepatites, cirroses e até mesmo câncer de fígado. E o laboratório Sérgio Franco Medicina Diagnóstica e a Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI) e realizam um simpósio satélite no evento.

O simpósio, que acontecerá dia 11 de maio e é coordenado pela diretora médica do Sérgio Franco, Monica Freire, e pelo médico radiologista da CDPI Guilherme Moura, será sobre “Aplicação prática dos avanços tecnológicos na doença hepática crônica”. O simpósio contará com palestras ministradas pelo Dr. Guilherme Moura e pela Dra Maria Chiara Chindamo, sobre métodos de imagem e marcadores bioquímicos respectivamente, para o diagnostico, monitoramento e prognostico das doenças hepáticas.

Para Monica, promover o simpósio é uma excelente oportunidade para a atualização sobre o diagnóstico de doenças do fígado. “É uma chance excepcional para trocarmos experiências sobre pesquisas referentes a doenças do fígado e a modernização para o diagnóstico desse tipo de patologia. O encontro reunirá renomados especialistas, que poderão compartilhar conhecimento científico em função do avanço da medicina diagnóstica, tanto em análises clínicas como em imagem diagnóstica”, afirma ela.

O evento deste ano, será especial, pois o Grupo do Fígado do Rio de Janeiro completa 25 anos, sendo assim contará com uma extensa programação científica, em que o primeiro dia será dedicado à discussão sobre inovações no tratamento das hepatites B e C, com mesas redondas, conferências e o simpósio do Sérgio Franco e CDPI. Nos dois dias debatidos outros temas relevantes para área de hepatologia como: cirrose e suas complicações, doença gordurosa do fígado, doenças autoimunes, colestase e câncer de fígado.

A semana do fígado é destinada a médicos, residentes, pós-graduandos e outros profissionais da área de saúde, além de estudantes de graduação das áreas médicas. Os interessados em participar deverão se inscrever pelo site www.semanadefigadorj2016.com.br.

Serviço
XXV Semana de Fígado do Rio de Janeiro
Simpósio:Aplicação prática dos avanços tecnológicos na doença hepática crônica
Data: 11 de maio de 2015.
Horário: das 12h30 às 14h.
Local: Windsor Atlântica Hotel (Avenida Atlântica, 1.020, Leme, Rio de Janeiro).

Rachel Lopes
Assessoria de Imprensa