Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de julho de 2016

Curso gratuito aborda diagnóstico e tratamento da Sepse, problema que é responsável por 25% de ocupação nas UTIs

Foto: Reprodução/ Imagem Ilustrativa
A sepse é responsável por 25% da ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) no Brasil, sendo a principal causa de morte nesse setor

A mortalidade no país chega a 65%, enquanto a média mundial fica entre 30% e 40%, segundo estudo do Instituto Latino-Americano de Sepse (Ilas). A doença é ainda a principal geradora de custos hospitalares devido ao seu controle necessitar de equipamentos sofisticados e medicamentos caros. Estima-se que esse custo seja de US$ 9,6 mil por paciente. O órgão aponta ainda a existência de aproximadamente 600 mil novos casos de sepse a cada ano em nosso país.

Para diminuir o número de pessoas que morrem com sepse, a prevenção e o diagnóstico precoce são de suma importância. Esse assunto será o tema do curso gratuito Emergências Médicas, promovido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), na Tijuca, no próximo dia 19. Voltado para médicos e estudantes de Medicina, a aula será ministrada pelo coordenador do Serviço de Terapia Intensiva do HSVP, Guilherme Aguiar.

“A sepse é uma infecção grave que, quando se perde o controle, transforma-se em infecção generalizada. Quando o caso é diagnosticado rapidamente e o tratamento iniciado de imediato, a taxa de mortalidade passa da casa dos 60% para 20%. Por isso, é muito importante reconhecer precocemente a doença e iniciar o tratamento com antibióticos e hidratação”, adverte o médico, que é titulado em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e professor do curso de Pós-Graduação de Terapia Intensiva da Amib.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, antecipadamente, pelo telefone (21) 2563-2147 ou pelo e-mail comunicacao@hsvp.org.br. O evento será realizado no Centro de Convenções Irmã Mathilde, na sede do Hospital São Vicente de Paulo, que fica localizado na Rua Dr. Satamini, nº 333, Tijuca, Rio de Janeiro. Vagas limitadas!

Joyce Pimentel
Assessora de Imprensa
www.sbcomunicacao.com.br