Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de outubro de 2016

Infecção Urinária: Tratamento, sintomas e fatores de risco

infeccaourinariaProblema não deve ser tratado com medicamentos caseiros

Alynne Dias, técnica de enfermagem, não consegue esquecer uma infecção urinária que teve recentemente: “Comecei a perceber que estava ia várias vezes ao banheiro no mesmo dia. Tinha certeza que algo estava errado, mas fui deixando, deixando. E na madrugada a crise começou. Uma queimação e não conseguia mais fazer xixi de tanta dor”.

A infecção urinária é causada por bactérias que vivem entre a vagina e o ânus. Na verdade, o problema não são as bactérias, comuns nessa região. A complicação acontece quando essas bactérias migram para a bexiga, podendo até chegar aos rins. Quando isso acontece, muito provavelmente irá surgir uma infecção. Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

No entanto, para evitar complicações sérias, basta começar o tratamento o mais cedo possível. Caso contrário, há risco da infecção avançar pelo organismo, podendo até matar.

Cerca de 30% das mulheres vão apresentar na vida infecção urinária leve ou grave. A mulher tem 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem. Entre os principais sintomas estão: ardência ao urinar, urgência miccional, ou seja, a mulher vai várias vezes ao banheiro fazer xixi, urina avermelhada (com sangue) e dores no “pé da barriga”.

Para diferenciar a dor lombar comum de uma dor nos rins é preciso observar os sinais que acompanham o problema: A pielonefrite vem acompanhada ainda de calafrios e apatia, cansaço e prostração.

Cistite de Repetição
Uma parcela das mulheres que tem infecção urinária vão apresentar os quadros da doença com maior frequência. “Elas vão ter uma agora, vão ter que tratar e mesmo assim, daqui a quatro meses terão novamente. Essas mulheres vão ter três, quatro, cinco ou mais por ano. Isso quer dizer que ela tem uma predisposição, um fator de risco que leva ela a ter a infecção com mais frequência do que as outras pessoas”, explica o chefe do Serviço de Urologista do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, Pedro Vasconcellos Saraiva.

Se isso acontecer, certamente a paciente terá que tratar o problema, mas nesse caso, o tratamento vem por meio de uma medida preventiva. “Muitas vezes teremos que entrar com a profilaxia para essa paciente. Eu explico para as minhas pacientes que é como colocar cloro numa piscina. A gente não coloca um cloro lá para deixar a piscina mais limpa? Essas pacientes terão que tomar uma medicação diária, por mais cuidados que elas tenham e por mais que façam a higiene correta”, explica o médico. A medicação limpará a urina com infecção.

Doença Multifatorial
Segundo o urologista Pedro Saraiva, alguns fatores poderão contribuir para que a mulher tenha infecção urinária:

Anatomia feminina - A uretra da mulher é curta (de quatro a cinco centímetros) e próxima à região onde as bactérias costumam ficar. Esse curto caminho favorece que as bactérias cheguem à bexiga.

Menopausa – Nesse período da vida da mulher, a diminuição do estrogênio tem como uma de suas consequências a predisposição à infecção urinaria, isso porque altera a flora vaginal, a qualidade do tecido da vagina e da uretra, deixando a entrada das bactérias na região mais fácil e o ambiente mais propício para a colonização.

Relações sexuais - Por mais convencional que seja o ato sexual, ele é um fator de risco. Tanto é verdade que a “cistite da lua de mel”, conhecida popularmente, é a infecção urinaria que pode acontecer depois da relação sexual, já que o pênis pode ajudar a levar bactérias para dentro da vagina.

De Mãe para Filha – Se há um histórico materno de infecções urinárias frequentes, é possível que a filha tenha alguns episódios do problema durante a vida também.

Uso de Fraldas – Os idosos, devido à incontinência urinaria, precisam usar as fraldas geriátricas com frequência. A fralda é abafada, úmida, se tiver com urina, esse ambiente é favorável para o aumento das bactérias na região vaginal. Além disso, o idoso tem mais predisposição ao problema já que a imunidade pode estar mais baixa com o avanço da idade.

Outros maus hábitos como beber pouca água, sentir vontade de urinar e não ir ao banheiro e falta de cuidados com a higiene pessoal também podem ser uma porta aberta para o problema.

Diagnóstico
Quando a paciente tem infecção urinária, o primeiro passo antes de tratar é reconhecer qual é a bactéria responsável pelo problema. “Colher uma cultura de urina é fundamental. Se o paciente estiver tomando um remédio antes de realizar a cultura, o exame já dará negativo e se for assim, não vai ser possível determinar qual é a causa do problema”, alerta o médico.

Caso seja a primeira vez que a paciente faz a queixa dos sintomas da infecção urinária, o ideal é que um exame de imagem também esteja associado para o diagnóstico. “Sem os exames e conhecer o histórico da paciente, fica difícil definir se aqueles sintomas não estão ligados ao cálculo renal. Essa pode ser uma possibilidade. O cálculo obstrui a urina que já está infectada com as bactérias”, explica. Sendo assim, o paciente continuará com todos os sintomas da doença.

É importante que quem sofre com essa complicação busque assistência médica e evite a automedicação. Quem toma remédio por conta própria pode, ao invés de se livrar logo das dores ao urinar, fortalecer uma bactéria que não deveria permanecer no organismo.

O médico alerta: “Não adianta tomar antibiótico sem identificar a causa”. O ideal para a identificação urinária, em resumo, é os exames de urina (EAS e cultura) e ainda os testes necessários de imagens.

Caso o paciente esteja em estado crítico, onde seja observada a possibilidade da doença evoluir para uma infecção generalizada, com falência de órgãos, outras medidas poderão ser tomadas. Cabe aos profissionais de saúde envolvidos com o problema a gestão da melhor maneira para tratar e cuidar de cada paciente.

Prevenção
Se você já teve uma crise de infecção urinária ou, só de ouvir a descrição dos sintomas, já quer evitar que o incômodo chegue até você, duas medidas simples podem ajudar:

Beba bastante água diariamente e não deixe de ir ao banheiro quando sentir vontade de urinar. “A ingestão de água faz você ir mais vez ao banheiro e assim você vai evitar que a bactéria permaneça mais tempo dentro do organismo. Quanto mais urina parada, mais chances de infecção”, explica o chefe do Serviço de Urologista do Hospital Federal de Bonsucesso (RJ), Pedro Vasconcellos Saraiva.

Evite usar ainda as duchas vaginas e procure sempre quando for ao banheiro, limpar a região do períneo com o papel higiênico no sentido frente para trás. Do contrário poderá trazer as bactérias que estão na região intestinal para dentro da vagina causando a infecção da mesma forma. O sentido da ducha também é sempre de cima para baixo.

Urinar logo depois da relação sexual também pode ajudar aquelas pacientes com cistite de repetição. O xixi lava a uretra ajudando a eliminar bactérias que possam ter entrado durante o ato.

A seguir confira algumas dúvidas frequentes sobre o assunto respondidas pelo médico Pedro Saraiva.

Blog da Saúde: A ingestão das cápsulas de cramberry (uma frutinha popularmente indicada na prevenção das crises de infecção urinária) são indicadas na prevenção do problema?

Dr. Pedro Saraiva: Ainda não há resultados que comprovem, a longo prazo, que as cápsulas de cramberry previnem a infecção urinária. Não indico, mas as pessoas tomam suco de cramberry e não é ruim, não faz mal. Agora se me perguntarem se está comprovado que tem um impacto na prevenção e tratamento da infecção urinária eu vou dizer que ainda não temos como provar.

Blog da Saúde: É possível tratar a infecção urinária apenas com remédios naturais?

Dr. Pedro Saraiva: A infecção é um problema sério que precisa de uma interferência medicamentosa para ser tratada. Não há ainda nada natural que combata as bactérias da infecção urinária.

Blog da Saúde: A infecção urinária é comum na gestação. Como é feito o tratamento?

Dr. Pedro Saraiva: O que vai diferenciar na gestação o tratamento da infecção urinária é que serão indicados para a gestante alguns antibióticos específicos para que não afete o bebê.

Blog da Saúde: Cistite causa câncer?

Dr. Pedro Saraiva: Não é uma causa de câncer.

Blog da Saúde: Homem também tem infecção urinária?

Dr. Pedro Saraiva: Sim, a possibilidade é menor, mas eles também podem ter episódios de infecção urinária.

Gabi Kopko, para o Blog da Saúde

Suspensa propaganda de dois suplementos vitamínicos

Dois suplementos vitamínicos foram suspensos após divulgação de propaganda de propriedades de saúde não permitidas

A Anvisa determinou a suspensão de todas as propagandas dos produtos Suplemento Vitamínico e Mineral Modulare / Picolinato de Cromo, distribuído e divulgado pela empresa Mafi Distribuidora Ltda e do produto Suplemento Vitamínico e Mineral Optimemory e Novo Alimento, 60 cápsulas.

A medida foi motivada pela divulgação de propaganda irregular dos produtos, atribuindo propriedades de saúde não permitidas nos alimentos.

As Resoluções RE 2.674/16 e RE 2.675/16, publicadas nesta segunda-feira (03/10) estão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU).

Palmitos Liberados
A Anvisa revogou a Resolução RE n. 3.363 e RE n. 3.364 liberando a fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes do produto Palmito em Conserva da marca Conservas Serra Azul, fabricado por Elizete Lummertz Borges e da marca Conservas Manzan, fabricado por Celso Alvino Mansan.

A Vigilância Sanitária do Estado do Rio Grande do Sul atestou que as empresas estão aptas para o funcionamento, motivando a decisão de revogar as Resoluções.

As novas medidas estão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (03/10).

ANVISA

Anvisa concede registro a dois genéricos inéditos

Medicamentos têm indicação para tratamento da disfunção erétil e para enfrentar os sintomas da hiperatividade vesical

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um medicamento genérico inédito para tratamento da disfunção erétil. Trata-se do Cloridrato de Vardenafila, da empresa EMS S/A.

A Anvisa aprovou ainda, o registro de mais um medicamento genérico inédito, indicado para tratamento dos sintomas da hiperatividade vesical, o Bromidrato de Darifenacina, da empresa Zodiac Produtos Farmacêuticos S/A.

Os dois registros destes genéricos inéditos estão publicados na edição desta segunda-feira (3/10) do Diário Oficial da União (DOU).

ANVISA

Registrados medicamentos inovadores para câncer de pele

Produtos tratam dois tipos de câncer de pele, o carcinoma basocelular em estágio avançado e o melanoma metastático

Ontem, segunda-feira (3/10), a edição do Diário Oficial da União (DOU) traz dois medicamentos inovadores registrados pela Anvisa para tratar o câncer de pele do tipo carcinoma basocelular, em estágio avançado, e um novo medicamento biológico para melanoma com metástase.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento do carcinoma basocelular avançado. Trata-se do medicamento Erivedge (vismodegibe) da empresa Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

Na mesma edição do DOU está o registro do Keytruda® (pembrolizumabe), um produto biológico novo. O produto Keytruda® (pembrolizumabe) foi aprovado para a indicação terapêutica como monoterapia para o tratamento de pacientes com melanoma metastático ou irressecável.

O Keytruda® (pembrolizumabe) foi registrado como produto biológico novo, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada 55, de 16 de dezembro de 2010, a RDC 55/2010.

ANVISA