Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Farmácia Viva aumentou produção de fitoterápicos no Distrito Federal em 2016

Em 2016, a Farmácia Viva da Secretaria de Saúde aumentou a produção dos fitoterápicos, que são medicamentos extraídos de plantas medicinais. De 1º de janeiro a 13 de dezembro de 2016, foram fabricadas 25.037 unidades, enquanto em todo o ano de 2015 foram 22.252, o que representa o crescimento de 11,12% (3.055 unidades)

Com eficácia comprovada pela Anvisa, os fitoterápicos são uma alterativa terapêutica para quem quer se tratar de alguma doença sem usar medicamentos industrializados. Na lista da Farmácia Viva estão chás, xaropes, tinturas, pomadas e gel, que são fabricados a partir de sete plantas. São elas o Alecrim Pimenta, Babosa, Erva Baleeira, Confrei, Boldo, Guaco e Funcho. "A proposta é oferecer uma opção terapêutica importantíssima na promoção à saúde, que tem alicerce em conhecimentos tradicionais, porém, referendada por estudos científicos. Alguns fitoterápicos podem apresentar menores efeitos colaterais, porém devemos conhecê-los bem para a sua indicação ou prescrição", orientou o chefe da Farmácia Viva, Nilton Luz.

O xarope de guaco, que tem o nome cientifico Mikania laevigata, é o mais procurado pelos pacientes. Foram 14.263 unidades distribuídas. A solução serve como expectorante no tratamento de gripe, resfriado e infecções respiratórias que apresentam muco ou catarro. Para quem é diabético e não pode consumir açúcar, a farmácia fabricou 545 tinturas da planta e 177 pacotes para chá de guaco.

Com 3.921 unidades, em segundo lugar na produção, está o gel de erva baleeira (Cordia verbenacea), que é um anti-inflamatório tópico usado para tratar inflamações locais. Já a tintura de boldo nacional (Plectranthus barbatus), usada para desconforto digestivo, ficou em terceiro lugar, com 2348 itens.

Na mesma linha de tratamento do boldo nacional, há a tintura de funcho é uma alternativa para gases estomacais. Já o gel de alecrim pimenta é indicado para tratamento de infecções causadas por fungo e bactérias na pele. Para auxiliar na cicatrização de feridas, há ainda a pomada ou gel de confrei e também o gel de babosa.

Produção
As plantas são cultivadas de forma orgânica na própria Farmácia Viva e também nos terrenos do Complexo Penitenciário da Papuda e Centro Nacional de Recursos Genéticos, que são parceiros do projeto. Após a colheita, as ervas são selecionadas, secadas em estufa e trituradas até se transformarem em pó. Com esse material, é feita a extração da tintura ou extrato com álcool. A exceção é para a babosa, que é utilizada de maneira fresca para produção do gel cicatrizante.

tabelafarmácia
Distribuição
Os fitoterápicos são entregues mediante apresentação da receita médica, que pode ser prescrita pelos médicos nas unidades básicas de saúde. Os remédios podem ser obtidos 20 locais diferentes, em 12 regiões administrativas: Brazlândia, Gama, Taguatinga, Sobradinho e Núcleo Bandeirante, Guará, Samambaia, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, além da Candangolândia.

Fonte: Governo de Brasília