Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de abril de 2017

Sírio Libanês abre inscrições para Curso Prático de Cuidados Paliativos para não Paliativistas

Curso oferecido pelo IEP/HSL dá uma visão ampla das competências necessárias para cuidar do sofrimento de forma profissional e humanizada


Já estão abertas as inscrições do Curso Prático de Cuidados Paliativos para não Paliativistas – Competências para o Cuidado de Pacientes Graves, oferecido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL).

O interesse por conhecimentos nesta área da saúde tem crescido nos últimos anos no Brasil e no mundo graças às evidências positivas de sua aplicação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define cuidados paliativos como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida.

Para tanto, é necessário avaliar e controlar não somente a dor, mas os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual.

O Prof. Dr. Daniel Neves Forte, um dos coordenadores do curso, explica que atualmente há muito mais possibilidades de tratamentos que vão ao encontro dos valores das pessoas e que são centradas no paciente e não na doença.

“A doença é importante, mas o objetivo é o paciente, foco dos cuidados paliativos.”

Dessa forma, os profissionais da saúde ao aprenderem a cuidar do sofrimento dos pacientes e de seus familiares conseguem, segundo Daniel Forte, realizar uma integração mais eficaz entre o tratamento da doença e o cuidado do paciente.

Ele cita um recente estudo publicado na Revista JAMA, da American Medical Association, que mostra que a abordagem em cuidados paliativos melhora o controle dos sintomas, a qualidade de vida e reduz custos, ou seja, agrega valor a todo o sistema de saúde.

Nesse contexto, o objetivo do Curso Prático de Cuidados Paliativos para não Paliativistas é promover as competências entre os profissionais que não desejam ser especialistas na área, mas querem aplicá-las no dia a dia de suas especialidades.

Com 20 horas de duração, o curso, que será realizado nos próximos dias 2 e 3 de junho, é voltado para intensivistas, oncologistas, cardiologistas, geriatras, pneumologistas, nefrologistas, hospitalistas, emergencistas, cirurgiões ou qualquer outra especialidade que cuide regularmente de pacientes graves.

Além das aulas teóricas, os alunos também farão exercícios práticos e simulações.

Entre os temas que serão abordados se destacam:
– Controle de sintomas (dor, dispnéia, náuseas, sede, sintomas emocionais).
– Comunicação empática (comunicação de más notícias, comunicação de prognóstico, comunicação sobre cuidados de fim de vida, comunicação para trabalho em equipe).
– Aspectos éticos e legais sobre autonomia e sobre cuidado médico no fim da vida.

O curso também conta com a coordenação do Prof. Dr. Fernando Kawai, coordenador do Programa de Cuidados Paliativos do New York Hospital Queens – Cornell University

Serviço:
Curso Prático de Cuidados Paliativos para não Paliativistas – Competências para o Cuidado de Pacientes Graves
Inscrições: Até 19/05/2017
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa Maiores
Informações: Clique aqui

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital Sírio Libanês

Aprovado novo medicamento para câncer de pâncreas

O medicamento ABRAXANE® será registrado no Brasil pela empresa Celgene Brasil Produtos Farmacêuticos

O medicamento novo ABRAXANE® (paclitaxel ligado à albumina) foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta segunda (10/4). A autorização foi para a forma farmacêutica pó liofilizado para suspensão injetável, na concentração de 100 mg.

Câncer no pâncreas
O Abraxane é indicado para tratamento em primeira linha de pacientes com adenocarcinoma de pâncreas metastático, que é uma doença rara de comportamento agressivo e alta taxa de mortalidade.

O novo medicamento será fabricado pela empresa Abrais BioScience, de Phoenix, EUA. No Brasil a detentora do registro é a empresa Celgene Brasil Produtos Farmacêuticos Ltda., localizada em Vargem Grande Paulista, São Paulo.

ANVISA

Curso Aperfeiçoamento em Farmácia Hospitalar e Clínica

Objetivos
 – Conscientizar as equipes sobre a importância da farmácia clínica na segurança do paciente;
– Promover o saber farmacêutico como parte integrante do cuidado multidisciplinar.


Objetivos Específicos:
– Estimular a prática da farmácia clínica nas instituições de saúde;
– Instrumentalizar os participantes com ferramentas práticas para o serviço de farmácia clínica;
-Encorajar os profissionais farmacêuticos sobre sua integração no cuidado multidisciplinar;
– Disseminar conceitos e práticas de segurança em detrimento dos perigos e riscos envolvendo medicamentos em instituições de saúde.