Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de julho de 2017

Como devo ingerir um comprimido, com água ou com comida?

Muitas vezes ingerimos comprimido com o que tiver mais acessível, seja leite, refrigerante ou café. Isso é certo?

Na hora de tomar aquele medicamento, sobretudo comprimido, receitado pelo médico, a maioria das pessoas recorrem a um pouco de água. Porém, tem gente que prefere substituir a água pelo leite ou qualquer outra bebida, em alguns casos, até misturar no meio da comida. Você sabia que, em certos casos, o efeito pode ser cortado? Por isso, na dúvida, recorra ao médico.

De acordo com profissionais da área da saúde, independente do líquido, nunca se deve substituir a água por leite, suco, refrigerante, chá ou bebida alcoólica na hora de ingerir qualquer medicamento. A maioria dessas substâncias pode interferir no resultado final do tratamento. O mesmo acontece com o fato de misturar o medicamento no meio da comida. Essa associação não faz bem para o tratamento.

Em casos específicos, por recomendação médica, o paciente pode substituir a água pelo leite ou ainda incluí-lo na alimentação. Mas, como lembrado anteriormente, tem de ser recomendado pelo médico. Para acabar de vez com algumas dúvidas sobre a ingestão de comprimidos, preste atenção nas orientações a seguir. Depois delas, você nunca mais terá dúvidas.

Na hora de ingerir o medicamento

Água
Por ser uma substância pura, que não resulta em nenhum tipo de interferência no organismo, sobretudo quando associada a um medicamento, por exemplo, é sempre recomendado que essas drogas sejam ingeridas com água. Porém, é bom ficar atento a pessoas que cultivam o hábito de dissolver o medicamento na água. Segundo os médicos, isso não é indicado. Pois há perda da medicação ou perigo do paciente não ingerir a dose inteira pelo gosto ruim que apresenta.

Leite
Em alguns casos, as pessoas trocam a água pelo leite, mas, isso não é uma prática viável, ainda que muitos acreditem que o líquido proteja o estômago da agressão provocada pela química do remédio. Essa substituição deve ser feita apenas pelas pessoas que têm de tomar medicamentos em jejum, mediante prescrição médica. Nos demais casos, o leite pode cortar o efeito do medicamento, sobretudo dos antibióticos.

Os metais presentes no leite, como ferro, cálcio e zinco, entram em ação com o princípio ativo do remédio no trato digestivo, impedindo a correta absorção do medicamento. Nesse caso, o tratamento não é eficaz, já que parte das substâncias são eliminadas pelas fezes.

Misturado à comida
Nos casos de misturar o medicamento a comida, a prática deve ser evitada, já que ingerido nessas condições, o medicamento pode ter sua absorção reduzida de 30% a 40% ou até mesmo ser inativado. Para os casos que o remédio tiver de ser consumido próximo das refeições, recomenda-se que isso seja feito com o intervalo de uma hora antes e de duas a três horas após a refeição.

Bebidas alcoólicas
O uso de medicamento associado às bebidas alcoólicas é uma prática bastante prejudicial. Isso porque a junção de álcool e remédio pode intensificar o efeito dos dois, o que pode ser perigoso para a saúde.

Paracetamol 500mg da Prati Donaduzzi tem lote suspenso

Lote suspenso foi reprovado em controle da própria empresa. A suspensão vale para o lote 16H12A do Paracetamol 500 mg 50 X 10

Um lote do medicamento Paracetamol 500 mg do laboratório Prati  Donaduzzi &  Cia Ltda teve sua distribuição e comercialização suspensas por ter sido reprovado no ensaio de aspecto. A própria empresa identificou o problema e comunicou que fará o recolhimento voluntário do medicamento.

O lote suspenso é o 16H12A que foi reprovado no ensaio de aspecto, que avalia a aparência do medicamento e sua embalagem para saber se as características visuais e o aspecto do produto estão de acordo com o padrão de qualidade.

O que fazer?
O produto teve a suspensão da distribuição e comercialização. Pacientes que tenham o lote suspenso em casa podem entrar em contato pelo SAC do laboratório Prati Donaduzzi & Cia para saber como fazer a devolução do medicamento.

Os outros lotes da empresa continuam liberados. No Brasil existem medicamentos com paracetamol de várias marcas e de vários laboratórios.

ANVISA